Calma aí, não entendo.
Você nega que a Vale é o que ela é hoje porque foi privatizada? Então como que estrategicamente foi uma decisão ruim?
A Vale foi vendida baratinha, um péssimo negócio econômico para quem é dono de uma empresa que está sentada em cima da maior mina e do melhor minério de ferro existente no planeta. Pechincha.
Estrategicamente falando a Vale deve ser mantida longe de controladores estrangeiros ou empresários sem caráter nacionalista, não porque sejam maus ou capitalistas selvagens, como o seu modo de pensar pode o leva a fazer julgamento do meu, mas sim por causa do ponto de vista dos interesses de desenvolvimento nacional. Por exemplo, a Vale resolveu encomendar seus supercargueiros de estaleiros da Coréia do Sul, porque no Brasil não havia estaleiros e também porque eles sairiam mais baratos por lá. Ok, estratégia válida para quem visa o lucro, mas prejudicial para quem quer ver esse tipo de investimentos e desenvolvimento tecnológicos feitos no Brasil. Isso feito contrariando a posição do governo, o que rendeu a saída de Roger Agnelli da Vale.
Já pensou se uma estatal chinesa obtivesse o controle da Vale? Quem controla a Vale, controla o minério de ferro no mundo. As Rio Tinto da Austrália, que é a maior mineradora do mundo, importa minério da Vale para adicionar ao seu, para adicionar valor, já que o minério da Vale é mais rico.
Ao contrário da Petrobrás, que estrategicamente esta desenvolvendo e fomentando uma industria nacional de estaleiros, que apesar de inicialmente serem mais caros, vão concentrar bilhões de dólares de recursos no próprio país e desenvolver a indústria nacional de estaleiros e provavelmente torná-la competitiva.
Estatal perdulária e que serve de cabide de emprego eu sou contra, mas isso foi coisa dos governo militares, não se esqueça. Estatal que serve para o desenvolvimento nacional e que além disso é eficiente e dá lucro eu sou muito a favor, e isso é coisa recente dos governos democráticos.