Autor Tópico: O que você aprendeu hoje?  (Lida 40252 vezes)

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
  • “Was mich nicht umbringt, macht mich stärker.”
Re:O que você aprendeu hoje?
« Resposta #400 Online: 03 de Julho de 2019, 22:44:54 »
I learned to show my picture.
I learned to sign my name.

Other things that I learned:

A stereotype is a way of categorizing information, in the hope of predicting experiences. The brain cannot start from scratch at every new situation. It must build on what it has seen before. For that reason, stereotypes are not intrinsically malevolent. They provide shortcuts in our never-ending attempt to make sense of complicated surroundings. This is why we have the expectation that an elderly person will need help using a computer or that a student at Harvard will be intelligent.

"Categories" is a nicer. more neutral word than "stereotypes." bur ie's the same thing.
Cognitive psychologists consider stereotypes to be energy-saving devices thar allow us to make efficiem decisions on the basis of past
experience; help us quickly process new information and retrieve memories; make sense of real differences be[Ween groups; and predict, often with considerable accuracy, how others will behave or how they think
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #401 Online: 06 de Julho de 2019, 18:11:39 »
Testando.
Se alguém já teve pelo menos um cão curado de cinomose, no passado, como pode ter aprendido isto hoje?

Respondendo ao "testando": o "hoje" é, no caso,  atemporal, ou, pode também ser entendido como "o que confirmei nesta data"...
/
E hoje, o que aprendi?
1) que a cinomose canina é altamente contagiosa a outros caninos...
2) de manhã, até agora, sem sair de casa, já dei 6.298 passos...
3) tem muita gente má neste mundo, mas também tem gente boa...
4) o menor caminho entre duas retas é um ponto...
5) Deus existe, mas talvez não exista...
6) às vezes esqueço o que aprendi.

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #402 Online: 06 de Julho de 2019, 18:21:57 »
Aprendi também que já deveria ter migrado para o CC ha muito tempo.
Já poderia estar sabendo me manifestar aqui, usando todos os recursos e participando de debates bem mais interessantes. Isto é sério! No sentido de que não estou brincando.

Don't se avexe, brevemente estará dando aula... sei-o capaz...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #403 Online: 29 de Julho de 2019, 19:56:56 »
Não é bem "aprendizado," mas estava me perguntando se, havendo reatures nucleares geológicos naturais, não poderia haver instâncias de bombas nucleares planetárias naturais. Não só alguns sugerem isso com teoricamente possível, como postulam que uma hiper-mega explosão nuclear natural pode ter originado a Lua terrestre. :o

https://phys.org/news/2010-01-moon-nuclear-explosion.html

[...] Their hypothesis is that the centrifugal forces would have concentrated heavy elements like thorium and uranium on the equatorial plane and at the Earth core-mantle boundary. If the concentrations of these radioactive elements were high enough, this could have led to a nuclear chain reaction that became supercritical, causing a nuclear explosion.

De Meijer and van Westrenen calculate the concentration of radioactive elements could have been high enough for a supercritical nuclear reaction to take place. After it became supercritical the Earth basically became a natural nuclear georeactor that exploded and ejected into orbit the lunar-sized blob that became the Moon.

The researchers suggest the hypothesis explains the identical isotopic composition of light and heavy elements, and further propose it could be tested, since the explosion would leave evidence such as xenon-136 and helium-3, which would have been produced in abundance in the georeactor. Confirmation will be complicated by the fact that solar wind deposits these isotopes onto the moon in vast quantities, and that would have to be compensated for.

Georeactors are known to have existed on Earth, such as that at Oklo in the Republic of Gabon in Western Africa, which was operating between 2.0 and 1.5 billion years ago.

Mas ainda não sei o que se pensa sobre a possibilidade de explosões nucleares planetárias de menores proporções.

Não necessariamente terrestres, mas em "planetas normais," de variados tipos. Embora seja mais interessante a possibilidade terrestre.

Não que eu particularmente planejasse algum tipo de desengatilhamento de algo assim.

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #404 Online: 29 de Julho de 2019, 22:15:27 »
Não é bem "aprendizado," mas estava me perguntando se, havendo reatures nucleares geológicos naturais, não poderia haver instâncias de bombas nucleares planetárias naturais. Não só alguns sugerem isso com teoricamente possível, como postulam que uma hiper-mega explosão nuclear natural pode ter originado a Lua terrestre. :o

https://phys.org/news/2010-01-moon-nuclear-explosion.html

[...] Their hypothesis is that the centrifugal forces would have concentrated heavy elements like thorium and uranium on the equatorial plane and at the Earth core-mantle boundary. If the concentrations of these radioactive elements were high enough, this could have led to a nuclear chain reaction that became supercritical, causing a nuclear explosion.

De Meijer and van Westrenen calculate the concentration of radioactive elements could have been high enough for a supercritical nuclear reaction to take place. After it became supercritical the Earth basically became a natural nuclear georeactor that exploded and ejected into orbit the lunar-sized blob that became the Moon.

The researchers suggest the hypothesis explains the identical isotopic composition of light and heavy elements, and further propose it could be tested, since the explosion would leave evidence such as xenon-136 and helium-3, which would have been produced in abundance in the georeactor. Confirmation will be complicated by the fact that solar wind deposits these isotopes onto the moon in vast quantities, and that would have to be compensated for.

Georeactors are known to have existed on Earth, such as that at Oklo in the Republic of Gabon in Western Africa, which was operating between 2.0 and 1.5 billion years ago.

Mas ainda não sei o que se pensa sobre a possibilidade de explosões nucleares planetárias de menores proporções.

Não necessariamente terrestres, mas em "planetas normais," de variados tipos. Embora seja mais interessante a possibilidade terrestre.

Não que eu particularmente planejasse algum tipo de desengatilhamento de algo assim.

E tem gente que acha que a Lua é produto da colisão de dois planetas que deram o azar de estarem na mesma órbita, acabando por colidir, reagrupando-se em dois planetas gêmeos, com o centro de massa dentro do corpo do maior deles.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #405 Online: 30 de Julho de 2019, 12:21:17 »
Me parece que a hipótese original nesse sentido tinha problemas em explicar a similaridade de composição entre a Lua e a Terra. Mas há também uma versão "atualizada" do modelo em que o impacto pulveriza ambos os planetas, homogeneizando-os, formam então uma nova estrutura temporária, uma espécie de versão miniaturizada dos anéis de saturno, mais como uma "rosquinha," que teria a propensão a se "condensar" como planeta e satélite.

https://www.forbes.com/sites/startswithabang/2019/03/06/what-was-it-like-when-planet-earth-took-shape/

http://sarahtstewart.net/origin-earth-and-moon/

<a href="https://www.youtube.com/v/7uRPPaYuu44" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/7uRPPaYuu44</a>

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #406 Online: 30 de Julho de 2019, 16:42:02 »
Me parece que a hipótese original nesse sentido tinha problemas em explicar a similaridade de composição entre a Lua e a Terra. Mas há também uma versão "atualizada" do modelo em que o impacto pulveriza ambos os planetas, homogeneizando-os, formam então uma nova estrutura temporária, uma espécie de versão miniaturizada dos anéis de saturno, mais como uma "rosquinha," que teria a propensão a se "condensar" como planeta e satélite.

https://www.forbes.com/sites/startswithabang/2019/03/06/what-was-it-like-when-planet-earth-took-shape/

http://sarahtstewart.net/origin-earth-and-moon/

<a href="https://www.youtube.com/v/7uRPPaYuu44" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/7uRPPaYuu44</a>

Exato.

Os autores desta teoria propõe uma nova entidade cósmica, temporária, chamada de sinastia.
Foto USGS

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #407 Online: 31 de Julho de 2019, 09:49:49 »
Citação de: Buckaroo Banzai
NASA Lunar Scientists Develop New Theory on Earth and Moon Formation
10.30.12

New research funded by NLSI theorizes that our early Earth and moon were perhaps created in a different manner than has previously been believed.
Image credit: NASANew research, funded by the NASA Lunar Science Institute (NLSI), hypothesizes that our early Earth and moon were both created together in a giant collision of two planetary bodies that were each five times the size of Mars.

This new hypothesis about how Earth’s moon formed is challenging the commonly believed “giant impact hypothesis,” which suggests that Earth's moon formed from a colossal impact of a hypothetical planetary embryo, named Theia, with Earth, early in our Solar System's history.

“Our understanding of the solar system is constantly being refined with each new discovery. This research illustrates the importance of modeling planetary formation to enhance our scientific understanding of the moon and its place in the solar system,” said NLSI Deputy Director Greg Schmidt.

The giant impact hypothesis has been a widely accepted theory for how the Earth-moon system formed. In the giant impact scenario, the moon forms from debris ejected into an Earth-orbiting disk by the collision of a smaller proto-planet with the early Earth. One of the challenges to the longstanding theory of the collision, is that a Mars-sized impacting body, whose composition likely would have differed substantially from that of Earth, likely would have left Earth and the moon with different chemical compositions, which they are not.

After colliding, the two similar-sized bodies then re-collided, forming an early Earth surrounded by a disk of material that combined to form the moon. The re-collision and subsequent merger left the two bodies with the similar chemical compositions seen today.

The new model was developed by Robin M. Canup of the Southwest Research Institute (SwRI), San Antonio, Texas. Canup’s research was motivated by accompanying studies by other scientists on the early dynamical history of the moon, and accounts for this similarity in composition, while also yielding an appropriate mass for Earth and the moon.

“The ultimate likelihood of each impact scenario will need to be assessed by improved models of terrestrial planet formation,” Canup said.

The paper, “Forming a Moon with an Earth-like composition via a Giant Impact,” by R.M Canup, was published recently in the journal Science online, at the Science Express website. The results were also presented October 15th at the 44th Meeting of the AAS Division for Planetary Sciences in Reno, Nev.

Karen Jenvey
Ames Research Center, Moffett Field, Calif.

Fonte: https://www.nasa.gov/topics/solarsystem/features/moon_formation.html

« Última modificação: 31 de Julho de 2019, 09:55:50 por Marciano »
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #408 Online: 12 de Agosto de 2019, 13:41:49 »
Há mais imigrantes africanos na China do que eu iria imaginar.

[/img]

[/img]
[/img]

[/img]

[/img]

[/img]

[/img]

[/img]

[/img]

[/img]

https://en.wikipedia.org/wiki/Africans_in_Guangzhou

[...] Beginning during the late 1990s economic boom, an influx of thousands of African traders and business people, predominantly from West Africa, arrived in Guangzhou and created an African community in the middle of the southern Chinese metropolis.[2] At 2012, there was an estimation of more than 100,000 Africans living in Guangzhou.[3] Since 2014, the city's African population has significantly declined due to strict immigration enforcement by Chinese authorities and economic pressures in home countries including depreciation of the Nigerian naira and Angolan kwanza.[4][5][6][7] [...]

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #409 Online: 11 de Outubro de 2019, 16:26:55 »
<a href="https://www.youtube.com/v/CZiSxfCmOZY" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/CZiSxfCmOZY</a>

Não sabia que as xadrezistas irmãs Polgar deviam sua habilidade ao pai ser uma espécie de behaviorista fanático que as usou como experimento para provar a tese de talento desenvolvido versus inato. O vídeo sugere que até o seu casamento teve esse experimento como motivação inicial, sendo meio que o colocado em "classificados pessoais," para encontrar uma esposa.

Citação de: John Doe
“Sofia did not reach the heights of her sisters”

Beats 8 grandmasters at 14 lol

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #410 Online: 11 de Outubro de 2019, 16:53:13 »
Eu aprendi que o Jorge Amado repudiou o comunismo.
Eu pensava que ele tivesse sido comunista até o fim da vida. É o que a esquerda propala. Por exemplo, o site esquerdista vermelho.org diz o seguinte: 

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=11&id_noticia=168211

(...)

“Tempos depois da publicação de Os subterrâneos da liberdade a conjuntura internacional mudou drasticamente, abalando arraigadas convicções políticas da esquerda. Kruchov denunciou os crimes de Stalin e os comunistas pagaram um preço alto por suas antigas posições. Jorge Amado, por sua vez, apesar de ter declarado que estava dominado por uma visão maniqueísta de mundo quando compôs o romance, nunca se retratou.”

Por outro lado, a Wikipedia diz, no segundo parágrafo do artigo:

Integrou os quadros da intelectualidade comunista brasileira desde o final da primeira metade do século XX - ideologia presente em várias obras, como a retratação dos moradores do trapiche baiano em Capitães da Areia, de 1937. Em 1995, já descrente dos resultados práticos do comunismo, deixa o PCB (Partido Comunista Brasileiro), despejando fortes críticas à ideologia comunista.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jorge_Amado Segundo parágrafo.

Fiquei em dúvida, até que hoje deparou-se-me o seguinte vídeo do próprio Amado:

Agora não tenho mais dúvidas. Jorge Amado arrependeu-se dessa "merda", como ele mesmo disse.

Vivendo e aprendendo
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Andarilho-terrestre

• Nível 13
  • *
« Resposta #411 Online: 15 de Outubro de 2019, 08:50:01 »
eu aprendi que tem gente que é xarope demais: quando eu era espirita "gostavam mais de mim".

Hoje - percebo que tem gente que se afastou, especialmente um maçônico aqui do trabalho que já chegou a me convidar a ir na tal sociedade secreta.

Fico imaginando como deve ser desprezado um ateu/descrente/cético/sem religião declarado em locais de trabalho ou meios familiares!

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #412 Online: 15 de Outubro de 2019, 14:50:40 »
Fico imaginando como deve ser desprezado um ateu/descrente/cético/sem religião declarado em locais de trabalho ou meios familiares!

Eu fui repudiado por alguns familiares quando me tornei vegetariano, quando me tornei abstêmio, por colegas de trabalho que eram crentes evangélicos ao descobrirem que sou espírita, por amigos virtuais ao me colocar contra o Bozo, por não gostar de futebol, por não curtir o Natal, por tomar ayahuasca, etc.

Fodam-se todos eles, sou mais eu, hehehe...
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #413 Online: 15 de Outubro de 2019, 21:23:00 »

Eu fui repudiado por alguns familiares quando me tornei vegetariano, quando me tornei abstêmio, por colegas de trabalho que eram crentes evangélicos ao descobrirem que sou espírita, por amigos virtuais ao me colocar contra o Bozo, por não gostar de futebol, por não curtir o Natal, por tomar ayahuasca, etc.

Fodam-se todos eles, sou mais eu, hehehe...

Engraçado, Meta... Até que temos algumas coisas em comum. Eu pensei em me tornar vegetariano, mas depois mudei de ideia, ao pensar que evoluí como onívoro. Poderia ser pior. Os tubarões, tigres, etc., evoluíram como carnívoros.

Abstêmio, estou longe de ser.

Religioso, nunca fui e nunca serei.

Por absoluta falta de opção, sou apoiador do Bolsonaro.

Ayauasca, nem pensar!

Mas pelo menos cogitei o vegetarianismo. Já é alguma coisa.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #414 Online: 16 de Outubro de 2019, 08:36:11 »
Marciano, suas escolhas não estão erradas. Eu é que sou besta mesmo, hehehe...
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.

Offline Andarilho-terrestre

• Nível 13
  • *
« Resposta #415 Online: 16 de Outubro de 2019, 08:43:27 »
As pessoas, ou a grande maioria, tem o habito ancestral de querem pertencer a grupos.  Ao estudar história já se vê isso, lendo a bíblia idem.

Uma necessidade incrível de portar crachás de clubes de futebol, religiões, musicas de mesmo estilo e por aí vai.

JESUS, por exemplo, é comentado em tudo quanto é lugar.  OUTROS CARAS, como BUDA, LAO-TSE falaram coisas melhores que ele até e não são lembrados.

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #416 Online: 18 de Outubro de 2019, 13:20:24 »
As pessoas, ou a grande maioria, tem o habito ancestral de querem pertencer a grupos.  Ao estudar história já se vê isso, lendo a bíblia idem.

Uma necessidade incrível de portar crachás de clubes de futebol, religiões, musicas de mesmo estilo e por aí vai.

JESUS, por exemplo, é comentado em tudo quanto é lugar.  OUTROS CARAS, como BUDA, LAO-TSE falaram coisas melhores que ele até e não são lembrados.
Poderia ser mais explícito?
No meu entender disseram quase a mesma coisa, em contexto diferente.
Mas Jesus afirmava a existência de Deus e Buda nada ensinou sobre isto.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #417 Online: 19 de Outubro de 2019, 14:07:30 »

Jesus não falava em Deus, Jesus falava em "Pai", que poderia ser qualquer coisa acima da racionalidade humana...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #418 Online: 19 de Outubro de 2019, 14:29:31 »

Jesus não falava em Deus, Jesus falava em "Pai", que poderia ser qualquer coisa acima da racionalidade humana...

Inclusive um erro de tradução.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #420 Online: 19 de Outubro de 2019, 21:55:23 »
Jesus dizia ABBA, que em sua língua significava PAI - não tem como traduzir errado...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #421 Online: 20 de Outubro de 2019, 01:22:32 »
Jesus dizia ABBA, que em sua língua significava PAI - não tem como traduzir errado...

Segundo a literatura rabínica, o "Pai" é apenas um dos significados além de "Pai no Céu", "Deus" no papel de pai no Céu e de "Deus" como um pai na Terra (conforme usado nas parábolas).

Além disso, além de ABBA, enquanto agonizava na cruz, Jesus usa E'li, para se dirigir explicitamente a Deus.

אלהי אלהי למה שבקתני
əlahí əlahí ləmáh šəvaqtáni

Lógico, tudo isso considerando que existiu mesmo um Jesus e que suas palavras foram essas, o que é extremamente duvidoso diante da absoluta falta de evidências. Por exemplo, sabemos mais de Sócrates, que viveu 400 anos antes de Cristo, do que sobre o suposto filho de Deus, criador do Céu e da Terra, que só foi lembrado (ou inventado) quase 100 anos após a sua morte por conveniência politico-social.

https://www.webcitation.org/6CyZ7FLra?url=http://www.elijah-interfaith.org/uploads/media/god_the_father_in_rabbinic_judaism_and_christianity_01.pdf

http://aramaicnt.org/2015/03/31/my-god-my-god-why-have-you-forsaken-me/
« Última modificação: 20 de Outubro de 2019, 08:49:06 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #422 Online: 21 de Outubro de 2019, 11:38:14 »
Lógico, tudo isso considerando que existiu mesmo um Jesus e que suas palavras foram essas, o que é extremamente duvidoso diante da absoluta falta de evidências. Por exemplo, sabemos mais de Sócrates, que viveu 400 anos antes de Cristo, do que sobre o suposto filho de Deus, criador do Céu e da Terra, que só foi lembrado (ou inventado) quase 100 anos após a sua morte por conveniência politico-social.

De fato... :ayes:

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #423 Online: 21 de Outubro de 2019, 17:21:54 »

Sede vós, pois, perfeitos como perfeito é o vosso Pai Celestial... Mt 5, 48
Lembrando que nesta hora ele pregava no monte, para uma multidão que acreditava em Jeová.
Quando ele enfatiza a importância da Regra Áurea para a perfeita convivência entre os homens, selava de uma vez por todas o maior dos ensinos que um profeta poderia trazer ao mundo, independente de qualquer crença religiosa.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #424 Online: 21 de Outubro de 2019, 21:23:42 »

Sede vós, pois, perfeitos como perfeito é o vosso Pai Celestial... Mt 5, 48
Lembrando que nesta hora ele pregava no monte, para uma multidão que acreditava em Jeová.
Quando ele enfatiza a importância da Regra Áurea para a perfeita convivência entre os homens, selava de uma vez por todas o maior dos ensinos que um profeta poderia trazer ao mundo, independente de qualquer crença religiosa.

Não trouxe nada mais que o hinduísmo, o confucionismo e o budismo já tinham abordado muitos anos antes e que já circulava na boca do povo.

Portanto o grande profeta (ou palestino imaginário) trouxe ensinamentos requentados.

A "Regra de Ouro" é o nome dado a um princípio que Jesus ensinou no Sermão da Montanha. Ou seja, as próprias palavras "regra de ouro" não são encontradas nas Escrituras, assim como as palavras "Sermão da Montanha" também não o são. Esses títulos foram adicionados posteriormente por equipes de tradução da Bíblia para descrever diferentes passagens das Escrituras a fim de facilitar o seu estudo. A frase "Regra de Ouro" começou a ser atribuída a esta passagem da Escritura durante os séculos 16-17, como já era um ditado popular na época. Isto é importante notar porque, quando se fala sobre a Regra de Ouro, os cristãos, às vezes, sem saber e incorretamente, a atribuem às palavras de Jesus.

O que chamamos de Regra de Ouro refere-se a Mateus 7:12: "Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas." Jesus conhecia o coração humano e seu egoísmo. Na verdade, no versículo anterior, Ele descreve os seres humanos como "vocês que são maus". Isso é importante entender porque, como Ele continua a dizer no v. 16, os seres humanos ainda sabem dar boas dádivas aos seus filhos, apesar de serem maus e egoístas por natureza. Este versículo dá entrada à Regra de Ouro, que diz que devemos ativamente buscar e tratar os outros como gostaríamos de ser tratados em todas as coisas.

Ao finalizar a "regra" com a "Lei e os Profetas", Jesus condensou todo o Antigo Testamento a este princípio. Isso era algo que os judeus da época de Jesus teriam conhecido por seu conhecimento das Escrituras do Antigo Testamento, como Moisés escreveu: "Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR" (Levítico 19:18). Mais uma vez, vemos a implicação de que as pessoas são naturalmente auto-amantes devido ao pecado (Jeremias 17:19). Sendo assim, isso deu ao público um ponto inicial na forma como devem tratar os outros: como querem ser tratados.

Apesar da Regra de Ouro ser tão boa em seu comando de como tratar os outros, ela também nos lembra o quão egoístas realmente somos! O público de Jesus poderia se relacionar com este comando (assim como os judeus da época de Moisés podiam) porque as pessoas universalmente exigem respeito, amor e apreço, quer mereçam ou não. Jesus sabia disso e usou esse princípio para mostrar como o Seu povo deve tratar os outros: como eles mesmos querem ser amados, respeitados e apreciados. Esta regra de tratar os outros com tanta apreciação também é a segunda no maior dos mandamentos, seguido apenas pelo mandamento de amar a Deus (Mateus 22:39).

O que é interessante notar sobre esse princípio das Escrituras cristãs é que nenhum outro sistema religioso ou filosófico se compara. A Regra de Ouro bíblica não é a "ética da reciprocidade" que é tão comumente adotada por moralistas descrentes. Frequentemente, os críticos liberais e humanistas seculares tentam explica-la como uma ética comum compartilhada por todas as religiões.

Este não é o caso. Quando Jesus deu este comando em Mateus 7:12, ele era radicalmente diferente de todas as outras formas - exceto pelo Torá judaico - usadas até aquele momento ou desde então. A diferença é sutil, mas muito importante. A Regra de Ouro bíblica é um comando positivo para mostrar o amor ativo, ao contrário das formas passivas e negativas. Um rápido levantamento das religiões e filosofias orientais irá expor esta inversão comum, chamada por vezes como a "regra de prata" devido ao seu comando invertido:

• Confucionismo: "Não faça aos outros o que você não quer que façam a você" Analectos 15:23.

• Hinduísmo: "Este é o supremo dever: não faças aos outros o que poderia causar dor se te fosse feito a ti" Mahabharata 5:1517.

• Budismo: "Não trates os outros de maneira que tu próprio achas que te feriria" Udana-Varga 5:18

A Regra de Ouro como afirmada por Jesus é radicalmente diferente por ser um comando ativo e positivo de fazer o bem aos outros, ao contrário dos comandos negativos e restritivos para não magoar. O mandamento do amor é o que separa a ética cristã da ética de cada outro sistema. Na verdade, a Bíblia é tão radical em seu mandamento de amar ativamente que os cristãos são orientados a amar até mesmo os seus inimigos, algo inédito em outras religiões (Mateus 5:43-44; cf. Êxodo 23: 4-5).

Obedecer a ética e ordem cristã de amar os outros é a marca de um verdadeiro cristão (João 13:35). De fato, os cristãos não podem alegar que amam a Deus se não ativamente amarem outras pessoas também, porque "se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê" (1 João 4:20). A Regra de Ouro resume essa ideia e é exclusiva às Escrituras judaico-cristãs.
https://www.gotquestions.org/Portugues/Regra-de-Ouro.html

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!