Autor Tópico: Jesus é apenas um plágio ?  (Lida 15233 vezes)

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
Re:Jesus é apenas um plágio ?
« Resposta #75 Online: 16 de Março de 2013, 11:27:38 »
Esta mitologia deveria falar mais sobre a infancia de Jesus. Porque não falaram...
É claro que existe dados sobre a infância de Jesus.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Evangelho_Pseudo-Tom%C3%A9

Ele apenas não foi reconhecido pela Igreja. Mas no início do cristianismo tinha o mesmo valor que os evangelhos que entraram no canône. Talvez tenha ficado de fora por mostrar traquinagens não exemplares de Jesus.

Eu acho que a hipótese de ter havido um Jesus histórico - não divino e não mágico - é mais plausível que a hipótese de um mito criado do zero. Por diversos motivos.

Um que me ocorreu agora lendo esse evangelho foi o fato de ele ter sido dattado do sec II. Eu duvido que o conteúdo dele tenha alguma relação, mesmo que "magicalizada", da verdadeira gistória da infância do homem que serviu de base para a criação do mito que conheccemos. Acho que um espertão do séc II escreveu um texto fictício para um fim qualquer que me é irrelevante, mas o fato de haver diversos evangelhos escritos antes do Concílio de Niceia e em uma época que ele não era bem visto em Roma é relevante.

O cristianismo se criou dessa forma, com histórias que foram sendo aumentadas e magicalizadas nos evangelhos até a ICAR se tornar establishment e impor quais dessas histórias eram as verdadeiras.

Mahatma Gandhi no século passado se tornou quase um semi-deus, ou um santo, ou um avatar para hinduístas e MUÇULMANOS na Índia antes de ser morto e na época que Índia e Paquistão eram um só país. A população criou uma imagem de um Ganghi "mais-que-humano", Na época de Jesus esse tipo de fenômeno deveria ser mais poderoso, mas como sempre, era necessário uma pessoa "qualificada", como era Gandhi e como provavelmente foi Jesus.

Offline Vasco da gama

• Nível 01
  • *
« Resposta #76 Online: 16 de Março de 2013, 13:53:33 »
Quem aqui acredita naquela história que aqueles medrosos discípulos que andavam se escondendo dos judeus de um dia para a noite tiveram a coragem de roubar um corpo que foi morto vergonhosamente?
Além do mais teriam que enfrentar uma cidade romana fortemente armada por causa das constantes rebeldias dos zelotes.
A verdade é que Jesus foi enterrado e o seu túmulo era testemunha para os judeus e até mesmo aos próprios seguidores que aquele túmulo era prova de uma farsa do que tudo o que Jesus disse. Como o cristianismo vingou diante de um morto que não ressucitou?
Só existe uma forma de mentalizar esta idéia: JESUS NUNCA EXISTIU.
Nenhum guarda ouviu ou não viu ninguém rolar aquela pedra e sair com o corpo?

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #77 Online: 16 de Março de 2013, 14:26:11 »
Eu acho que a hipótese de ter havido um Jesus histórico - não divino e não mágico - é mais plausível que a hipótese de um mito criado do zero. Por diversos motivos.
Mas a linha do tempo baseada nos imperadores romanos contemporâneos e um pouco posteriores a Jesus não mostra nenhum imperador com personalidade que pudesse se incomodar(ouvir falar) com um Messias judeu (nem que só pra zombar), não mostra que eles sequer tomaram conhecimento de tal personalidade carismática que teria chamado atenção pelo menos de Calígula que era muito paranóico e havia se incomodado com os judeus.

Não eram os judeus os incomodados com Jesus? Deveria aparecer nos relatos de historiadores da época, tipo Suetônio e Plínio o Velho, que fizeram uma pesquisa numa janela de pelo menos 90 anos depois da suposta morte desse líder tão carismático. Mas eles só falam sobre cristãos no relato da vida de Nero(muito posterior a Jesus, e que coincidentemente, apareceram justo perto do cerco de Jerusalém)?

É óbvio que nesse momento onde aparece esse suposto "Messias" é justamente onde os judeus precisariam dele, e existem judeus não se converteram porque ao contrário do Rei Davi, não houve nenhum messias que salvasse os judeus de Roma.

Depois, todo esse mito foi aperfeiçoado pela Igreja Cristã dos primeiros séculos e posteriormente manipulado pela Igreja Católica. A primeira Bíblia é escrita no ano de 300 d.C e muitas passagens nem constam em nenhum pergaminho, foi pura invenção de monge copista. Sem falar nos pergaminhos que eles queimaram, que falavam de um Jesus não muito cristão.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Vasco da gama

• Nível 01
  • *
« Resposta #78 Online: 16 de Março de 2013, 14:37:45 »
Calígula se vestia de deus como de uma de suas aparições. Porque ele não teria exterminado os judeus que acreditavam no Deus de Abraão?
Me parece que calígula não se envolvia muito com a crença dos outros. Ele me parece que se importava mais com a sua própria natureza pessoal.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #79 Online: 16 de Março de 2013, 20:11:55 »
Porque não queriam enfrentar uma guerra civil (o império romano parece cada vez mais civilizado e os imperadores mais espertos e inteligentes que qualquer político brasileiro). E os Judeus esgotaram a paciência do Império somente no ano de 66 d.C quando começaram a assassinar ou ameaçar de assassinato os romanos.

Depois da destruição do templo de jerusalém e da cidade de jerusalém eles começaram a encher tanto que o imperador Adriano mandou exterminar todos.

Quanto a Calígula:

Em 40, Calígula desenvolveu uma série de políticas muito controvertidas que fizeram da religião um importante elemento do seu papel político. (...) Referia a si mesmo como um deus quando comparecia ante os senadores, e ocasionalmente aparecia nos documentos públicos com o nome de Júpiter.[92][93] Erigiu três templos adicados a si mesmo; dois em Roma e um em Mileto, na província da Ásia.(...)A política religiosa de Calígula rompia totalmente com a dos seus predecessores.

Quanto aos Judeus e Calígula:

Durante o seu reinado, aconteceram uma série de revoltas e conspirações com origem nas províncias orientais. (...)Esta difícil situação no Oriente era motivada pela conjunção de três fatores: a difusão da cultura grega, a lei romana e os direitos dos judeus.
(...)
Em 40, ocorreram novos distúrbios em Alexandria que enfrentaram gregos e judeus.[105] Os judeus foram acusados de se negarem a render culto ao imperador,[105] e esse mesmo ano estouraram distúrbios na cidade de Jamnia.[106] O motivo da revolta era o descontente que gerara entre a população judaica a construção de um altar. As tensões foram em aumento até os dirigentes religiosos ordenarem destruí-lo.[106] Em retaliação, Calígula ordenou pôr uma grande estátua sua no Templo de Jerusalém,[107] algo incompatível com o monoteísmo judeu.[108] Fílon escreveu que:
   "Considerava [Calígula] suspeitos à maioria dos judeus, como se fossem as únicas pessoas que desejavam opôr-se.[108]"
Temendo que a ordem do imperador provocasse o estouro de uma guerra civil, o governador da Síria, Públio Petrônio, adiou a sua execução.[109] Finalmente, convencido por Agripa, Calígula revogou tal ordem.

Na verdade existe um livro (da época) que é centrado no conflito entre Judeus e Calígula:
"Da Embaixada a Caio e Flaco", de Fílon de Alexandria.

Nada sobre Jesus Cristo e nem cristãos...

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Vasco da gama

• Nível 01
  • *
« Resposta #80 Online: 17 de Março de 2013, 07:34:08 »
Perseguição sob o Império Romano
Perseguição sob Nero, 54-68
Cristãos sendo usados como tochas humanas, na perseguição sob Nero, por Henryk Siemiradzki, Museu Nacional, Cracóvia, Polônia, 1876.
O primeiro caso documentado de perseguição aos cristãos pelo Império Romano direciona-se a Nero. Em 64, houve o grande incêndio de Roma, destruindo grandes partes da cidade e devastando economicamente a população romana. Nero, cuja sanidade já há muito tempo havia sido posta em questão, era o suspeito de ter intencionalmente ateado fogo. Em seus Annales, Tácito afirma que:
Para se ver livre do boato, Nero prendeu os culpados e infligiu as mais requintadas torturas em uma classe odiada por suas abominações, chamada cristãos pelo populacho
Ao associar os cristãos ao terrível incêndio, Nero aumentou ainda mais a suspeita pública já existente e, pode-se dizer, exacerbou as hostilidades contra eles por todo o Império Romano. As formas de execução utilizadas pelos romanos incluíam crucificação e lançamento de cristãos para serem devorados por leões e outras feras selvagens.
Os Annales de Tácito informam:
uma grande multidão foi condenada não apenas pelo crime de incêndio mas por ódio contra a raça humana. E, em suas mortes, eles foram feitos objetos de esporte, pois foram amarrados nos esconderijos de bestas selvagens e feitos em pedaços por cães, ou cravados em cruzes, ou incendiados, e, ao fim do dia, eram queimados para servirem de luz noturna.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Persegui%C3%A7%C3%A3o_aos_crist%C3%A3os#Persegui.C3.A7.C3.A3o_sob_o_Imp.C3.A9rio_Romano

Minhas considerações: Se em 64 já havia cristãos entendo eu que já existia uma quantidade de Cristãos razoáveis pelas terras de Israel. Me parece que já existia algumas cartas do apóstolo Paulo que circulava pela igreja cristã e também um dos evangelhos já estavam pronto. A existência do cristianismo nasceu entre o ano zero de Cristo até 64dC. Isto é indiscutível.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #81 Online: 17 de Março de 2013, 15:59:39 »
Não é indiscutível, Erivelton. O cristianismo só apareceu no reinado de Nero, e eu já coloquei as razões. Todos que poderiam ter ouvido falar de tal seita não ouviram. Não entendo a insistência em tentar em tentar passar provas históricas que não existem para ateus, cada um tem o direito de acreditar (e não acreditar) no que quiser.

Offline Vasco da gama

• Nível 01
  • *
« Resposta #82 Online: 18 de Março de 2013, 08:46:58 »
Talvez ouviram , mas não quiseram se meter...É uma possibilidade de interpretação.
Eu entendo que cada um tem o direito de acreditar naquilo que quiser, mas só quero que te fazer entender e voce também sabe disto que só porque existem a presença de cristãos a partir do reinado de Nero, não quer dizer que já está provado que o início do cristianismo não começou bem anteriormente no reinado de poncios piplatos, Herodes e aquela turma toda.
Flávio josefo por exemplo narra que João batista realizava um batismo no jordão chamando aos judeus a se batizarem. Foi preso por Herodes porque se meteu na vida íntima dele. Bom! é um documento histórico provando que JB realizava um batimo nas águas no que dá a entender que o cristianismo surgiu bem antes do governo Nero.
Veja a passagem em flávio josefo:
781. Vários judeus julgaram a derrota do exército de Herodes um castigo de Deus, por causa de João, cognominado Batista. Era um homem de grande piedade que exortava os judeus a abraçar a virtude, a praticar a justiça e a receber o batismo, para se tornarem agradáveis a Deus, não se contentando em evitar o pecado, mas unindo a pureza do corpo à da alma. Como uma grande multidão o seguia para ouvir a sua doutrina, Herodes, temendo que ele, pela influência que exercia sobre eles, viesse a suscitar alguma rebelião, porque o povo estava sempre pronto a fazer o que João ordenasse, julgou que devia prevenir o mal, para depois não ter motivo de se arrepender por haver esperado muito para remediá-lo. Por esse motivo, mandou prendê-lo numa fortaleza em Maquera, de que acabamos de falar, e os judeus atribuíram a derrota de seu exército a um castigo de Deus, devido a esse ato tão injusto.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #83 Online: 18 de Março de 2013, 09:10:46 »
Mesmo que a citação de Flavio Josefo seja verdade (o que desconheço), João batizava antes de conhecer cristo, como citado na própria bíblia.
Então, a existência de JB não tem nada a ver com qualquer comprovação do cristianismo muito menos de cristo.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Vasco da gama

• Nível 01
  • *
« Resposta #84 Online: 18 de Março de 2013, 10:17:56 »
Ué!, mas la na bíblia na qual voce fala não diz também que ele batizou Jesus. Observe que estou falando de documentos históricos independente da crença do povo.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #85 Online: 18 de Março de 2013, 10:56:00 »
Mas no documento histórico não cita, Erivelton. Você disse que o documento histórico poderia corroborar a existência de cristo através de JB, eu apenas provei que não. Não há citações.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #86 Online: 18 de Março de 2013, 16:18:52 »
Ué!, mas la na bíblia na qual voce fala não diz também que ele batizou Jesus. Observe que estou falando de documentos históricos independente da crença do povo.

Não esperem mais respostas do Erivelton, pessoal.

Usuário banido.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #87 Online: 18 de Março de 2013, 16:30:18 »
 :o

Como chegaram à conclusão que era um perfil fake?
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 18 de Março de 2013, 19:43:00 »
O Erivelton tenta disfarçar mas sempre acaba se entregando.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #89 Online: 30 de Março de 2013, 00:21:39 »
Aquele ateu-pop-star, o Dawkin, acredita que, do ponto de vista histórico, Jesus tenha existido? Achava que ele era totalmente contrário a isto também.
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #90 Online: 30 de Março de 2013, 08:34:18 »
O Erivelton tenta disfarçar mas sempre acaba se entregando.

O estilo dele é inconfundível... :lol:
"Deus prefere os ateus"

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #91 Online: 08 de Abril de 2013, 13:33:44 »
Ele chegou a copiar uma msg dele lá do ReV só mudando o final.

Haja preguiça :lol:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #92 Online: 08 de Abril de 2013, 14:48:56 »
Aquele ateu-pop-star, o Dawkin, acredita que, do ponto de vista histórico, Jesus tenha existido? Achava que ele era totalmente contrário a isto também.

Eu não sei de nada, mas acho que são relativamente poucos os que "acreditam na inexistência" de um Jesus histórico, só o Robert Price que me lembro com certeza.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #93 Online: 08 de Abril de 2013, 14:52:22 »
Esta mitologia deveria falar mais sobre a infancia de Jesus. Porque não falaram...

Provavelmente porque ele não teve infância.

Toda aquela coisa de nascimento de virgem é mito. Jesus foi moldado do barro já adulto, como Adão.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #94 Online: 08 de Abril de 2013, 17:50:39 »
Ele chegou a copiar uma msg dele lá do ReV só mudando o final.

Haja preguiça :lol:

:histeria:

A preguiça não é um pecado capital?
"Deus prefere os ateus"

Offline Luiz dudu

• Nível 00
  • *
« Resposta #95 Online: 15 de Abril de 2013, 22:54:40 »
"Jesus é um plágio, dos deuses antigos, bem anteriores ao nascimento de Jesus: Hórus, (deus egípcio), Osíris, (deus egípcio), Attis, (deus frígio), Krishna, (deus hindu), Dionysus, (deus grego), Mitra, (deus persa). Todos tinham esses pontos e mcomum: –Nascidos de uma virgem; –25 de dezembro–12 discípulos;–Batismo e ministério aos 30; – Crucificação;–3 dias enterrado;–Ressurreição; Dentre outros adjetivos como Filho de Deus–Verbo da Vida;–Remissão de pecados–Vida Eterna–Luz do mundo;–Salvador;–Filho de Deus;–Cordeiro de Deus;–Alfa e ômega;–Bom pastor;–A verdade;–Rei dos reis".

Resposta: Qualquer egiptólogo sério conhece a história de Horus!! E nada tem a ver com Jesus! Krishna, Mitra, Dionísio e demais mitos, foram reformados nos sec I a V e revividos por: Gerald Massey poeta inglês e egiptólogo amador! Não um profissional, não um acadêmico não um historiador!! G.a wells, um acadêmico professor!! De literatura!! Mas professor da literatura Germanica escritor de livros populares, tentando provar que Jesus era um mito! Mas não um historiador, não um arqueólogo, e não tem propriedade para provar a tese! Cada um desses deuses passados teve uma história diferente ao de Jesus! Livros que citam experts, que citam outros experts, e no final ninguém cita nenhuma evidencia Antiga de fato! E a palhaçada continua....na lista de referências que os mitos “tem os mesmos tributos de Jesus”, não há um único estudioso profissional e sério! Apenas poetas e amadores! Os historiadores sérios não negam a existência do Jesus histórico! Existe sim uma discussão sobre como a bíblia o descreve, sobre incidentes específicos em sua vida, mas nenhum estudioso sério nega que Jesus foi uma pessoa real e viveu na Galileia No sec I.

A história da teoria do "Jesus cristo ser mais uma cópia de mitos antigos" é inconsistente, baseiam se em mitologia, sem NENHUMA evidências históricas e ARQUEOLÓGICAS palpáveis da existência desses "mitos com esses atributos". Como o próprio nome diz mitologia vem de MITO. CONTRA Jesus, porém existem mais de 2400 manuscritos históricos e arqueológicos do Séc I, espalhados por todo o oriente médio, desde a Ásia até Roma! Da mesma confiabilidade dos manuscritos históricos e arqueológicos que atestam e provam a existência de filósofos antigos como Platão e Aristóteles, Reis como Salomão, Imperadores como Napoleão Bonaparte e Dom Pedro I e tantos outras figuras antigas Pré modernas que existiram! A única forma de validar se alguém do passado existiu ou não, são manuscritos históricos e arqueológicos! ISSO OS MITOS NÃO POSSUEM!

A comemoração do Natal em 25 de dezembro de Jesus surgiu de um decreto. O Papa Júlio I decretou em 350 que o nascimento de Cristo deveria ser comemorado no dia 25 de Dezembro, substituindo a veneração ao Deus Sol pela adoração ao Salvador Jesus Cristo. O nascimento de Cristo passou a ser comemorado no Solstício do Inverno em substituição às festividades do Dia do Nascimento do Sol Inconquistável. Como as mitologias dos deuses de mistério se baseiam principalmente no quesito “nascimento no dia 25 de dezembro”, a teoria do plágio está refutada já pela raiz. Pois Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro, Hórus, Mitra, Attis, Khrishna, Dionysio, e tantos outros, nasceram no solstício e não no dia 25 de dezembro, a estrela que sinalizou o nascimento de Jesus não apareceu no dia 25 de dezembro, os calendários de cada povo eram diferentes um do outro e os reis foram até Jesus em agosto e não em dezembro. Quanto ao alinhamento estelar e os 3 reis magos, a comparação do relato bíblico dos homens do oriente com a mitologia acerca da estrela Sirius com a constelação de três reis é infundada, pois as semelhanças são muito superficiais comparadas com as diferenças.Os homens que presentearam Jesus não eram reis, não eram três (3) e não seguiam a estrela Sirius, mas uma estrela nova que havia aparecido há dois anos no máximo. Jesus também foi visitado por pessoas pobres no seu nascimento, diferente dos deuses que eram cercados apenas de outros deuses ricos e poderosos. Em relação ao nascimento virginal, Horus foi concebido por relação da deusa Isis-Meri com o deus Osíris; Mitra foi concebido por relação da deusa Anahira com o deus Aúra-Masda, mas Jesus foi concebido pelo espírito, em forma espiritual, sem relação, dentro de uma humana. Espíritos não tem relações sexuais com pessoas vivas. Quanto as demais semelhanças: –Nascidos de uma virgem; –25 de dezembro–12 discípulos;–Batismo e ministério aos 30; – Crucificação;–3 dias enterrado;–Ressurreição;–Os adjetivos como Filho de Deus–Verbo da Vida;–Remissão de pecados–Vida Eterna. Não existe um só achado na arqueologia que prove algo em relação a isso datado antes do nascimento de Jesus, agora pra Jesus já existem. A crucificação é fato. Esse método de punição era largamente difundido em Roma.

Vários corpos já foram encontrados com sinais de crucificação, porém nunca havia sido encontrado um com marcas de prego. Assim sendo, a crucificação de Cristo era falsa. Filho de Deus–Verbo da Vida;–Remissão de pecados–Vida Eterna–Luz do mundo;–Salvador;–Filho de Deus;–Cordeiro de Deus;–Alfa e ômega;–Bom pastor;–A verdade;–Rei dos reis. Da mesma forma, aonde estão os documentos que provam tais afirmações? Não existe nenhum registro nos mostrando que os deuses possuíam tais adjetivos. Podemos dizer que são exclusivos de Jesus, pois os únicos registros existentes destes adjetivos atribuídos a um deus é os de João nos seus livros. Cordeiro de deus é uma analogia ao cordeiro sacrificado num ritual judeu. O paganismo não sacrificava cordeiros em alusão a seus deuses, mas sim touros, por exemplo (mitraísmo). Sacrifícios de cordeiros eram quase que exclusivos dos judeus, e João utilizou o termo Cordeiro de Deus para Jesus sacrificado e imolado. Já o alfa e ômega é outro termo utilizado apenas por João e a informação de que Dionísio era o alfa e ômega não tem sustentação arqueológica afirmando tal. O que se especula é que existe a possibilidade, pois este título tem origem na Grécia, e João esteve cativo lá. Como ele escreveu seu evangelho aos gregos, pode ter usado o termo para exemplificar que Deus era o princípio e o fim. Apenas uma ilustração criada por João. Bom pastor – Pastor do que? De ovelhas? No Egito? Rei dos reis – Tal descrição é comum em divindades.

É um adjetivo facilmente aplicável à qualquer deus. A diferença é que Jesus reina sobre todos os reis do mundo. Já os deuses de mistérios sempre eram regionais. Não temos nada relatado acerca destes deuses que diz serem o Deus supremo sobre todos. A chave da questão é: Deuses de mistérios não possuem evidências anteriores a Jesus para que sejam afirmadas as informações acima a eles atribuídas. Sendo assim, até que se encontre algo, são os seus detalhes adotados do Cristianismo. A diferença básica entre o cristianismo e as religiões de mistério é a base histórica de um e o caráter mitológico das outras. As divindades das religiões de mistério eram apenas “figuras nebulosas de um passado imaginário”, enquanto o cristo que o kerigma apostólico proclamou que viveu e morreu poucos anos antes dos primeiros documentos do NT serem escritos. Mesmo quando o apóstolo Paulo escreveu sua primeira carta aos Coríntios, a maioria das cerca de quinhentas testemunhas da ressurreição ainda estava viva. (Anderson, p. 52-3).Também há evidências que revelam que a informação de que Mitra teria sido crucificado, morrido, ressuscitado e ascendido, surgiu apenas por volta de 400 d.C.

Fonte: Enciclopédia de Apologética, Norman Geisler, Ed. Vida.

Offline homemcinza

• Nível 23
  • *
« Resposta #96 Online: 16 de Abril de 2013, 01:23:29 »
Plágio ou não, foi um judeu reformista meio cheguevara que peitou a ordem vigente,  se deu mau, foi pra pau de arara e morreu na estaca.

O resto são liberdades poéticas de seus biográfos póstumos.
Ceticismo é para poucos!

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #97 Online: 16 de Abril de 2013, 19:25:20 »
Religiosos mais cultos costumam dizer que tudo culminou no cristianismo, pelo menos foi o que eu ouvi de um professor de filosofia que era carola

Todas estas similaridades se devem ao fato de que deus foi preparando os povos aos poucos tanto para o monoteísmo quanto  para a vinda do messias

Tipo, Akhenaton, Ahura Mazda,  Mitra, Horus, hebreus, filósofos gregos... foram aos poucos tendo breves lampejos da verdade

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #98 Online: 16 de Abril de 2013, 19:38:16 »
E que todo poderoso é esse que precisa preparar a cria para receber a sua própria verdade, se perdendo em cultos crendices e mitologias?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #99 Online: 16 de Abril de 2013, 21:49:45 »
Religiosos mais cultos costumam dizer que tudo culminou no cristianismo, pelo menos foi o que eu ouvi de um professor de filosofia que era carola
Que culminou numa religião que celebra o sacrifício humano (literalmente)? Esse é o grande auge de Deus para nós?

Pra mim não importa quantos crap* textos colem ou inventem, essa história nunca vai parecer obra direta de um ser superior.

*Porcaria.

Plágio ou não, foi um judeu reformista meio cheguevara que peitou a ordem vigente,  se deu mau, foi pra pau de arara e morreu na estaca.

O resto são liberdades poéticas de seus biográfos póstumos.
Não foi plágio, foi a maior mentira do milênio, só isso.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!