Autor Tópico: Qual visão do mundo você DESEJA ser verdadeira, e por que ?  (Lida 15222 vezes)

Offline Jireh

• Nível 04
  • *
Re:Qual visão do mundo você DESEJA ser verdadeira, e por que ?
« Resposta #100 Online: 03 de Março de 2012, 00:30:00 »

Obviamente, você citou o exemplo do DNA, pois essa é uma das lacunas das quais citei quando me referí para onde os deuses foram empurrados. (mesmo que existam grandes indícios, ainda temos lacunas pendentes sobre a origem do DNA.)

Não Senhor ! Não há lacunas. E empiricamente provado, que só inteligência produz informação codificada. Como dito : se conseguir me apresentar um exemplo de informação codificada, que tem como origem o acaso, me converto a sua religião !

Você pode apontar essa lacuna e ver deus nela...assim como algumas outras...mas corre um risco "gigantesco" de um dia essa lacuna ser completada, e ter que procurar outra para empurrar seu deus.

Você sabe quantas tentativas são necessárias para escrever as primeiras cem letras de Hamlet de Shakespeare por acaso ? posso responder por você. O número é tão gigantescamente grande, que o acaso não serve como explicação.

Ilya Prigogine, química-física, ganhadora de dois Prêmios Nobel em química, escreveu:

Prigogine, N. Gregair, A. Babbyabtz, Physics Today 25, pp. 23-28

"A probabilidade estatística de que as estruturas orgânicas e as reações mais precisamente harmonizadas que tipificam os organismos vivos seriam gerados por acidente, é zero."

O problema é que existem mais ou menos dois mil enzimas, e a chance de consegui-las todas mediante tentativas aleatórias é um por 10^20.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #101 Online: 03 de Março de 2012, 00:37:41 »
Podemos concluir, que todas as casas, que foram utilizados os mesmos blocos , foram construídos pelas mesmas pessoas ? 
Não porque o DNA não são só blocos, quimicamente falando, e os aminoácidos são sempre os mesmos, só que ordenados de forma diferente.

Então a analogia correta seria que os blocos vieram do mesmo lugar, pois tem a mesma assinatura química.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #102 Online: 03 de Março de 2012, 00:40:36 »
"A probabilidade estatística de que as estruturas orgânicas e as reações mais precisamente harmonizadas que tipificam os organismos vivos seriam gerados por acidente, é zero."
Que nada, o universo é muuuuuito grande, as estruturas orgânicas podem ter sido montadas em nuvens moleculares, e trazidas pra cá (por cometas e asteróides) há muito tempo.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #103 Online: 03 de Março de 2012, 00:43:45 »
Vossa senhoria,você está confundindo ateísmo com ceticismo . O ateísmo(junto de seu irmão irracional,que é o anti-teísmo ) é apenas uma das formas que um individuo pode usar para rejeitar todo tipo de fé no sobrenatural

o ateísmo é muito mais do que apenas isto. O ateísmo é um conjunto de profissões de fé, até poderia ser chamado de religião.

A Declaração de Fé poderia ser a seguinte:

Eu tenho completa  FÉ não-negociável ​​nos seguintes princípios:

Vamos lá, então...
· A fé que a inteligência suprema do universo somos nós, seres humanos, consubstanciado na mente humana.
E quem disse que a inteligência suprema do universo (se é que exista tal coisa) é a humana? Quando muito podemos dizer que o homem é (talvez) a espécie dominante hoje na Terra ou possui uma consciência e um poder cognitivo maior entre as espécies do planeta. Contudo, não sabemos nem se a vida se resume ao nosso planeta (estatisticamente imorovável) como podemos nos alardearmos como inteligência suprema do universo? O universo é muito grande...
· A fé que há design na natureza  são falsas.
Se você disser design como um projeto básico, então realmente existe um projeto na natureza. As estrutura que determinam um primata, como a presença de um polegar opositor, é comum a todos os primatas, bem como todos mamíferos possuem estruturas básicas como glândulas mamárias e pelos que são comuns (você nunca verá um mamífero com penas, por exemplo). Retrocedendo na escala evolucionária, verá que todos os cordados possuem uma coluna vertebral e enervação central como uma medula espinhal, denotando uma origem comum. Verá que nenhum animal  possui cloroplastos, apenas plantas. Ainda retrocedendo mais, verá que todos os eucariontes possuem carioteca e células possuem um citoplasma, membrana e material genético. Isso mostra um "projeto" que seguiu uma forma original com pequenas modificações sucessivas e acumulativas que podem ser traçadas no tempo, tudo guiado por seleção natural (o que significa que nada é ao acaso, como se poderia pensar), mas de forma alguma consciente ou de uma maneira inteligente, que é demonstrado pelas falhas no processo, órgãos vestiginais e as próprias extinções que ocorrem de tempos em tempos. Porém nada disso se trata de fé, apenas a observação da natureza.
· A fé que a primeira vida evoluiu  a partir de produtos químicos quentes na terra primordial
Quem disse que foi a partir de produtos químicos quentes na terra primordial? De qualquer forma, a menos que você pré-suponha que a vida sempre existiu (que é o mesmo que dizer que não há a necessidade de uma divindade para a existência da vida), ela surgia a partir de matéria inanimada. No mito da criação judaico-cristão, por exemplo, Deus faz o homem a partir do barro. De qualquer maneira, existem outras hipóteses para a formação da origem da vida, como a pan-espermia (o que apenas transfere o problema de lugar). A favor da pan-espermia, contudo, foi observado material orgânico em estrelas e nebulosas. Em um experimento famoso de bioquímica, conseguiu-se a formação de aminoácidos. Talvez a melhor resposta para a origem da vida seja uma mistura da pan-espermia com a bioquímica, em que uma fornece os elementos para a outra. Antes porém, é preciso definir o que seria vida. Como você definiria vida? Pode parecer algo fácil de se definir, mas não é, já que, pelas definições atuais, um vírus pode ou não ser vivo. O que se dirá de cristais, príons e estrelas? Então não, não é uma questão de fé, mas da'observação de fenômenos naturais que ainda necessitam de melhor refinamento no modelo de descrição.
· A fé que o universo é uma auto-indução de ocorrência, ao acaso.
Claro não! Isso decorre da confusão com o termo acaso. Não é uma questão de aleatoriedade, ainda que ao nível quântico isso possa ocorrer (e é a própria base da MC, o princípio da incerteza). De uma maneira geral, não foi ao acaso que o universo tomou a conformação que se tem hoje, mas sim devido a toda uma cadeia de eventos que é regida pelas leis das física. Porém isso independe de um ser sensciente para que ocorra. Na verdade seria o contrário: se algo (ou vários algos) no universo simplesmente acontecesse ao acaso, desviando das previsões que nos dão o modelo padrão, então poderia ser indicativo de uma força mística desconhecida. Sabemos toda a cadeia de eventos que levam a formação de um buraco-negro. Se um buraco-negro simplesmente surgisse do nada, então seria algo estranho.
· A fé que um "multiverso" que não podemos ver é uma justificativa para a vida aleatória no universo.
Na verdade, um multiverso é apenas um dentre vários modelos cosmológicos (e confesso que não é a mais popular), mas não serve (e nem é seu objetivo) justificar a vida. É algo que se apresenta quando se observar as equações de modelos como as branas, por exemplo. O multiverso poderia explicar o comportamento de certas partículas subatômicas, como a'colisão da partícula com o seu duplo em outro universo. Realmente pode ser que nunca vejamos outro universo, porém se eles existirem podem ser inferidos por observações no comportamento de algumas partículas no LhC ou mesmo na observação do gráviton e das ondas gravitacionais. Mas existem outros modelos cosmológicos interessantes e mais populares como o universo oscilante e o loop quântico. Existem também modelos em que o universo sempre existiu até que houvesse algo que ocasionou a expansão original. Uma experiência interessante que foi bem sucedida há pouco tempo foi a captura de um fóton virtual do vácuo, tornando real. Interessante é que isso'poderia ser uma explicação para a origem da material inicial do universo. Mas uma coisa realmente interessante é entender qual a bronca com um multiverso, já que poderia ser uma explicação do por quê Deus não é visto (se localizaria no hiperespaço) e de para onde vão as almas dos mortos (atravessariam para outro universo. Isso abriria uma gama de lacunas que poderiam ser preenchidas.
· A fé que minha mente é um conjunto de mutações aleatórias, sem nenhum propósito real além da sobrevivência do mais apto. (A máquina de carne). Mesmo assim, é a inteligência suprema do universo.
Essa questão de inteligência suprema já foi respondida. É algo muito antropocêntrico da sua parte (não sei nem se poderia ser considerada a inteligência suprema da Terra..). A mente (ou a inteligência, que é o que você parece estar falando) é o resultado de mutações E seleção natural e o propósito dela foi garantir uma ferramenta de sobrevivência. Foi uma mente assim que permitiu que o H. Sapiens superasse o neandertal, por exemplo, mas, por outro lado, certas características permitiram que a inteligência pudesse se desenvolver (como um círculo virtuoso) como uma dieta rica em carne e o desenvolvimento de ferramentas, que levou a uma melhora do processo cognitivo.
· A fé que o cérebro e a mente são uma coisa, inseparáveis.
Não é uma questão de fé, mas de neurociência. Em estudos de traumatizados, lesionados e cirurgiados cerebrais pode-se observar a relação íntima de cérebro e mente. Há vários casos na literatura em que indivíduos assumem uma personalidade totalmente diferente da sua original após trauma cerebral, o que não deveria ocorrer se a mente fosse algo descolado do cérebro.
· A fé que não há inteligência como origem da informação contida no DNA.
Até porque existem falhas nas transcrições de DNA. É um erro também concluir que o dna surgiu pronto como está e não passou por um processo evolutivo a partir de estruras mais simples como o RnA. E é justamente a síntese proteica que vai permitir que o Dna vá conseguir se multiplicar. Como origem da informação, lembre-se que o dna se combina em uma sequência de aminoácidos ditados pelas leis da química e se você estabelecer essas leis em um programa de computador, acrescentando as leis de seleção natural, pode fazer uma simulação do processo de formão e evolução de uma molécula de DNA. E esse tipo de informação complexa pode ser obervado em outros exemplos da natureza: a formação de cristais, por exemplo.
· A fé que se eu não posso sentir ou observar Deus, ele não existe. (Nenhum existência metafísica).
Prefiro dizer que não se pode afirmar que exista ou não (ainda que as evidências apontem mais para a segunda opção), dado justamene ao caráter metafísico da questão.
· A fé que o empirismo é o único verdadeiro caminho para a abrangente Verdade e a Iluminação.
Isso não existe. Simplismente porque não há uma verdade abrangente ou absoluta. Todos os modelos de descrição da natureza são passíveis de críticas e se sustentam apenas enquanto as evidências apontem para isso.
· Fé em Evolução, que é a inquestionável, é inegociável verdade.
Vide acima. Nenhum conhecimento, a TE inclusive, é uma verdade absoluta, mas um modelo de melhor explica o fenômeno a que se propõe. Se a TE ainda persiste (com as atualizações e correções do modelo) é porque as evidências ainda a sustentam. Se amanhã você encontrar um mamífero com penas seria um belo golpe na evolução.
· Fé que, porque a evolução não é  verdade negociável, a vida não tem sentido.
Vide acima. Quanto ao sentido da vida, no foco da espécie ele tem todo sentido e um propósito que é justamente a perpetuação da espécie. Em um foco mais individual, a vida tem um sentido subjetivo, variando de pessoa a pessoa de acordo com a visão de mundo de cada um e adquire contornos complexos de acordo'com as suas relações sociais.
· A fé que após a morte física, não há uma vida eterna.
O que não é uma proposta do ateísmo e nem possui uma relação direta. Existem ateus que não acreditam em divindades mas em uma além vida,'por exemplo. No budismo, que é uma religião ateia, na sua concepção tibetana, imagina um ciclo de vidas e renascimentos até que se atinja o nirvana. Por outro lado, existem religiões em que existe o conceito de divindade, mas sem o conceito de além vida. No judaísmo primitivo não existia o conceito de vida após a morte até o desenvolvimento da ideia do sheol, que, salvo engano, foi a partir do contato com outras culturas, como a babilônica. No cristianismo primitivo (e ainda em algumas denominações), também o conceito de morte e vida após a morte estava ligada diretamente ao advento. Sendo assim, a pessoa somente teria uma vida eterna (com a ressurreição da carne) após'a'segunda vinda de cristo e o apocalipse. Até então permaneceria morta.

o código de ética do Ateísmo é " faço o que eu desejo ".  Na verdade, qualquer código que me beneficia , agora, neste exato momento é adotável. O código é o narcisismo total.
Na verdade deriva do contrato social como já foi abordado. De qualquer maneira, as discussões sobre a moral são anteriores'ao cristianismo e iniciam (de forma estruturada) na grécia antiga, então devemos supor que os deuses gregos derão a moral para eles? Toda sociedade na história possuiu um conjunto de valores éticos e'morais. Presumir que uma imteligência suprema é necessário para que se houvesse esses valores é o mesmo que presumir a existência de múltiplos deuses.
Os cientistas e filósofos famosos são, claramente, os sumos sacerdotes do ateísmo: Richard Dawkins, Hitchens,  Stephen Hawking, Stephen J. Gould, Bertrand Russell, Theodore Dobzhansky, Carl Sagan,  todos celebridades.
Que você está confundindo militantes com divulgadores de ciência. Se Dawkinsé um militante, o mesmo não pode ser dito do hawkins.
A ferramenta da evolução, além da dualidade do secularismo moderno tornou mais professores das escolas em evangelistas para o ateísmo. Os meios de comunicação de todos os tipos também são  secularmente dualistas, e promovem  a evolução não só, mas todas as formas de pensamento corrompido que contribui para a secularização.
Não se deve comfundir Te com ateísmo. Muitos biólogos evolucionistas são crentes e mesmo o Vaticano admite a tE. Quanto à secularização, é ela justamente que permite que haja a liberdade de culto. Em um Brasil menos secular, como no início do império ou na colônia, simplesmente não se poderia ter outra religião que não fosse a católica romana e era essa visão que era ensinada nas escolas.
A teoria da Evolução, sendo a única esperança para o ateu, é a mais santa de verdades absolutas e inquestionáveis. De fato, por meio da contradição e do paradoxo, o universo completamente relativista do ateu é interrompido por uma Santa, absoluta  Verdade, inquestionável Inexpugnável: a Evolução.
Vide respostas acima. Porém, algo que talvez o surpreenda, alguns ateus simplesmente não aceitam a TE.
Então o ateísmo satisfaz os critérios para ser denominado de  religião . Na verdade, é um ajuste até melhor do que algumas outras religiões, como o budismo. O ateísmo é a religião do " eu ", do narcisismo.

De certa forma, no tocante à religião, concordo parcialmente com você. Existem ateus que são religiosos, mas não significa que todos o sejam (imagino que a maioria não). Agora um pouco de evidência anedótica: dos ateus que conheci, a maioria tende a ser mais generosa com o próximo que as pessoas crentes mais religiosas. Imagino que a certeza da salvação tornem as pessoas mais egoístas. Já se você não crê que essas ações representem um crédito para a vida no além, essas ações passam a ser mais altruístas, já que não possuem a ideia de troca.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #104 Online: 03 de Março de 2012, 00:54:17 »

Obviamente, você citou o exemplo do DNA, pois essa é uma das lacunas das quais citei quando me referí para onde os deuses foram empurrados. (mesmo que existam grandes indícios, ainda temos lacunas pendentes sobre a origem do DNA.)

Não Senhor ! Não há lacunas. E empiricamente provado, que só inteligência produz informação codificada. Como dito : se conseguir me apresentar um exemplo de informação codificada, que tem como origem o acaso, me converto a sua religião !
DNA, RNA :) Mas, se você quiser: formas cristalinas, fractais, quasares.

[/quote]

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #105 Online: 03 de Março de 2012, 00:57:08 »

1 - Você foi redundante...está explorando uma única lacuna.
2 - Certamente, absolutamente inquestionável, o DNA não apareceu do "nada" de um segundo para outro...Lí uma analogia, não me lembro onde...mas vou tomá-la emprestada para exemplificar:
 "Imagine um cofre com uma combinação de 20 dígitos...qual a chance de você descobrir o código em um intrvalo de, digamos, 2 horas?? (minimas...a não se que seja o The Flash). Agora, suponha que para cada dígito que acerte na sua devida casa, a porta do cofre se abra proporcionalmente ao número de dígitos certos...poderíamos descobrir o código rapidamente, testando apenas 10(ou menos) opções em cada dígito."
O DNA, certamente não nasceu tão complexo...deriva de "algo" ligeiramente mais simples, que deriva de algo ligeiramente ainda mais simples, e assim sucessivamente...
3 - Explicar uma coisa complexa com uma proposta inclívelmente, absurdamente, inadmissivelmente ainda mais complexa...não faz sentido nenhum.

Fiz uma visita no site que você postou. Se você realmente acredita que este texto: "Deus nos castiga pelos pecados que de fato cometemos. Em nenhum lugar da Bíblia o cristão justificado paga eternamente pelos pecados dos pais. De maneira inequívoca, Deus afirma que um filho que age com retidão, ainda que tenha um pai pecador, Deus nunca falha; nunca hesita; nunca muda. Por sua própria natureza, Ele é fiel e leal às suas promessas e alianças. Mesmo assim, esse atributo de fidelidade de Deus não exclui a possibilidade de Ele alterar seus planos ou intenções sob determinadas circunstâncias. Por exemplo, Deus realmente muda, às vezes, seus planos no tocante a juízo, em resposta às orações intercessórias do seu povo fiel (ver Êx 32.11,14) ou como resultado do arrependimento de um povo iníquo (Jn 3.1-10; 4.2)."  esclarece essa contradição: "Deus... nunca muda de idéia nem se arrepende do que faz ... ou, às vezes, volta atrás e se arrepende?"  Acredita em qualquer coisa que te falem...aliás...tô vendendo uma casa no céu, que comprei quando acreditava em deus...agora que não acredito mais, to vendendo a um preço de oportunidade. Tá interessado?

Porque não me dá o prazer de conhecer seu ponto de vista sobre a frase que já postei por duas oportunidades?
:)

Offline Jireh

• Nível 04
  • *
« Resposta #106 Online: 03 de Março de 2012, 00:57:14 »

Que nada, o universo é muuuuuito grande, as estruturas orgânicas podem ter sido montadas em nuvens moleculares, e trazidas pra cá (por cometas e asteróides) há muito tempo.

isto são meras especulações sem evidencias. Se eu estiver enganado, corrija-me.

Offline Jireh

• Nível 04
  • *
« Resposta #107 Online: 03 de Março de 2012, 00:59:41 »
Mas, se você quiser: formas cristalinas, fractais, quasares.

há uma grande diferença entre formas aleatórias encontradas na natureza, formadas pelo vento, e forças naturais, e informação codificada, encontrada por exemplo em uma partitura de música, em um livro, em um código computacional, e no DNA/RNA.

Offline genjikhan

• Nível 18
  • *
  • Razão+imparcialidade= espirito livre
« Resposta #108 Online: 03 de Março de 2012, 01:01:02 »
· A fé que a inteligência suprema do universo somos nós, seres humanos, consubstanciado na mente humana.

Você está claramente confundindo ateísmo com humanismo na sua forma mais pura . É perfeitamente possível um ateu não ter essa visão arrogante sobre si mesmo e sobre a humanidade .

· A fé que há design na natureza  são falsas.

Talvez valha à pena você ver sobre os trabalhos do Monge Gregor Mendel,que junto com a Teoria da evolução,mostra que nenhum ser no planeta depende de um designer para existir . E se você não concordar com ele,quero que faça o seguinte . Tente reproduzir o experimento de Mendel com alguma planta em especifico e tente procurar alguma falha nos procedimentos dele .

A fé que a primeira vida evoluiu  a partir de produtos químicos quentes na terra primordial.

Nesse ponto tenho que concordar com você,porque essa ideia ainda é sustentada basicamente pela fé,enquanto ninguem recriar a vida em laborátorio através de produtos químicos . Mas querer tapar essa lacuna do conhecimento com o sobrenatural(que você chama de deus) não é a melhor alternativa,porque da mesma forma que você pode questionar o surgimento da vida através de uma complexa reação entre produtos quimicos,também é possível questionar a necessidade de um deus para a vida existir . O Ideal aqui é salientar que essa "fé" é apenas uma teoria sem fundamento,que é imediatamente abandonado assim que aparecer uma evidência para refutar-la .

· A fé que minha mente é um conjunto de mutações aleatórias, sem nenhum propósito real além da sobrevivência do mais apto. (A máquina de carne). Mesmo assim, é a inteligência suprema do universo.
· A fé que o cérebro e a mente são uma coisa, inseparáveis.

Mesmo caso da resposta anterior .

· A fé que não há inteligência como origem da informação contida no DNA.

Isso não é fé,porque as evidências que sustentam isso têm nome: Malformação congénita . A própria existência disso já demole qualquer argumento que aponte para uma suposta "inteligência" no código genético .

· A fé que se eu não posso sentir ou observar Deus, ele não existe. (Nenhum existência metafísica).

Se algum dia isso acontecer comigo(ou "acontecer de novo" com você),seria legal requisitar várias evidências de que tal ser sobrenatural realmente existe(por exemplo,pergunte para ele quais serão os assuntos mais falados do ano e peça para ele falar da forma mais clara possivel) e que não é algum defeito no código genético que nos faz "sentir" a existência de tal ser .

· Fé em Evolução, que é a inquestionável, é inegociável verdade. 

Mostre-nos qualquer evidência de um ser vivo,com uma função complexa e que não poderia ser explicado através de progressivas mudanças através de geração em geração .

· Fé que, porque a evolução não é  verdade negociável, a vida não tem sentido.

Se for niilista,a vida não precisa ter sentido e se for existencialista,o individuo ganha a liberdade para dar o significado que quiser para a propria vida .

· A fé que após a morte física, não há uma vida eterna.

A única forma de mostrar que haveria vida após a morte é mostrar que a "mente" não depende do "cérebro" para existir . Mas para mostrar isso,é necessário seguir as regras do método cientifico .

A teoria da Evolução, sendo a única esperança para o ateu, é a mais santa de verdades absolutas e inquestionáveis. De fato, por meio da contradição e do paradoxo, o universo completamente relativista do ateu é interrompido por uma Santa, absoluta  Verdade, inquestionável Inexpugnável: a Evolução.

Vou te contar um segredo muito legal . Se algum dia,alguem mostrar algum conjunto muito forte de evidências de que a biogênese ou a própria existência da espécie humana realmente foi causada diretamente por uma divindade,sabe o que aconteceria com os céticos que forem ateus? Eles se tornariam deístas .

Podemos concluir, que todas as casas, que foram utilizados os mesmos blocos , foram construídos pelas mesmas pessoas ? 

A analogia com a vida perde o sentido quando se deseja inserir um arquiteto para a "casa",já que uma das "casas" pode se auto reproduzir e "gerar" outras casas que são diferentes da "matriz" . E enquanto ninguem demonstrar evidências de que a biogenêse depende da existência prévia de um ser para acontecer,não podemos afirmar que há um arquiteto para existir a genêse .
"Não há fatos eternos,assim como não há verdades absolutas" - Friederich Nietzsche

"Os males de que padece o ser humano vêm em seu maior número,vêm dele mesmo" - Plínio

"Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão" - Lao Tsé

Offline Jireh

• Nível 04
  • *
« Resposta #109 Online: 03 de Março de 2012, 01:10:56 »
2 - Certamente, absolutamente inquestionável, o DNA não apareceu do "nada" de um segundo para outro...Lí uma analogia, não me lembro onde...mas vou tomá-la emprestada para exemplificar:
 "Imagine um cofre com uma combinação de 20 dígitos...qual a chance de você descobrir o código em um intrvalo de, digamos, 2 horas?? (minimas...a não se que seja o The Flash). Agora, suponha que para cada dígito que acerte na sua devida casa, a porta do cofre se abra proporcionalmente ao número de dígitos certos...poderíamos descobrir o código rapidamente, testando apenas 10(ou menos) opções em cada dígito."
O DNA, certamente não nasceu tão complexo...deriva de "algo" ligeiramente mais simples, que deriva de algo ligeiramente ainda mais simples, e assim sucessivamente...

O problema é maior, do que apenas a informação codificada contida no RNA/DNA:

Popper, K.R., Scientific reduction and the essential incompleteness of all science; in: Ayala, F. and Dobzhansky, T. (Eds.), Studies in the Philosophy of Biology, University of California Press, Berkeley, p. 270, 1974.

"O que torna a origem da vida e do código genético  um perturbador enigma é este: o código genético é, sem qualquer função biológica a não ser que é traduzido, isto é, a menos que leva à síntese das proteínas cuja estrutura é porém também e  codificada. Mas ... o mecanismo pelo qual a célula (pelo menos a célula não-primitiva, que é a única que conhecemos) traduz o código é composto de pelo menos cinqüenta componentes macromoleculares que são elas mesmas codificadas no DNA. Assim, o código não pode ser traduzido, exceto por meio de determinados produtos de sua tradução. Trata-se de um círculo desconcertante, um círculo vicioso na verdade, ao que parece, para qualquer tentativa de formar um modelo ou teoria da gênese do código genético. "Assim, podemos ser confrontados com a possibilidade de que a origem da vida (como a origem da física) se torna uma barreira impenetrável para a ciência, e nulas as possibilidades para reduzir a biologia à química e física. Tudo o que vemos no universo de observações e fatos, em oposição ao estado mental dos esquemas e suposições, permanece inexplicado.

3 - Explicar uma coisa complexa com uma proposta inclívelmente, absurdamente, inadmissivelmente ainda mais complexa...não faz sentido nenhum.

http://teismo.net/quebrandoneoateismo/2010/08/20/o-grande-erro-de-richard-dawkins/

O primeiro ponto da pegadinha é sustentar que “Observamos na natureza que toda complexidade vem de um ser ainda mais complexo, portanto Deus teria que ser mais complexo que o Universo”. Mas algo complexo é definido pelo seu número de partes e frações. Deus existiria além da matéria, não sendo possível ser composto de partes ou frações. Logo, é notavelmente simples.

Fiz uma visita no site que você postou. Se você realmente acredita que este texto: "Deus nos castiga pelos pecados que de fato cometemos. Em nenhum lugar da Bíblia o cristão justificado paga eternamente pelos pecados dos pais. De maneira inequívoca, Deus afirma que um filho que age com retidão, ainda que tenha um pai pecador, Deus nunca falha; nunca hesita; nunca muda. Por sua própria natureza, Ele é fiel e leal às suas promessas e alianças. Mesmo assim, esse atributo de fidelidade de Deus não exclui a possibilidade de Ele alterar seus planos ou intenções sob determinadas circunstâncias. Por exemplo, Deus realmente muda, às vezes, seus planos no tocante a juízo, em resposta às orações intercessórias do seu povo fiel (ver Êx 32.11,14) ou como resultado do arrependimento de um povo iníquo (Jn 3.1-10; 4.2)."  esclarece essa contradição: "Deus... nunca muda de idéia nem se arrepende do que faz ... ou, às vezes, volta atrás e se arrepende?"  Acredita em qualquer coisa que te falem...aliás...tô vendendo uma casa no céu, que comprei quando acreditava em deus...agora que não acredito mais, to vendendo a um preço de oportunidade. Tá interessado?

Porque não me dá o prazer de conhecer seu ponto de vista sobre a frase que já postei por duas oportunidades?

http://www.jesussite.com.br/artigos/contradicoes_txt.asp?Cod=10

Deus nos castiga pelos pecados que de fato cometemos. Em nenhum lugar da Bíblia o cristão justificado paga eternamente pelos pecados dos pais. De maneira inequívoca, Deus afirma que um filho que age com retidão, ainda que tenha um pai pecador, Deus nunca falha; nunca hesita; nunca muda. Por sua própria natureza, Ele é fiel e leal às suas promessas e alianças. Mesmo assim, esse atributo de fidelidade de Deus não exclui a possibilidade de Ele alterar seus planos ou intenções sob determinadas circunstâncias. Por exemplo, Deus realmente muda, às vezes, seus planos no tocante a juízo, em resposta às orações intercessórias do seu povo fiel (ver Êx 32.11,14) ou como resultado do arrependimento de um povo iníquo (Jn 3.1-10; 4.2).

Intercessórias são as nossas orações, exemplo o arrependimento de Ezequias a favor de Israel (2Cr 29.3-10,36); a suspensão do castigo de Nínive (Jn 3.1-10). A vontade de Deus é dinâmica. Como em qualquer outro relacionamento, o de Deus com a humanidade implica dar e receber. Deus adapta as suas reações às nossas; nós adaptamos as nossas às de Deus. Portanto, nesse sentido, podemos dizer que Deus às vezes muda de idéia para atender às nossas orações.

Ao mesmo tempo, a vontade de Deus é resoluta. Ele institui decretos e fez promessas que não podem mudar. Cumpriu a aliança firmada com os israelitas (Dt. 7.7,8) e cumpre o novo concerto que fez conosco (Jó 6.37-40,44).

Deus quer de nós obediência à sua vontade. Predeterminou de que modo devemos corresponder, mas temos a liberdade de reagir como quisermos (Sl 143.10; Hb 10.35-39; 1 Ts 5.16-18; 2Pe 3.9).

Deus está no controle. Podemos comparar a relação entre Deus, sua vontade e seu povo como uma partida de xadrez entre um novato e um mestre. O iniciante pode fazer o lance que quiser, e o mestre jogará de acordo com o lance feito. Mas o mestre estará sempre no controle do jogo. A analogia é limitada e não pode ser levada muito adiante: o povo de Deus “ganha” quando faz a vontade do Mestre

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #110 Online: 03 de Março de 2012, 01:33:27 »
[...]
Deus nos castiga pelos pecados que de fato cometemos. Em nenhum lugar da Bíblia o cristão justificado paga eternamente pelos pecados dos pais. De maneira inequívoca, Deus afirma que um filho que age com retidão, ainda que tenha um pai pecador, Deus nunca falha; nunca hesita; nunca muda. Por sua própria natureza, Ele é fiel e leal às suas promessas e alianças. Mesmo assim, esse atributo de fidelidade de Deus não exclui a possibilidade de Ele alterar seus planos ou intenções sob determinadas circunstâncias. Por exemplo, Deus realmente muda, às vezes, seus planos no tocante a juízo, em resposta às orações intercessórias do seu povo fiel (ver Êx 32.11,14) ou como resultado do arrependimento de um povo iníquo (Jn 3.1-10; 4.2).

Intercessórias são as nossas orações, exemplo o arrependimento de Ezequias a favor de Israel (2Cr 29.3-10,36); a suspensão do castigo de Nínive (Jn 3.1-10). A vontade de Deus é dinâmica. Como em qualquer outro relacionamento, o de Deus com a humanidade implica dar e receber. Deus adapta as suas reações às nossas; nós adaptamos as nossas às de Deus. Portanto, nesse sentido, podemos dizer que Deus às vezes muda de idéia para atender às nossas orações.

Ao mesmo tempo, a vontade de Deus é resoluta. Ele institui decretos e fez promessas que não podem mudar. Cumpriu a aliança firmada com os israelitas (Dt. 7.7,8) e cumpre o novo concerto que fez conosco (Jó 6.37-40,44).

Deus quer de nós obediência à sua vontade. Predeterminou de que modo devemos corresponder, mas temos a liberdade de reagir como quisermos (Sl 143.10; Hb 10.35-39; 1 Ts 5.16-18; 2Pe 3.9).

Deus está no controle. Podemos comparar a relação entre Deus, sua vontade e seu povo como uma partida de xadrez entre um novato e um mestre. O iniciante pode fazer o lance que quiser, e o mestre jogará de acordo com o lance feito. Mas o mestre estará sempre no controle do jogo. A analogia é limitada e não pode ser levada muito adiante: o povo de Deus “ganha” quando faz a vontade do Mestre

Caro forista.

O proselitismo religioso é expressamente proibido pelas regras deste fórum, de tal modo que Vossa Senhoria está formalmente advertido pela Moderação. No caso de reincidência, receberás um cartão amarelo, no mínimo.
Foto USGS

Offline Jireh

• Nível 04
  • *
« Resposta #111 Online: 03 de Março de 2012, 01:40:24 »
Até porque existem falhas nas transcrições de DNA.

.... que são corrigidos na grande maioria por complexos mecanismos dentro da célula.

É um erro também concluir que o dna surgiu pronto como está e não passou por um processo evolutivo a partir de estruras mais simples como o RnA. E é justamente a síntese proteica que vai permitir que o Dna vá conseguir se multiplicar. Como origem da informação, lembre-se que o dna se combina em uma sequência de aminoácidos ditados pelas leis da química e se você estabelecer essas leis em um programa de computador, acrescentando as leis de seleção natural, pode fazer uma simulação do processo de formão e evolução de uma molécula de DNA. E esse tipo de informação complexa pode ser obervado em outros exemplos da natureza: a formação de cristais, por exemplo.

os aminoácidos precisam estar alinhados em uma determinada seqüência para formar uma proteína. Há 20 diferentes tipos de aminoácidos utilizados em organismos vivos. Estes aminoácidos não se combinam ao acaso para formar proteínas. Cada proteína tem uma seqüência de aminoácidos certos e essa seqüência deve ser precisamente combinada. Mesmo a deficiência ou a substituição de um único aminoácido  torna um pedaço de proteína de moléculas inútil. Por esta razão, cada aminoácido deve estar no lugar certo na seqüência correta. As instruções e a informação para esta seqüência estão armazenadas no DNA da célula e, segundo este, as proteínas são produzidas.
Os naturalistas não afirmam geralmente, que as proteinas evoluiram , mas que  as proteínas se formaram "por acaso". Cálculos probabilísticos, no entanto, mostram que esta é de nenhuma maneira possível. Por exemplo, a probabilidade da seqüência de aminoácidos de uma proteína constituída por 500 aminoácidos, sendo na ordem correta é de 1 em 10^950. Na matemática, uma probabilidade inferior a 1 sobre 10^50 é considerada quase impossível.

Offline Jireh

• Nível 04
  • *
« Resposta #112 Online: 03 de Março de 2012, 01:44:42 »

Caro forista.

O proselitismo religioso é expressamente proibido pelas regras deste fórum, de tal modo que Vossa Senhoria está formalmente advertido pela Moderação. No caso de reincidência, receberás um cartão amarelo, no mínimo.

caro moderador

se então um forista fizer uma crítica de cunho teológico, ou em relação a veracidade, ou consistência ou aparentes contradições contidos na  biblia, o teísta neste fórum não tem o direito de responder diretamente. Ele é imediatamente rotulado como praticando proselitismo. Está entendido. Estarei me istentando doravante de responder qualquer a quaisquer equivocos  em relação a compreensão de determinados assuntos bíblicos. :ok:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #113 Online: 03 de Março de 2012, 01:53:06 »
Caro forista.

caro moderador

se então um forista fizer uma crítica de cunho teológico, ou em relação a veracidade, ou consistência ou aparentes contradições contidos na  biblia, o teísta neste fórum não tem o direito de responder diretamente. Ele é imediatamente rotulado como praticando proselitismo. Está entendido. Estarei me istentando doravante de responder qualquer a quaisquer equivocos  em relação a compreensão de determinados assuntos bíblicos. :ok:

Vossa Senhoria já postou respostas com base em seu livro-texto religioso, como contraponto de alguns questionamentos feitos por outros foristas e não houve nenhuma admoestação de minha parte porque entendi que eram descritivas.

No entanto, Vossa Senhoria observe que a postagem que ensejou a minha intervenção como Moderador tem um cunho prescritivo, com um claro sinal de "pregação salvífica cristã".
« Última modificação: 03 de Março de 2012, 02:22:36 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #114 Online: 03 de Março de 2012, 02:07:28 »
"empiricamente provado que só a inteligência produz informação codificada".

É mesmo? Cadê as provas?
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Jireh

• Nível 04
  • *
« Resposta #115 Online: 03 de Março de 2012, 02:38:37 »

É mesmo? Cadê as provas?

A experiência humana demonstra que só mentes inteligente produzem livros, partituras de musica, codigos de software etc.  Codigos, que equivalem ao código que encontramos no DNA  e  RNA. Isto é uma prova empírica.  Se você estiver de desacordo, lhe convido a apresentar apenas UM código de informação, que surgiu por acaso, e vencerá o argumento. Apenas um é o suficiente.  umzinho......

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #116 Online: 03 de Março de 2012, 02:41:36 »

É mesmo? Cadê as provas?

A experiência humana demonstra que só mentes inteligente produzem livros, partituras de musica, codigos de software etc.  Codigos, que equivalem ao código que encontramos no DNA  e  RNA. Isto é uma prova empírica.  Se você estiver de desacordo, lhe convido a apresentar apenas UM código de informação, que surgiu por acaso, e vencerá o argumento. Apenas um é o suficiente.  umzinho......

A formação do retículo cristalino de minerais.
Foto USGS

Offline Jireh

• Nível 04
  • *
« Resposta #117 Online: 03 de Março de 2012, 02:58:04 »

É mesmo? Cadê as provas?

"Informação codificada" e um sistema de símbolos usados por um mecanismo de codificação e decodificação, que transmite uma mensagem que é independente do meio de comunicação.
Exemplos de código incluem Inglês, chinês, linguagens de computador, música, e sinais de rádio, e , non the least, o código armazenado no DNA e RNA . Códigos sempre envolvem um sistema de símbolos que representam idéias ou planos. No caso do DNA e RNA, representam os seres vivos, como você, como eu,  ou qualquer animal.

por favor explique, aonde seu exemplo se encaixa nisso.
« Última modificação: 03 de Março de 2012, 03:00:22 por Jireh »

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #118 Online: 03 de Março de 2012, 03:26:30 »
Jireh,

Alegações sobre a tal "complexidade irredutível" com sugeriu indiretamente em sua resposta a respeito do DNA, da mesma maneira que copiou um texto o colou...eu poderia fazer o mesmo com argumentos contrários. No entanto, certamente temos foristas aqui que saberão colocar os detalhes de maneira mais clara e objetiva à discussão em sequência.
Por hora, comento apenas que, se com todos os "exemplos" de cadeias de "DNA contemporâneas" (por favor, considerem uma licença poética ao termo que usei) ainda não compreendemos boa parte dos detalhes do DNA, é muita pretensão julgar como seu(s) antecessor(es) seria(m) e pior ainda tentar ir além, afirmando que estes não teriam função nenhuma. A dionaea já foi um exemplo de CI, e hoje conhecemos o suficiente para traçar uma voltar em sua evolução até plantas "normais".

Quanto ao texto que colou no tópico advertido... Nunca, significa "NUNCA" e não "as vezes". Não importa o que motivaria a mudança...

Quando a simplicidade de deus...nisso concordamos...deus é muito simples! Tanto que posso resumi-lo em uma unica palavra: "inexistente"!

Amigo! Vou parar por aqui por hora...pois obviamente, nós dois sabemos que não mudaremos a maneira de pensar do outro de uma hora para outra...é preciso "evoluir" as idéias para mudar de conceito.
Mas, fico feliz que tenha entrado neste forum e que participe das discussões, muito provavelmente, mesmo que não admita sequer para sí próprio por considerar pecado, algo dentro de você está se manifestando. Debater pode ser o primeiro passo para questionar, e uma vez que questionar...todos aqui sabem qual será o resultado.

Apenas para te oferecer um resumo de meu "currículo" religioso, nascí num ambiente católico, seguí tudo nos mínimos detalhes até a conclusão do CRISMA, ironicamente, foi durante os "encontros de jovens" e afins que comecei a achar (cada vez mais) que eu não recebia respostas convincentes para minhas dúvidas sobre minha crença.
Acabei por procurar outras, comecei pelas religiões mais próximas à "apostólica romana" e passei a procurar minhas respostas nas mais diferentes religiões...tentei até criar a minha própria variação...levei mais de 10 anos pra concluir que nenhuma delas tinha as respostas.
Eu dei tempo e oportunidades suficientes para deus me convencer que ele existe....no mesmo conceito da justificativa da bíblia para as atrocidades divinas, se deus não quis aparecer pra mim...é porque não existe. E não adianta dizer que não procurei com fé...você mal sabe como foi "duro" aceitar que eu não conseguia acreditar em deus...mesmo querendo muito acreditar!

ps: você me perguntou lá atrás se eu lí o AT e não te respondí...lí, e graças ao AT encontrei a verdade: me tornei ateu.
:)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #119 Online: 03 de Março de 2012, 03:41:42 »
"Informação codificada" e um sistema de símbolos usados por um mecanismo de codificação e decodificação, que transmite uma mensagem que é independente do meio de comunicação.

Então exclua o DNA de seu exemplo, pois ele seria, em termos puramente de analogia, o "meio de comunicação" porque a "mensagem" propriamente dita é constituídas de açucares, fosfato e das bases nitrogenadas.

Exemplos de código incluem Inglês, chinês, linguagens de computador, música, e sinais de rádio, e

Sinais de rádio também são "códigos provindos de uma inteligência"?

Então os quasares devem indicar uma forma de vida muito singular em termos de inteligência.

, non the least, o código armazenado no DNA e RNA.

Aqui está a falácia, a da falsa analogia. O DNA e o RNA são entidades bioquímicas naturais e não são o produto de uma "inteligência superior". E, já como escrevi anteriormente, se eles decorressem de um tipo de "projeto", só demonstrariam que o projetista sofre de disfunção cognitiva.

Códigos sempre envolvem um sistema de símbolos que representam idéias ou planos.

E quais seriam tais símbolos?

As letras A, T, C e G e que são apresentadas como mera forma de visualização simbólica das bases nitrogenadas?

No caso do DNA e RNA, representam os seres vivos, como você, como eu,  ou qualquer animal.

No caso dos minerais, os átomos (individualmente ou sob a forma de moléculas) se arranjam de tal modo que formam os retículos dos cristais. E estes são gerados de acordo com sete sistemas cristalinos (ou seja, são as sete formas básicas de como os eixos cristalográficos se dispõe) e que abarcam todas as espécies de minerais conhecidos.

por favor explique, aonde seu exemplo se encaixa nisso.

Já foi explicado.

Quer que eu lhe forneça alguns detalhes básicos sobre cristalografia e mineralogia?
« Última modificação: 03 de Março de 2012, 03:44:51 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #120 Online: 03 de Março de 2012, 03:48:54 »
(...). Cálculos probabilísticos, no entanto, mostram que esta é de nenhuma maneira possível. Por exemplo, a probabilidade da seqüência de aminoácidos de uma proteína constituída por 500 aminoácidos, sendo na ordem correta é de 1 em 10^950. Na matemática, uma probabilidade inferior a 1 sobre 10^50 é considerada quase impossível.
Uma probabilidade como 1 em 10^809.890.403.395.303, ou 10^ao resultado disso, continua a ser uma probabilidade! Cálculos são calculáveis.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #121 Online: 03 de Março de 2012, 03:53:30 »
Forista Jireh, ou melhor, AngeloItacaré, banido.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Lightman

• Nível 10
  • *
« Resposta #122 Online: 03 de Março de 2012, 04:24:48 »
faça uma busca no google, para ver, se não encontra respostas para cada aparente contradição apresentada.....

http://www.jesussite.com.br/artigos/contradicoes.asp
Estranho, uma contradição sempre apontada é sobre a escravidão e se esclarece (racionaliza na verdade) um monte de irrelevâncias como quantos anjos tinha ou não no túmulo e não algo de importância capital como o apoio ou repúdio ao escravagismo, o link que você postou não foge da regra.

Além de não esclarecer contradições claras como se alguém de fato viu ou não viu deus face a face, ou seja, seguindo o padrão crente de respostas, seleciona apenas as perguntas que quer responder.

Ou seja, não são apenas "aparentes" contradições.
"Seja você a mudança que quer ver no mundo." Gandhi

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #123 Online: 03 de Março de 2012, 08:19:49 »
Forista Jireh, ou melhor, AngeloItacaré, banido.

Nada como um Troll para animar de vez em quando... :P

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #124 Online: 03 de Março de 2012, 11:36:30 »
Eu desejaria que as pessoas quisessem ser decentes sem a necessidade da existência de um julgador/punidor para isso.

Fazer o certo porque é a coisa certa a se fazer.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!