Autor Tópico: Jesus é apenas um plágio ?  (Lida 15234 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Jesus é apenas um plágio ?
« Resposta #100 Online: 23 de Abril de 2013, 15:59:57 »
Jesus é cerveja?

[...] For example, once one becomes aware of the possibility that Jesus' death and resurrection was another version of the myths whereby Adonis, Persephone, Tammuz, Attis, Osiris, and Hercules Sandan died and rose to symbolize the death and resurrection of vegetation, certain New Testament passages suddenly seem to glow with a new light. For instance, the words of institution at the Last Supper: "This is my body." What is "this"? Bread. "This is my blood," "this" referring to wine. Are not those the words of a vegetation god? He sacrifices his body of grain, his blood of the grape, for humanity. Is this Jesus talking, or John Barleycorn? 1

The death and resurrection imagery might stand also for the burial and sprouting of the seed. Persephone's yearly journeys to Hades and back were compared to the burial of the seed and the sprouting of the crop, which of course it symbolized. It is striking to find in John's gospel these words in which Jesus reflects on his own impending death: "Truly, truly, I say to you, unless a grain of wheat falls into the earth and dies, it remains alone; but if it dies, it bears much fruit" (12:24). Paul uses the same metaphor for the general resurrection of the righteous in 1 Corinthians 15:35ff ("What you sow does not come to life unless it dies," etc.) Admittedly, the image is a natural, even inevitable analogy for resurrection; one cannot prove that it is the origin or original meaning of the idea of resurrection. [....]

http://www.robertmprice.mindvendor.com/art_corn_king.htm

There were three men
Came from the west
Their fortunes for to tell,
And the life of John Barleycorn
As well
They laid him three furrows deep,
Laid clods upon his head,
The these three men made a solemn vow
John Barleycorn was dead.
They let him die for a very long time
Till the rain from heaven did fall,
Then little Sir John sprang up his head
And he did amaze them all.
They let him stand till the midsummer day,
Till he looked both pale and wan.
Then little Sir John he grew a long beard
And so became a man.
Find more similar lyrics on http://mp3lyrics.com/hU2
They have hired men with the scythes so sharp
To cut him off at the knee,
They rolled and they tied him around the waist,
The served him barbarously.
They have hired men with the crab-tree sticks,
To cut him skin from bone,
And the miller he has served him worse than that,
For he's ground him between two stones.
They've wheeled him here,
they've wheeled him there,
They've wheeled him to a barn,
And they have served him worse than that,
They've bunged him in a vat.
They have worked their will on John Barleycorn
But he lived to tell the tale,
For they pour him out of an old brown jug
And they call him home brewed ale.

<a href="http://www.youtube.com/v/tlL9RCznuU8" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/tlL9RCznuU8</a>

<a href="http://www.youtube.com/v/iDHfrk4TrBU" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/iDHfrk4TrBU</a>

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #101 Online: 27 de Abril de 2013, 13:28:45 »
Não vou ler o tópico inteiro, desculpem.
Mas pra mim, mitologias são iguais a anedotas: o conteúdo original é mínimo, a maior parte é adaptação de coisa mais velha.
Latebra optima insania est.

Offline Sofista

• Nível 12
  • *
« Resposta #102 Online: 28 de Abril de 2013, 20:46:28 »
Não vou ler o tópico inteiro, desculpem.
Mas pra mim, mitologias são iguais a anedotas: o conteúdo original é mínimo, a maior parte é adaptação de coisa mais velha.
Para quem segue alguma religião ou tem afinidade por alguma crença, e vê com dogmatismo, talvez o que vc falou importe. Mas veja o livro de Jó, que possivelmente tenha sido escrito por Salomão que não conheceu o sujeito da história, e transcreveu esta odisséia da tradição oral daquele povo, que por seculos foi transmitida boca a boca. Pouco importa saber se a própria história é verdadeira, isto não fará dela menor ou maior, mas sim o poder que ela trás consigo. É cada era tem suas verdades, como será que nossas verdades serão vistas daqui uns mil anos?
Quem sou eu?Entre os crente sou ateu, entre ateus sou um crente.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #103 Online: 29 de Abril de 2013, 00:39:03 »
O livro de Jó? Aquele que fala sobre Deus e Satanás apostando a vida de Jó? :hein: Essa é a grande lição da Bíblia? Que Deus gosta de brincar com os humanos?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Sofista

• Nível 12
  • *
« Resposta #104 Online: 29 de Abril de 2013, 17:37:16 »
O livro de Jó? Aquele que fala sobre Deus e Satanás apostando a vida de Jó? :hein: Essa é a grande lição da Bíblia? Que Deus gosta de brincar com os humanos?
Se vc pensar assim de uma forma iconoclasta, não entenderá realmente a beleza do livro. Mas se vc pensar sobre o problema do mal e o livro como uma resposta ao dilema de Epicuro, ele traz uma boa resposta ao meu ver. Pra mim próxima de Heráclito com seu eterno devir.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 29 de Abril de 2013, 17:58:28 »
E qual essa análise tão profunda que você faz de Jó?

Pelo que eu entendo, todo Jó se resume a "tenha fé, não tente entender os desígnios de deus", só ao invés de ter deixado em segredo o porque disso, o livro abre os bastidores da trama, e mostra uma situação infantil e patética de deus e do diabo.

Então, a mensagem é para ter fé em um deus maluco e dane-se. Legal.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Sofista

• Nível 12
  • *
« Resposta #106 Online: 01 de Maio de 2013, 10:20:26 »
E qual essa análise tão profunda que você faz de Jó?

Pelo que eu entendo, todo Jó se resume a "tenha fé, não tente entender os desígnios de deus", só ao invés de ter deixado em segredo o porque disso, o livro abre os bastidores da trama, e mostra uma situação infantil e patética de deus e do diabo.

Então, a mensagem é para ter fé em um deus maluco e dane-se. Legal.
E que pra mim existe uma birra com a ideia de deus, mas esqueça isso na leitura. Tente ver pelo lado do problema do mal, como uma resposta ao problema de Epicuro. E neste sentido eu vejo uma ideia parecida com Heráclito e o devir, onde o bem e o mal seriam condições para haver movimentos no universo. E essa angustia frente ao mal, está na condição humana e não fora dela. E por isso Epicuro ao meu estava errado ao interpretar mal fora dele mesmo, no caso no mundo. Exemplo a dor é essencial a sobrevivência do ser  vivo. E como diria Fernando pessoa: "A luz do sol não sabe o que faz , E por isso não erra e é comum e boa."

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #107 Online: 01 de Maio de 2013, 10:24:31 »
resumindo, Jó é uma explicação tosca para um problema que pode ser descrito muito melhor sem necessitar de um deus déspota batendo um papo com o demo e f.. a vida de alguém?

E deus não se compara à luz do sol. Ele sabe o que faz. Nesse episódio, perde o sentido o deus legislador para aparecer um deus pessoal que deliberadamente f.. a vida de alguém para provar uma coisa que ele já deveria saber, pois é onisciente.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #108 Online: 01 de Maio de 2013, 10:27:22 »
resumindo, Jó é uma explicação tosca para um problema que pode ser descrito muito melhor sem necessitar de um deus déspota batendo um papo com o demo e f.. a vida de alguém?

A estória de Jó mostra, na melhor das hipóteses, que uma pessoa deve enfrentar os problemas sem perder a confiança de que 'dias melhores virão'.

Na pior das hipóteses...
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #109 Online: 01 de Maio de 2013, 11:23:55 »
Bem na melhor das hipóteses mesmo, já que dias melhores vieram para Jó devido a uma situação completamente fora do padrão.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #110 Online: 02 de Maio de 2013, 12:43:13 »
Tipo... Acredite em javé, mesmo que voce estiver na mais profunda e insondável M#*#!! A situação vai melhorar! Se não melhorar é porque voce não sofreu ainda o suficiente, ou porque teve duvidas por 1,005 fantosec...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #111 Online: 02 de Maio de 2013, 23:04:38 »
Voltando no tempo até uma tribo no meio do nada formada por pessoas sem conhecimentos mínimos de como a natureza funciona e convivendo com todo tipo de risco e ameaças à própria sobrevivência, fica fácil perceber que a crença numa figura no controle de tudo era no mínimo compreensível. Difícil é entender essas análises atuais, com o nosso conhecimento atual sem considerar os contextos histórico, antropológico e geográficos, dentre outros de quem lê a bíblia e outros textos antigos como lê as manchetes do jornal de ontem.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #112 Online: 02 de Maio de 2013, 23:11:36 »
e o horóscopo então?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Anna Lua

• Nível 00
  • *
« Resposta #113 Online: 03 de Maio de 2013, 11:07:40 »
Putzs, Mais os nomes mudam, Não Deus,
Deus ( Jesus ) Não é um plagio,
Mais também não é um velhinho sentada em nuvens brancas,
E sim uma energia muito forte !
Que nesse mundo atual consegui salvar minhões de pessoas,
Só pela fê que varios tem a ele !
E Qual todos deveriam ter ! :3

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #114 Online: 03 de Maio de 2013, 11:14:56 »
Vixe!  :|

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #115 Online: 03 de Maio de 2013, 14:09:03 »
Segura que é tua, Geo... :bua:

Anna Lua, o Geo é o representante de deus aqui no fórum. Se entenda com ele.

Bem vinda!!!
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #116 Online: 03 de Maio de 2013, 14:11:43 »

Bem vinda!!!
Mas "energias" misticas é a sua área Giga!  ::)

:lol:
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #117 Online: 03 de Maio de 2013, 14:13:21 »
Vade retro Contini.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #118 Online: 03 de Maio de 2013, 14:33:55 »

Bem vinda!!!

O Geo inclusive estava pessoalmente junto com Deus quando o mundo foi criado. Por aí você pode ver a fê que ele tem nessa energia forte.

"Deus prefere os ateus"

Offline Anna Lua

• Nível 00
  • *
« Resposta #119 Online: 08 de Maio de 2013, 10:48:10 »
Obrigada Pela recepção,
Sou Espirita, E gosto muito desses debates apesar de minha idade,
E não, Deus não faz diferença entre religiões,
Até acho que deveria fazer,
Mais foi essa a historia que eu sempre ouvi...  :ok:

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #120 Online: 08 de Maio de 2013, 10:58:33 »
No retrato do AT deus distinguiu muito bem as religiões quando praticou os seus frequentes genocídios.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #121 Online: 08 de Maio de 2013, 11:16:59 »
No retrato do AT deus distinguiu muito bem as religiões quando praticou os seus frequentes genocídios.

E como distinguiu... Aliás, a imagem do deus do AT já chegou a me chocar quando eu ainda era cristã. Um deus mesquinho, egoísta, doentio. Aquele deus certamente precisava de terapia e tratamento psiquiátrico.
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline pqdrochabm

• Nível 11
  • *
« Resposta #122 Online: 08 de Maio de 2013, 12:07:15 »
Obrigada Pela recepção,
:ok:
Mas faz!!!!

Porque???

O deus pregado em igrejas e centros diverge muito daquele que é citado na bíblia ou o evangélio segundo Alan Kardec.
"Somos o projeto final do passado e o esboço do projeto do futuro."

"Não leve a vida muito a sério, pois não sairá vivo dela mesmo!"

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #123 Online: 08 de Maio de 2013, 12:36:12 »
E gosto muito desses debates apesar de minha idade.

Pouca idade ou muita idade?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #124 Online: 08 de Maio de 2013, 12:58:45 »
Obrigada Pela recepção,

Acho que o único deus que não faz diferença entre religiões é Yogg-sothot.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!