Autor Tópico: O que você aprendeu hoje?  (Lida 40250 vezes)

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
Re:O que você aprendeu hoje?
« Resposta #350 Online: 24 de Junho de 2017, 22:33:35 »
Aprendi uma versão disso com meu velho: na emergência escute a intuição, quando suportada pela experiência, mas ignore-a na ausência desta. Ele era bom nisso!

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #351 Online: 24 de Junho de 2017, 22:40:56 »
Me lembro de ter lido em um livro de James Gleick (A informação: uma história, uma teoria, uma enxurrada ), que o excesso de informação pode mais atrapalhar do que ajudar. Inclusive uma série de conceitos sobre os efeitos do excesso da informação surgiram, tais como, "sobrecarga de informação", "saturação de informação", "ansiedade de informação" e "fadiga de informação", o último sendo inclusive reconhecido como uma síndrome pelo OED. O excesso de informação pode paralisa-lo numa situação onde a decisão pede rapidez instintiva, e aí está uma dos efeitos negativos possíveis de se obter informações em excesso.
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #352 Online: 24 de Junho de 2017, 23:58:26 »
"Instintivo" em vários desses casos é um termo inapropriado, sugerindo que qualquer um está em iguais chances.

"Intuição de expert"/"intuição lapidada por experiência" seria melhor, podendo ser dramaticamente diferente da intuição/"instinto" de alguém sem a mesma experiência.

Mesmo essa "experiência" deve ser melhor qualificada: serve para tipos de experiência que especificamente treinam tal intuição, pela prática regular ou treinamento fornecer muitos "feedbacks" instantâneos do desempenho.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #353 Online: 17 de Julho de 2017, 16:10:00 »
Sou destro, mas fiquei sabendo que sou canhoto destro (acho que li definições diferentes) em cruzar os braços (como a maioria das pessoas, também, não como os esquisitos ops, na verdade a maioria é canhoto nisso, então faço parte das aberrações :( ) mas canhoto para "cruzar os dedos" (aqui parece ser mais próximo da metade, ainda então em disputa o que é aceitável e o que é aberração doentia).

http://udel.edu/~mcdonald/mythhandclasp.html

http://udel.edu/~mcdonald/mytharmfold.html

http://www.rightleftrightwrong.com/statistics.html

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #354 Online: 17 de Julho de 2017, 17:44:20 »
Sou destro para escrever e tocar violão/guitarra, mas sou canhoto para embaralhar cartas. Alguma explicação? Sou canhotocom a perna também.
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #355 Online: 17 de Julho de 2017, 18:18:28 »
A explicação, como sempre, é uma combinação, difícil de precisar, de genética, biologia do desenvolvimento, e vidas passadas.

Eu não sei realmente tocar violão, mas é algo que até me surpreende que seja considerado destro quem toca como destro e não o contrário. Se algum dia eu vir a tentar aprender mais, eu acho que serei canhoto nisso.

"Canhoto para embaralhar cartas" é a primeira vez que ouço falar, nunca pensei nisso.

Deve ter também algo sobre com que mão a pessoa usa o garfo ou a faca para comer. O que novamente suscita questões sobre os graus de lateralização no cérebro dos japoneses, agora por comer com baquetas pauzinhos.

Outra coisa que sempre tive curiosidade mas nunca fui procurar era sobre acidentes de motoristas ingleses na França ou franceses na Inglaterra, usando carros adaptados para o sentido de "mão" diferente. Talvez também tenha implicações curiosas em lateralização cerebral.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #356 Online: 17 de Julho de 2017, 20:17:05 »
Toda a população muçulmana é canhota para limpar a bunda.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #357 Online: 17 de Julho de 2017, 20:47:08 »
Uma vez eu vi umas coisas, sobre algo assim, mas acho que era sobre povos africanos em geral ou algum mais específico, não lembro de serem muçulmanos. Acho que isso ajudava a embasar o anti-canhotismo na população, e ainda teria algo como que gestos com a mão esquerda seriam mais ofensivos ou algo assim.

E já que estamos falando de destrismo ou canhotismo e ligações com temas fecais, por muito tempo se pensava que ser destro era algo especificamente humano, mas mais ou menos recentemente (nah, acho que nem tanto) se descobriu que chimpanzés, ao contrário desses povos humanos, usam bem mais a mão direita para enfiar gravetos em cupinzeiros (para tirar cupins para comer) e também para arremessar fezes contra pessoas.

http://www.pnas.org/content/102/35/12634.full

http://www.apa.org/monitor/2009/01/chimps.aspx

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
« Resposta #358 Online: 18 de Julho de 2017, 13:08:13 »
Conversando com um amigo neurologista, ele disse que isso se chama lateralidade cruzada, e é muito comum. Pesquisei sobre e apenas encontrei artigos alarmistas falando sobre o assunto.
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #359 Online: 12 de Agosto de 2017, 10:14:50 »
Fantasia e fantasma têm a mesma origem etimológica. É irônico que o segundo seja algo que algumas pessoas considerem real.

phantasm (n.) Look up phantasm at Dictionary.com
early 13c., fantesme, from Old French fantosme "a dream, illusion, fantasy; apparition, ghost, phantom" (12c.), and directly from Latin phantasma "an apparition, specter," from Greek phantasma "image, phantom, apparition; mere image, unreality," from phantazein "to make visible, display," from stem of phainein "to bring to light, make appear; come to light, be seen, appear; explain, expound, inform against; appear to be so," from PIE root *bha- (1) "to shine." Spelling conformed to Latin from 16c. (see ph). A spelling variant of phantom, "differentiated, but so that the differences are elusive" [Fowler].

fantasy (n.) Look up fantasy at Dictionary.com
early 14c., "illusory appearance," from Old French fantaisie, phantasie "vision, imagination" (14c.), from Latin phantasia, from Greek phantasia "power of imagination; appearance, image, perception," from phantazesthai "picture to oneself," from phantos "visible," from phainesthai "appear," in late Greek "to imagine, have visions," related to phaos, phos "light," phainein "to show, to bring to light" (from PIE root *bha- (1) "to shine").

http://www.etymonline.com

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #360 Online: 12 de Agosto de 2017, 11:54:59 »
Não foi hoje, mas alguns dias atrás descobri que algumas pessoas não conseguem criar imagens mentais, e que este fenômeno se chama afantasia
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #361 Online: 12 de Agosto de 2017, 13:36:27 »
Não foi hoje, mas alguns dias atrás descobri que algumas pessoas não conseguem criar imagens mentais, e que este fenômeno se chama afantasia

Só por curiosidade, quer dizer por exemplo que essas pessoas tb não sonham com imagens enquanto dormem?

*Vi agora, a imagem dos sonhos é preservada mas não uma memória voluntária como lembrar de um parente morto.

Eu tb não conhecia o problema.
« Última modificação: 12 de Agosto de 2017, 13:40:21 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #362 Online: 12 de Agosto de 2017, 23:43:50 »
Pelo pouco que li, não chega a esse ponto.

Eu particularmente tenho minhas dúvidas quanto ao fenômeno "existir", ou melhor, não ser na verdade a norma, com uma quantidade ínfima de pessoas talvez tendo o que para mim soa espantoso, uma habilidade de criar alucinações deliberadas.

Acho curioso que a própria natureza de "qualia", "imagens mentais" é em alguns casos questionada até de maneira mais "absoluta", isso é, mesmo as imagens que vemos cotidianamente não seriam "mentais", mas literalmente "externas" (o chamado "realismo ingênuo" na filosofia da mente), que quaisquer imagens "mentais" mais literais na verdade inexistiriam -- ao mesmo tempo em que essa condição não parece ter suscitado grande questionamento filosófico/cético.

A alternativa poderia ser de que tais visões não são literalmente imagens tal como aquelas de sonhos ou alucinações, mas apenas uma impressão mais vaga de tê-las, enquanto se pensa em características visualmente descritivas dos objetos e cenários em que está se pensando.

Um dos links de artigos filosóficos tem um argumento curioso, acho que de Dennett, questionando a idéia de imagens literais: se você pede a alguém imaginar um tigre, a pessoa dirá que fez isso. Mas se pedir que conte as listras, não será capaz de fazê-lo. Diferentemente do que se pode fazer com verdadeiras imagens.

Ao mesmo tempo, é algo que praticamente qualquer pessoa que supostamente tenha a condição de "afantasia" deverá poder fingir perfeitamente. É só dizer que está imaginando coisas, e ir inventando quaisquer detalhes na hora. O cientista não deve ter como distinguir isso do suposto "normal".

Não sugiro que pessoas com algum problema mais grave não possam ter dificuldades relacionadas, que dificultam até mesmo a imaginação não-literalmente pictórica/alucinatória. Apenas acho que, tirando esses casos mais excepcionais, é um problema de limitações da linguagem e confusão comum nas pessoas em darem relatos fiéis precisos de seus estados mentais, influenciados por rudimentaridade de conceitos de "psicologia folclórica".

Mas pode ser que seja isso mesmo e as pessoas consigam alucinar voluntariamente. Eu acho bizarro, para mim isso é que deveria ser muito mais motivo de notícia.

Me faz ficar completamente estupefato com o apelo que tiveram representações gráficas "materializadas" no decorrer da história (e pré-história até), como pinturas, fotografia, e cinema. Mesmo com efeitos espeiciais tosquíssimos que não se comparam ao que aparentemente qualquer um é capaz de "ver" sem o menor esforço. Livros seriam tudo que é necessário para a vasta maioria dos normais, e o cinema, precário e limitado (é sempre a mesma câmera toda vez que se vê o filme!), seria coisa que teria apelo apenas para essa pequena fração de "afantasiosos" debilitados.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #363 Online: 13 de Agosto de 2017, 07:52:41 »
Eu já vi casos, não recordo o nome da doença agora, de pessoas que tem um problema na área que liga as suas metades do cérebro.

Por exemplo, a pessoa vê uma maçã sobre a mesa e facilmente sabe que é uma maçã mas se fechar um dos olhos não consegue mais ligar a imagem ao objeto.

Alguns não conseguem reconhecer nem pelo tato.

Vou pesquisar na internet, postarei aqui se conseguir achar.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #364 Online: 13 de Agosto de 2017, 10:40:43 »
Tem umas coisas que são até difíceis de entender mesmo. Como uma condição em que é apresentado o desenho de um rosto a uma pessoa, um desenho simples como esse:  :|  -- e a pessoa não consegue identificá-lo como rosto, palpitando que é uma maçã, por exemplo.

Acho que é a mesma condição a que se referia o título do livro de Oliver Sacks, "o homem que confundiu sua mulher com um chapéu".

Outra particularmente interessante é a síndrome de Anton-Babinski, onde as pessoas são cegas, mas não acreditam nisso. Inventando sempre alguma desculpa para o porque de não conseguirem fazer o que uma pessoa não-cega faria. Não sei se eles alucinam um "sonho" que, devido a cegueira objetiva, não serve realmente para a pessoa se orientar, ou se é algo mais estranho, como de alguma forma "acreditar" ver, mesmo sem alucinações propriamente ditas. Não seria uma simples negação por "vergonha", "fingirem" não ser cegos por "não conseguirem aceitar", mas um delírio "menos voluntário".

[...] There are a number of theories as to how ABS occurs as no-one knows for sure why patients deny they are blind. One school of thought is that visual cortex damage may result in an inability to communicate with the brain’s speech-language areas (i.e., visual information is received but not interpreted correctly and a verbal response is confabulated). In fact, Dr. G. Goldenberg and colleagues in a 1995 issue of the journal Neuropsychologia claim that damage to the visual association cortex is thought to be one of the main causes explaining the loss of awareness of the visual deficit. Others postulate that ABS patients are simply having hallucinatory sensations (unrelated to their actual surrounding reality). [...]

https://drmarkgriffiths.wordpress.com/2013/10/08/swearing-blind-a-brief-look-at-anton-babinski-syndrome%E2%80%AC/

Ironicamente, talvez o estado de não-afantasia seja uma versão benigna e mais limitada de síndrome de Anton-Babinki, onde as pessoas não estão conscientes de não estarem de fato vendo qualquer coisa que acreditam visualizar, mas similarmente confabulando. Possivelmente não por qualquer lesão, mas talvez menor atenção dirigida ao campo visual propriamente dito, concentração apenas em "descrições visuais", mas não-pictóricas, daquilo em que estão pensando.

Dano cerebral em áreas relacionadas ao acesso a essas descrições, ou, independentemente capacidade maior de foco no campo visual (possivelmente desenvolvida incidentalmente por treino, como por desenhar ou atividades que requeiram maior atenção visual "na realidade"), impediria as pessoas de terem a mesma impressão. As primeiras, até mesmo de "visualizar", enquanto as segundas ainda "visualizariam", porém de maneira conscientemente mais metafórica.

Alternativamente, esse mesmo tipo de "treino" de foco na "visão real" talvez objetivamente desvie o indivíduo de um treino alternativo, de, "distraído" da visão propriamente dita, perceber, se focar em "alucinações espontâneas" se formando, e até controlá-las.

Sonhos lúcidos acordado.

https://en.wikipedia.org/wiki/Hypnagogia

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #365 Online: 21 de Agosto de 2017, 08:35:30 »
Comecei a ler Sapiens ontem à noite. Aprendi que entre nossos ancestrais caçadores-coletores, apesar da altíssima taxa de mortalidade infantil, quem conseguia chegar na adolescência tinha uma grande chance de chegar aos 60 anos, muitos viviam até 80. Aprendi que é possível argumentar que eles viviam melhor do que as pessoas na época da revolução agrícola. E ainda ganhei uma visão alternativa de que foi, na realidade, o trigo que domesticou o homem e não o contrário.

Bom livro.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #366 Online: 20 de Setembro de 2017, 23:38:27 »
Os deuses Anunnaki, mitologia suméria, assíria e babilônica. Deuses no céu, na terra e no "mundo inferior". Esse trecho é bem interessante, daria uma boa série ou um RPG estilo FF :D

"During the Old Babylonian Period, a new set of deities known as the Igigi are introduced.[36] The relationship between the Anunnaki and the Igigi is unclear.[12] On some occasions, the names appear to be used synonymously,[12][10] but in other writings, such as The Poem of Erra, there is a clear distinction between the two.[12][10] In the late Akkadian Atra-Hasis epic, the Igigi are the sixth generation of the gods who are forced to perform labor for the Anunnaki.[37] After forty days, the Igigi rebel and the god Enki, one of the Anunnaki, creates humans to replace them.[37]"
https://en.wikipedia.org/wiki/Anunnaki
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #367 Online: 21 de Setembro de 2017, 01:07:36 »
Série de RPG? Zecharia Sitchin achava que isso é realidade, muito antes de Erik von Daniken.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #368 Online: 22 de Setembro de 2017, 16:20:55 »
Série de RPG? Zecharia Sitchin achava que isso é realidade, muito antes de Erik von Daniken.

Que bizarro, então essa é a história de Nibiru! Eu achava que Nibiru era so uma explicação esdrúxula para alguma coisa na trajetoria de um planeta ou cometa. Sou um ignorante  :(
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #369 Online: 22 de Setembro de 2017, 18:30:50 »

Que bizarro, então essa é a história de Nibiru! Eu achava que Nibiru era so uma explicação esdrúxula para alguma coisa na trajetoria de um planeta ou cometa. Sou um ignorante  :(

A propósito, esteja preparado, Nibiru vem aí... O mundo vai acabar amanhã.

A self-proclaimed “researcher” David Meade claims the world as we know it will end on September 23 due to the arrival of the mysterious Planet X, in conspiracy circles referred to as Nibiru.

https://sputniknews.com/world/201709201057536491-end-of-world-september-23/

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #370 Online: 22 de Setembro de 2017, 18:51:16 »

Interessante essa assimetria na pirâmide da Rússia.

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
« Resposta #371 Online: 22 de Setembro de 2017, 19:17:52 »
O segredo é muita Vodka.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #372 Online: 22 de Setembro de 2017, 19:29:27 »
A Rússia teve uma crise demográfica nos anos 90 devido ao colapso da USSR e uma alta do índice de criminalidade atribuído à queda da qualidade de vida. Por isso, poucas pessoas nasceram de 1992 a 1998 causando uma queda na faixa de 0-24. Não vamos esquecer que 1/3 dos homens russos morreram na 2a. Guerra.

A explicação acima é de foristas do Reddit.

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
« Resposta #373 Online: 22 de Setembro de 2017, 19:47:17 »
Uma demografia muito parecida com outras ex-repúblicas soviéticas, como a Ucrânia.

Ucrânia:

Russia:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #374 Online: 22 de Setembro de 2017, 20:15:55 »
Análise interessante. Você juntou os cacos da antiga URSS.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!