Esse raciocínio se resume a achar que se não houvesse um "ser superior", deus ou deuses, para ditar o que é certo ou errado as pessoas sairiam por aí matando, roubando, estuprando, etc
Não é o que se deduz do que escrevi. Mas o que observamos, é de fato que pessoas que não são tementes a Deus, cometem crimes com mais facilidade.
Voce somente
acredita nisto ou voce consegue
demonstrar isto?
As maiores atrocidades da humanidade em termos absolutos ocorreram a partir do final do século XVI e foram quase todas perpetradas por governantes religiosos e ou por países com população majoritariamente religiosa, incluindo a Inquisição, a "evangelização" (que foi a submissão e destruição física e cultural) dos nativos de outros continentes, a Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial.
Da população carcerária, a quase totalidade é constituída por indivíduos que se dizem religiosos ou, pelo menos, crentes em algum deus.
,... o que obviamente não bate com o que acontece na prática.
então pergunte nos presídios , para ver.......
Voce está equivocado. Reveja as suas fontes.
O que a experiência nos revela é que mesmo em culturas onde a influência religiosa nos ditames morais e éticos é mínima ou inexistente
religiosidade não tem nada a ver com temer a Deus. Quem se orienta e segue os mandamentos da biblia, de amar o próximo, não comete atrocidades que vemos por ai no dia dia. Senão não é crente de fato, e de verdade.
Voce mencionou a "bíblia"? Eu sugiro que voce leia alguns dos livros do Antigo Testamento e constate como é que os seguidores deste compêndio tratavam os indivíduos que não fossem de sua própria tribo.
E mesmo que voce seja cristão e, portanto o nome do seu deus é Javé, poderá constatar que os ensinamentos de Cristo não eram excepcionais sequer para a época, pois Buda já propugnava, cerca de 450 ou 500 anos antes, quase tudo o que o símbolo-mor do cristianismo pregava.
, mesmo assim existem princípios morais, valores e ética e normalmente mecanismos de punição à prática de atos que vão contra esses princípios
e aonde este princípios morais encontram objetividade ? O principio de Hitler era de matar judeus, e os nazistas achavam que era o certo fazer isto.......
Porque Javé permitia ao povo escolhido assassinar pessoas inocentes e ou indefesas aos milhares, como velhos, mulheres grávidas e crianças, como relatado no AT, e depois tal comportamento foi abandonado ou, pelo menos, fortemente criticado, no NT?
Teria o deus judaico-cristão mudado de ideia sobre ética e moral em menos de 1.200 anos?
A prática também nos mostra que os supostos valores morais e éticos dos deuses sempre se compatibilizam com a época e a cultura dos seus respectivos povos.
A lei da biblia de amar o próximo é universal, e nunca mudou.
Errado. No Antigo Testamento tal recomendação não existe. Ele é típico do Novo Testamento. E ambos compõe a tal da "bíblia". Voce está propondo os cristãos abandonarem o AT?
E a moral e a ética de cada época são uma construção coletiva, social, não tendo nada de subjetivas.
justamente, por mudar , ela é subjetiva.
Então todas as morais são subjetivas.