Não. Eu comecei com " Se eu fosse ateu ". EU iria agir da forma descrita acima, se fosse viver o ateismo de forma consequente. Como a grande maioria dos ateus não vivem assim, concluo que eles não raciocinam no que o ateísmo implica, e não vivem o que professam.
Como falaram antes,o ateísmo nada mais é do que a crença na inexistência de divindades . À partir daqui,o ateu pode escolher entre o
existencialismo e o
niilismo e uma coisa que é bem comum entre os ateus é adotar
inquestionavelmente a maior parte da moral vigente na sociedade,o que permite que eles não se diferenciem tanto assim dos crentes e dos pseudo-crentes(pessoas que dizem crer numa divindade,mas não visitam templos regularmente) . Pessoas que possuem a capacidade de questionar
racionalmente quase tudo o que é imposto para elas e de agir de forma diferente do que os outros esperam são muito raras;
Segundo erro. Vossa Senhoria desconhece (ou ignora) que a moral e a ética são frutos de um longo caminho de aprendizado histórico na construção do que se chama de "civilização", situação que todas as culturas passaram.
Senhor forista,você cometeu o grave erro de confundir
Moral e
Ética .
O ateísmo é base de toda uma filosofia. Ele rejeita todo tipo de fé no sobrenatural, que por sua vez é caracterizada como superstição. Principalmente a fé em um Deus monoteísta autoritário, como expresso na fé cristã. Se o ateísmo é a fé na verdade real, no que realmente existe, então uma analise racional e logica deveria revelar consistência e coerência, sem falácias lógicas, ou paradoxos.
Vossa senhoria,você está confundindo
ateísmo com
ceticismo . O ateísmo(junto de seu irmão irracional,que é o
anti-teísmo ) é apenas uma das formas que um individuo pode usar para rejeitar todo tipo de fé no sobrenatural(as outras formas que valem uma consulta são o
Agnoticismo,o deísmo,algumas variações do
panteísmo e algumas variações do
Gnosticismo ) . A conclusão que deveria ser (re)feita é de que é o ceticismo e não o ateísmo que é a base de toda a Filosofia .
De fato, o ateísmo em si não preconiza nenhuma construção moral. Mas os ateus com frequência alegam de viver uma vida moralmente elevada. Que o fato de eles serem ateus não influencia negativamente ,que não são menos morais
Concordo com você,que a descrença ou a crença não influencia na ética . não esqueça da diferença entre moral e ética .
Pressuposição no. 1 ( isto se refere a ateus fortes ) : mais provavelmente Deus não existe.
2. Consequentemente, não há um padrão moral prescritivo absoluto , não há uma verdade absoluta. A mesma é apenas determinada pela mente humana.
3. Como consequência, não pode haver um código moral ou ético absoluto.
4. Porém, o ateu apesar disso alega que é moral e ético.
1) alguns ateus acreditam irracionalmente nisso(no sentido de não quererem justificar racionalmente essa descrença) . Entretanto,tal conclusão veio porque o conhecimento cientifico acumulado até os dias de hoje nos mostra que não dependemos do sobrenatural para existir . Aqueles ateus que conseguirem justificar essa descrença possuem conhecimento das limitações disso .
2) A cultura é a principal modeladora do padrão moral e o conceito de absoluto é indistinguivel do conceito de dogma,exceto que os dogmas são restritos à religião .
4) É possível ser perfeitamente moral e ético,porque o ateísmo é apenas a descrença na existência de divindades .
Quinto erro. Não. De fato não. Os ateus, de modo geral, seguem a legislação do local onde vivem e quando esta contém elementos de atrocidade, como em diversos países teístas, eles contestam tal legislação em prol de algo chamado Direitos Humanos.
Discordo desse ponto . Dependendo da moral vigente na sociedade,é possivel que o ateu aceite e inclusive pratique esses elementos de atrocidade,mesmo sendo humanista,porque pode acontecer do humanista não ver a vítima como um ser humano igual à ele . Da mesma forma,é possívle que um teísta seja um defensor fervoroso dos direitos humanos . É importante salientar que não estou querendo nem defender e nem atacar ninguem .
Sexto erro. Não. Não se desfaz. Eu sou a prova viva. E conheço vários cristãos que são pilantras. Qual é a sua explicação para isto?
Eles se DIZEM ser cristãos. Conheço gente assim também.......
Talvez valha à pena você ler esse curto
artigo da WikipediaAparentemente, você não leu o antigo testamento. Os povos, que Jahwé mandou eliminar, eram extremamente cruéis, praticavam incesto, idolatria, bestialidade, homossexualidade, prostituição religiosa e ritualistica, e sacrifício de crianças ( eles jogavam seus próprios filhos para o fogo, como sacrifício para seus deuses )
Então porque que incesto,idolatria,bestialidade,homossexualidade,prostituição religiosa e ritualistica seriam errados(tente justificar racionalmente,controlando o desejo de ficar citando cada trecho da biblia que condene isso)?