Esse é um tópico que tem por objetivo discutir pensadores e ideias que causaram potencialmente muitos danos a humanidade*, proponho que cada um enumere os pensadores e/ou correntes de pensamento mais danosas aos seres humanos. Notem que podem ser citados pensadores de qualquer campo, cientistas, filósofos, políticos, escritores, etc... De preferência justifiquem à(s) razão(ões) de sua escolha.
*É importante ressaltar que alguns desses pensadores podem também ter contribuído com ideias interessantes e positivas, ou seja, não é meu objetivo fazer maniqueísmo e dividir a história do pensamento humano entre mocinhos e vilões.
Minha lista é a seguinte:
1- Platão
Embora eu veja Platão como um dos maiores filósofos de todos os tempos, a sua ideia de uma sociedade perfeita gerida por aqueles que sabem mais (no caso de Platão, os filósofos) foi uma constante que perdurou durante séculos no pensamento ocidental e pode estar na gênese de ideias como a tecnocracia e as engenharias sociais do século XX.
2- Hegel
O filósofo alemão, cujas ideias são a maior expressão do idealismo absoluto, foi uma das principais influências sobre Marx, além de que mesmo ''desacompanhadas'' do marxismo suas ideias são potencialmente perigosas. Hegel ao enxergar a história do mundo como possuindo uma lógica subjacente a si mesma em direção ao progresso da ''consciência de liberdade'', ao considerar que as únicas mudanças possíveis se dão através de conflitos, e principalmente a sua visão de que a liberdade só seria possível quando a sociedade fosse não mais que um mero aglomerado de indivíduos dispersos e sim uma coletividade que entenderia a verdadeira liberdade como
a realização de aspirações coletivas, o filósofo alemão foi um dos principais apologetas do agigantamento do estado, o chamado estado total, que tantos males causou a humanidade no século XX gerando várias ditaduras. Não é uma conhecidência que boa parte dos teóricos fascistas (como Gentile) eram hegelianos, não é a toa que Hegel foi considerado pelo filósofo liberal Isaiah Berlin como um dos maiores inimigos da liberdade em toda história da humanidade.
3- Karl Marx e os marxistas
Muitas das ideias de Marx são ou derivadas ou uma reação as de Hegel, mas no caso de Marx nem há muito o que dizer, os regimes brutais que clamavam ser inspirados por suas ideias falam por si próprios. Khmer vermelho, URSS, Leste Europeu, China de Mao e outros regimes comunistas exterminaram mais 100 milhões de pessoas no decorrer do século XX. Outra problema causado por Marx é o de que suas ideias atrapalharam por muito tempo o estudo na área de humanas na América Latina e na Europa, com seus discípulos se entrincheirando nas universidades e em muitos casos rejeitando qualquer ideia não marxista no estudo de coisas como política, história, economia e sociedade.
4- Arthur de Gobineau e demais eugenistas represantantes do ''racismo científico''
Ao ver a história da humanidade como sendo determinada por ''raças'' Gobineau e os eugenistas foram os precursores do nazismo e de muitos movimentos racistas dos séculos XIX e XX.
5- Nietzsche
Acho Nietzsche um escritor estupendo, ao mesmo tempo que é um péssimo filósofo. Embora muitas de suas ideias fossem inovadoras e extremamente interessantes, Nietzsche é o pai do moderno irracionalismo, que pulveriza a noção de verdade e enxerga as ''verdades'' da história, moral e ciência como sendo apenas uma manifestação da ''vontade de poder'' de seus propagadores.
Outra ideia nietzscheana que penso ter influenciado a humanidade de forma bastante negativa é a noção da história como sendo a eterna luta do forte contra o fraco, cabendo aos mais fortes o domínio sobre os mais fracos, de modo que não é tão descabido assim afirmar que Nietzsche foi um dos precursores do nazismo.
6- Pós-modernistas (Foucault, Derrida, Latour, Deleuze, entre outros)
Na minha opinião uma das piores correntes filosóficas da história, ao contrário dos outros apontados por mim os pós-modernos geralmente não tem sequer uma ideia interessante ou aproveitável. Parcialmente herdeiros de Nietzsche ao ver as ''verdades'' modernas (que eles sempre colocam entre aspas) como mera manifestação da vontade de poder da ''burguesia branca ocidental'' os pós-modernistas tem causado muitos danos a atividade científica, minando qualquer ideia de objetividade na área de humanas e tentando se imiscuir constantemente nas ciências naturais. Outra verdadeira desgraça que podemos atribuir ao pensamento pós-moderno é a praga do ''politicamente correto''.