Brasil ocupa Rocinha de olho na Copa e Olimpíada, diz imprensa estrangeira
A imprensa internacional destacou neste domingo a ocupação das favelas da Rocinha e do Vidigal na operação Choque de Paz, no Rio de Janeiro. De acordo com a rede de TV, “a operação faz parte de um esforço de eliminar o crime e prender os traficantes de drogas em uma das cidades mais violentas do país e que receberá a Copa do Mundo em 2014”. Ainda segundo a rede americana, a operação deste domingo contrasta com a invasão do Morro do Alemão, realizada no ano passado, quando mais de 30 pessoas foram mortas em tiroteios.
O site da rede britânico BBC também destacou a ausência de vítimas fatais e o objetivo de pacificar a cidade antes da Copa e das Olimpíadas, em 2016. Desde 2008, a polícia fluminense ocupou cerca de vinte favelas. A reportagem ouviu moradores da Rocinha, que afirmam que a ocupação trará melhorias na vida local. A rede britânica, contudo, ressaltou que há reclamações sobre o comportamento da Polícia, com relatos de violência excessiva e abuso de autoridade.
O site do jornal espanhol El País destacou que a Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro anunciou antecipadamente a ocupação das favelas com o objetivo de evitar que os moradores fossem surpreendidos por eventuais tiroteios.
A rede árabe Al Jazeera disse que provavelmente não houve violência neste domingo porque, três dias antes da ocupação, havia sido detido o maior traficante local, conhecido como Nem, capturado quando tentava fugir da Rocinha. "O governo está contando com esses eventos para sinalizar a entrada do Brasil como um poder global, político e cultural", diz o texto da Al Jazeera.
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/brasil-ocupa-rocinha-de-olho-na-copa-e-olimpiada-diz-imprensa-estrangeira