Autor Tópico: 20 reasons I hate living in Brazil  (Lida 24496 vezes)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re:20 reasons I hate living in Brazil
« Resposta #75 Online: 21 de Abril de 2012, 21:02:37 »
Em POA e principalmente em Pelotas o pessoal gosta de falar: "Tu fostes lá na loja comprar o objeto?"; "Tu já comprastes aquele imóvel?"; "Tu tens que ir lá...".

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #76 Online: 21 de Abril de 2012, 21:05:50 »
Sim, mas ainda é menos comum do que usar a 2ª pessoa com o verbo conjugado na 3ª.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 21 de Abril de 2012, 21:15:29 »
Sim, eu só vejo isso em POA e em Pelotas. E ainda assim não é a regra.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 21 de Abril de 2012, 21:58:01 »
Eu mesmo uso raramente a 2ª pessoa corretamente. E olha que eu me policio para falar o menos errado possível, principalmente o uso de substantivos no plural, que é praticamente inexistente aqui. :lol:

O comum para um Porto-alegrense é: "-Quantos pão tu comprou?" "-Eu comprei seis pão."
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #79 Online: 21 de Abril de 2012, 23:36:18 »
Na real, lembrei agora que na maioria dos casos em que eles falam  na segunda pessoa eles acabam falando "tu comprasses", "tu fosses", "tu fizesses".

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #80 Online: 22 de Abril de 2012, 00:34:03 »
Festas públicas com bolos gigantes são um bom indicador da cultura de cada país?
[...]

Da cultura não, mas da educação sim.
Depois de ver os vídeos do DDV, do Tiago e do Diego, mais a informação do Barata sobre os dekasegis, estou chegando à conclusão que o problema da falta de educação e desonestidade é um problema de SP e não do Brasil. :biglol:

Eu sofri um furto em uma certa cidade muito conhecida do Nordeste... ::)
Foto USGS

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #81 Online: 22 de Abril de 2012, 02:35:19 »
Na real, lembrei agora que na maioria dos casos em que eles falam  na segunda pessoa eles acabam falando "tu comprasses", "tu fosses", "tu fizesses".

Ah sim, sem falar quando usamos a 2ª pessoa de modo errado. Na moral, ninguém assassina o português tão bem quanto o gaúcho. :P

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 22 de Abril de 2012, 08:12:45 »
Festas públicas com bolos gigantes são um bom indicador da cultura de cada país?
[...]

Da cultura não, mas da educação sim.
Depois de ver os vídeos do DDV, do Tiago e do Diego, mais a informação do Barata sobre os dekasegis, estou chegando à conclusão que o problema da falta de educação e desonestidade é um problema de SP e não do Brasil. :biglol:

Eu sofri um furto em uma certa cidade muito conhecida do Nordeste... ::)
Salvador? :)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #83 Online: 22 de Abril de 2012, 08:18:17 »

Aqui também usam essa construção, o mais conhecido é o "visse?". Interessante é que o Tu está mais presente no litoral, onde houve o início do processo de colonização. O interior, onde a colonização ocorre a partir de São Paulo, com os bandeirantes, o comum é o Você. A queda do t em fosses deve ter uma causa como a transformação de foknemas, o Kajsar poderia explicar melhor, mas ele está na fase sumida. :)

Skorpios

• Visitante
« Resposta #84 Online: 22 de Abril de 2012, 10:52:42 »

Aqui em SC isso é praticamente a regra.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #85 Online: 22 de Abril de 2012, 11:09:21 »
Variações do você: ocê, cê. Muito comum em Minas,
– Oncê vai? (Livre tradução: Aonde você vai?)
– Uai! Vô ali cocê! (Livre tradução: "Interjeição de espanto"! Vou ali com você!)

:P

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #86 Online: 22 de Abril de 2012, 15:11:20 »

Aqui em SC isso é praticamente a regra.
Então é coisa de português mesmo, que a alemãozada de SC acabou pegando também

Offline RobertoSAF

• Nível 06
  • *
« Resposta #87 Online: 16 de Junho de 2012, 00:01:55 »
O Brasil, no geral, é um lugar terrível pra se viver, mas existem exceções.

Aqui em Goiânia as coisas são bem calmas, não temos favelas, o trânsito não é tão ruim, a cidade ainda não é perigosa, posso sair a noite sem medo de ser assaltado. Florianópolis é outra cidade que eu moraria tranquilamente. Agora, Recife é o inferno na terra. Você sai do aeroporto e já da de cara com crianças de 12, 13 anos se prostituindo, muitas favelas, muitos "nóias" enchendo o saco, praias sujas, ruas caóticas, e assaltos acontecendo á luz do dia |(  São Paulo também não é um lugar muito legal pra se morar, na minha opinião.
E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: onde estás?
Gênesis 3:9 sobre onisciência

Então, desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre, que os filhos dos homens edificavam
Gênesis 11:5 sobre onipresença

Esteve o SENHOR com Judá, e este despovoou as montanhas; porém não expulsou os moradores do vale, porque tinham carros de ferro
Juízes 1:19 sobre onipotência

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 16 de Junho de 2012, 12:43:07 »

Acho que nunca vi escrito assim, pelo menos. Assassinam mas não deixam provas, espertos.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 16 de Junho de 2012, 14:53:39 »
Sim, é algo mais falado mesmo.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #90 Online: 16 de Junho de 2012, 19:28:11 »
É apenas uma variante de português arcaico.

Offline Digão

• Nível 22
  • *
  • Onde estará a fonte que esconde a vida?
« Resposta #91 Online: 18 de Julho de 2012, 20:37:14 »
Em Santos se "tu" também, não?
Acho que não. Desde março fui para lá quase todo final de semana e não ouvi nenhum "tu", só "você".

Os dois santistas que conheço falam "tu" (o sem concordância: "tu vai").

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #92 Online: 19 de Julho de 2012, 01:41:46 »
O que notei em Santos é que o sotaque lembra um pouco o português para uns e o carioca para outros. O que faz um certo sentido visto que o sotaque carioca tem muita influência portuguesa.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #93 Online: 19 de Julho de 2012, 02:27:04 »
no rio temos alguns sotaques estranhos e na região metropolitana alguns microsotaques:

ilha do governador, caxias e parte dessa região usa MUITO o tu conjugando na 3ª pessoa: tu vai, tu quer, tu tá...

no resto do rio é falado tb, mas lá é tipo regra.

na zona sul o falar é mais cantado, e o X é muito forte o uso do "então?' paulistano ao final das frases está cada vez mais forte e já subistutiu o "né?" e o "né não?" tipico carioca por lá e se fala muito, muito "brother"

tem do resto da zona norte e zona oeste que é bem puxado nas girias clássicas: "mermão", "cumpadi", "maneiro", "maluco" etc

já na barra/recreio/jpa se fala um carioca amalandrado artificial. e tem algums expressões próprias, mais gírias o marcante "que vacilo..." quando algo te desagrada.  também tem o uso cada vez maior do verbo "portar" em 1 milhão de sentidos  e o tipico "caraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaca maluco" ou "caaraaaaaaaaaca neguin" com uma voz estridente

em niteroi tem o marcante também não uso do "do" e "da" não se fala da fabiana, se fala de fabiana, se vai na casa de fernando, a casa é de luiz, programa de luciano huck (falam programa do jo so pq o nome é esse)
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
« Resposta #94 Online: 19 de Julho de 2012, 02:28:51 »
em campos, no norte fluminense, divisa com o ES rola uma parada mto mto estranha

a troca do l pelo r, e não é ignorancia, todo mundo fala assim.

moro no broco 9 tem uma praquinha de prástico na frente.

cara, é muito bizarro se acostumar a isso. conheci um médico que se apresentou pra mim como "craudin" mta vontade de rir

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #95 Online: 19 de Julho de 2012, 03:06:46 »
na zona sul o falar é mais cantado, e o X é muito forte o uso do "então?' paulistano ao final das frases está cada vez mais forte e já subistutiu o "né?" e o "né não?" tipico carioca por lá e se fala muito, muito "brother"
"Então?" paulistano no final das frases? Sou paulistano e nunca ouvi isso. A regra por aqui é o "né?".

Obs: algumas pessoas dizem um "então" desnecessário no começo da frase, mas não chega a ser uma mania regional.

Exemplo:

- Aonde você vai esta noite?
- Então, vou ao teatro.

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
« Resposta #96 Online: 19 de Julho de 2012, 08:50:16 »
"Então?" paulistano no final das frases? Sou paulistano e nunca ouvi isso. A regra por aqui é o "né?".

Obs: algumas pessoas dizem um "então" desnecessário no começo da frase, mas não chega a ser uma mania regional.

Exemplo:

- Aonde você vai esta noite?
- Então, vou ao teatro.

isso, desculpe, elas usam mais o então no inicio, nao no fim. viajei mesmo.

sono faz isso.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #97 Online: 21 de Janeiro de 2016, 14:10:14 »
http://www.tudointeressante.com.br/2014/07/o-que-pensam-de-nos-os-comportamentos-que-surpreenderam-os-gringos-no-brasil.html

...

– Quando cheguei aqui, me perguntava por que todo mundo colocava areia na comida. Depois provei e vi que tinha gosto de bacon. E finalmente comecei a colocar farofa em tudo. (risos, risos)

– Achei estranho ver que muitas famílias de classe média têm empregadas domésticas. Nos EUA, só os ricos têm. Fiquei um pouco desconfortável de ver que uma estranha ia fazer minha cama, lavar minha roupa ou preparar meu café da manhã.

...

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #98 Online: 21 de Janeiro de 2016, 15:02:51 »
Acho muito desconfortável ter empregada doméstica. Além disso, parece que jovens que crescem em lares com empregada tornam-se bagunceiras e porcas.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #99 Online: 31 de Janeiro de 2016, 03:17:57 »
Há uma só razão para essa mulher odiar o Brasil. Todo o resto não passa de pretexto para justificar a razão que ela não admite.

Essa gringa é uma daquelas baranga branquelas sem um pingo de feminilidade e charme, sem cintura e sem bunda, como a maioria dessas gringas que a gente vê por aí. Isso se não for gorda também.

Veio pra cá com o marido e o sujeito pirou com as brasileiras.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!