Eu não sei nada sobre cangaceiros, só sei de Lampião e Maria Bonita. Mas Dresden foi um massacre hediondo de civis só comparável a Hiroshima e Nagasaki. Matar um alemão inocente não cancela a morte de um judeu inocente. O saldo de mortes nesse caso é 2, não é zero. Outra coisa é que quem matava judeus não era Wehrmacht, o exército convencional alemão que lutou contra os aliados. Os aliados só ficaram sabendo do que estava acontecendo com os judeus depois que a guerra acabou (então não, não foi para proteger judeus e ciganos inocentes que bombardearam Dresden). Quem cometia crimes contra a humanidade era a Schutzstaffel (SS). Quem chutou a bunda da Schutzstaffel e libertou os sobreviventes dos campos de concenração foi o Exército Vermelho de sua querida e amada União Soviética.
Bom a Alemanha foi dividida em quatro partes ,se isso aconteceu ,é que os aliados ocidentais foram responsaveis por tres quartos da derrota da Alemanha ,inclusive a URSS só pode resistir ao nazismo por causa do dinheiro e recursos que os EUA davam para eles ,e também havia campos de concentração na área da Alemanha libertada pelos EUA ,só que nesse casos os prisioneiros foram realmente libertados ,enquanto que no caso dos "liberados" pelos sovieticos ,a maioria dos prisioneiros ,só foram trocados de campo de concentração ,pois foram presos nos Gulags soviéticos acusados de colaboracionistas.
Em todo caso ,na hipotese de que foi a URSS a que teve o principal mérito da vitória da Alemanha ,os dilemas morais ficam ainda mais graves ,pois na segunda guerra mundial ,a URSS fez coisas muito piores do que os EUA ,a URSS mató a 25% dos chechenos e de mais 5 etnias da URSS.