Autor Tópico: O que você aprendeu hoje?  (Lida 40253 vezes)

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
  • “Was mich nicht umbringt, macht mich stärker.”
Re:O que você aprendeu hoje?
« Resposta #425 Online: 21 de Outubro de 2019, 22:20:27 »
Marciano, suas escolhas não estão erradas. Eu é que sou besta mesmo, hehehe...

Que besta, que nada! Você exerce seu livre arbítrio.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #426 Online: 21 de Outubro de 2019, 22:22:27 »
Inclusive um erro de tradução.
Jesus dizia ABBA, que em sua língua significava PAI - não tem como traduzir errado...

Eli, eli, lama sabactani.

ABBA, pra mim, era um grupo sueco de dance music.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #427 Online: 22 de Outubro de 2019, 16:27:53 »

"Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?" (Mateus 27:45)

São palavras em aramaico, que repetem uma oração, o Salmo 22:

Meu Deus, meu deus, por que me abandonaste,
descuidando de me salvar,
apesar das palavras de meu rugir?
Meu Deus, eu grito de dia, e não me respondes,
de noite, e nunca tenho descanso.

Nesse momento, Jesus estava orando ao Pai.

Ou ao contrário, o grupo sueco de dance music se apropriou do termo "Pai" em aramaico...
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #428 Online: 22 de Outubro de 2019, 18:57:10 »

"Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?" (Mateus 27:45)

São palavras em aramaico, que repetem uma oração, o Salmo 22:

Meu Deus, meu deus, por que me abandonaste,
descuidando de me salvar,
apesar das palavras de meu rugir?
Meu Deus, eu grito de dia, e não me respondes,
de noite, e nunca tenho descanso.

Nesse momento, Jesus estava orando ao Pai.

Ou ao contrário, o grupo sueco de dance music se apropriou do termo "Pai" em aramaico...

Acho que está certo. אבא significa "pai". Mas o personagem estava se referindo a deus. A quem chamava o tempo todo de "pai". Não é isso?
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #429 Online: 22 de Outubro de 2019, 19:01:24 »
Fiz uma rápida busca pela origem do nome do grupo sueco de disco music, mas nada encontrei. Devem ter se apropriado do nome hebraico mesmo.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #430 Online: 22 de Outubro de 2019, 20:00:54 »
O ABBA do grupo sueco é um acrônimo das letras iniciais dos nomes dos participantes.

Agnetha Fältskog
Björn Ulvaeus
Benny Andersson
Anni-Frid Lyngstad

Devem ter se apropriado do nome hebraico mesmo.

Deve ser o nome do deus hebraico das lacunas.
« Última modificação: 22 de Outubro de 2019, 20:04:32 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #431 Online: 23 de Outubro de 2019, 02:23:53 »
O ABBA do grupo sueco é um acrônimo das letras iniciais dos nomes dos participantes.

Agnetha Fältskog
Björn Ulvaeus
Benny Andersson
Anni-Frid Lyngstad

Devem ter se apropriado do nome hebraico mesmo.

Deve ser o nome do deus hebraico das lacunas.

Mandou bem, Giga. Tão óbvio e a gente especulando com deuses hebraicos... Tsc, tsc, tsc.

Vamos brindar.
Länge, länge leve kärleken
Vår bästa vän, Fernando.

Du kommer att vara min bästa vän en av dessa dagar.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #432 Online: 23 de Outubro de 2019, 02:28:57 »
Crânio! 🥂
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #433 Online: 23 de Outubro de 2019, 02:31:56 »
Hoje aprendi que ABBA é um acrônimo e não o puóoi e que Björn Ulvaeus brindava com os crânios dos inimigos.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #434 Online: 30 de Outubro de 2019, 15:35:20 »
Aprendi em um documentário da Netflix chamado "Alô, privilégio? É a Chelsea", que famílias lideradas por negros tem rendimentos médio 33% menor do que famílias emcabeçadas por brancos que se quer terminaram o ensino médio. Pesquisei por alguma publicação na internet para confirmar a informação e encontrei essa fonte, mas não cheguei a verificar o estudo na íntegra para avaliar a metodologia. Achei que esse é um dado importante a ser incluído no debate sobre desigualdade (e talvez discriminação) racial.
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #435 Online: 31 de Outubro de 2019, 11:50:10 »
Citação de: Skeptikos
Aprendi em um documentário da Netflix chamado "Alô, privilégio? É a Chelsea", que famílias lideradas por negros tem rendimentos médio 33% menor do que famílias emcabeçadas por brancos que se quer terminaram o ensino médio. Pesquisei por alguma publicação na internet para confirmar a informação e encontrei essa fonte, mas não cheguei a verificar o estudo na íntegra para avaliar a metodologia. Achei que esse é um dado importante a ser incluído no debate sobre desigualdade (e talvez discriminação) racial. 
Pois é, Skeptikós; fica cada vez mais claro que a igualdade não será alcançada por força de lei ou de instituições. Há que se aguardar pela evolução do pensamento humano.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #436 Online: 01 de Novembro de 2019, 13:42:07 »
Tenho que fazer uma correção, essas famílias lideradas por negros na pesquisa constituem de negros com graduação. E as lideradas por brancos, constituem de brancos que não chegaram a terminar o ensino médio.

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #437 Online: 01 de Novembro de 2019, 13:43:03 »
Citação de: Skeptikos
Pois é, Skeptikós; fica cada vez mais claro que a igualdade não será alcançada por força de lei ou de instituições. Há que se aguardar pela evolução do pensamento humano.
Supondo que a pesquisa seja sólida, qual você acha ser o motivo para essa desigualdade identificada?

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #438 Online: 01 de Novembro de 2019, 17:48:34 »
Aprendi hoje que raças não existem. Não há base científica para esse conceito.

https://www.nationalgeographicbrasil.com/2018/04/raca-nao-existe-conceito-cientifico-racismo-revista

Acho que faz sentido. Se existissem pretos e brancos, com tantos mestiços por aí, qual seria o critério para definir quem seria desta ou daquela raça?
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #439 Online: 01 de Novembro de 2019, 17:49:33 »
As raças não existem
As pesquisas genéticas confirmam o que historiadores e sociólogos já sabiam: a unidade da espécie humana. As raças não existem

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=1026
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #440 Online: 01 de Novembro de 2019, 17:50:56 »
Se eu fosse empresário, só contrataria negros. Mão de obra 33 mais barata e a mesma eficiência. Eu acabaria com a concorrência.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #441 Online: 01 de Novembro de 2019, 21:37:29 »

Eu acredito que tem uma falha metodológica comum, que não sei bem expressar matematicamente nem nada. Algo como uma "redução de dimensões/fatores" acidental, se analisando apenas médias de grupos arbitrários inteiros.

Basicamente, haverá também brancos análogos nessa mesma faixa de renda (e vice-versa), raças não são literalmente estratificadas, mas têm uma elevada sobreposição nessas coisas, apenas desproporcional. E isso se deve principalmente a ser naturalmente mais ou menos lenta a mobilidade social, junto a fatores históricos como escravidão, Jim Crow, etc, e até legislações não necessariamente inerentemente racistas (algumas são*), mas que ajudam ainda assim a reduzir essa mobilidade social.

Evidentemente, não quer dizer que racismo seja irrelevante**, mas o problema maior será de mobilidade social num sentido mais amplo (e heterogeneidade de desenvolvimento regional), que apenas historicamente tem origens que afetaram desproporcionalmente diferentes populações.

Em outras palavras, Heather-Lynn e Billy Ray não vão estar muito melhores do que Jazmine e Tyrone.

*

<a href="https://www.youtube.com/v/e68CoE70Mk8" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/e68CoE70Mk8</a>

**

<a href="https://www.youtube.com/v/gqgMX4iOnL0" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/gqgMX4iOnL0</a>

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #442 Online: 01 de Novembro de 2019, 22:00:13 »
Pessoas  são diferentes. Talvez alguns  grupos de  pessoas  específicas sejam  intrinsecamente  menos voltadas  ao consumismo, portanto não orientem suas vidas nas mesmas  aquisições que outras,  talvez  uns sejam mais  imersos  em  uma cultura  específica que  outros. Talvez  uns  não vejam  sentido  no  que é imprescindível a  outros e  isso  se reflita  em suas condições  socioecinômicoculturais. 

Entre animais existem diferenças comportamentais claras por grupos específicos  de fenótipo, o que leva a uma grande plausibilidade que isso também ocorra em diferentes grupos fenotípicos humanos.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2019, 22:05:46 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #443 Online: 01 de Novembro de 2019, 22:24:50 »
O comportamento humano é evidentemente heterogêneo com relação a fenótipos raciais, sendo absolutamente ridícula a hipótese de desigualdades sócio econômicas serem devidas a diferenças biológicas no comportamento econômico. Apesar de falar de biologia, isso está no mesmo nível de cientificidade de falar de maldição de Caim.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #444 Online: 10 de Novembro de 2019, 22:50:17 »
Achava que a sacanagem sem-vergonha desgramada de "representantes" políticos que precisam ser tratados como crianças a fim de não votarem uns pelos outros fosse um terceiro-mundismo bem tupiniquim, mas lá nos EUA também fazem disso, e parecem mais atrasados que nós no combate. Enquanto aqui se tem sistemas de chaves, por lá a tecnologia vai na direção contrária: uns criaram até "bengalinhas" para votar mais facilmente nos botões dos outros representantes. Uma grande ironia é uma das pessoas apanhadas fazendo isso defender legislação mais rigorosa para o "título de eleitor" deles, restringindo mais quem pode votar, justificando isso pela integridade da autoria do voto. (Críticos acusam que essa exigência é apenas tentativa de reduzir os votos de negros e outras minorias, que estatisticamente têm menos documentação necessária e maior dificuldade em obtê-la).

https://news.yahoo.com/john-oliver-shows-incredible-hypocrisy-051330436.html

<a href="https://www.youtube.com/v/rHFOwlMCdto" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/rHFOwlMCdto</a>

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #445 Online: 30 de Novembro de 2019, 22:43:47 »
Na curiosidade sobre a razão do nome sarampo, gogleei "sarampo etimologia" e descobri que sarampo vem do latim "sirinpio" que tem relação com infecção bolhosa na pele(portanto não podendo ter como sinônimo "curampo").
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #446 Online: 01 de Dezembro de 2019, 10:41:22 »
Achava que a sacanagem sem-vergonha desgramada de "representantes" políticos que precisam ser tratados como crianças a fim de não votarem uns pelos outros fosse um terceiro-mundismo bem tupiniquim, mas lá nos EUA também fazem disso, e parecem mais atrasados que nós no combate. Enquanto aqui se tem sistemas de chaves, por lá a tecnologia vai na direção contrária: uns criaram até "bengalinhas" para votar mais facilmente nos botões dos outros representantes. Uma grande ironia é uma das pessoas apanhadas fazendo isso defender legislação mais rigorosa para o "título de eleitor" deles, restringindo mais quem pode votar, justificando isso pela integridade da autoria do voto. (Críticos acusam que essa exigência é apenas tentativa de reduzir os votos de negros e outras minorias, que estatisticamente têm menos documentação necessária e maior dificuldade em obtê-la).

https://news.yahoo.com/john-oliver-shows-incredible-hypocrisy-051330436.html

<a href="https://www.youtube.com/v/rHFOwlMCdto" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/rHFOwlMCdto</a>

Esse pessoal teima que  negros e outras minorias (eu nem sabia que negros são minoria) não pode votar.

Hoje aprendi que negros são (outras) minorias. Deve ser porque qualquer mestiço, por mais branco que seja, se declara negro, só para ser discriminado e impedido de votar.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #447 Online: 01 de Dezembro de 2019, 10:46:22 »
Estou desconfiado de que mulheres também são uma "minoria".
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #448 Online: 01 de Dezembro de 2019, 10:52:30 »
Na curiosidade sobre a razão do nome sarampo, gogleei "sarampo etimologia" e descobri que sarampo vem do latim "sirinpio" que tem relação com infecção bolhosa na pele(portanto não podendo ter como sinônimo "curampo").

Engraçado é que measles tem origem diversa.

Middle English maseles, probably from Middle Dutch masel ‘pustule’ (compare with modern Dutch mazelen ‘measles’). The spelling change was due to association with Middle English mesel ‘leprous, leprosy’.

𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #449 Online: 01 de Dezembro de 2019, 10:59:40 »
De qualquer maneira, refere-se a blisters na pele.

O que eu ainda não aprendi hoje é a razão de vacinarem só a faixa etária de 20 a 29 anos. Estou fora dela e tenho muito medo. Estou até com goosebumps, que a princípio pensei que fossem measles.

O público alvo da vacina é uma minoria de verdade, mas acho que pertenço à minoria de pessoas excluídas do programa de vacinação contra sarampo.

Antigamente, pelo que sei, era doença de criança. As doenças estão mais democráticas. Não fazem mais distinção de minorias. Tratam todos de maneira igual. Até o sarampo.

Agora vou parar, porque acho que estou com caxumba. Estou com fadiga, fraqueza muscular, febre baixa, sem apetite e dor na deglutição. Deve ser por causa da paroditite.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!