O futebol não é apenas barato e simples,...
Depende do que voce chama de "barato e simples".
Elabore.
O ato de chutar uma meia com papel-jornal dentro é tão "futebol" quanto o ato de arremessar esta mesma meia para um aro feito de arame é "basquetebol". Ou seja, se pode jogar qualquer esporte coletivo de forma precária e rudimentar.
O apreciar (ou não) um dado esporte é principalmente cultural. Veja o caso da China, onde o basquete hoje é o segundo esporte coletivo em prática e audiência, já se aproximando do voleibol. Os motivos? Michael Jordan, Yao Ming e, mais recentemente, Jeremy Lin.
...é um esporte bom tanto pra se jogar quanto para assistir (ao contrário de beisebol),...
Para se jogar, sim. Para se assistir, depende da partida, porque tem muitas que são horríveis.
O mesmo vale para qualquer esporte, mas o futebol tem um maior potencial (comparado ao críquete, por exemplo) de gerar espetáculos visualmente atraentes.
E como voce determinou isto? Por causa da popularidade do futebol? Se for, é um argumento circular. Além disto eu insisto que esta "preferência" é eminentemente cultural. Já cansei de conversar com indianos, chineses e australianos que acham o futebol um esporte chatíssimo.
...tática é tão ou mais importante quanto habilidade...
E qual esporte coletivo prescinde de alguma delas?
Há muitos esportes onde a habilidade dos atletas é determinante em mais de 80 ou 90% (Ex: vôlei e beisebol),
Mas nenhum esporte prescinde da tática, embora existam casos episódicos onde ela tem pouca ou nenhuma importância. Exemplos?
1) As conquistas brasileiras de futebol nos campeonatos mundiais de 1962 e 1970.
2) A conquista estadunidense de basquetebol nos Jogos Olímpicos de 1992, a tal ponto de, pela primeira e única vez em um campeonato oficial de basquete, o técnico de uma equipe (Chuck Daily) não ter feito nenhum pedido de tempo.
...e não privilegia nenhum tipo físico específico (com exceção dos goleiros).
Esporte não é democracia. Somente os melhores (incluindo compleição física) se destacam.
Esportes mais "democráticos" tenderão a ser mais populares, normal.
Além disso, ter atletas com aparência melhor (ao invés de mulheres-girafa ou brutamontes) é mais cool.
"É mais cool?"
"Aparência melhor"?
Sei, sei...