Polícia finaliza preparativos para instalar UPP na Favela da RocinhaA Polícia aumentou nesta quarta-feira sua presença no entorno da Rocinha, em uma aparente preparação para a instalação no local de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), prevista para o próximo domingo.
Cerca de 50 agentes do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) se posicionaram nos principais acessos e inspecionaram os veículos que circulavam pela favela, onde vivem 70 mil pessoas.
O delegado Carlos Augusto Nogueira Pinto explicou a jornalistas que a Polícia procura o líder dos traficantes, Antonio Bonfim Lopes, conhecido como 'Nem da Rocinha'.
No início da noite, a Polícia deteve cinco supostos traficantes que fugiam da favela, três policiais e dois ex-agentes que aparentemente faziam a escolta dos criminosos.
A Polícia Federal, que também participa da operação, informou que apreendeu três fuzis, dez pistolas, várias granadas, dinheiro e munição.
As autoridades não confirmaram quando pretendem ordenar a invasão da Rocinha, mas a operação deve acontecer neste final de semana devido às ações de hoje, que seguem o padrão das outras ocupações dos últimos três anos.
O Governo do Rio anunciou há meses seu desejo de ocupar a Rocinha. As primeiras operações na favela aconteceram em abril, com a apreensão de grandes quantidades de drogas e, na semana passada, a Polícia Federal intensificou suas operações nas rotas de saída da cidade, para impedir a fuga dos traficantes.
http://noticias.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documentid=31309158