Autor Tópico: Somos uma nação de incompetentes, é isso.  (Lida 10209 vezes)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:Somos uma nação de incompetentes, é isso.
« Resposta #25 Online: 03 de Maio de 2012, 23:45:30 »
Acabaram os argumentos e sobrou o mimimi?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #26 Online: 04 de Maio de 2012, 11:46:40 »
Digo o mesmo.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #27 Online: 04 de Maio de 2012, 11:57:46 »
Perguntas:

1) No gráfico citado, é o valor do PIB dividido pelo número de trabalhadores formais?

2) Como tem variado a taxa de informalidade no Brasil nesse período?

Não questiono as conclusões do artigo, mas talvez esses dados sejam relevantes.

Os dados sao daqui > http://www.conference-board.org/data/economydatabase/

1) Pelo que entendi é isso mesmo PIB/trabalhador formal

2) não, mas nao vejo que diferença isso faria.

Faz toda a diferença. O número de trabalhadores é a variável chave do cálculo.

No caso do Brasil, o indicador seria ainda menor, pois temos um grande número de trabalhadores na informalidade.

Quanto ao uso do termo "incompetência", também não concordo. Produtividade está ligada aos mais diversos fatores, achando eu que no caso da Coréia e Malásia acho que temos como fator importante o uso intensivo de alta tecnologia.

Já Turquia e Colômbia, penso que tem que ser investigado o nível de informalidade na economia.

Não entendi..... Pelo que li, nessa pesquisa se computa somente os trabalhalhos formais, o que o numero total de trabalhadores interfere na conta?

Em que o trabalho informal interfere em dados como esses?:
• Há apenas cinco anos, uma rede de supermercados presente em vários Estados percebeu que desperdiçava muito pão francês. Grandes fornadas saíam em horários que não correspondiam aos de venda mais intensa. Os pãezinhos esfriavam, encalhavam e iam para o lixo;
•  Em 2010, um grande hospital paulistano notou que desperdiçava tempo precioso dos cirurgiões, anestesistas e pacientes com necessidade de atendimento. A higienização das salas de cirurgia entre uma operação e outra demorava quatro vezes o necessário;
• No ano passado, uma fabricante italiana de autopeças montou no Brasil uma linha de produção exatamente igual a uma existente na Itália, com as mesmas máquinas, o mesmo tamanho e o mesmo número de funcionários. A produção no Brasil correspondia a apenas 75% da obtida na Europa.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #28 Online: 04 de Maio de 2012, 12:02:46 »
Digo o mesmo.

Filho, voce disse que o carnaval da prejuizo, eu mostrei que o carnaval pode sim dar lucro se houver desfiles, se não houver desfiles não existe investimento governamental , voce argumentou que o feriado dava prejuizo porque a industria parava, eu respondi que mesmo durante a folga existe giro e criação de riqueza. Os EUA, assim como todos os países do mundo tem seus feriados, alguns mais longos que o carnaval e continuam ricos e felizes. Pare de mimimi e de dados que mostram que o carnaval causa prejuizo.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 04 de Maio de 2012, 17:26:08 »
Perguntas:

1) No gráfico citado, é o valor do PIB dividido pelo número de trabalhadores formais?

No caso do Brasil, o indicador seria ainda menor, pois temos um grande número de trabalhadores na informalidade.

Quanto ao uso do termo "incompetência", também não concordo. Produtividade está ligada aos mais diversos fatores, achando eu que no caso da Coréia e Malásia acho que temos como fator importante o uso intensivo de alta tecnologia.

Já Turquia e Colômbia, penso que tem que ser investigado o nível de informalidade na economia.

Não entendi..... Pelo que li, nessa pesquisa se computa somente os trabalhalhos formais, o que o numero total de trabalhadores interfere na conta?

• Há apenas cinco anos, uma rede de supermercados presente em vários Estados percebeu que desperdiçava muito pão francês. Grandes fornadas saíam em horários que não correspondiam aos de venda mais intensa. Os pãezinhos esfriavam, encalhavam e iam para o lixo;
•  Em 2010, um grande hospital paulistano notou que desperdiçava tempo precioso dos cirurgiões, anestesistas e pacientes com necessidade de atendimento. A higienização das salas de cirurgia entre uma operação e outra demorava quatro vezes o necessário;
• No ano passado, uma fabricante italiana de autopeças montou no Brasil uma linha de produção exatamente igual a uma existente na Itália, com as mesmas máquinas, o mesmo tamanho e o mesmo número de funcionários. A produção no Brasil correspondia a apenas 75% da obtida na Europa.

Lógico que interfere.

Pelo estudo, foram incluídos apenas os trabalhadores formais.

Porém, é óbvio ululante que os informais também contribuem para a geração do PIB. Sendo assim, eles devem ser incluídos no cálculo.

Ocorre que, primeiro, a estimativa do número de trabalhadores informais é algo bem mais complexo, e segundo, esse número varia muito de país para país, de maneira desproporcional.

Consequentemente, ao incluí-los, o indicador será alterado, podendo inclusive gerar mudanças de posição dos países no ranking. No caso do Brasil, por exemplo, em função do alto nível de informalidade, o indicador irá escorregar bastante.

Concluo que, sem inclusão dos informais, o indicador está capenga.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Digão

• Nível 22
  • *
  • Onde estará a fonte que esconde a vida?
« Resposta #30 Online: 04 de Maio de 2012, 21:58:34 »
HSette, achei seu último post central para a questão.

Vim complementar com dados: mercado informal é mesmo coisa danada pra calcular, fora o conflito de interesses, né. O Itamaraty acatou uma pesquisa da FGV que fala em 21% de informalidade em 2003, mas uma universidade austríaca de economia falou em quase 40% em 2000. :o

Num ranking de países com mais dias de folga citado pela Época Negócios, tem trabalhador de primeiro mundo com mais folgas que o Brasil com carnaval e tudo. Não é o cerne da questão, como o Barata Tenno falou.

Tá, mas que conclusões tiramos daí? A pesquisa que bota o rendimento do Brasil lá embaixo foi encomendada pela oposição?

Agora, que o Brasil é um país de ladrões e do "jeitinho" desde sua formação, isso não se discute. :P Quase sinto vergonha da minha formação moral de descendente de colono.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #31 Online: 04 de Maio de 2012, 22:16:26 »
Perguntas:

Lógico que interfere.

Pelo estudo, foram incluídos apenas os trabalhadores formais.

Porém, é óbvio ululante que os informais também contribuem para a geração do PIB. Sendo assim, eles devem ser incluídos no cálculo.

Ocorre que, primeiro, a estimativa do número de trabalhadores informais é algo bem mais complexo, e segundo, esse número varia muito de país para país, de maneira desproporcional.

Consequentemente, ao incluí-los, o indicador será alterado, podendo inclusive gerar mudanças de posição dos países no ranking. No caso do Brasil, por exemplo, em função do alto nível de informalidade, o indicador irá escorregar bastante.

Concluo que, sem inclusão dos informais, o indicador está capenga.

Penso semelhante ao Barata. Agora, HSete eu demorei um pouco pra entender teu raciocínio, porque se incluirmos os trabalhadores informais, aumentamos o denominador da equação e diminuimos o índice, ou seja, só pioraria a ´psição do Brasil.

Mas eu reli e reparei na parte em negrito. Vc se refere ao trabalho informal em todos os países pesquisados, certo? Agora começou a me fazer sentido.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #32 Online: 04 de Maio de 2012, 22:17:10 »

Agora, que o Brasil é um país de ladrões e do "jeitinho" desde sua formação, isso não se discute. :P Quase sinto vergonha da minha formação moral de descendente de colono.

Isso também é viralatismo.

People, o Brasil não é um mar de eficiência porque tem um mar de gente sem estudo. Entre as pessoas com estudo a eficiência é tão boa quanto qualquer país do mundo. O trabalhador brasileiro é tão produtivo quanto qualquer outro em situação educacional semelhante quanto em qualquer lugar do mundo, seja na China, na Alemanha ou no Paquistão, não há segredos. E esse negócio de ficar procurando defeitos para colocar a própria autoestima ou o sentimento de nacionalidade no fundo do poço é coisa que só psicólogo ( ou psiquiata?) dá jeito.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
« Resposta #33 Online: 04 de Maio de 2012, 22:29:12 »
Tirei essa definição do site da pesquisa:

Employment figures should cover all persons engaged in some productivity activity that fall within the production boundary of the system. This group includes employees, the self-employed, unpaid family members that are economically engaged, apprentices, and the military. The production boundary follows the same domestic concept as the GDP, which includes all workers employed domestically, but not any nationals working abroad.

Pelo que entendi, eles consideram tbm o trabalho informal, confere?
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #34 Online: 04 de Maio de 2012, 22:32:58 »
Juca, o Brasil esta perdendo para a Colombia, que tem um nivel educacional tao ruim, ate pior.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
« Resposta #35 Online: 04 de Maio de 2012, 22:38:00 »

People, o Brasil não é um mar de (de)eficiência porque tem um mar de gente sem estudo.

Cara, leia o que tu escreveu e raciocina de novo.

Entre as pessoas com estudo a eficiência é tão boa quanto qualquer país do mundo. O trabalhador brasileiro é tão produtivo quanto qualquer outro em situação educacional semelhante quanto em qualquer lugar do mundo, seja na China, na Alemanha ou no Paquistão, não há segredos.
[...]

Entre pessoas igualmente qualificadas o rendimento é o mesmo em qualquer lugar do mundo. Agora vá ver o percentual de pessoas qualificadas no Brasil e compare com o percentual de outros países.

Seu trabalho não depende só de vc, depende de todos que estão direta ou indiretamente envolvidos nele, fornecedores, funcionários, colegas de trabalho, serviços terceirizados, etc. Se a grande maioria da população é incompetente, a qualidade geral do trabalho cai, não importa o quão competente vc seja.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 04 de Maio de 2012, 22:53:29 »

People, o Brasil não é um mar de (de)eficiência porque tem um mar de gente sem estudo.

Cara, leia o que tu escreveu e raciocina de novo.

:hein: Então eu teria que escrever " O Brasil é um mar de deficiência..." e não como eu disse "o Brasil é não é uma mar de eficiência...", o que não faz qualquer diferença. Se eu escrevesse como você leu, sugeriu e não prestou atenção, eu teria que dizer "O Brasil não é um mar de deficiência..." o que é redundante e obviamente não é o que eu acho, o Brasil realmente não é um mar de eficiência.  :stunned:

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 04 de Maio de 2012, 22:59:14 »
Juca, o Brasil esta perdendo para a Colombia, que tem um nivel educacional tao ruim, ate pior.

Pode até ser, mas não é questão para atacar de síndrome de viralatas... O Brasil é o pior do mundo, o brasileiro é o pior do mundo. Não somos, também estamos distantes dos melhores.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #38 Online: 04 de Maio de 2012, 23:14:27 »
Eu so vi pessoas dizendo que é ruim, não vi ninguém dizendo que é o pior do mundo. Tem muito pais subsaariano pra salvar o Brasil dessa posição.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 04 de Maio de 2012, 23:27:03 »
Eu vi...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #40 Online: 04 de Maio de 2012, 23:30:57 »

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 04 de Maio de 2012, 23:37:28 »
Eu vi...

Onde?

o próprio título do tópico é isso, e:

[

O problema é cultural e moral. Nossa sociedade valoriza outras coisas e é muito dissimulada.

Aham, sei. Juquinha, meu filho, se quiser vc pode usar outro menos ofensivo, tipo "pouco produtivo", preguiçoso, ineficiente, que tal. Pra mim a palavra é essa mesmo, cara: incompetência.

Os dados estão aí, só nao ver quem nao quer. Agora se isso é devido a cultura ou educação, isso é outra conversa, nao muda o fato de sermos ineficientes, desorganizados (no sentido de cumprir prazos) e com pouco capacitação técnica. Isso tudo se traduz em incompetência generalizada.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 04 de Maio de 2012, 23:39:08 »
Eu vi...

Onde?

o próprio título do tópico é isso, e:

[

O problema é cultural e moral. Nossa sociedade valoriza outras coisas e é muito dissimulada.

Aham, sei. Juquinha, meu filho, se quiser vc pode usar outro menos ofensivo, tipo "pouco produtivo", preguiçoso, ineficiente, que tal. Pra mim a palavra é essa mesmo, cara: incompetência.

Os dados estão aí, só nao ver quem nao quer. Agora se isso é devido a cultura ou educação, isso é outra conversa, nao muda o fato de sermos ineficientes, desorganizados (no sentido de cumprir prazos) e com pouco capacitação técnica. Isso tudo se traduz em incompetência generalizada.

E em qual destas postagens está escrito que o Brasil é o "pior do mundo"?
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 04 de Maio de 2012, 23:45:04 »

E em qual destas postagens está escrito que o Brasil é o "pior do mundo"?

Em todas há generalizações desse tipo, que seguem essa premissa "viralatista" ( :P) .

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #44 Online: 05 de Maio de 2012, 00:25:09 »
Pior que o complexo de vira-latas, é o complexo de cão de raça. :P
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #45 Online: 05 de Maio de 2012, 00:47:02 »
Hoje dizemos cães fura-sacos, pois latas já não existem.  :)
... e imagina se fôssemos competentes...parece que estão esquecendo das questões políticas neste tópico, tanto tempo sem investimento em educação, saúde, e no próprio trabalho no sentido de treinamento e valorização da mão de obra, queria o quê?
O brasileiro sempre se virou, suportou e foi em frente nesse campo minado, ... mas vamos só o olhar a produção de bens, existem outros valores a entrar na lista.
Atualmente os gregos seriam incompetentes? Os europeus seriam? Os americanos?  Tem povo aí que foram enganados pelos seus governantes.
« Última modificação: 05 de Maio de 2012, 01:21:35 por zambest »
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 05 de Maio de 2012, 00:53:19 »
Tirei essa definição do site da pesquisa:

Employment figures should cover all persons engaged in some productivity activity that fall within the production boundary of the system. This group includes employees, the self-employed, unpaid family members that are economically engaged, apprentices, and the military. The production boundary follows the same domestic concept as the GDP, which includes all workers employed domestically, but not any nationals working abroad.

Pelo que entendi, eles consideram tbm o trabalho informal, confere?

Bom, não tenho certeza ainda, mas parece-me que não.

De qualquer forma, se não estiverem incluídos, não invalida o texto. Mesmo porque, índice alto de informalidade piora a situação em duas frentes. Primeiro por mascarar o índice, e o pior, é fonte de baixa produtividade e contribuição baixa para o desenvolvimento, apesar do quantitativo alto no número de pessoas.

Não há dúvidas que o Brasil tem baixa produtividade, mas não acho que seja caso de se falar em incompetência.
Pelo contrário, o país tem toda a competência do mundo para superar suas deficiências, e temos dado mostras disso nos últimos anos.

O caso é de fazer um diagnóstico preciso e implementar o que é necessário. Vivemos durante anos em total anarquia financeira, o país conviveu com uma hiperinflação crônica que desorganizou bastante o sistema produtivo.

No entanto, já estamos numa situação bem melhor sobre esse aspecto. Agora é consolidar isso, e passar a investir pesado em qualificação profissional e nas áreas de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias.

E temos sim, competência de sobra para isso.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Digão

• Nível 22
  • *
« Resposta #47 Online: 05 de Maio de 2012, 13:15:30 »
Essa consciência generalizada de "yes we can" é recente, mais por conta da crise na zona do euro e da escalada de consumidores para a classe C, não? Antes disso acho que o grosso da população tinha bem mais síndrome de colônia.

Não sei mais o que pensar, depois do Enjolras falar que a inclusão da economia informal piora a conta, e verificar nos dados que citei que acontece isso mesmo pois colocam a informalidade no Brasil na frente que nos outros países da pesquisa da Época (Coréia do Sul 27,5% é o menor dos cinco, contra 39,8% do Brasil). O argumento de que o trabalho informal implica em baixa produtividade não me convenceu muito. :(

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #48 Online: 05 de Maio de 2012, 14:10:58 »
O principal problema é a falta de liderança qualificada nas indústrias, ela que é a chave para a produtividade.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Digão

• Nível 22
  • *
« Resposta #49 Online: 05 de Maio de 2012, 14:33:34 »
Parece que não só a liderança precisa ser qualificada.

Baixa produtividade é a maior responsável pelo lento crescimento da América Latina, diz BID

(...)
Segundo Pedro Cavalcanti, economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o produto per capita brasileiro sempre perdeu espaço relativo se comparado aos países líderes e só nos últimos cinco anos vem crescendo de forma mais acelerada.

Para o país crescer é necessária uma política para aumentar o grau de eficiência da produtividade. Segundo Cavalcanti, isso só é possível por meio de políticas na área da educação.

"A gente está mal em qualidade e quantidade em termos de educação. Todo ano entra muita gente mal qualificada no setor de serviços, no qual se encontram 65% da mão de obra brasileira. [mal qualificada] Porque estão longe do campo e não têm qualificação para a indústria. A solução passa por educação e erradicação da pobreza", afirmou Cavalcanti.

Fonte: Agência Brasil, via Brasil Econômico 28/05/10
« Última modificação: 05 de Maio de 2012, 14:36:42 por Digão »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!