Autor Tópico: Somos uma nação de incompetentes, é isso.  (Lida 10211 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re:Somos uma nação de incompetentes, é isso.
« Resposta #75 Online: 06 de Maio de 2012, 12:34:27 »
Acho que também deve ser levado em conta que o Brasil com seu território continental, concentra a maior parte de suas atividades em estados do sudeste. Quando se compara com outro país que tem extensão territorial do tamanho de um pequeno estado brasileiro, então o quociente resulta em números que não refletem esta realidade.
Outra coisa é que geralmente nestes números, não entram produtos de pequenos produtores, produtos agrícolas e artesanato em geral, então o trabalho informal no Brasil é maior, e a produção informal também.
Acho que essas comparações do Brasil com outros países servem bem para as produções formais, mas fica um outro Brasil bem maior de fora, então não sei se estes gráficos revelam uma verdadeira grandeza.

Cara, o índice usado é PIB/trabalhador (formal e informal), já foi mostrado isso em posts anteriores. Entra na conta tudo que é produzido e todo esse pessoal aí que vc citou. Leia os posts.

Apesar de muitos esfoços, as estatísticas sobre o trabalho informal são sempre mais complexas de serem obtidas.

No Brasil, em 2006 estimava-se o setor informal com 27% dos postos de trabalho, e com 10% de contribuição para o Valor Adiconado.

Já o setor formal, com 50% das ocupações contribui com 78% do Valor Adicionado.

O restante fica por conta do que se chama "outras unidades familiares" (produção para o próprio uso, trabalhos domésticos, agricultura familiar, etc.), com 22% das ocupações e 11% do Valor Adicionado.

Por aí se vê a baixa produtividade do setor informal da economia.

Em termos de Valor Adicionado / Número de Postos de Trabalho, fica assim (2006)

Formal => R$ 34.000 / pessoa

Informal => R$ 7.900 / pessoa

Por aí se vê a baixa produtividade do setor informal.

http://www.ie.ufrj.br/datacenterie/pdfs/seminarios/pesquisa/texto1310.pdf
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #76 Online: 06 de Maio de 2012, 12:41:16 »

Boa observação, porém o que explica estarmos abaixo também de países como Turquia, Malásia e Colombia?

No caso da Colômbia a diferença é pequena, e é bom lembrar que as medições/estimativas  econômicas tem margens de erro.  A medida/estimativa do PIB  não é uma coisa exata.

Com relação à Turquia e a Malásia teríamos que pesquisar de forma detalhada a composição do PIB para responder com um mínimo de fundamento.

.
« Última modificação: 06 de Maio de 2012, 12:46:04 por JJ »

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #77 Online: 06 de Maio de 2012, 13:30:45 »
E como em, por isso que a nossa indústria pede mais feriados, os pobres coitados brasileiros não tem fins de semana, horário de almoço e nem férias mais. O governo com certeza tem que obrigar seus cidadães a pararem de trabalhar, já pensou a overdose de trabalho que eles teriam se o governo não fizesse isso? E já pensou como todo mundo ficaria rico se não tivesse o carnaval para torrar a grana? Vamos exportar o carnaval para o Obama, pois é só disso que os americanos precisam para reaquecer a sua economia.

Releia e repare que o problema  não  é  a quantidade de  horas trabalhadas:

Releia o que eu disse, as pessoas continuarão gastando seu dinheiro com turismo e lazer a despeito da inexistência de carnaval. A ideia de que precisamos do um estado para nos dizer quando teremos tempo livre suficiente para gastar em turismo e lazer e quando não, é triste.

Você pode se iludir a vontade achando que uns números significam algo muito além do que eles realmente significam, eu não.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #78 Online: 06 de Maio de 2012, 13:39:19 »
E como em, por isso que a nossa indústria pede mais feriados, os pobres coitados brasileiros não tem fins de semana, horário de almoço e nem férias mais. O governo com certeza tem que obrigar seus cidadães a pararem de trabalhar, já pensou a overdose de trabalho que eles teriam se o governo não fizesse isso? E já pensou como todo mundo ficaria rico se não tivesse o carnaval para torrar a grana? Vamos exportar o carnaval para o Obama, pois é só disso que os americanos precisam para reaquecer a sua economia.

Releia o que eu disse, as pessoas continuarão gastando seu dinheiro com turismo e lazer a despeito da inexistência de carnaval. A ideia de que precisamos do um estado para nos dizer quando teremos tempo livre suficiente para gastar em turismo e lazer e quando não, é triste.

Você pode se iludir a vontade achando que uns números significam algo muito além do que eles realmente significam, eu não.

Feriados temáticos tem comprovadamente um aumento de receita para o comercio e turismo, ou voce acha que no se não houvesse natal as pessoas comprariam bolas e enfeites de arvore? No carnaval é a mesma coisa, se aquece o comercio de fantasias, bailes são feitos em diversos lugares, cidades com carnavais famosos recebem milhares de turiastas, estrangeiros e nacionais.

Novamente, se voce afirma que o carnaval da prejuizo para o país, comprove.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #79 Online: 06 de Maio de 2012, 13:54:55 »

Feriados temáticos tem comprovadamente um aumento de receita para o comercio e turismo, ou voce acha que no se não houvesse natal as pessoas comprariam bolas e enfeites de arvore? No carnaval é a mesma coisa, se aquece o comercio de fantasias, bailes são feitos em diversos lugares, cidades com carnavais famosos recebem milhares de turiastas, estrangeiros e nacionais.

Novamente, se voce afirma que o carnaval da prejuizo para o país, comprove.
Diversão e Lazer é uma fatia do mercado bem lucrativa, e também ninguém é de ferro, e faz parte da cultura do brasileiro, a festança geral, isso não atrapalha  e  não interfere no dia-a-dia do trabalhador, a não ser positivamente. Navegar é preciso, viver não é preciso.
« Última modificação: 06 de Maio de 2012, 13:58:56 por zambest »
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #80 Online: 06 de Maio de 2012, 15:06:59 »

Novamente, se você afirma que o carnaval da prejuizo para o país, comprove.
Se não fosse exigido das empresas que pagassem em dobro para pessoas trabalharem em feriados, elas continuariam dando feriados a quem se importa com a data, descontando ou não do salário (conforme a praticidade), a conta dos custos ficaria mais transparente. E as pessoas não compram as bolinhas e árvores para o dia do natal por que o governo diz que não se pode trabalhar no natal, elas compram e enfeitam suas casas muito antes, e as deixam enfeitadas até muito tempo depois do natal. Mas não devido ao governo, mas sim pelo que a data representa para elas. O mesmo vale para o carnaval.

O que você ignora são os que não dão a mínima para o natal, os que veriam oportunidade de ganhar mais nesse dia e são forçados a "pararem" tudo. Os que prefeririam usar seus dias de não trabalhar em uma outra época do ano, etc.

Por fim, "prove" que o carnaval dá lucro, podemos repetir isso ad eternum.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #81 Online: 06 de Maio de 2012, 15:22:15 »
Se por um lado algumas pessoas perdem com os feriados, por outro muitas pessoas ganham com os feriados, com feriado ou sem feriado a economia gira e se cria riqueza. Voce foi o primeiro a afirmar que o Brasil perde com o carnaval, o ônus da prova é todo seu, não tente inverter a situação.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 06 de Maio de 2012, 18:06:43 »
Algumas datas festivas representam uma grande oportunidade de lucros para alguns setores. Em alguns, o Natal representa até metade das vendas do ano. Outras datas importantes como Dia das Mães e Dia das Crianças também são muito esperados pelo comércio. Carnaval e outras festas semelhantes giram a economia de diversas cidades (como Salvador e Ouro Preto), além da indústria de bebidas. Feriados religiosos movimentam economias baseadas na religião, como Aparecida, além de servirem para o turismo interno.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #83 Online: 07 de Maio de 2012, 09:59:35 »
Acabaram os argumentos e sobrou o mimimi?
Digo o mesmo.

Filho, voce disse que o carnaval da prejuizo, eu mostrei que o carnaval pode sim dar lucro se houver desfiles, se não houver desfiles não existe investimento governamental , voce argumentou que o feriado dava prejuizo porque a industria parava, eu respondi que mesmo durante a folga existe giro e criação de riqueza. Os EUA, assim como todos os países do mundo tem seus feriados, alguns mais longos que o carnaval e continuam ricos e felizes. Pare de mimimi e de dados que mostram que o carnaval causa prejuizo.

Carnaval beneficia uma parte do segmento de serviços e comércio. Todo resto é prejudicado. No final das contas, não sei se é benéfico.

Feriados longos como carnaval podem ser benéficos, ou o natal, a páscoa, etc. Agora outros é muito discutível, como corpus cristi, tiradentes, proclamação da república, padroeira do Brasil, etc...

Feriados devem existir, mas não podem existir em demasia, como ocorre no Brasil.
« Última modificação: 07 de Maio de 2012, 10:03:50 por Pregador »
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Digão

• Nível 22
  • *
  • Onde estará a fonte que esconde a vida?
« Resposta #84 Online: 07 de Maio de 2012, 12:28:44 »
Vamos passar a discutir então os 4,4% do PIB Industrial que se estima ser o custo desses feriados? Porque o nosso número de folgas não é tão discrepante assim.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #85 Online: 07 de Maio de 2012, 12:36:55 »
Só pra constar, holandeses trabalham em media 30,6h por semana e estão entre os mais eficientes do mundo.

http://www.rnw.nl/english/video/dutch-workers-are-efficient-not-lazy
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #86 Online: 07 de Maio de 2012, 12:38:27 »
Vamos passar a discutir então os 4,4% do PIB Industrial que se estima ser o custo desses feriados? Porque o nosso número de folgas não é tão discrepante assim.

Aqui se fala em perda de 4,4% do setor industrial, não fala nada de quanto os outros setores ganham no mesmo feriado.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #87 Online: 07 de Maio de 2012, 13:34:03 »

Aqui se fala em perda de 4,4% do setor industrial, não fala nada de quanto os outros setores ganham no mesmo feriado.

Penso eu que culpar os feriados é investigar o suspeito errado. Já se demonstrou que, em termos de horas trabalhadas, o brasileiro não deixa a dever a trabalhadores de outros países. A questão mesmo é a falta de escolaridade e de treinamento do trabalhador. Além do desperdício da indústria e da infraestrutura deficiente.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #88 Online: 07 de Maio de 2012, 15:06:21 »

Penso eu que culpar os feriados é investigar o suspeito errado. Já se demonstrou que, em termos de horas trabalhadas, o brasileiro não deixa a dever a trabalhadores de outros países. A questão mesmo é a falta de escolaridade e de treinamento do trabalhador. Além do desperdício da indústria e da infraestrutura deficiente.
O que eu estava contestando aqui nunca foi o número de horas trabalhadas, mas sim a mal alocação de recursos durante feriados. Tanto que eu disse, em outras palavras, que se o cara quisesse pegar os seus dias de "feriado" e usá-las nos dias seguintes ao natal, isso deveria ser perfeitamente possível.
« Última modificação: 07 de Maio de 2012, 15:09:14 por parcus »

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #89 Online: 07 de Maio de 2012, 15:08:35 »

O que eu estava contestando aqui nunca foi o número de horas trabalhadas, mas sim a mal alocação de recursos durante feriados. Tanto que eu disse, em outras palavras, que se o cara quisesse pegar o carnaval dele e emendar com o natal, isso deveria ser perfeitamente possível.

Dúvida sincera: Você tem algum dado para basear sua afirmação de que existe uma alocação ruim de recursos durante feriados?
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #90 Online: 07 de Maio de 2012, 19:43:30 »

Boa observação, porém o que explica estarmos abaixo também de países como Turquia, Malásia e Colombia?

No caso da Colômbia a diferença é pequena, e é bom lembrar que as medições/estimativas  econômicas tem margens de erro.  A medida/estimativa do PIB  não é uma coisa exata.

Com relação à Turquia e a Malásia teríamos que pesquisar de forma detalhada a composição do PIB para responder com um mínimo de fundamento.

.

Resolvi dar uma analisada nos dados e fiquei com dúvida em como foi feito o cálculo. O PIB do Brasil em 2011 foi R$ 4,1 trilhões. Segundo o IPEA, o número de empregados estimados em 2011 foi 21 milhões. Fazendo a relação de PIB sobre empregados dá 195.238,0952 reais por empregado. Com o dólar a R$ 1,803 , em 01 de dezembro de 2011, o resultado seria 108.285,1332 dólares por empregado. Mesmo considerando os informais (que não sei se estão inclusos no montante), ainda assim não consigo encontrar o valor apresentado de 20.000 dólares por empregado. http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/mercadodetrabalho/bmt48_completo.pdf

Alguém pode me explicar meu erro?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #91 Online: 07 de Maio de 2012, 19:55:07 »

.

Resolvi dar uma analisada nos dados e fiquei com dúvida em como foi feito o cálculo. O PIB do Brasil em 2011 foi R$ 4,1 trilhões. Segundo o IPEA, o número de empregados estimados em 2011 foi 21 milhões. Fazendo a relação de PIB sobre empregados dá 195.238,0952 reais por empregado. Com o dólar a R$ 1,803 , em 01 de dezembro de 2011, o resultado seria 108.285,1332 dólares por empregado. Mesmo considerando os informais (que não sei se estão inclusos no montante), ainda assim não consigo encontrar o valor apresentado de 20.000 dólares por empregado. http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/mercadodetrabalho/bmt48_completo.pdf

Alguém pode me explicar meu erro?

A força de trabalho no Brasil atinge cerca de 100 milhões de pessoas, com mais de 90% trabalhando, segundo dados PNAD de 2009.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #92 Online: 07 de Maio de 2012, 20:01:03 »
ainda dá quase 23. :P

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #93 Online: 07 de Maio de 2012, 22:00:19 »

Mas me parece meio forçado comparar produtividade com PIB x população. Primeiro, sempre existe fatores que distorcem essa comparação, como o câmbio, a renda e o grau de riqueza, e depois que essa riqueza do país é muito mal dividida, uma das piores do mundo, o que mostra que trabalhos que exigem menos estudos, são muito mais mal remunerados do que em países que mostram distribuição de renda melhor, independente do grau de desenvolvimento, o que leva as pessoas a terem mais dificuldade com a profissionalização e a consequente qualificação. De qualquer maneira, o Brasil não é mesmo referência para produtividade no trabalho, precisa melhorar bastante, mas nas regiões mais desenvolvidas, estamos bem, nada de outro mundo, mas já algo mais comparável com os países do gráfico.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #94 Online: 08 de Maio de 2012, 14:56:50 »

A diferença pode estar na cotação do câmbio usada,  inclusive as contas podem ter sido feitas usando o dólar corrigido pela paridade do poder de compra  (como eu vi em um artigo, e que é a forma certa de comparar as moedas entre si) , o que torna as contas ainda mais complicadas .

Dei uma olhada por cima no artigo abaixo,  a coisa parece ser mais complicada do que parece a 1° vista, dê uma olhada:

http://www.fee.tche.br/sitefee/download/jornadas/2/e8-01.pdf

http://www.econ.puc-rio.br/pdf/bacha_bonelli.PDF

.
« Última modificação: 08 de Maio de 2012, 15:04:00 por JJ »

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #95 Online: 08 de Maio de 2012, 15:01:43 »
A diferença pode estar na cotação do câmbio usada,  inclusive as contas podem ter sido feitas usando o dólar corrigido pela paridade do poder de compra  (como eu vi em um artigo, e que é a forma certa de comparar as moedas entre si) , o que torna as contas ainda mais complicadas .

Tem um índice muito útil para isso! :biglol:
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #96 Online: 08 de Maio de 2012, 15:06:03 »

Tem um índice muito útil para isso! :biglol:

É, o Indíce Big Mac,    :hihi:

.
« Última modificação: 08 de Maio de 2012, 15:08:30 por JJ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #97 Online: 08 de Maio de 2012, 15:09:40 »
E aqui a explicação da Wiki sobre o PPC:

Paridade do poder de compra

Em economia a paridade do poder de compra (PPC) ou paridade do poder aquisitivo (PPA), é um método alternativo à taxa de câmbio para se calcular o poder de compra de dois países. A PPC mede quanto é que uma determinada moeda pode comprar em termos internacionais (normalmente dólar), já que bens e serviços têm diferentes preços de um país para outro, ou seja, relaciona o poder aquisitivo de tal pessoa com o custo de vida do local, se ele consegue comprar tudo que necessita com seu salário.

A PPC é necessária porque a comparação dos produtos internos brutos (PIB) em uma moeda comum não descreve com precisão as diferenças em prosperidade material. A PPC, ao revés, leva em conta tanto as diferenças de rendimentos como também as diferenças no custo de vida. Isto é complicado porque os preços não flutuam num nível uniforme; na verdade, a diferença nos preços dos alimentos pode ser maior que a dos preços de habitação ou a dos preços de entretenimento. Ademais, os padrões de compra e até mesmo os bens disponíveis para compra são diferentes de país para país, portanto uma cesta constante de bens não pode ser utilizada para comparar preços em diferentes países.
As diferenças entre a PPC e a taxa de câmbio real podem ser significativas. Por exemplo, o PIB per capita na República Popular da China é cerca de USD 5.000, enquanto que, com base na PPC, ele passa a USD 8.400. Na outra ponta, o PIB per capita nominal do Japão é cerca de USD 37.600, mas o valor em PPC é de apenas USD 31.400.

Medir o padrão de vida de um país apenas com a taxa de câmbio pode ser ilusório. Por exemplo: se o valor do peso mexicano cai em comparação com o dólar americano, o PIB mexicano medido em dólares também cairá. Mas a variação da taxa de câmbio é apenas resultado do comércio internacional e do mercado financeiro - isto não quer dizer que os mexicanos ficaram efetivamente mais pobres, desde que os salários e os preços em pesos permaneçam estáveis.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Paridade_do_poder_de_compra

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #98 Online: 08 de Maio de 2012, 20:00:09 »
Dúvida sincera: Você tem algum dado para basear sua afirmação de que existe uma alocação ruim de recursos durante feriados?
Tipo o dos 4,4% do PIB perdido que citaram? Ou quem sabe a evidência de que nem todo mundo optaria por ficar sem trabalhar/ ficar sem fazer alguma atividade () que fique parada durante feriados? Pessoas poderiam optar por resolver problemas mais urgentes Além disso, há um aumento da liberdade das pessoas sobre suas próprias vidas, o que para mim já é o suficiente para "proibir" o governo de decretar feriados ou coisas do tipo.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #99 Online: 08 de Maio de 2012, 20:03:32 »

Leitura seletiva parcus?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!