As pessoas não são calmas, muito pelo contrário. E, em geral, quando desafiadas, estudante ou policial, você ou eu, por sermos intrinsecamente orgulhosos, vide qualquer discussão por aqui no fórum, o trânsito, no trabalho, ficamos agressivos, erguemos a voz, discutimos, soltamos milhares de ad hominens. Qualquer situação simples se transforma em conflito pelo ânimo combativo que se percebe na maioria das pessoas.
O erro dele foi grave pelo poder que há em uma arma, seria menor se fosse gás de pimenta ou cacetete. Ainda assim, é um caso particular o qual qualquer policial, por ser, infelizmente, uma pessoa, está suscetível. Se você me trouxer o histórico dele, tudo bem, eu afirmo ou não se ele é um mau policial e se esse caso é fundamental, ou não, pra corroborar sua afirmação.
Sem informações como essa você não pode afirmar que ele é um mau policial. Outra, já pensou se fosse um policial acostumado ao combate direto com traficantes? A meu ver o cara teria apanhado.
...
Você já passou por alguma situação de stress? Você já errou? Depois que você faz a merda, é óbvio que você deveria ter feito diferente, agido diferente.