Por isso se chama opnião, e não moro fora do país, moro em Brasília. E não gosto de praia por vários motivos, inclusive por ter sido forçado a ir para elas e ficar por lá muito mais tempo que gostaria quando era menor (cultura familiar?).
Pois então, tenho alguns amigos que moram fora do Brasil, que embora adaptados, sentem muita falta de coisas triviais da nossa cultura, gastronomia e clima. Coisas que antes eram até banais e de tão corriqueiras eram desprezadas, como contaram.
Relações familiares podem ser boas e podem ser ruins. O mito de que família é algo bom é um erro, concordo. Coisas terríveis podem acontecer dentro dos ambientes familiares, mas achar ruim que sua família te obrigou a ir para a praia parece frescura sim, muita gente quer ser "obrigada" a ir para a praia.
Mas sério, pessoas tímidas e que não tem muita facilidade de fazer amizades ou não se sentem muito a vontade entre relações sociais mais intensas podem ter muita dificuldade num lugar como o Brasil. Eu mesmo tenho essa dificuldade, mas aprendi a não ficar lutando contra a maré, e tento me adaptar da melhor maneira possível, sem maiores traumas.