Autor Tópico: Somos uma nação de incompetentes, é isso.  (Lida 10210 vezes)

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
Re:Somos uma nação de incompetentes, é isso.
« Resposta #50 Online: 05 de Maio de 2012, 14:39:02 »
O Brasil não é o pior do mundo. Mas estar à frente de países africanos e nosso vizinhos latino americanos não é lá grande coisa... embora seja melhor que nada.

"Deus prefere os ateus"

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #51 Online: 05 de Maio de 2012, 14:48:08 »
Parece que não só a liderança precisa ser qualificada.

Baixa produtividade é a maior responsável pelo lento crescimento da América Latina, diz BID

(...)
Segundo Pedro Cavalcanti, economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o produto per capita brasileiro sempre perdeu espaço relativo se comparado aos países líderes e só nos últimos cinco anos vem crescendo de forma mais acelerada.

Para o país crescer é necessária uma política para aumentar o grau de eficiência da produtividade. Segundo Cavalcanti, isso só é possível por meio de políticas na área da educação.

"A gente está mal em qualidade e quantidade em termos de educação. Todo ano entra muita gente mal qualificada no setor de serviços, no qual se encontram 65% da mão de obra brasileira. [mal qualificada] Porque estão longe do campo e não têm qualificação para a indústria. A solução passa por educação e erradicação da pobreza", afirmou Cavalcanti.

Fonte: Agência Brasil, via Brasil Econômico 28/05/10
Que tal acabar com concursos públicos, assim uma parte maior da nossa mão de obra "qualificada" vai para o setor privado produtivo? Espere, ele é malvado, paga mal e não dá os direitos merecidos aos trabalhadores. O que realmente o que precisamos, então, é de mais burocratas educados (nunca se sabe quando vamos precisar de um burocrata engenheiro, matemático, físico, etc).
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #52 Online: 05 de Maio de 2012, 14:59:06 »
O principal problema é a falta de liderança qualificada nas indústrias, ela que é a chave para a produtividade.
Quanta ilusão, o Brasil está entre os 10 piores países (considera-se aqui apenas as 50 maiores economias) para se fazer negócios. É muito fácil criticar as pessoas por não "enfiarem" seu dinheiro em um saco sem fundo, depois ainda diz que a culpa é dos outros, pois se todos mergulhassem de cabeça na merda, ela magicamente se transformaria em dinheiro. (acho que você entende que quem lidera pequenas empresas em geral é quem financia ao menos, e que iniciar uma empresa já grande é um tanto utópico)

http://blogs.estadao.com.br/radar-economico/2011/11/07/ranking-poe-brasil-entre-dez-piores-paises-para-fazer-negocios/

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 05 de Maio de 2012, 15:10:13 »
O principal problema é a falta de liderança qualificada nas indústrias, ela que é a chave para a produtividade.
Quanta ilusão, o Brasil está entre os 10 piores países (considera-se aqui apenas as 50 maiores economias) para se fazer negócios. É muito fácil criticar as pessoas por não "enfiarem" seu dinheiro em um saco sem fundo, depois ainda diz que a culpa é dos outros, pois se todos mergulhassem de cabeça na merda, ela magicamente se transformaria em dinheiro. (acho que você entende que quem lidera pequenas empresas em geral é quem financia ao menos, e que iniciar uma empresa já grande é um tanto utópico)

http://blogs.estadao.com.br/radar-economico/2011/11/07/ranking-poe-brasil-entre-dez-piores-paises-para-fazer-negocios/

O cara para se arriscar a abrir uma empresa no Brasil tem que ter coragem...
"Deus prefere os ateus"

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #54 Online: 05 de Maio de 2012, 18:55:51 »
Pura lenda Fabrício. Fosse assim, o Brasil não estaria recebendo investimentos recordes em capital produtivo, tanto externo, como interno. Se você souber administrar uma empresa, conhecer seu ramo, e tiver paciência para crescer e investir periodicamente nela, você terá um dos ambientes mais lucrativos e com maiores retornos do mundo. Vale para a pequena, vale para a média e para a grande empresa. O que tem que ser feito é qualificação, inovação e investimentos de forma a garantir a sustentabilidade financeira e a competitividade do negócio, quem sabe fazer isso, se dá bem. O problema é treinar mais e mais pessoas para esse lugar comum, porque  o capital humano qualificado já está todo comprometido, e não há reservas suficientes para repor ao ritmo necessário.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 05 de Maio de 2012, 19:15:51 »
Pura lenda Fabrício. Fosse assim, o Brasil não estaria recebendo investimentos recordes em capital produtivo, tanto externo, como interno. Se você souber administrar uma empresa, conhecer seu ramo, e tiver paciência para crescer e investir periodicamente nela, você terá um dos ambientes mais lucrativos e com maiores retornos do mundo. Vale para a pequena, vale para a média e para a grande empresa. O que tem que ser feito é qualificação, inovação e investimentos de forma a garantir a sustentabilidade financeira e a competitividade do negócio, quem sabe fazer isso, se dá bem. O problema é treinar mais e mais pessoas para esse lugar comum, porque  o capital humano qualificado já está todo comprometido, e não há reservas suficientes para repor ao ritmo necessário.

Juca, não é bem lenda... concordo que para quem for empreendedor pode ser lucrativo. Digo que o cara tem que ser herói pelo inferno burocrático e fiscal que tem que enfrentar. Eu já tive uma micro empresa (bota micro nisso :hihi:), e foi uma experiência muito frustrante... até deu para ganhar uma graninha, mas o calvário burocrático e fiscal era de matar. Fico imaginando as grandes e médias empresas, que saco deve ser administrar as exigências draconianas da miríade de leis e impostos a seguir.

O que tem que ser feito é qualificação, inovação e investimentos de forma a garantir a sustentabilidade financeira e a competitividade do negócio, quem sabe fazer isso, se dá bem.

Isso é importante, mas na minha opinião o maior entrave hoje é a legislação burocrática e o cipoal fiscal.

"Deus prefere os ateus"

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #56 Online: 05 de Maio de 2012, 19:16:33 »
Juca, quantos documentos e taxas são necessários para abrir um negocio? Qual a taxa de falencia nos primeiros 5 anos no Brasil?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 05 de Maio de 2012, 21:35:11 »
Juca, quantos documentos e taxas são necessários para abrir um negocio? Qual a taxa de falencia nos primeiros 5 anos no Brasil?

Barata, são muitos documentos, algumas taxas e demora para conseguir alvará. Se você não tiver experiência, Know-how, qualificação e capital adequados, sua empresa muito provavelmente estará condenada em menos de 2 anos. Agora como eu disse, se você tiver tudo isso aí em cima, é muito difícil que seu negócio dê errado no momento de hoje, porque o mercado brasileiro dá muita margem para lucro e rendimentos, apesar dos impostos altos.

O grande problema é que uma grande parte dos empreendedores de hoje, só tem um quesito desses que eu listei, que é o capital, que muitas vezes é a poupança que o cara conseguiu na vida. Você pode ter capital e qualificação, mas sem experiência também se torna perigoso, você pode ter capital e experiência, mas sem qualificação muitas vezes é inviável. O ambiente de negócio no Brasil não é ruim, ruim é o capital humano que se arrisca neles. É isso que eu enxergo como empresário. E a questão da produtividade está ligada diretamente ao treinamento profissional.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #58 Online: 05 de Maio de 2012, 23:30:36 »
E qual qualificação contábil, administrativa e econômica esse novos empresários têm para querer ter sucesso? Vocação não funciona no mercado, e cursos do sebrae não formam qualificação nenhuma.

O principal problema é a liderança, pois funcionário nenhum vai trabalhar por qualquer motivo além do seu salário, quanto mais cômoda for a situação do trabalho menor a produtividade. Por essas e outras que as empresas que impõem taxas de produtividade aos funcionários são taxadas de deshumanas, mesmo quando tal piso produtivo não é exploratório.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 05 de Maio de 2012, 23:38:57 »
E qual qualificação contábil, administrativa e econômica esse novos empresários têm para querer ter sucesso? Vocação não funciona no mercado, e cursos do sebrae não formam qualificação nenhuma.

O principal problema é a liderança, pois funcionário nenhum vai trabalhar por qualquer motivo além do seu salário, quanto mais cômoda for a situação do trabalho menor a produtividade. Por essas e outras que as empresas que impõem taxas de produtividade aos funcionários são taxadas de deshumanas, mesmo quando tal piso produtivo não é exploratório.

Produtividade não é algo que se impõe, é algo que se conquista com melhorias tecnológicas, racionalização de processos, qualificação da mão-de-obra.

Impunha-se produtividade no regime escravocrata, esse tempo já passou.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #60 Online: 06 de Maio de 2012, 00:01:05 »

Produtividade não é algo que se impõe, é algo que se conquista com melhorias tecnológicas, racionalização de processos, qualificação da mão-de-obra.

É mesmo? Como você conseque acessar a internet da Terra aí do seu planeta?

Piso produtivo é aplicado diretamente ou não em qualquer meio produtivo de trabalho útil, seja delimitando o piso ou frequencia.

Melhorias tecnológicas não podem ser aplicadas em muitas áreas da produção por fatores praticamente naturais, ainda mais quando essas áreas já foram atingidas pela modernidade. Qualificação de mão-de-obra conta mais quando o trabalhador está em formação ou qualificação, depois de contratado e qualificado, somente o bom uso do trabalho que o trabalhador tem a dispor pode melhorar a produção.
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 06 de Maio de 2012, 00:31:55 »

Empresas que impõe taxas de produtividade ao funcionários e nada mais, são desumanas mesmo. O que você faz é dar condições para o funcionário ganhar mais por produzir mais, com treinamento, qualificação e um ambiente de trabalho adequado, básico.

Edit.: Mas não é fácil encontrar uma empresa assim...
« Última modificação: 06 de Maio de 2012, 00:39:07 por _Juca_ »

Offline Digão

• Nível 22
  • *
  • Onde estará a fonte que esconde a vida?
« Resposta #62 Online: 06 de Maio de 2012, 00:34:02 »

Dono de empresa tem tudo pra relaxar e ficar na boa, mas está sempre às voltas com perder mercado para a concorrência, segurar aquele ou aqueles clientes endinheirados (fidelização), fora a ganância. Veja os donos de operadoras de telefonia, de bancos, empreiteiras, etc. envolvidos em falcatruas. Pra quê, eu pergunto? Ganância. Dinheiro e poder nunca são suficientes.

Daí pra baixo na hierarquia da empresa é só água batendo na bunda. Quem não mostra resultados cai fora. Liderança produtiva não é exclusividade dos empreendedores. Virou chefe, meu amigo, acabou o sossego, aliás antes mesmo disso. Pelo menos em empresa privada é assim. Por que o "rito de passagem do estagiário" é tão recorrente? Cobrança por produtividade não é essa quimera toda não.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #63 Online: 06 de Maio de 2012, 00:50:29 »

Empresas que impõe taxas de produtividade ao funcionários e nada mais, são desumanas mesmo. O que você faz é dar condições para o funcionário ganhar mais por produzir mais, com treinamento, qualificação e um ambiente de trabalho adequado, básico.

Edit.: Mas não é fácil encontrar uma empresa assim...

De pouco adiantam condicões, pouquíssimos são os funcionários que trabalham bem porque querem ver a empresa crescer. Impor taxas de produtividade é uma das poucas garantias que o funcionário vai trabalhar sem ser vigiado.

Quanto à desumanidade, concordo que o piso deve ser racional, explorando o que o funcionário pode produzir e não exigindo mais do que ele pode produzir.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #64 Online: 06 de Maio de 2012, 00:54:06 »

Dono de empresa tem tudo pra relaxar e ficar na boa, mas está sempre às voltas com perder mercado para a concorrência, segurar aquele ou aqueles clientes endinheirados (fidelização), fora a ganância. Veja os donos de operadoras de telefonia, de bancos, empreiteiras, etc. envolvidos em falcatruas. Pra quê, eu pergunto? Ganância. Dinheiro e poder nunca são suficientes.

Daí pra baixo na hierarquia da empresa é só água batendo na bunda. Quem não mostra resultados cai fora. Liderança produtiva não é exclusividade dos empreendedores. Virou chefe, meu amigo, acabou o sossego, aliás antes mesmo disso. Pelo menos em empresa privada é assim. Por que o "rito de passagem do estagiário" é tão recorrente? Cobrança por produtividade não é essa quimera toda não.

Eu não estou falando de grandes empresas, mas de pequenas empresas.

Sobre os donos de empresas de grande porte: de fato nenhum dono de uma empresa grande como você deixou subjetivo vai se importar com a produção. Muito mais inteligente é promover um dos funcionários para supervisor e dar aos outros funcionários a falsa sensação de que um indivíduo que também é explorado tem alguma autoridade sobre eles.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 06 de Maio de 2012, 00:58:22 »

É mesmo? Como você conseque acessar a internet da Terra aí do seu planeta?

Piso produtivo é aplicado diretamente ou não em qualquer meio produtivo de trabalho útil, seja delimitando o piso ou frequencia.

Melhorias tecnológicas não podem ser aplicadas em muitas áreas da produção por fatores praticamente naturais, ainda mais quando essas áreas já foram atingidas pela modernidade. Qualificação de mão-de-obra conta mais quando o trabalhador está em formação ou qualificação, depois de contratado e qualificado, somente o bom uso do trabalho que o trabalhador tem a dispor pode melhorar a produção.

Então aí no seu planeta escravocrata, setores que não admitem melhorias tecnológicas continuam em atividade gerando lucro e atraindo investimentos?

:histeria: :histeria: :histeria:

Cara, essa foi a melhor do fórum nos últimos tempos.  :biglol:

:histeria: :histeria: :histeria:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #66 Online: 06 de Maio de 2012, 01:05:12 »

Repito, boa vontade e inteligência não falta nem um pouco, espaço para melhoras há de sobra no Brasil, mas esse "investimento" de tempo e dinheiro para se abrir uma empresa no Brasil está alto demais, sem contar que boas vezes é necessário boa vontade dos burocratas (ou de $$ para dar um estímulo). Quem já passou por essa fase está se esbanjando no lucro, com um governo que arranca a concorrência pela raiz.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #67 Online: 06 de Maio de 2012, 01:50:22 »
Isso não faz sentido, o motivo de novos empresários precisarem de uma formação tão extensa no Brasil é que a *nossa* burocracia é grande demais, o resto do mundo nos prova que isso ela é desnecessário (olhe a minha assinatura e veja o que foi feito de diferente nos dois países). O custo *desnecessariamente* alto da "formação" e a própria necessidade de se ter um bom capital mínimo no Brasil reflete nos problemas que você cita acima. As pessoas do resto do mundo não tem nenhuma fórmula mágica, são sujeitas às mesmas leis físicas que os brasileiros, o que muda são as leis dos governos. Ficar jogando a culpa na falta educação (eu lamentavelmente fazia muito isso, também) é achar que enterrar a cabeça na areia que nem uma avestruz fará os problemas sumirem.

Para ficar mais fácil: a educação é um baita de um bode expiatório. E ela é perfeita para isso, ela é um tanto difícil de ser analisada objetivamente e é muito comum qualquer plebeu associá-la com uma espécie de "milagre", pois ele por si não é capaz de compreender o por quê e mecanismos da mesma.
« Última modificação: 06 de Maio de 2012, 02:30:13 por parcus »

Offline Digão

• Nível 22
  • *
  • Onde estará a fonte que esconde a vida?
« Resposta #68 Online: 06 de Maio de 2012, 01:54:58 »
Eu não estou falando de grandes empresas, mas de pequenas empresas.

Sobre os donos de empresas de grande porte: de fato nenhum dono de uma empresa grande como você deixou subjetivo vai se importar com a produção. Muito mais inteligente é promover um dos funcionários para supervisor e dar aos outros funcionários a falsa sensação de que um indivíduo que também é explorado tem alguma autoridade sobre eles.

Não quis deixar subjetivo as grandes, elas apenas têm episódios de corrupção que a maioria vai se lembrar. Quanto às pequenas, em quais tipos você está pensando? Quantas, descontando os monopólios, não precisam se preocupar em satisfazer o cliente, que via de regra é exigente, seja ele usuário final ou outra empresa? Na sapataria da esquina existe comissão, para que os funcionários corram atrás de vender. Na lanchonete não tem, mas o funcionário atencioso e esforçado costuma ser valorizado.

E o supervisor ou o próprio patrão impõem critérios de produtividade, piorando a vida de todos os outros funcionários e se sujeitando a ser tachados de injustos mesmo se os critérios forem razoáveis, a troco de quê? Do jeito que você fala parece que uma empresa enfrenta os concorrentes e conquista sua fatia no mercado quase por acidente...

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 06 de Maio de 2012, 07:15:47 »
Quando a população esta de "papo pro ar", eles estão gastando o salario no comércio, no turismo, em restaurantes, e etc, girando a economia e produzindo riqueza.
E como em, por isso que a nossa indústria pede mais feriados, os pobres coitados brasileiros não tem fins de semana, horário de almoço e nem férias mais. O governo com certeza tem que obrigar seus cidadães a pararem de trabalhar, já pensou a overdose de trabalho que eles teriam se o governo não fizesse isso? E já pensou como todo mundo ficaria rico se não tivesse o carnaval para torrar a grana? Vamos exportar o carnaval para o Obama, pois é só disso que os americanos precisam para reaquecer a sua economia.

Releia e repare que o problema  não  é  a quantidade de  horas trabalhadas:

Nossa média está próxima de 1.840 horas de labuta por ano. Trabalhamos menos que os sul-coreanos, os taiwaneses e os chilenos, mas tanto quanto os argentinos, os irlandeses e os turcos – e bem mais que os cidadãos da maioria dos países ricos, incluindo alemães, japoneses e americanos. O problema não é quanto, e sim como trabalhamos e o que fazemos.

A questão da produtividade tem tudo a ver com o valor do que é  produzido em uma unidade de tempo .

Assim 50 pessoas que em um dia  produzam coisa(s) com valor total de  250.000, terão muito mais produtividade (5x) do que 50 pessoas que produzam  coisa(s) cujo valor total seja de 50.000.

É desta forma que se faz o cálculo de produtividade.  Tem tudo a ver com o valor do produto  ou serviço que esteja sendo feito.

Para ficar mais claro:

50 médicos fazendo cirurgias complexas num dia num hospital ,  terão uma um valor de produção muitíssimo maior do que 50 lixeiros recolhendo lixo num dia numa cidade, e conseqüentemente terão uma produtividade  muitíssimo  maior do que os 50 lixeiros.

Assim  qualquer um pode ver claramente que isto não tem nada a ver primordialmente com o esforço na execução do trabalho e sim com o valor do trabalho executado.

Este é o significado de produtividade , mas muita gente não entende e sai achando que é porque o brasileiro é preguiçoso e o americano é um ultra incansável trabalhador.  :|

Para não ficar dúvida segue mais uma parte do texto que corrobora minha afirmação:

estaríamos em melhor situação se o setor de serviços se expandisse com vagas de alta qualificação e produtividade, em setores como design, arquitetura, finanças ou consultoria.

.
« Última modificação: 06 de Maio de 2012, 07:31:53 por JJ »

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #70 Online: 06 de Maio de 2012, 11:14:20 »

[...]

A questão da produtividade tem tudo a ver com o valor do que é  produzido em uma unidade de tempo .

Assim 50 pessoas que em um dia  produzam coisa(s) com valor total de  250.000, terão muito mais produtividade (5x) do que 50 pessoas que produzam  coisa(s) cujo valor total seja de 50.000.

É desta forma que se faz o cálculo de produtividade.  Tem tudo a ver com o valor do produto  ou serviço que esteja sendo feito.

Para ficar mais claro:
50 médicos fazendo cirurgias complexas num dia num hospital ,  terão uma um valor de produção muitíssimo maior do que 50 lixeiros recolhendo lixo num dia numa cidade, e conseqüentemente terão uma produtividade  muitíssimo  maior do que os 50 lixeiros.

Assim  qualquer um pode ver claramente que isto não tem nada a ver primordialmente com o esforço na execução do trabalho e sim com o valor do trabalho executado.

Este é o significado de produtividade , mas muita gente não entende e sai achando que é porque o brasileiro é preguiçoso e o americano é um ultra incansável trabalhador.  :|

Boa observação, porém o que explica estarmos abaixo também de países como Turquia, Malásia e Colombia?

Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
« Resposta #71 Online: 06 de Maio de 2012, 11:23:26 »
Brazil’s productivity growth slowed somewhat more than the Latin
American average
, from 4 percent in 2010 to 1.4 percent in 2011. Output
growth dropped by more than half from 7.5 percent in 2010 to 3.4 percent
in 2011. (Table 4)

Fonte: http://www.conference-board.org/pdf_free/economics/TED2.pdf
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #72 Online: 06 de Maio de 2012, 11:54:21 »
Acho que também deve ser levado em conta que o Brasil com seu território continental, concentra a maior parte de suas atividades industriais  e empresriais formais em estados do sudeste. Quando se compara com outro país que tem extensão territorial do tamanho de um pequeno estado brasileiro, então o quociente resulta em números que não refletem esta realidade.
Outra coisa é que geralmente nestes números, não entram produtos de pequenos produtores, produtos agrícolas e artesanato em geral, então o trabalho informal no Brasil é maior, e a produção informal também.
Acho que essas comparações do Brasil com outros países servem bem para as produções formais, mas fica um outro Brasil bem maior de fora, então não sei se estes gráficos revelam uma verdadeira grandeza, pois sempre são uma média.
Outra coisa, produção por produção não reflete em nada o IDH de um país ou de um lugar.
Eu não me mudaria para Medelin, nem Bogotá.  :)
« Última modificação: 06 de Maio de 2012, 12:14:49 por zambest »
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
« Resposta #73 Online: 06 de Maio de 2012, 12:03:13 »
Acho que também deve ser levado em conta que o Brasil com seu território continental, concentra a maior parte de suas atividades em estados do sudeste. Quando se compara com outro país que tem extensão territorial do tamanho de um pequeno estado brasileiro, então o quociente resulta em números que não refletem esta realidade.
Outra coisa é que geralmente nestes números, não entram produtos de pequenos produtores, produtos agrícolas e artesanato em geral, então o trabalho informal no Brasil é maior, e a produção informal também.
Acho que essas comparações do Brasil com outros países servem bem para as produções formais, mas fica um outro Brasil bem maior de fora, então não sei se estes gráficos revelam uma verdadeira grandeza.

Cara, o índice usado é PIB/trabalhador (formal e informal), já foi mostrado isso em posts anteriores. Entra na conta tudo que é produzido e todo esse pessoal aí que vc citou. Leia os posts.

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #74 Online: 06 de Maio de 2012, 12:17:38 »

Acho que também deve ser levado em conta que o Brasil com seu território continental, concentra a maior parte de suas atividades industriais  e empresriais formais em estados do sudeste. Quando se compara com outro país que tem extensão territorial do tamanho de um pequeno estado brasileiro, então o quociente resulta em números que não refletem esta realidade.
Acho que essas comparações do Brasil com outros países servem bem para as produções formais, mas fica um outro Brasil bem maior de fora, então não sei se estes gráficos revelam uma verdadeira grandeza, pois sempre são uma média.
Outra coisa, produção por produção não reflete em nada o IDH de um país ou de um lugar.
Eu não me mudaria para Medelin, nem Bogotá. 

Cara, o índice usado é PIB/trabalhador (formal e informal), já foi mostrado isso em posts anteriores. Entra na conta tudo que é produzido e todo esse pessoal aí que vc citou. Leia os posts.

Hummm deve ter magia então nessa contabilidade, prá saber o que seu Zé da dona Lourdes produz e vende de casa em casa. Como eu disse é uma estimativa e pode distorcer a realidade.
« Última modificação: 06 de Maio de 2012, 12:36:38 por zambest »
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!