Isso que a Cristina Kirchner fez é roubo. A Bolívia fez a mesma coisa com a Petrobrás, lembram?
Na verdade os argentinos estão desesperados e desespero sempre vem acompanhado decisões burras.
Semanas atrás tentaram ressussitar o caso Malvinas mas esfriou. Não duvido que em breve vão provocar os chilenos com aquelas picuinhas territoriais.
Não Giga, é expropriação. A Argentina vai pagar o valor de mercado pela Petroleira. Certo ou errado, não é roubo.
O buraco é mais embaixo, porque a suspeita é que a Argentina tenha muito petróleo em terra e no mar. Depois da retirada dos países latino-americanos da cúpula das Américas, contra a recusa dos EUA de aceitarem Cuba na cúpula e também da objeção à declaração a favor da Argentina pelas Malvinas que todos esses países apoiavam ( até mesmo a Colômbia), ficou agora evidente porque a Cristina deu esse passo e acabou sobrando para os espanhóis.
Se os ingleses realmente explorarem esse petróleo que se suspeita haver nas Malvinas, a Argentina vai perder centenas bilhões de dólares em arrecadação e mais um equivalente em poder estratégico. Imagine por exemplo que os ingleses tivessem a posse de uma
pequena colônia em formato de uma pequena ilha na Bacia de Santos, que fica dentro dos limites oceânicos do Brasil e isso lhe "dessem" o direito de explorar uma grande parte dos 30 bilhões de barris de petróleo do Pré sal? Algum brasileiro iria gostar? Algum político ou empresario brasileiro ficaria muito contente?
Vamos ver como vão ser as manobras daqui para frente...
Acho incontestável a soberania britânica sobre as Falklands. Quanto a pagar o valor de mercado, eu não credito nisso. Quero só ver. Para mim eles vão confiscar.
Nem mesmo a ONU tem essa certeza toda sobre as Malvinas. A presença dos britânicos não é incontestável, assim como as colonizações britânicas, espanholas, portuguesas, belgas, holandesas, foram todas contestadas, como sabemos.
A situação dos ingleses nas Malvinas tende a piorar cada vez mais. Nenhum país latino americano vê com bons olhos a colonização dessa pequena ilha da costa argentina, até mesmo os rivais históricos como o Chile e aqueles que dependem dos EUA e estão sempre alinhados como a Colômbia.
O britânicos sabem que existe muito petróleo ali, e não vão entregar a soberania das ilhas assim de mão beijada. A Argentina não vai permitir ( via Brasil, OEA, ONU, Unasul, e outras cartas na manga, como a desapropriação da YPF), que eles explorem essa riqueza também de mão beijada.
Então eu aposto numa solução negociada depois de muita briga diplomática, com a exploração compartilhada de algum modo, e em troca a entrega das Malvinas para os Argentinos nos moldes de Hong Kong, num prazo de algumas décadas, ou algo bem próximo disso. Minha opinião se deve ao interesse geoestratégico que o petróleo tem para China, EUA e Europa e o resto do mundo, claro. Com o esgotamento de muitas grandes reservas mundo afora, é essencial que essas nova fronteiras sejam exploradas no máximo em 10 ou 20 anos. Para isso seria melhor que essas novas explorações não envolvessem potenciais conflitos que afetariam a produção mundial e os preços. São minhas conjecturas.