Enquete

O que fazer para que o campeonato brasileiro não tenha jogos em datas FIFA?

Diminuir o campeonato, diminuindo o número de times
Diminuindo os estaduais, e o CB começaria mais cedo
Manter os estaduais apenas como classificatórios para a última divisão do CB (quem joga CB não jogaria estaduais)
Eliminando de vez os estaduais
Outra. Qual?

Autor Tópico: Futebol 2012  (Lida 19745 vezes)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re:Futebol 2012
« Resposta #25 Online: 03 de Fevereiro de 2012, 10:15:03 »
Necessidade de férias detected ;-)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #26 Online: 03 de Fevereiro de 2012, 10:26:44 »
O ano nem começou... ;P
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #27 Online: 03 de Fevereiro de 2012, 10:42:38 »
28 dias e contando para as minhas!!

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #28 Online: 06 de Fevereiro de 2012, 00:58:55 »
As respostas de "você já torceu contra o Guga" estão trocadas. Leia o SIM como NÃO e vice-versa

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #29 Online: 06 de Fevereiro de 2012, 12:20:29 »
Quase deu certo, exceto pela pergunta se eu considero o volante o jogador mais importante do time...acabei torcendo pro Sport :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 00:02:05 »
Fabio Capello pede demissão e deixa seleção da Inglaterra

A saída ocorreu após reunião entre o treinador italiano e o presidente da FA, David Bernstein

Faltando apenas quatro meses para a disputa da Eurocopa, Fabio Capello deixou nesta quarta-feira o cargo de técnico da seleção da Inglaterra. O italiano pediu demissão por discordar da decisão da FA (Federação Inglesa de futebol, na sigla em inglês) de remover o zagueiro John Terry, acusado de racismo, da posição de capitão da equipe.

A saída de Capello, cujo contrato expiraria ao fim da Eurocopa, foi sacramentada em reunião de uma hora com dirigentes da FA, que aceitaram seu pedido de demissão. Membros da entidade já haviam demonstrado irritação com as críticas públicas do técnico à decisão de "cassar" o status de capitão de Terry.

Em comunicado oficial, o presidente da FA, David Bernstein, foi diplomático e elogiou o trabalho de Capello. "Quero destacar que, durante esta reunião e durante todo o tempo em que comandou a Inglaterra, Fabio teve uma conduta extremamente profissional. Aceitamos a demissão de Fabio e concordamos com sua decisão", afirmou o dirigente.

A divergência entre as duas partes teve início na sexta-feira, quando a FA anunciou que Terry perderia o status de capitão até que fosse julgado pela Justiça comum - a decisão só sairá após o fim da Eurocopa. O jogador do Chelsea é acusado de ter proferido insultos raciais a Anton Ferdinand na derrota do seu time para o Queens Park Rangers, em outubro, pelo Campeonato Inglês.

Capello, que não foi consultado sobre a decisão, discordou da FA ao alegar que o jogador era inocente até que a Justiça anunciasse uma eventual condenação. A crítica pública, em uma entrevista a um canal italiano, aumentou o atrito com a federação, o que gerou seu pedido de demissão.

Após a reunião desta quarta, a FA avisou que seus dirigentes darão uma entrevista coletiva na quinta-feira, no Estádio de Wembley. A entidade deverá anunciar o substituto de Capello, que comandou a Inglaterra nos últimos quatro anos. Cotado para assumir o lugar do italiano ao fim da Eurocopa, o técnico do Tottenham, Harry Redknapp, poderá antecipar sua transferência.

http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,fabio-capello-pede-demissao-e-deixa-selecao-da-inglaterra,833124,0.htm

It's an award I've won"

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #31 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 00:45:17 »
O meu deu quase certo, também... Deu Cruzeiro, e torço pro Vasco. :P

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 15 de Fevereiro de 2012, 13:43:50 »
Jornal prova ligação entre Teixeira e empresa investigada por superfaturamento

Documento obtido pela 'Folha de S. Paulo' mostra que companhia pertencente à Ailanto, organizadora do polêmico amistoso com Portugal em 2008, estava registrada no mesmo endereço de fazenda do presidente da CBF

Reportagem da "Folha de S. Paulo" em sua edição desta quarta-feira desmente e ao mesmo tempo complica o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira. O periódico obteve documento que prova ligação entre o dirigente e a empresa Ailanto, investigada por superfaturamento no amistoso entre a seleção brasileira e Portugal ocorrido no Distrito Federal (DF), em 2008.

O periódico mostra registro da Junta Comercial no qual uma companhia da Ailanto, a VSV Agropecuária Empreendimentos Ltda, teve por 26 meses como endereço - estrada Hugo Portugal, 13.330 - uma fazenda de Ricardo Teixeira em Piraí, a 80 km do Rio. O registro no órgão competente foi feito no dia 11 de novembro de 2008, apenas oito dias antes do jogo.

A Ailanto, do presidente do Barcelona, Sandro Rosell - ex-executivo da Nike e amigo de Teixeira -, e a secretária dele, Vanessa Precht, eram os sócios da VSV. Ricardo Teixeira, até então, sempre negou qualquer contato com a Ailanto e dizia que o amistoso era de total responsabilidade da empresa - contratada sem licitação pelo governo do DF.

A empresa recebeu R$ 9 milhões do DF para organizar o jogo, que marcou a reinauguração do estádio Bezerrão, foi vencido pelo Brasil por 6 a 2 e teve a presença de Cristiano Ronaldo. Depois de a Polícia Civil de Brasília ter aberto inquérito para investigar suposto desvio de dinheiro público, o caso, agora, está na Justiça federal do DF.

A reportagem da "Folha" relata que foi até Piraí e que ouviu de funcionários que trabalhavam na fazenda de Teixeira que a VSV jamais funcionou no local. A empresa foi extinta em janeiro de 2011. Uma perícia do Tribunal de Contas do DF constatou irregularidades nas contas, e a Polícia Civil suspeita de superfaturamento em diárias de hotel e passagens aéreas.

Por meio de sua assessoria de imprensa, Ricardo Teixeira afirmou que a ligação de sua fazenda com a VSV Agropecuária Empreendimentos "é legal" e que a mesma foi declarada em seu Imposto de Renda. O jornal também tentou contato com a secretária de Rosell, Vanessa Precht, mas ela não respondeu às ligações. O advogado dela disse não estar autorizado a comentar sobre o caso.

http://esportes.br.msn.com/futebol/jornal-prova-liga%c3%a7%c3%a3o-entre-teixeira-e-empresa-investigada-por-superfaturamento
Ricardo Teixeira deve deixar a presidência da CBF nesta quinta-feira, diz colunista

De acordo com as informações, o site da entidade máxima do futebol nacional publicará apenas uma nota curta comunicando que Teixeira se desliga da CBF depois de 23 anos no poder

O fim da era Ricardo Teixeira na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está próximo. O colunista do jornal 'O Globo' Ancelmo Gois garante que a saída do dirigente do comando acontecerá nesta quinta-feira.

"Amanhã, Ricardo Teixeira deve deixar a CBF", diz a nota publicada na edição de hoje de 'O Globo'. No começo da semana, Ricardo Perrone, do UOL, e Juca Kfouri, também do UOL e dos canais ESPN, já haviam publicado que era forte o boato sobre a saída do dirigente da CBF.

De acordo com as informações, o site da entidade máxima do futebol nacional publicará apenas uma nota curta comunicando que Teixeira se desliga da CBF depois de 23 anos no poder.

A possível divulgação dos documentos sobre a problemática parceria Fifa-ISL, que o incriminaria, além de uma piora em sua saúde estariam apressando a decisão de Ricardo Teixeira.

O substituto na presidência da CBF já estaria até definido: José Maria Marin, vice da região Sudeste.

http://esportes.br.msn.com/futebol/ricardo-teixeira-deve-deixar-a-presid%c3%aancia-da-cbf-nesta-quinta-feira-diz-colunista

Se for o mesmo José Maria Marin que conheço...
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2012, 13:52:24 por Unknown »

It's an award I've won"

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 15 de Fevereiro de 2012, 14:35:27 »
Domínio recente do Brasil na Libertadores

Os times brasileiros completam nesta quarta-feira sua participação na primeira rodada da Copa Libertadores da América. E apesar de ainda não estarem nos trilhos, entram no torneio com favoritismo. E muito disso se deve ao histórico recente do país na competição continental. Nas últimas 20 edições, o Brasil foi finalista em 17 delas. Desse total, foram 10 títulos e sete vice-campeonatos. O maior finalista é o São Paulo, com cinco, seguido por Santos, Internacional, Grêmio, Palmeiras e Cruzeiro, com duas decisões. O Tricolor do Morumbi é também quem mais levantou taças desde 1992, com três no total, seguido pelo Inter, com duas. Veja nas próximas páginas como foi o desempenho do país nas finais de que participou nas últimas 20 edições da Libertadores.

O São Paulo foi o responsável por acabar com um jejum de nove anos do Brasil. Em uma fase que a Libertadores era um torneio obscuro, o Tricolor priorizou a conquista e se deu bem. Na decisão, perdeu o jogo de ida para o Newell's Od Boys por 1 a 0, mas deu o troco na volta, com gol de pênalti de Raí. Na disputa de pênaltis, foi Zetti quem brilhou para dar ao São Paulo o primeiro título continental

Na foto, o São Paulo de Raí duela nas oitavas de final contra o Newell's Old Boys. Mas o adversário da decisão foi o Universidad Católica. E o Tricolor nem levou em consideração o adversário ao aplicar uma goleada por 5 a 1 no jogo de ida, no Morumbi. Raí, Müller, Vítor, Gilmar e Lopez (contra) marcaram os gols. Na volta, o Tricolor sofreu, mas perdeu só de 2 a 0 em resultado que lhe garantiu o bicampeonato

O São Paulo de Telê Santana teve em 1994 os últimos bons momentos dessa fase na Libertadores. Na final, encarou o Vélez Sarsfield, do goleiro paraguaio Chilavert. Na partida de ida, os argentinos venceram por 1 a 0, mas, na volta, o Tricolor repetiu o placar a seu favor, com gol de Müller. Na disputa por pênaltis, brilhou a estrela de Chilavert, que defendeu pênalti cobrado por Palhinha e marcou o gol da vitória

O Grêmio parece ter sobrado na Libertadores de 1995. Comandado pelo técnico Luiz Felipe Scolari, a equipe gaúcha tinha grandes armas, como a jogada aérea de Jarde. Na partida de ida da final, contra o Nacional de Medellín, venceu por 3 a 1, com gols de Marulanda (contra), Jardel e Paulo Nunes. Na volta, na Colômbia, houve empate por 1 a 1, com Dinho marcando, de pênalti, o gol do empate. Foi o bicampeonato do Grêmio

O bicampeonato do Cruzeiro saiu de maneira sofrida. Na partida de ida da final, em Lima, houve empate por 0 a 0. Na volta, no Mineirão, o Sporting Cristal estava conseguindo segurar os brasileiros. Até que um chute mascado de Elivélton e que contou com desvio na defesa adversária definiu o triunfo por 1 a 0

A decisão de 1998 não parece ter provocado grandes sustos na torcida do Vasco. Com um time bem montado por Antônio Lopes, a equipe carioca não deu a mínima para o Barcelona de Guayaquil. Na partida de ida, o Vasco venceu por 2 a 0, com gols de Donizete e Luizão. Na volta, em Guayaquil, o Vasco fez 2 a 1, novamente com gols de Luizão e Donizete.

O Palmeiras passou por grande sufoco para levantar seu único troféu de Libertadores. Diante do Deportivo Cali, a equipe alviverde perdeu o jogo de ida, na Colômbia, por 1 a 0. Na volta, saiu na frente com gol de Evair, mas levou o empate. Aos 30 minutos do segundo tempo, Oseas fez o segundo gol, garantindo a disputa por pênaltis. Com um erro de Zapata na última cobrança, o Palmeiras faturou o título, consagrando o goleiro Marcos como um dos maiores ídolos de sua história

O sonho do bicampeonato do Palmeiras parou em um dos papões de Libertadores nos últimos anos. O Boca Juniors tinha Riquelme como principal estrela, mas o time aguerrido do Palmeiras deu trabalho. No primeiro jogo, houve empate por 2 a 2 na Bombonera. Na volta, um empate sem gols levou a decisão para os pênaltis. Asprilla e Roque Júnior erraram suas cobranças, e o time argentino levantou o troféu

O São Caetano perdeu em 2002 um título que parecia ganho. Após ganhar por 1 a 0 a partida de ida, em Assunção, com gol de Aílton, o time brasileiro dependia de um empate no Pacaembu. Para melhorar a situação, saiu na frente no placar, novamente com gol de Aílton. No segundo tempo, porém, levou a virada para 2 a 1, e o título foi decidido nos pênaltis. O Olimpia, então, faturou o tricampeonato ao ganhar por 4 a 2

Em 2003, foi o Santos a vítima do Boca Juniors, que tinha Tevez como destaque. Na partida de ida, na Bombonera, os argentinos venceram por 2 a 0. Na volta, saíram na frente no placar e desanimaram os santistas, que ainda buscaram o empate na etapa final. Mas a equipe de Diego e Robinho não consegui ir além disso e ainda levou dois gols, completando o placar de 3 a 1 a favor do Boca

O ano de Rogério Ceni teve a Libertadores como título determinante. Na final de 2005, o São Paulo despachou o Atlético-PR. Na ida, em Porto Alegre, já que a Arena da Baixada não podia comportar o jogo da final, houve empate por 1 a 1. Na volta, o São Paulo passeou. Ainda houve susto com um pênalti desperdiçado por Fabrício no fim do primeiro tempo, mas o Tricolor sobrou e goleou por 4 a 0, com gols de Amoroso, Fabão, Luizão e Diego Tardelli

O Internacional conquistou seu primeiro título em um duelo brasileiro contra o São Paulo. Na partida de ida, no Morumbi, o Colorado ganhou por 2 a 1, com dois gols de Rafael Sóbis. Na volta, no Beira Rio, o Inter segurou empate por 2 a 2. Fernandão e Tinga marcaram para o Colorado

O Grêmio não teve a menor chance contra o Boca Juniors na decisão de 2007. Na primeira partida, o time argentino demorou para engrenar, mas fez três gols no segundo tempo e venceu por 3 a 0. Na volta, no Olímpico, o Grêmio teve de partir para cima e, então, assistiu a um show de Riquelme, que foi o craque do campeonato e garantiu o sexto título da história do Boca Juniors após um triunfo por 2 a 0

O Fluminense ficou no quase em 2008 mesmo após uma reação heroica diante da LDU. Em Quito, o Tricolor perdeu por 4 a 2, com Conca e Thiago Neves marcando seus gols. Na volta, o Maracanã lotado viu os equatorianos abrirem o placar. Mas em noite inspirada, Thiago Neves marcou três vezes e levou a decisão para os pênaltis. Então, Conca, Thiago Neves e Washington perderam suas cobranças e viram a LDU levantar o troféu

No terceiro vice-campeonato seguido do Brasil, o Cruzeiro levou uma virada incrível. Depois de segurar empate sem gols diante do Estudiantes, na Argentina, a equipe mineira saiu na frente no placar no Mineirão, mas permitiu a virada para 2 a 1 para o Estudiantes conquistar o quarto título de sua história

O Internacional teve o Chivas pela frente na decisão de 2010. E, apesar de parecer uma final tranquila, o Colorado sofreu. Na partida de ida, no México, saiu atrás no placar e contou com gols de Giuliano e Bolívar para virar. No Beira-Rio, o Chivas novamente abriu o placar. Porém, Rafael Sóbis, Leandro Damião e Giuliano viraram. No fim, o Inter levou o segundo gol, mas isso não impediu que o Colorado levantasse a taça do bicampeonato

No ano passado, o representante brasileiro na final foi o Santos. E o time de Vila de Belmiro faturou o tricampeonato em uma disputa com o Peñarol. Na primeira partida, no lendário estádio Centenário, houve empate sem gols. Na volta, no Pacaembu, Neymar, que foi eleito o melhor jogador do torneio, abriu o placar. Danilo aumentou a diferença, enquanto Durval (contra) deu susto na torcida santista. Mas o Santos segurou a vitória por 2 a 1 que lhe valeu o tricampeonato

http://esportes.br.msn.com/fotos/dom%c3%adnio-recente-do-brasil-na-libertadores

It's an award I've won"

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 01:22:47 »
Exclusivo: em entrevista, Deivid fala sobre o gol perdido

Como você se sente depois de ter perdido esse gol?
Eu me sinto ajudando as pessoas a viver melhor. Hoje muita gente que tem a vida ruim acordou e pensou: ainda bem que eu não sou o Deivid.

Mas a torcida está enfurecida com você...
Tem o lado positivo também. A torcida do Vasco está feliz comigo. Disseram que vão fazer uma estátua minha lá em São Januário, ao lado do Romário.

Você ficou surpreso com a repercussão?
Tem muita gente dizendo que faria aquele gol, mas eu duvido.

Quem disse que faria?
O Niemeyer, por exemplo.

Como é chegar em casa e encarar a mulher depois disso?
Minha mulher já está chateada comigo. Ela disse que eu não acerto uma nem em casa. Coitada, ela não pode sentar direito há muito tempo.

Tem muita pressão para você sair?
Ontem a Patrícia Amorim (presidente do Flamengo) disse que a Dilma ligou pedindo para me demitir. Mas eu vou levando. Eu vou levando. Os times adversários é que não levam nada.

Foi o Zico que te trouxe ao Flamengo. Tem alguma ideia de porque ele fez isso?
Não sei. Mas tem gente dizendo que ele queria permanecer insuperável, por isso me contratou.

Alguma esperança para a torcida do Flamengo?
Claro. A Fifa está querendo anular o jogo. Disse que o Vasco jogou com 12 contra 10. No caso o décimo segundo era eu.

Quais os seus planos para o futuro?
Sábado vou desfilar nas campeãs pela Tijuca, por causa do barro que eu soltei ontem no jogo.

Você teme ficar marcado para sempre?
Não. Por incrível que pareça eu estou até ganhando dinheiro com isso. A Volkswagen me contratou para lançar uma promoção. Eles vão oferecer carros com preços incríveis e eu vou aparecer dizendo “Esse gol nem eu perco!”

Você já disse que sonhava em ir para a seleção brasileira. Depois disso o sonho acabou?
Não. Está mais vivo do que nunca. Tem muita gente me dando força. Ontem mesmo a Argentina começou um movimento para eu entrar na seleção brasileira.

http://www.sensacionalista.com.br/2012/02/23/deividfalasobreogolperdido/

It's an award I've won"

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 11:40:27 »

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 28 de Fevereiro de 2012, 20:28:49 »
Clubes europeus rejeitam negociar calendário com Fifa

Associação reclama que a Fifa não assegura jogadores convocados que se lesionam e pretendem apresentar proposta

A ECA (Associação de Clubes Europeus, na sigla em inglês) se recusou a participar de reuniões com a Fifa sobre a criação de um calendário de jogos internacionais. A Fifa convidou as partes interessadas no assunto a participarem de um encontro em 5 de março, em Zurique, para discutir quando as equipes devem liberar jogadores para as seleções entre 2015 e 2022.

O grupos de 200 clubes europeus disse nesta sexta-feira que o presidente Karl-Heinz Rummenigge e o secretário-geral Michele Centenaro recusaram os convites. "É uma resposta para as discussões que tivemos com a Fifa durante as últimas semanas", disse o porta-voz Marc Schmidgall. "O conselho decidiu que, até mudança prévia, nenhum executivo da ECA vai participar das reuniões da Fifa".

A ECA considera que a Fifa marca muitas partidas seleções e não assegura os salários dos jogadores que se contundem nesses confrontos. Os clubes querem que o calendário tenha duas partidas seguidas das seleções disputadas seis vezes em uma período de dois anos de torneio classificatório, enquanto a Fifa e a Uefa preferem nove. Os times querem abolir as datas para amistosos em fevereiro e agosto. Os principais clubes europeus irão apresentar suas próprias propostas em uma reunião em 27 e 28 fevereiro em Varsóvia, na Polônia.

As relações problemáticas podem afetar a liberação de jogadores para o torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de Londres, em julho. Esse campeonato não está protegido pelo calendário da Fifa e os clubes não são obrigados a liberar seus jogadores.

http://esporte.ig.com.br/futebol/clubes-europeus-rejeitam-negociar-calendario-com-fifa/n1597650813406.html

It's an award I've won"

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 01 de Março de 2012, 13:48:33 »
Oito motivos que emperram a seleção

Mano Menezes já tem quase dois anos de trabalho à frente da seleção brasileira, mas ainda não agradou. Não tem restrição para convocar jogadores, mas a transição entre o fracasso da Copa de 2010 e a esperança por um resultado em 2014 não vem sendo bem estabelecida. Os problemas são vários e quase em todas as posições. Inexperiência, falta de continuidade, contusões, apostas mal feitas. Enfim, o que se vê hoje, em campo, é um time bem abaixo de suas reais condições e que está longe das grandes seleções do mundo, como Alemanha, Espanha e Holanda. Confira os motivos que deixam a seleção brasileira sem a moral devida e também o que poderia ser feito para melhorar.

Goleiro

Hoje, Júlio César parece ser o titular absoluto do time de Mano Menezes. Mas o goleiro da Inter de Milão não deveria ter todo esse prestígio. Desde a falha na eliminação do Brasil na Copa do Mundo de 2010, ele não é o mesmo. Teve seu condicionamento físico questionado, mas atualmente não é mais lembrado entre os melhores do planeta na posição. No último amistoso, voltou a falhar em um chute mascado de Ibisevic. E até mesmo na Inter não tem sido aquele goleiro que evitava derrotas ou garantia triunfos.

Nessa posição, Victor foi o primeiro goleiro experimentado por Mano Menezes. Mas caiu de rendimento em 2011 e perdeu espaço. O botafoguense Jefferson também já foi o preferido, mas não figurou na última convocação. Diego Alves, que vem fazendo boas atuações no Valencia, merece um pouco mais de atenção do treinador. Tem dois anos para adquirir experiência de seleção e já mostrou que tecnicamente está em um nível superior que os concorrentes.

Lateral

Do lado direito, Daniel Alves do Barcelona é o dono da posição. Mas quando veste a camisa amarela, não parece o mesmo jogador. Por não poder abrir mão da defesa, o lateral não consegue colocar toda sua técnica a serviço da seleção. E isso culminou com sua ida para o banco de reservas durante a Copa América. Dani Alves chegou a ser preterido por Maicon. Fora essa dupla que já domina a seleção há alguns anos, tem o ex-santista Danilo correndo por fora. Mas, por enquanto, o barcelonista é a melhor opção.

Do lado esquerdo, Mano parece, finalmente, ter encontrado uma peça insubstituível. Marcelo repete na seleção o futebol apresentado no Real Madrid e é dono absoluto da camisa 6. O trabalho do treinador começou com André Santos de titular na posição, mas o jogador do Arsenal caiu em descrédito depois da falha cometida em um dos gols da Alemanha em amistoso no ano passado. O que falta, nesse caso, é um substituto à altura de Marcelo.

Zagueiro

Thiago Silva e David Luiz formaram a dupla de zaga no primeiro jogo de Mano Menezes. E eles seguiram assim por um bom tempo. Até que o treinador resolveu dar chance aos 'veteranos' da Copa de 2010. Nesse caso, Lúcio voltou ao time, empurrando David Luiz para o banco de reservas. Com o fracasso na Copa América, Lúcio ficou para trás. David Luiz, mesmo em fase irregular no Chelsea, é o preferido de Mano, mas Dedé, do Vasco é quem tem, no momento, o melhor perfil para acompanhar Thiago Silva. O zagueiro do Milan é um dos nomes indiscutíveis entre os titulares, apesar do pouco serviço mostrado com a camisa da seleção em grandes competições.

Volante

Lucas Leiva e Ramires foram os preferidos no começo. O primeiro dava a sustentação necessária à defesa, enquanto o segundo tem velocidade para ser acionado quando chega ao ataque de surpresa. Lucas ainda é a aposta para a cabeça de área, mas teve sua trajetória interrompida por uma contusão no joelho, enquanto Ramires perdeu espaço. Hoje, é Fernandinho a bola da vez. E assim vem sendo desde o amistoso contra a Alemanha no ano passado. Elias é outra opção para essa função. No trabalho mais eficaz de marcação, Sandro e Ralf estão bem cotados, mas o jeito incansável do corintiano não pode ser deixado de lado. É de se pensar um teste com Ralf de primeiro volante

Camisa 10

Essa é a grande incógnita para Mano Menezes. E para qualquer um que olhe criticamente para a seleção brasileira. Ao que tudo indica, Ronaldinho Gaúcho não dará grandes frutos a longo prazo. No curto prazo, talvez interesse como um ponto de transição. Mas quem pode vestir a camisa 10? Paulo Henrique Ganso foi o primeiro escolhido, mas titubeou quando se recuperou de grave contusão. Hoje parece melhor, mas ainda não é uma garantia. Robinho já foi testado nessa ligação entre defesa e ataque, mas não funcionou. Jadson e Renato Augusto foram outros nomes que fracassaram. Quando Kaká teria uma chance, acabou se machucando. Problema que o inviabiliza como titular absoluto da equipe. Diante disso, o mais sensato parece recorrer à ideia original, com Ganso sendo o principal articulador do time, já que carrega como brinde o entrosamento com Neymar.

E o outro meia?

Robinho foi o primeiro dono da posição, já que Mano almejava um Brasil protagonista. Aos poucos, começou a mudar de ideia. Elano ganhou força, mas foi esquecido após a Copa América. Fernandinho jogou no setor, assim como Elias para reforçar a marcação. Jadson até foi bem ao lado de Ganso, mas não foi isso o que viu o treinador. Outros testados foram Philippe Coutinho e Carlos Eduardo. No último amistoso, contra a Bósnia, Hernanes foi chamado para executar essa função. Pelo alto rendimento que tem na Lazio jogando mais adiantado, merece seguir entre os titulares. Mas é urgente que se resolva qual será a dupla de meias ofensivo que deve ser preparada para as grandes competições.

Ataque

Neymar é outro nome indiscutível no time, mas quem será o parceiro dele? No começo do trabalho, Alexandre Pato parecia o nome ideal. Desandou a fazer gols, mas, na sequência, se contundiu e não fez uma boa Copa América. Perdeu pontos. Fred foi testado, mas, como nem sempre está em forma, não tem a confiança total de Mano. Mesmo assim, não pode ser desprezado pela técnica, experiência e capacidade de fazer gols. Hoje, quem brilha com a camisa 9 é Leandro Damião, que entrou no time cheio de personalidade e até já deixou sua marca. Não vive seu melhor momento, mas é de se respeitar a capacidade técnica e versatilidade dentro da área. Seria uma briga boa entre ele e Fred para o técnico decidir quem deve ser o parceiro de Neymar. E, nesse caso, qualquer que seja o vencedor, o Brasil estará bem servido.

Esquema tático

Protagonismo foi a palavra preferida de Mano Menezes no começo do trabalho. Ele queria que o Brasil ditasse o ritmo dos jogos diante das grandes seleções jogando ao seu estilo, com um futebol vistoso e que agradasse à torcida. Mas, na prática, pouco disso se viu. E depois que Paulo Henrique Ganso se contundiu gravemente, ficou mais difícil. Como os resultados não apareciam, e muito menos um camisa 10, Mano abriu mão de seu terceiro atacante. Sobrou para Robinho, que já não era muito querido para os torcedores. A função tática ofensiva do Rei das Pedaladas foi trocada por alguém que ajudasse a resguardar a defesa. Elias, Fernandinho foram os primeiros testados nessa dupla função. Hoje é Hernanes o dono da posição. Com justiça. Mas o que se viu até agora foi uma confusão na maneira de a seleção atuar. Tudo começou com um 4-3-3. Meses de trabalho foram jogados fora por causa de resultados adversos. E o 4-3-1-2 passou a dominar. Agora é o 4-4-2 quem manda. A confiança plena nesse estilo de jogo faz até Mano abrir mão de alternativas. E, enquanto isso, o protagonismo tão aclamado fica para outra hora. O que está valendo são os 'três pontos', mesmo que a equipe não tenha jogos oficiais até o meio de 2013.

http://esportes.br.msn.com/fotos/oito-motivos-que-emperram-a-sele%c3%a7%c3%a3o

Pra mim esse Mano Menezes será o próximo Lazaroni.

It's an award I've won"

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #38 Online: 01 de Março de 2012, 16:23:12 »
Mano Menezes não tem bons jogadores, não jogadores do nível histórico da Seleção ( somente Neymar e talvez o Ganso). Aliás, há muitos anos não temos jogadores talentosos em bom número que desequilibrem a favor do Brasil, como sempre foi na história, porque a seleção sempre foi muito mais um amontoado de jogadores do que propriamente um time formado.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #39 Online: 03 de Março de 2012, 17:21:36 »
As grandes frases folclóricas do futebol que ninguém disse
Após o 'só bate quem erra' de Mateus, pérolas antigas têm autoria negada por Nunes e Jardel, que já processou até revista. Peu assume: 'Errei, errei'

Mateus não estava em Belém "orgulhoso por jogar na terra em que Jesus Cristo nasceu". O volante do Caxias nem considerou que "clássico é clássico e vice-versa" ou saiu de campo dizendo que a "quando o jogo está a mil, a naftalina sobe". Sequer reclamou da arbitragem afirmando que "é caso de Polícia Federal, de FMI". Também não tentou justificar o pênalti perdido contra o Novo Hamburgo, na final do primeiro turno do Campeonato Gaúcho, em duas palavras: "A zar." Mas, ao afirmar que "só bate quem erra", também virou folclore dos "grandes frasistas" do futebol.

O time poderia, caso fossem confirmadas as autorias, ser escalado com Manga, Fábio Baiano, Fabão, Valdson e Marinho Chagas; Biro-Biro, Peu e Pelé; Garrincha, Nunes e Jardel. No banco, Claudiomiro, Dimba, Dadá Maravilha, Zanata, Mengálvio e até um português, João Pinto. Uma seleção à qual é atribuído vasto repertório de tropeços no idioma, confusões e tiradas divertidas. Afinal, após os 90 minutos de uma partida - ou até antes -, tudo é possível diante dos microfones da TV e do rádio ou dos gravadores de jornais, revistas e sites.

É claro que alguns casos, com o tempo, nem são tão confiáveis por serem creditados a mais de um jogador. E poucos assumem a autoria. Alguns ex-atletas a negaram com veemência, como Nunes, atacante do Flamengo nos anos 1980, e Jardel, decisivo no Vasco, Grêmio e Porto. Quem reconheceu a "culpa" não escondeu a tensão com o forte assédio por uma declaração bombástica que acaba sendo por vezes trágica.

- Eu ficava nervoso mesmo, confesso. Já era gago, o que me complicava ainda mais. Quando via aquela quantidade enorme de repórteres  em cima de mim, me enrolava todo. Uma vez, o Kleber Leite (ex-presidente do Flamengo), na época repórter, veio me entrevistar. Fez tanta pergunta que eu me enrolei. E aí acabei dizendo que perdi muitos gols, mas não tive oportunidade nenhuma. Na outra vez, com o mesmo Kleber, eu gaguejei na primeira resposta: 'Eu gggggg...' Ele fez outra pergunta: 'Eu aaaaaa.....' Ele desistiu e disse 'É isso aí, Peu, muito obrigado!'. Fazer o quê? Errei, errei - disse o ex-jogador do Flamengo nos anos 1980.

Peu era vítima de várias pegadinhas dos jogadores do Flamengo. Zico, Junior, Raul e Leandro sempre gostavam de brincar com o então garoto que chegou de Maceió. Histórias como a do avião, em que Junior, na viagem para a decisão do Mundial de Clubes em Tóquio, convenceu o alagoano a raspar o bigode que seria proibido no país do Oriente, ajudaram a dar mais sabor ao folclore. Tudo no maior bom humor.

- Muita coisa eu falava errado porque não conhecia. Uma vez eles me levaram para a sauna. Ficaram batendo papo, e aquele vapor aumentando. Eu não sabia daquilo. Comecei a reclamar do calor. Eles continuavam conversando. Aí, teve uma hora que eu estava tão preocupado e perguntando se aquilo era normal que eles caíram na gargalhada - afirmou Peu, aos risos.

Outro considerado ingênuo no mundo da bola que não ligava para as brincadeiras era Garrincha. Em 1958, na Copa da Suécia, quando estava prestes a comprar um rádio e trazer para o Brasil, foi convencido a mudar de ideia porque o rádio não "falaria português". E se Dadá Maravilha, artilheiro e ídolo do Atlético Mineiro e de tantos grandes clubes, batia no peito para confirmar a autoria da frase de que "só três coisas param no ar: helicóptero, beija-flor e Dadá", Jardel, outro bom de cabeça nas áreas adversárias, nega frases polêmicas que lhe foram atribuídas, como "clássico é clássico e vice-versa", "quando o jogo está a mil, a naftalina sobe", e "eu, Paulo Nunes e Dinho vamos fazer uma dupla sertaneja".

- Não falei nada disso. Nem sei de onde veio. Eu até processei a revista, botei na Justiça. Não lembro de ter dito essas coisas. Mas é claro que, após uma partida, ali no calor, em meio ao assédio dos repórteres, tem gente que se confunde. Acontece. Às vezes o atleta fala o que não deve - disse o ex-jogador, ídolo do Porto, que está em Fortaleza e afirmou não ter faturado ainda a causa.

Quem também não gostou nada dos créditos às "pérolas" foi Nunes. A ele, têm sido atribuídas as frases "A bola ia indo, ia indo, e iu...", "o meu estado não inspira gravidez" e "tanto na minha vida futebolística quanto com a minha vida ser humana".

- É brincadeira. Nunca falei nada disso. Não sei de onde vieram essas histórias. Sou macho o suficiente para assumir o que digo e garanto: jamais declarei isso - afirmou o ídolo rubro-negro, que nem quis comentar sobre a declaração de Mateus, a última a entrar, definitivamente, para a lista das grandes frases do futebol que ninguém disse.

AS GRANDES FRASES QUE NINGUÉM DISSE

"Quando o jogo está a mil, minha naftalina sobe."
"Eu, o Paulo Nunes e o Dinho vamos fazer uma dupla sertaneja."
"O interessante é que aqui no Japão só tem carro importado."
(Atribuídas a Jardel, ex-atacante do Grêmio, Vasco, Porto e Seleção Brasileira. Na primeira frase, trocou adrenalina por naftalina. Na segunda, errou nas contas. Na terceira, esqueceu que estava em outro país).

"Perdi muitos gols, mas não tive oportunidade nenhuma."
"Eu ggggggg... Não, eu vou completar: Eu aaaaaa..."
(Peu, ex-atacante do Fla. Primeiro, tentando justificar os gols perdidos. Depois, gaguejando após pergunta do repórter).
"O que eu achei do jogo? Eu não achei nada, mas o negão ali achou um cordão de ouro no gramado..." (Atribuída a Josimar, ex-lateral do Botafogo e da Seleção Brasileira).

"O que aconteceu aqui é caso de Polícia Federal, de FMI. Voltar pênalti porque a torcida está gritando é brincadeira."
(Dimba, ex-Botafogo e Flamengo, queria se referir ao FBI, a polícia federal dos Estados Unidos, ao fazer o seu protesto contra a arbitragem. Mas confundiu o FBI com o Fundo Monetário Internacional)

"Estou de regime. O doutor me proibiu de comer bicarbonato."
"A senhora, além de muito bonita, é uma troglodita muito inteligente."
"Deixa de ser burro, Renato. Não existe baleia macho, a baleia transa com o tubarão para ter filhotes!"
"Não sabia que esse negócio de bilhete de bondinho dava tanto dinheiro."
(Atribuídas a Fabio Baiano, ex-Flamengo e Vasco. A primeira frase foi ao justificar não poder comer a macarronada. A segunda, no avião, após saber que a bonita aeromoça era poliglota. A terceira, ao ver um documentário sobre a vida das baleias e ao ouvir Renato Gaúcho comentar que a baleia macho e a fêmea viviam em perfeita harmonia com o filhote. A quarta, ao ouvir do jogador Jamir que o milionário Abílio Diniz era o dono do Pão de Açúcar. Mas do grupo de supermercados...)

"Só posso resumir essa derrota com duas palavras: A-zar!"
(Atribuída a Marinho Chagas, o Bruxa, ex-Botafogo, Fluminense, São Paulo e Seleção Brasileira, após uma derrota do Botafogo)

"A bola ia indo, ia indo, ia indo... e iu!"
"Tanto na minha vida futebolística quanto com a minha vida ser humana."
"Não moço, meu estado não inspira gravidez".
(Atribuídas a Nunes, ex-Fla, Flu e Atlético-MG. A primeira frase foi sobre uma chance desperdiçada; a segunda foi antes da despedida de Zico; e a terceira, após sair contundido de uma partida).

"Tenho o maior orgulho de jogar na terra onde Jesus Cristo nasceu."
(Atribuída a Claudiomiro, ex-Inter de Porto Alegre, ao chegar a Belém do Pará para disputar uma partida contra o Paysandu, pelo Brasileirão de 1972).

"The football is a little box of surprise."
(Atribuída a Pelé, o Atleta do Século 20, após uma vitória de virada para o Santos, traduzindo o futebolês ao pé da letra. A frase conhecida em português é "o futebol é uma caixinha de surpresas").

"Que campeonatinho mixuruca, nem tem segundo turno!"
(Atribuída a Garrincha, gênio do Botafogo e da Seleção Brasileira, durante a comemoração da conquista da Copa do Mundo em 1958).

"O meu clube estava à beira do abismo, mas tomou a decisão correta e deu um passo à frente."
(Atribuída a João Pinto, ex-Benfica de Portugal).

"A moto eu vou vender, e o rádio eu vou dar para minha avó."
(Atribuída a Biro-Biro, ex-Corinthians, ao responder a um repórter o que faria com o "Motorádio" que ganhou como melhor jogador da partida).

“O difícil, como vocês sabem, não é fácil.”
"Quero agradecer à Antarctica pelas brahmas que nos enviou..."
"O Sócrates é invendável, inegociável e imprestável."
"Depois da tempestade vem a ambulância"
"Jogador tem que ser completo como o pato, que é um bicho aquático e gramático"
(Atribuídas a Vicente Matheus, ex-presidente do Corinthians, ao recusar a oferta dos franceses pelo jogador).

"Não venham com problemática que eu tenho a solucionática."
(Atribuída a Dadá Maravilha, ex-Atlético Mineiro, Inter, Fla, Bahia, Sport e Seleção Brasileira)

"A partir de agora, meu coração tem uma cor só: é rubro-negro."
(Atribuída a Fabão, ex-Fla e São Paulo, ao chegar ao clube carioca)

"As pessoas querem que o Brasil vença e ganhe."
(Atribuída a Dunga, ex-técnico da Seleção Brasileira)

“Ô, Tovar!…Me traz lá do supermercado um frasco do desodorante IÔIÔ.”
(Atribuída a Manga, ex-Botafogo, Inter e Seleção Brasileiro, ao pedir ao meia colorado que comprasse o desodorante 1010)

"Estou muito feliz de jogar na Sociedade Esportiva Corinthians.”
(Atribuída a Gustavo Nery, ex-Corinthians e Flu, na apresentação no Timão, confundindo o nome do clube com o do Palmeiras, maior rival)..

“Eu disconcordo com o que você disse.”
(Atribuída a Vladimir, ex-Corinthians, discordando do repórter. A ironia é que existe o verbo desconcordar, e não disconcordar, e o jogador foi muito criticado pela frase).

"Assinar eu ainda não assinei, mas já acertei tudo bocalmente."
(Atribuída a Pitico, ex-Santos, após acertar a renovação do contrato)

“Na Bahia é todo mundo muito simpático. É um povo muito hospitalar."
(Atribuída a Zanata, ex-lateral do Flu, ao falar sobre a hospitalidade do povo baiano).

"Estou realizando meu sonho de ir jogar no futebol europeu."
(Atribuída a Váldson, ex-Bota e Fla, ao trocar o Fla pelo Querétaro, do México).

"Realmente, minha cidade é muito facultativa."
(Atribuída a Elivelton, ex-Cruzeiro e São Paulo, sobre a quantidade de faculdades existentes em sua cidade natal).

"Chegarei de surpresa dia 15, às duas da tarde, vôo 619 da Varig..."
(Atribuída a Mengálvio, ex-Santos, ao avisar à família sobre sua chegada de excursão à Europa)

http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2012/03/grandes-frases-folcloricas-do-futebol-que-ninguem-disse.html

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 04 de Março de 2012, 00:18:28 »
[...]"Estou muito feliz de jogar na Sociedade Esportiva Corinthians.”
(Atribuída a Gustavo Nery, ex-Corinthians e Flu, na apresentação no Timão, confundindo o nome do clube com o do Palmeiras, maior rival)[...]
Essa não é do Gustavo Nery e sim do Amoroso, em 2006. O que o Gustavo Nery havia dito outra vez era "Corinthians Futebol Clube".

It's an award I've won"

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 05 de Março de 2012, 23:03:11 »
Oito motivos que emperram a seleção

Mano Menezes já tem quase dois anos de trabalho à frente da seleção brasileira, mas ainda não agradou. Não tem restrição para convocar jogadores, mas a transição entre o fracasso da Copa de 2010 e a esperança por um resultado em 2014 não vem sendo bem estabelecida. Os problemas são vários e quase em todas as posições. Inexperiência, falta de continuidade, contusões, apostas mal feitas. Enfim, o que se vê hoje, em campo, é um time bem abaixo de suas reais condições e que está longe das grandes seleções do mundo, como Alemanha, Espanha e Holanda. Confira os motivos que deixam a seleção brasileira sem a moral devida e também o que poderia ser feito para melhorar.

Goleiro

Hoje, Júlio César parece ser o titular absoluto do time de Mano Menezes. Mas o goleiro da Inter de Milão não deveria ter todo esse prestígio. Desde a falha na eliminação do Brasil na Copa do Mundo de 2010, ele não é o mesmo. Teve seu condicionamento físico questionado, mas atualmente não é mais lembrado entre os melhores do planeta na posição. No último amistoso, voltou a falhar em um chute mascado de Ibisevic. E até mesmo na Inter não tem sido aquele goleiro que evitava derrotas ou garantia triunfos.

Nessa posição, Victor foi o primeiro goleiro experimentado por Mano Menezes. Mas caiu de rendimento em 2011 e perdeu espaço. O botafoguense Jefferson também já foi o preferido, mas não figurou na última convocação. Diego Alves, que vem fazendo boas atuações no Valencia, merece um pouco mais de atenção do treinador. Tem dois anos para adquirir experiência de seleção e já mostrou que tecnicamente está em um nível superior que os concorrentes.

Lateral

Do lado direito, Daniel Alves do Barcelona é o dono da posição. Mas quando veste a camisa amarela, não parece o mesmo jogador. Por não poder abrir mão da defesa, o lateral não consegue colocar toda sua técnica a serviço da seleção. E isso culminou com sua ida para o banco de reservas durante a Copa América. Dani Alves chegou a ser preterido por Maicon. Fora essa dupla que já domina a seleção há alguns anos, tem o ex-santista Danilo correndo por fora. Mas, por enquanto, o barcelonista é a melhor opção.

Do lado esquerdo, Mano parece, finalmente, ter encontrado uma peça insubstituível. Marcelo repete na seleção o futebol apresentado no Real Madrid e é dono absoluto da camisa 6. O trabalho do treinador começou com André Santos de titular na posição, mas o jogador do Arsenal caiu em descrédito depois da falha cometida em um dos gols da Alemanha em amistoso no ano passado. O que falta, nesse caso, é um substituto à altura de Marcelo.

Zagueiro

Thiago Silva e David Luiz formaram a dupla de zaga no primeiro jogo de Mano Menezes. E eles seguiram assim por um bom tempo. Até que o treinador resolveu dar chance aos 'veteranos' da Copa de 2010. Nesse caso, Lúcio voltou ao time, empurrando David Luiz para o banco de reservas. Com o fracasso na Copa América, Lúcio ficou para trás. David Luiz, mesmo em fase irregular no Chelsea, é o preferido de Mano, mas Dedé, do Vasco é quem tem, no momento, o melhor perfil para acompanhar Thiago Silva. O zagueiro do Milan é um dos nomes indiscutíveis entre os titulares, apesar do pouco serviço mostrado com a camisa da seleção em grandes competições.

Volante

Lucas Leiva e Ramires foram os preferidos no começo. O primeiro dava a sustentação necessária à defesa, enquanto o segundo tem velocidade para ser acionado quando chega ao ataque de surpresa. Lucas ainda é a aposta para a cabeça de área, mas teve sua trajetória interrompida por uma contusão no joelho, enquanto Ramires perdeu espaço. Hoje, é Fernandinho a bola da vez. E assim vem sendo desde o amistoso contra a Alemanha no ano passado. Elias é outra opção para essa função. No trabalho mais eficaz de marcação, Sandro e Ralf estão bem cotados, mas o jeito incansável do corintiano não pode ser deixado de lado. É de se pensar um teste com Ralf de primeiro volante

Camisa 10

Essa é a grande incógnita para Mano Menezes. E para qualquer um que olhe criticamente para a seleção brasileira. Ao que tudo indica, Ronaldinho Gaúcho não dará grandes frutos a longo prazo. No curto prazo, talvez interesse como um ponto de transição. Mas quem pode vestir a camisa 10? Paulo Henrique Ganso foi o primeiro escolhido, mas titubeou quando se recuperou de grave contusão. Hoje parece melhor, mas ainda não é uma garantia. Robinho já foi testado nessa ligação entre defesa e ataque, mas não funcionou. Jadson e Renato Augusto foram outros nomes que fracassaram. Quando Kaká teria uma chance, acabou se machucando. Problema que o inviabiliza como titular absoluto da equipe. Diante disso, o mais sensato parece recorrer à ideia original, com Ganso sendo o principal articulador do time, já que carrega como brinde o entrosamento com Neymar.

E o outro meia?

Robinho foi o primeiro dono da posição, já que Mano almejava um Brasil protagonista. Aos poucos, começou a mudar de ideia. Elano ganhou força, mas foi esquecido após a Copa América. Fernandinho jogou no setor, assim como Elias para reforçar a marcação. Jadson até foi bem ao lado de Ganso, mas não foi isso o que viu o treinador. Outros testados foram Philippe Coutinho e Carlos Eduardo. No último amistoso, contra a Bósnia, Hernanes foi chamado para executar essa função. Pelo alto rendimento que tem na Lazio jogando mais adiantado, merece seguir entre os titulares. Mas é urgente que se resolva qual será a dupla de meias ofensivo que deve ser preparada para as grandes competições.

Ataque

Neymar é outro nome indiscutível no time, mas quem será o parceiro dele? No começo do trabalho, Alexandre Pato parecia o nome ideal. Desandou a fazer gols, mas, na sequência, se contundiu e não fez uma boa Copa América. Perdeu pontos. Fred foi testado, mas, como nem sempre está em forma, não tem a confiança total de Mano. Mesmo assim, não pode ser desprezado pela técnica, experiência e capacidade de fazer gols. Hoje, quem brilha com a camisa 9 é Leandro Damião, que entrou no time cheio de personalidade e até já deixou sua marca. Não vive seu melhor momento, mas é de se respeitar a capacidade técnica e versatilidade dentro da área. Seria uma briga boa entre ele e Fred para o técnico decidir quem deve ser o parceiro de Neymar. E, nesse caso, qualquer que seja o vencedor, o Brasil estará bem servido.

Esquema tático

Protagonismo foi a palavra preferida de Mano Menezes no começo do trabalho. Ele queria que o Brasil ditasse o ritmo dos jogos diante das grandes seleções jogando ao seu estilo, com um futebol vistoso e que agradasse à torcida. Mas, na prática, pouco disso se viu. E depois que Paulo Henrique Ganso se contundiu gravemente, ficou mais difícil. Como os resultados não apareciam, e muito menos um camisa 10, Mano abriu mão de seu terceiro atacante. Sobrou para Robinho, que já não era muito querido para os torcedores. A função tática ofensiva do Rei das Pedaladas foi trocada por alguém que ajudasse a resguardar a defesa. Elias, Fernandinho foram os primeiros testados nessa dupla função. Hoje é Hernanes o dono da posição. Com justiça. Mas o que se viu até agora foi uma confusão na maneira de a seleção atuar. Tudo começou com um 4-3-3. Meses de trabalho foram jogados fora por causa de resultados adversos. E o 4-3-1-2 passou a dominar. Agora é o 4-4-2 quem manda. A confiança plena nesse estilo de jogo faz até Mano abrir mão de alternativas. E, enquanto isso, o protagonismo tão aclamado fica para outra hora. O que está valendo são os 'três pontos', mesmo que a equipe não tenha jogos oficiais até o meio de 2013.

http://esportes.br.msn.com/fotos/oito-motivos-que-emperram-a-sele%c3%a7%c3%a3o

Pra mim esse Mano Menezes será o próximo Lazaroni.

Eu também suspeito fortemente de estarmos numa nova "geração Lazaroni" (1987-1990) relativo à qualidade dos jogadores. Dá até vergonha comparar os quatro melhores jogadores não-defensores do Brasil com os da Espanha e da Argentina. Vejamos os Top 4 de cada seleção:

Espanha: Xavi, Iniesta, Fabregas, Villa.
Argentina: Messi, Aguero, Di Maria, Higuaín.
Brasil: Deixe para lá.

Eu definitivamente não apostaria minhas fichas nessa nova geração, mas, de qualquer forma, vamos ver o que acontece nas Olimpíadas de Londres.
« Última modificação: 05 de Março de 2012, 23:11:47 por -Huxley- »

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 06 de Março de 2012, 13:40:22 »
Drogba lidera ranking de maior goleador do século XXI; angolano surpreende, e Luis Fabiano é 18º

O argentino Lionel Messi, do Barcelona, e o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, seguem avançando na lista, mas ainda se encontram muito afastados do topo, em 12º e 13º

O marfinense Didier Drogba, atacante do Chelsea, lidera a estatística de maior goleador do mundo neste século, segundo a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS).

A IFFHS levou em conta gols marcados em partidas de seleções, em Olimpíadas, Mundial de Clubes, competições continentais de times, Supercopa continental de todas as confederações e jogos oficiais entre os respectivos clubes campeões continentais.

Após 11 anos, Drogba encabeça o ranking com 92 gols, imediatamente à frente do alemão Miroslav Klose e do holandês Ruud van Nistelrooy, que defendem atualmente Lazio e Málaga, respectivamente.

O argentino Lionel Messi, do Barcelona, e o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, seguem avançando na lista, mas ainda se encontram muito afastados do topo, em 12º e 13º.

O brasileiro mais bem colocado, em 18º, é Luís Fabiano, que desde o ano passado voltou ao Brasil para defender novamente as cores do São Paulo.

Veja abaixo os primeiros colocados do ranking da IFFHS (2001-2011):

1. Didier Drogba (CDM): (Olympique de Marselha/Chelsea) 92 gols
2. Miroslav Klose (ALE): (Kaiserslautern/Werder Bremen/Bayern de Munique/Lazio) 88
3. Ruud van Nistelrooy (HOL): (Manchester United/Real Madrid/Hamburgo/Málaga) 87
4. Thierry Henry (FRA): (Arsenal/Barcelona) 85
5. Samuel Eto'o (CAM): (Mallorca/Barcelona/Inter de Milão) 84
6. David Villa (ESP): (Zaragoza/Valencia/Barcelona) 80
7. Raúl González (ESP): (Real Madrid/Schalke 04) 75
8. Flávio da Silva Amado (ANG): (At.Petróleos Luanda/Al-Ahly/Al-Shabab) 74
9. Dimitar Berbatov (BUL): (Bayer Leverkusen/Tottenham/Manchester United) 72
10. Andriy Shevchenko (UCR): (Milan/Chelsea/Dínamo de Kiev) 72
12. Lionel Messi (ARG): (Barcelona) 69
13. Cristiano Ronaldo (POR): (Manchester United/Real Madrid) 66
18. Luís Fabiano (BRA): (São Paulo/Porto/Sevilla) 59

http://esportes.br.msn.com/futebol/drogba-lidera-ranking-de-maior-goleador-do-s%c3%a9culo-xxi-angolano-surpreende-e-luis-fabiano-%c3%a9-18%c2%ba

It's an award I've won"

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 09 de Março de 2012, 10:15:35 »
Influência paulista na presidência da CBF já incomoda federações 'rebeldes'

Presidentes de federações já haviam manifestado insatisfação com o aumento da influência do estado de São Paulo na entidade que comanda o futebol nacional desde o início dos boatos de saída de Ricardo Teixeira

Ricardo Teixeira mal deixou a presidência da CBF por licença médica dando lugar ao interino José Maria Marin, e já existem vozes dissidentes. Assim como havia acontecido desde o início dos boatos sobre a saída de Teixeira do cargo, no começo de fevereiro, teme-se que a entidade que comanda o futebol brasileiro seja dominada pelo estado de São Paulo.

Marin é o vice-presidente da CBF na Região Sudeste, ex-governador paulista e aliado do presidente da Federação local, Marco Polo Del Nero. E é Del Nero, e não Marin, interino de fato, quem parece incomodar mais os 'rebeldes', como foram apelidados os dirigentes de federação insatisfeitos com o crescente poderio de São Paulo.

"O Marco Polo parece que fala como presidente interino. Vamos estar vigilantes. Eles intitularam alguns presidentes de rebeldes. Mas não somos rebeldes. No máximo somos independentes em nossa teoria. Esperamos que o Marin sinta que ele está interino não da Federação Paulista, mas da CBF e que existem outros estados que precisam ser fomentados", afirmou ao ESPN.com.br o presidente da Federação Baiana, Reginaldo Rodrigues.

O fato de Del Nero ter dito que o pedido de licença de Teixeira não o surpreendeu chamou a atenção do presidente da Federação Gaúcha, Francisco Noveletto, outro dos 'rebeldes'. "Talvez ele fale isso porque tenha informação mais privilegiada do que a nossa. Mas ele sempre teve influência. Está tendo, não é?"

Del Nero garante que não vai haver muitas mudanças nas diretrizes da CBF enquanto Marin estiver no comando. "Se ele é presidente, ele tem autonomia, de acordo com programação do presidente anterior. Ele vai seguir a mesma linha do presidente anterior, até por lealdade."

Até quando?
Noveletto e Rodrigues afirmaram que na assembleia extraordinária da CBF realizada em 29 de fevereiro, houve um pedido a Ricardo Teixeira para que os vices das cinco regiões do Brasil se revezassem como interinos durante a licença do presidente.

Segundo o dirigente baiano, desde que o estatuto da CBF foi reformado em 2006, é possível se ausentar da presidência por até 180 dias consecutivos. Nenhum dos cartolas diz ter sido informado do período pelo qual Teixeira ficará afastado. Porém, existem indícios de que este poderia ser o adeus definitivo do cartola, desgastado pelos 23 anos no cargo e pelas acusações contra sua pessoa.

"No dia 29 passado, na assembleia, ele já tinha deixado avisado que poderia se licenciar por questões de saúde. Em outras licenças dele ele sempre dizia o período, e dessa vez foi um documento bem singelo, em duas linhas", afirma Rodrigues.

Dono de discurso ameno, o vice-presidente da CBF no Centro-Oeste, Weber Magalhães, se diz à disposição caso o rodízio na presidência seja adotado, mas afirma confiar no trabalho de Marin. "Ele tem experiência e competência para dar continuidade ao trabalho e seguir atendendo às reinvindicações de todos os estados."

Homem de confiança de Teixeira, Magalhães se recusa a falar sobre a chances do aliado não voltar ao comando do futebol brasileiro enquanto se tratar apenas de uma licença. Mas Reginaldo Rodrigues está atento. "Espero que não seja o início de um conflito entre as federações."

http://esportes.br.msn.com/futebol/influ%c3%aancia-paulista-na-presid%c3%aancia-da-cbf-j%c3%a1-incomoda-federa%c3%a7%c3%b5es-rebeldes

It's an award I've won"

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #44 Online: 10 de Março de 2012, 10:48:26 »

Eu também suspeito fortemente de estarmos numa nova "geração Lazaroni" (1987-1990) relativo à qualidade dos jogadores. Dá até vergonha comparar os quatro melhores jogadores não-defensores do Brasil com os da Espanha e da Argentina. Vejamos os Top 4 de cada seleção:

Eu definitivamente não apostaria minhas fichas nessa nova geração, mas, de qualquer forma, vamos ver o que acontece nas Olimpíadas de Londres.

Com a volta do Ganso não tenho dúvidas de que se reforça o esquema Ganso-Daniel Alves-Neymar. Os problemas não estão aí ao meu ver, estão na insuficiência de inventividade por parte de volantes e inexperiência de zagueiros.

A despeito de alguns erros ao longo de uma excelente carreira, não se pode contar mais com Lúcio e há que pensar em nomes fortes nessas posições. O contra-ataque continua sendo a melhor saída do Brasil mas o contra-ataque hoje é lento e previsível.

E experimentar outros goleiros é uma necessidade porque eu vejo uma curva descendente em Júlio César, outro goleiro precisará substituí-lo até 2014. E realmente a safra de bons goleiros brasileiros parece ter acabado, o que é bem complicado porque hoje qualquer seleção massomeno tem um par de jogadas que sabe fazer bem e pode complicar qualquer seleção. Para quem tinha que escolher entre Dida-Taffarel e se deu inclusive o luxo de dispensar um monstro como Rogério Ceni, agora deve estar chorando ...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 13 de Março de 2012, 14:33:35 »
A renúncia de Teixeira nas rivais Globo e Record

A renúncia de Ricardo Teixeira foi um dos assuntos mais comentados no mundo nesta segunda-feira. No Brasil, as duas maiores emissoras de TV também repercutiram a saída do então presidente da CBF em seus principais telejornais do dia, mas ambas em tons totalmente distintos.

No Jornal Nacional, da TV Globo, a reportagem de pouco mais de três minutos deu ênfase principalmente às conquistas da seleção brasileira sob o comando de Teixeira. “Foram 112 títulos, fim de um jejum de quatro décadas, três finais consecutivas em Copas do Mundo, cinco Copas Américas conquistadas”.

A Globo também exaltou o ex-mandatário dizendo que foi ele quem organizou o calendário do futebol brasileiro e instituiu a fórmula dos pontos corridos no Campeonato Brasileiro.

Sobre todas as polêmicas envolvendo Ricardo Teixeira ao longos dos 23 anos no comando da CBF, apenas uma citação da reportagem: “Colecionou amigos e adversários. Desafetos de Romário a Pelé. Foi alvo de denúncias, mas sempre disse que as acusações eram falsas e de caráter político. Viu os processos envolvendo a ISL serem arquivados”.

Finalizando, logo depois do pequeno trecho sobre as denúncias, a Globo exaltou outros “feitos” alcançados pelo ex-presidente. “Teixeira assumiu a seleção quando tinha apenas dois patrocinadores. Deixa a CBF com dez patrocinadores e R$ 271 milhões de patrimônio”.

Na TV Record, no Jornal da Record, principal noticiário concorrente da rival Globo, o foco foi outro, bastante diferente. Na matéria de nove minutos, nenhuma conquista foi citada. O ataque a Teixeira foi pesado, começando pela escalada dos apresentadores: “Usava o futebol como enorme balcão de negócios dos seus amigos”.

A reportagem abordou todas as principais polêmicas que envolveram a gestão de Teixeira, como a acusação de recebimento de propina no caso da ISL – assim como o ex-sogro João Havelange - e os negócios suspeitos em cima da Copa do Mundo de 2014. Sempre mostrando documentos na imagem.

A Record relembrou também as suspeitas sobre o amistoso de 2008, no Distrito Federal, quando a seleção brasileira venceu Portugal por 6 a 2. “O jogo custou R$ 9 milhões extras aos cofres públicos, pagos a uma empresa sem nenhuma experiência no ramo”.

O tom de cada emissora é compreensível até certo ponto, já que a Globo sempre foi parceira da CBF, recebendo com exclusividade os direitos de transmissão dos jogos da seleção e do Campeonato Brasileiro. A Record, motivada por não ter chance na concorrência pelos direitos de transmissão, declarou guerra a Ricardo Teixeira e, desde 2010, vem exibindo reportagens mostrando as polêmicas do cartola.

http://colunistas.ig.com.br/esportes/2012/03/13/a-renuncia-de-teixeira-nas-rivais-globo-e-record/
Andrés põe 'cargo de confiança' à disposição na CBF, mas quer seguir, diz jornal

Segundo 'O Estado de S. Paulo', diretor de seleções entregou seu posto assim que soube da renúncia de Ricardo Teixeira

O diretor de seleções da CBF, Andrés Sanchez, colocou seu cargo à disposição tão logo soube da renúncia de Ricardo Teixeira à presidência do órgão, mas quer seguir trabalhando na entidade, informa a edição desta terça-feira do jornal "O Estado de S. Paulo".

Segundo o periódico, o ex-presidente corintiano ofereceu a devolução de seu posto por entender tratar-se de um cargo de confiança. Mas ele sequer tirou suas coisas da sede da entidade, no Rio de Janeiro, e espera apenas um sinal do novo mandatário, José Maria Marin, para continuar no orgão.

Marin disse em seu discurso, na segunda, que dará continuidade ao trabalho feito por Teixeira na CBF, o que não dá margem para a retirada de Andrés de seu cargo, que lhe rende mensalmente salário de R$ 75 mil.

No entanto, a coluna De Prima do jornal "Lance!" afirma, também em sua edição desta terça, que Marin disse há cerca de duas semanas durante uma reunião em São Paulo que pretende tirar Andrés Sanchez do cargo.

http://esportes.br.msn.com/futebol/andr%c3%a9s-p%c3%b5e-cargo-de-confian%c3%a7a-%c3%a0-disposi%c3%a7%c3%a3o-na-cbf-mas-quer-seguir-diz-jornal

It's an award I've won"

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 14 de Março de 2012, 11:27:38 »
No caso ISL Teixeira era 'laranja' de Havelange

O esquema de pagamentos de propinas na Suíça pela empresa ISL e que, segundo a rede britânica BBC, envolve diretamente Ricardo Teixeira foi criado como forma de garantir um salário paralelo para o então presidente da Fifa, João Havelange.

Essa é a versão que o ex-presidente da CBF - renunciou anteontem e deixou José Maria Marin no cargo - usaria caso o escândalo viesse a público. Pessoas próximas a Teixeira na Europa dizem que ele alega que nem sequer era membro da Fifa na época e que, apesar de ter recebido o dinheiro, os fundos, na realidade, eram dirigidos para Havelange.

Sua defesa, porém, contrasta com as suspeitas de que os dólares eram um suborno para a cúpula do esporte brasileiro, com a finalidade de garantir contratos para empresas. Para a Justiça suíça, o propinoduto foi criado pela ISL e pela Fifa ainda nos anos 80 e movimentou, até 2001, cerca de US$ 140 milhões (R$ 252 milhões).

Os investigadores consideram que a empresa fazia bem mais do que vender direitos da Copa. Era o próprio banco privado da Fifa, com a diferença de que não precisava passar por nenhum controle.

A polêmica envolvendo a ISL se transformou na principal ameaça para Ricardo Teixeira no exterior e também dentro da Fifa. O atual presidente da entidade, Joseph Blatter, depois de anos pagando advogados para conseguir manter os documentos em sigilo absoluto, passou a usar o escândalo para fragilizar e pressionar o dirigente brasileiro, que se tornou seu desafeto ao apoiar a candidatura de Mohammed Bin Hammam, do Catar, à presidência na eleição do ano passado.

Agora, com sua saída, a Fifa poderá até mesmo publicar os documentos. Mas não abrirá investigações, já que se trata de um caso envolvendo um ex-membro.

No COI, que também havia aberto uma investigação contra Havelange, o comitê de ética também chegaria à conclusão de que o brasileiro teria de ser expulso. Dias antes da decisão, Havelange alegou problemas de saúde e renunciou ao cargo que exercia na entidade.

Um tribunal do Cantão de Zug, na Suíça, abriu o caso e concluiu, em 2010, que 'dois membros estrangeiros'' da Fifa haviam de fato recebido subornos da ISL nos anos 90. Documentos obtidos pelo Estado mostram, ainda, que esses dois estrangeiros admitiram diante do tribunal o recebimento do dinheiro. Mas ambos optaram por pagar as multas estipuladas e devolver parte do que haviam ganhado em troca do arquivamento do processo e a manutenção dos detalhes em total sigilo. Segundo a BBC, essas pessoas são Teixeira e Havelange.

O Estado apurou que Teixeira já se preparava para a divulgação dos documentos e montava sua defesa, baseada justamente na alegação de que o dinheiro não era para ele, mas sim para seu ex-sogro. Segundo sua própria tese, ele seria apenas um 'laranja'' de Havelange.

A justificativa do ex-presidente da CBF era de que Havelange, nos anos 80 e início dos 90, decidiu receber de forma extraoficial os recursos, já que, como presidente da Fifa, não ganhava um salário propriamente dito. A forma de garantir uma renda maior, segundo essas pessoas com bom trânsito com Teixeira, foi criar um canal de propinas entre a empresa que comercializava os direitos de tevê da entidade e a cúpula da organização.

Fraude descoberta

O sistema, porém, acabou perpetuado e foi descoberto, dentro da entidade, por causa de um erro daqueles que pagavam o suborno. No dia 3 de março de 1997, funcionários do setor de contabilidade da Fifa, em Zurique, foram surpreendidos com o depósito de US$ 1,5 milhão (R$ 2,7 milhões) na conta da entidade. O dinheiro vinha da ISL. Não entenderam a transação e chamaram o chefe da divisão de finanças. Ele também não sabia do que se tratava.

Naquele mesmo dia, uma reunião foi convocada com a presença do então secretário-geral da entidade, Joseph Blatter, hoje presidente. O cartola suíço não hesitou e ordenou aos funcionários da Fifa que transferissem o dinheiro imediatamente para a conta pessoal de seu chefe, o brasileiro João Havelange, sob o nome de Renford Investments. O caso, aparentemente, estava resolvido. O problema é que a informação sobre a propina já havia sido vazada.

Fontes em Zurique confirmam que foi esse erro no depósito da ISL que abriu a primeira brecha para o vazamento.

Transparência

Hoje, na Suíça, o acesso aos documentos de Teixeira se transformou em uma batalha pela transparência do Poder Judiciário no país. Quatro jornais abriram processos para ter acesso oficial ao material. Além dos meios suíços, a BBC é o outro veículo de comunicação que iniciou o processo e também obteve o direito de ter acesso aos arquivos.

A promotoria do Cantão de Zug sugeriu que poderia abrir o processo, com a condição de que apenas dois nomes fossem revelados - o de Teixeira e o de Havelange. Todos os demais ficariam ainda mantidos em sigilo.

Os cinco meios de comunicação aceitaram o acordo. A Corte de Zug então deu seu sinal verde para a revelação do teor das investigações. Mas as partes envolvidas apelaram e, agora, o caso aguarda uma decisão do Tribunal Superior, em Lausanne.

http://esportes.br.msn.com/futebol/no-caso-isl-teixeira-era-laranja-de-havelange

It's an award I've won"

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 14 de Março de 2012, 12:55:13 »
Romário descarta assumir CBF e diz que vai ter "roubo pelos cotovelos" na Copa

O ex-jogador e deputado federal Romário (PSB-RJ) disse acreditar que nada vai mudar no futebol brasileiro em um curto prazo com a troca de Ricardo Teixeira por José Maria Marin no comando da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e ainda afirmou não estar apto para assumir o cargo.

Romário é vice-presidente da Comissão e Desporto da Câmara dos Deputados e sempre atuou como um crítico da CBF em relação aos atrasos na preparação para a Copa do Mundo de 2014.

“Não vamos soltar fogos e rojões. Não muda nada. Continua a mesma coisa, os clubes não vão ganhar força. Nem os presidentes de clubes e federações estão contentes com a mudança.  Mas eles mesmo aceitam o jogo, as cartas estão na mesa e o jogo está marcado até 2015. Acredito que o poder continua na mesma. Temos é que torcer para que em 2015 alguma coisa mude”, falou.

“O certo é convocar uma assembleia extraordinária com clubes e federações pra colocar lá um cara com moral,que seja honesto e mude o futebol brasileiro. Neste exato momento eu não seria um cara indicado para presidir a CBF. Mas existem ex-atletas e dirigentes que são aptos para isso”, continuou, sem querer citar nomes.

Artilheiro do Brasil na Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, e eleito melhor jogador do mundo pela Fifa naquele ano, Romário iniciou em fevereiro o segundo ano de seu mandato como deputado. Ele reiterou que vai “fiscalizar” o andamento das obras para o Mundial do Brasil e disse ainda que todo o processo envolvendo o Mundialterároubos“pelos cotovelos”.

“Está tudo muito atrasado. Algumas obras de mobilidade urbana chegam a 80% de atraso. O rombo vai passar de 100 bilhões nessa Copa. Quando chegar as obras emergenciais,aí todo mundo vai roubar pelos cotovelos. Vamos ter de abrir presídios novos pra colocar o pessoal, pois vai faltar lugar [na cadeia]”, finalizou.

http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2012/03/14/romario-descarta-assumir-cbf-e-diz-que-vai-ter-roubo-pelos-cotovelos-na-copa.htm

It's an award I've won"

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 16 de Março de 2012, 22:21:52 »

Com a volta do Ganso não tenho dúvidas de que se reforça o esquema Ganso-Daniel Alves-Neymar. Os problemas não estão aí ao meu ver, estão na insuficiência de inventividade por parte de volantes e inexperiência de zagueiros.

A despeito de alguns erros ao longo de uma excelente carreira, não se pode contar mais com Lúcio e há que pensar em nomes fortes nessas posições. O contra-ataque continua sendo a melhor saída do Brasil mas o contra-ataque hoje é lento e previsível.

E experimentar outros goleiros é uma necessidade porque eu vejo uma curva descendente em Júlio César, outro goleiro precisará substituí-lo até 2014. E realmente a safra de bons goleiros brasileiros parece ter acabado, o que é bem complicado porque hoje qualquer seleção massomeno tem um par de jogadas que sabe fazer bem e pode complicar qualquer seleção. Para quem tinha que escolher entre Dida-Taffarel e se deu inclusive o luxo de dispensar um monstro como Rogério Ceni, agora deve estar chorando ...

FZapp,

Realmente parece que nós dicordamos radicalmente em todos as seções de assunto da seleção. Vamos para a minha análise:

Meio e Ataque: Até agora está tudo na promessa. Daniel Alves foi uma das principais decepções do Brasil tanto na última Copa do Mundo quanto na última Copa América. Ganso fez um segundo semestre fraco em 2011 jogando pelo Santos (uma coisa que fez até diminuir o valor do passe dele). Só mais recentemente recuperou o bom futebol e precisa de consistência para fazer jus a fama de craque. Bem, sobrou Neymar, que indiscutivelmente é craque e o melhor jogador do futebol brasileiro, mas esse patamar ainda não é suficiente. Edmundo e Edílson também já foram craques e número 1 do futebol brasileiro, mas jamais demonstraram talento suficiente para liderar o título de uma grande seleção numa Copa do Mundo ou o título de um grande clube numa Liga dos Campeões. Ninguém duvida, por outro lado, que jogadores como Messi, Cristiano Ronaldo e Rooney já alcançaram esse nível. Na minha opinião, Neymar ainda está muito longe do nível do Ronaldo pré-Copa de 1998 e a falta de experiência europeia pode agravar sua situação.

Insuficiência de inventividade dos volantes: Eu acho que, neste quesito, o Brasil está no mesmo nível ou acima da média dentre seleções com chances reais de vencer a Copa do Mundo. Hernanes estreou numa Lazio que tinha acabado de terminar uma temporada na 12ª posição na liga local, mas hoje o time romano já é Top 3 da Série A italiana e o brasileiro foi "promovido" de volante a meia no seu clube. Quanto ao Ramires, quase ninguém falava mal do nível de inventividade dele até o fim da Copa do Mundo de 2010 (ele jogou bem a última Copa das Conferderações e a última Copa do Mundo). O problema do Ramires é o mesmo de Daniel Alves. Como ele não joga num nível alto há um bom tempo na seleção, dá-se a impressão que falta talento nele. Mas a história mostra que o passado não é um estimador confiável do desempenho futuro de um atleta na sua seleção (vide os casos de Luís Fabiano 2007, Rivaldo 2002, Zidane 2006, etc.).

Inexperiência da zaga: Thiago Silva é a antítese de um zagueiro inexperiente. Já David Luiz terá 3 temporadas no Chelsea até a Copa de 2014, se mantiver o nível que demonstrou anteontem na partida pela Liga dos Campeões (lembrando do mesmo critério que você empregou com Lúcio, o que vale é o que terá acontecido até 2014).

Goleiros: Júlio César está na descendente, mas felizmente a idade nada tem a ver com a história. Júlio César ainda é relativamente jovem para um goleiro (32 anos, a mesma idade em que Rogério Ceni chegou ao auge na carreira), uma posição em que a longevidade costuma ser maior. Ademais, Diego Alves do Valencia me parece ser uma razoável opção, seja para titular ou para reserva. 

Por fim, não é demais lembrar que Murchinho Gaúcho já era e que Kaká ainda não saiu da reserva do Real Madrid (quando Di Maria se recuperar da lesão, ele provavelmente voltará a ficar com a bunda quadrada de tanto sentar no banco). Por fim, o companheiro de Neymar no ataque ainda é uma incógnita e seja qual for o nome, ele não é capaz de assustar qualquer seleção grande.
« Última modificação: 16 de Março de 2012, 22:53:43 por -Huxley- »

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #49 Online: 17 de Março de 2012, 00:20:35 »
Eu penso mais ou menos como o Huxley, quanto a qualidade dos jogadores atuais.

A maior decepção é o Ganso. Quando apareceu, pensei que seria o novo Zidane. Mas ele tornou-se um jogador previsível em campo e limitado. Comparado com os grandes meias de outros países, como o Xavi, Iniesta e Özil, que marcam, driblam, passam, cruzam, correm, organizam o jogo...

Eu gosto do futebol do Ramires, mas ele de vez enquando entrega o ouro por nervosismo.

O Neymar tem tudo para ser um grande jogador, mas falta experiência com sistemas defensivos mais fortes. Pato é um bom atacante, no entanto.

Daniel Alves é ruim defensivamente, e é um jogador de defesa. :P

Thiago Silva e Marcelo, titulares absolutos em qualquer equipe no mundo. :P

E ainda temos um técnico que vê jogo após jogo a seleção jogar da mesma forma, e não faz o menor esforço para mudar...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!