Voce apresenta dados que mostram que filhos sem o nome do pai no registro são mais propensos a serem presos, o que eu quero saber é se eles estão presos porque familias sem um pai é mais miserável e por isso os filhos tendem ao crime o se só a ausencia do pai causa esse problema? Qual é o indice de criminalidade de filhos de ricos sem pai presente?
No momento não tenho dados à mão, mas suspeito que a condição social não afete tanto quanto se imagina. Você sabe que os pais ricos "relaxados" que substituem afeto por presentes materiais são receita certa para filhos mimados e que não toleram frustração. Também não é raro vê-los envolvidos com problemas legais ou serem revoltados com a vida, apesar de terem "tudo".
A psicologia da coisa é a seguinte: o que faz a criança se vincular à realidade, a seguir moral social e tolerar obrigações, enfim, que evita uma vida fantasiosa de mera busca pela satisfação de desejos custe o que custar, é fundamentalmente o genitor do mesmo sexo que a criança. Quanto mais aquele que deveria ser o grande modelo se exime dessa função (é pior pai fujão que pai falecido), mais desesperadamente o filho busca modelos masculinos de "sucesso": do tipo ladrões, traficantes, espertinhos, gente que ela vê como acima da moral social.
Isso pode acontecer independente da condição financeira, podemos supor que a criança mais pobre encontra esse tipo de gente com mais facilidade, mas como a busca desesperada por um "modelo" afeta qualquer nível social, a sementinha de "buscar o exemplo errado" também existe nos filhos ricos. E mesmo tendo esses modelos à disposição, não vai ser preenchida a busca por afeto, então o emocional da criança tende a ficar desequilibrado. Do tipo se enfezar e dizer "vou te matar", por mais que a mãe condene o comportamento. Coisas assim. Fora a autoestima baixíssima.
Não estou dizendo que psicologia seja ciência exata, mas acho que esse princípio funciona e explica muita coisa. Tá, não explica por exemplo por que um bebê adotado por lésbicas se desenvolve normalmente igual a uma criança de pais heteros. Ou talvez explique de alguma forma. Bom, deixa eu ir atrás dos dados...