Autor Tópico: Argumentos de vegan "proselitista"  (Lida 14703 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re.: Argumentos de vegan "proselitista"
« Resposta #50 Online: 19 de Agosto de 2005, 16:33:55 »
É questão de hábito, talvez de genética.  Eu como carne de soja com bastante frequência e continuo gostando.

Mas não vejo por que eu não poderia deixá-la de lado também.  Proteína é um problema menor na dieta vegetariana.  As vitaminas são um fator MUITO mais preocupante - ainda que também não cheguem a assustar, pelo menos quando há complementação ou em dieta que não seja estritamente vegan.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Marcelo Terra

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.126
  • Sexo: Masculino
Re: Argumentos de vegan "proselitista"
« Resposta #51 Online: 19 de Agosto de 2005, 16:39:02 »
Citação de: Hrrr
21 Motivos Para Ser Vegetariano
Dr. Vernon Coleman


Citar
O vegetarianismo é a tendência que mais cresce no mundo desenvolvido.


Eis que abrimos com um Ad Numerum. E nem começaram os argumentos... hehehe

Citar
1- Evitar carne é um dos melhores e mais simples caminhos para cortar a ingestão de gorduras.


A ingestão de gorduras deve ser cortada? Por que? Qual é a base dessa afirmação?

Citar
A criação moderna de animais provoca artificialmente a engorda para obter mais lucros.




Citar
Ingerir gordura animal aumenta suas chances de ter um ataque cardíaco ou desenvolver câncer.


Ingerir gordura em qualquer quantidade aumenta essas chances ou apenas se consumida em excesso?


Citar
2- A cada minuto todos os dias da semana, milhares de animais são assassinados em abatedouros. Muitos sangram vivos até morrer. Dor e sofrimento são comuns. Só nos EUA, 500.000 (meio milhão) de animais são mortos a cada hora!


Apelo à antropomorfização dos animais, hehehe, querem colocar os animais como tendo igualdade de direitos com o homem. Seriam os direitos humanos dos animais.

Citar
3- Há milhões de casos de envenenamento por comida relatados a cada ano. A vasta maioria é causada pela ingestão de carne.


Citar
4- A carne não contém absolutamente nada de proteínas, vitaminas ou minerais que o corpo humano não possa obter perfeitamente de uma dieta vegetariana.


Sem fontes. Não especifica como se pode obter isso. Ou você acredita no que ele está dizendo ou não.

[quoe]5- Os países africanos - onde milhões morrem de fome - exportam grãos para o primeiro mundo para engordar animais que vão parar na mesa de jantar das nações ricas.[/quote]

Conclusão Irrelevante. Pista falsa. Mudanças de hábitos alimentares não irão corrigir as distorções sociais na África.

Citar
6- "Carne" pode incluir rabo, cabeça, pés, reto e a coluna vertebral de um animal.


"Apelo ao nojo". Mas só funciona com as pessoas que tiverem alguma repulsa à ingestão destas partes animais.

Citar
7- Uma salsicha pode conter pedaços de intestino. Como alguém pode estar certo que os intestinos estavam vazios quando utilizados? Você realmente quer comer o conteúdo do intestino de um porco?


Inversão do ônus da prova. Se ele acha que não estão limpos deveria recolher algumas linguiças e submeter à exame. Caso confirme que não estavam deveria procurar a saúde pública.

Citar
8- Se comêssemos as plantas que cultivamos ao invés de alimentar animais para corte, o déficit mundial de alimentos desapareceria da noite para o dia. Lembre-se que 100 acres de terra produz carne suficiente para 20 pessoas, grãos suficientes para alimentar 240 pessoas!


Sem fontes. Deveria ser demonstrado que há um déficit mundial de alimentos e que ele é causado pela criação de animais para corte. Também deveria ter mostrado que a terra que é usada para a criação desses animais necessariamente toma lugar da terra para agricultura, não havendo terras que possibilitem as duas atividades de serem plenamente exercidas simultaneamente.

Citar
9- Todos os dias dezenas de milhões de pintinhos de apenas 1 dia de vida são mortos apenas por que não podem botar ovos. Não há regras para determinar como ocorre a matança. Alguns são moídos vivos ou sufocados até a morte. Muitos são utilizados como fertilizantes ou como ração para alimentar outros animais.


A única coisa que esse argumento mostraria seria a necessidade de se mudarem práticas na criação de galinhas. Isso não está relacionado à alimentação.

Citar
10- Os animais que morrem para a sua mesa de jantar morrem sozinhos, em pânico e terror, em profunda depressão e em meio a grande dor. A matança é impiedosa e desumana.


Mais apelo à piedade dos animais antropomórficos. Além disso é irrelevante, só mostraria a necessidade de se mudarem técnicas de criação, algo que já acontece em algumas criações.

Citar
11- É muito mais fácil ser e manter-se elegante quando se é vegetariano.


Alegação especial. Sem fontes, referências ou uma correlação demonstrável.

Citar
12- Metade das florestas tropicais do mundo foram destruídas para fazer pasto para criar gado para fazer hambúrguer. Cerca de 1000 espécies são extintas por ano devido à destruição das florestas tropicais.


Se florestas forem derrubadas para agricultura devemos parar de comer vegetais também?

Citar
13- Todos os anos 400 toneladas de grãos alimentam animais de corte - assim os ricos do mundo podem comer carne. Ao mesmo tempo, 500 milhões de pessoas nos países pobres morrem de fome. A cada 6 segundos alguém morre de fome por que pessoas no Ocidente estão comendo carne. Cerca de 60 milhões de pessoas morrem de fome por ano. Todas essas vidas poderiam ser salvas, porque estas pessoas poderiam estar comendo os grãos usados para alimentar animais de corte se os norte-americanos comessem 10% a menos de carne.


Variação do argumento 5. Conclusão Irrelevante. Pista falsa. Mudanças de hábitos alimentares não irão corrigir as distorções sociais nos países pobres.

Citar
14- As reservas de água fresca do mundo estão sendo contaminadas pela criação de gado de corte. E os produtores de carne são os maiores poluidores das águas. Se a indústria de carne no EUA não fosse subsidiada em seu enorme consumo de água pelo governo, algumas gramas de hambúrguer custariam US$ 35.


Esse argumento apenas demonstraria a necessidade de se mudar a legislação para essa indústria.

Citar
15- Se você come carne, está consumindo hormônios que foram administrados aos animais. Ninguém sabe os efeitos que estes hormônios causam à saúde. Em alguns testes, um em cada 4 hambúrgueres contém hormônios de crescimento originalmente administrados ao gado.


Nenhuma demonstração de que isso afeta quem consome a carne o que torna o argumento irrelevante.

Citar
16- As seguintes doenças são comuns em comedores de carne: anemias, apendicite, artrite, câncer de mama, câncer de cólon, câncer de próstata, prisão de ventre, diabetes, pedras na vesícula, gota, pressão alta, indigestão, obesidade, varizes. Vegetarianos há longo tempo visitam hospitais 22% menos que carnívoros e por pouco tempo. Vegetarianos têm 20% menos colesterol que carnívoros e isso reduz consideravelmente ataques cardíacos e câncer.


Consumo de carne em qualquer quantidade ou em excesso? Existe algum estudo comparando dietas vegetarianas e onívoras equilibradas que forneçam esses resultados?

Citar
17- Alguns produtores usam calmantes para manter os animais calmos. Usam antibióticos para evitar ou combater infecções. Quando você come carne, está ingerindo estas drogas. Na América do Norte 55% de todos os antibióticos são dados a animais de corte, e a porcentagem de infecções por bactérias resistentes a penicilina avançou de 13% em 1960 para 91% em 1998.


Variação do argumento 15. Nenhuma demonstração de que isso afeta quem consome a carne o que torna o argumento irrelevante.

Citar
18- Num período de vida um comedor de carne médio terá consumido 36 porcos, 36 ovelhas e 750 galinhas e perus. Você deseja tanta carnificina em sua consciência!?


Mais apelo à piedade dos animais antropomórficos. É o terceiro.

Citar
19- Os animais sofrem dor e medo como nós. Passam as últimas horas de sua vida trancados em um caminhão, encerrados com centenas de outros animais, igualmente apavorados, e depois são empurrados para um corredor da morte ensopado de sangue. Quem come carne sustenta o modo como os animais são tratados.


Pela quarta vez insiste nisso.

Citar
20- Animais com um ano de vida são freqüentemente muito mais racionais - e capazes de pensamento lógico do que bebês humanos de 6 semanas. Porcos e ovelhas são muito mais inteligentes do que criancinhas. Comer esses animais é um ato bárbaro.


Quinta vez.

Citar
21- Vegetarianos são mais aptos fisicamente do que comedores de carne. Muitos dos mais bem-sucedidos atletas do mundo são vegetarianos.[/i]


Mais uma afirmação duvidosa. Existe algum estudo comparando dietas vegetarianas e onívoras equilibradas que forneçam esses resultados?
O fato de ALGUNS dos mais bem-sucedidos atletas serem vegetarianos é irrelevante, já que ou outros atletas bem-sucedidos não o são.

Atheist

  • Visitante
Re.: Argumentos de vegan "proselitista"
« Resposta #52 Online: 19 de Agosto de 2005, 16:43:16 »
Citar
20- Animais com um ano de vida são freqüentemente muito mais racionais - e capazes de pensamento lógico do que bebês humanos de 6 semanas. Porcos e ovelhas são muito mais inteligentes do que criancinhas. Comer esses animais é um ato bárbaro.


Caramba!!! Nem tinha prestado atenção neste trecho... Quer dizer que matar uma criança é menos bárbaro do que matar uma ovelha para comer?

Agora, se vamos determinar quem se pode ou não matar pela capacidade do cérebro, o autor deste texto não deve ser o último a morrer...  :lol:

Offline Hold the Door

  • Editores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.656
  • Sexo: Masculino
Re: Re.: Argumentos de vegan "proselitista"
« Resposta #53 Online: 19 de Agosto de 2005, 17:18:16 »
Citação de: Euzébio
Citação de: tóim
ahhh tem um limite. mas imagina comer carne sabendo que é de mentira? mesmo que o gosto, textura, tudo fosse igual, eu ainda iria querer comer a original. sangrando.


Em verdade te digo que isto já existe e é saboroso: 'Carne' de soja, ou seja, proteína de soja texturizada.

É bom!...

 :tarado:
Hehe...
Como eu adoro postar este texto em réplica aos "comedores de soja", lá vamos nós de novo...
Como é feita carne de soja:
Citar
Em primeiro lugar, retira-se da soja moída o seu óleo e o seu carboidrato, através de solventes químicos e alta temperatura. Em seguida, mistura-se uma solução alcalina para separar as fibras. Logo após, submete-se a um processo de precipitação e separação utilizando um banho ácido. Por último, vem um processo de neutralização através de uma solução alcalina. Segue-se uma secagem a altas temperaturas e à redução do produto a um pó. Este produto, altamente manipulado, possui seu valor nutricional totalmente comprometido. As vitaminas se vão, mas os inibidores da tripsina permanecem, firmes e fortes! (Rackis JJ et al The USDA trypsin inhibitor study. I. Background, objectives and procedural details. Qual Plant Foods Hum Nutr, volume 35, pág. 232).

E como é feito o leite de soja:
Citar
Primeiro, deixa-se de molho os grãos em uma solução alcalina, de modo a tentar neutralizar ao máximo (mas não totalmente) os inibidores da tripsina. Depois, essa pasta passa por um aquecimento a mais de 100 graus, sob pressão. Esse processo neutraliza grande parte (mas não a totalidade) dos antinutrientes, mas em troca, danifica a estrutura das proteínas, tornando-as desnaturadas, de difícil digestão. (Wallace GM Studies on the Processing and Properties of Soymilk. J Sci Fd Agric volume 22, páginas 526-535). Além disso, os fitatos remanescentes são suficientes para impedir a absorção de nutrientes essenciais.

A propósito, aquela tal solução alcalina onde a soja fica de molho é a base de n-hexano, nada mais que um solvente derivado do petróleo, cujos traços ainda podem ser encontrados no produto final, que vai para a sua mesa, e que pode gerar o aparecimento de outras substâncias cancerígenas. Este n-hexano reduz, também, a concentração de um aminoácido importante, a cistina. (Berk Z Technology of production of edible flours and protein products from soybeans. FAO Agricultural Services Bulletin 97, Organização de Agricultura e Alimentos das Nações Unidas, página 85, 1992).

fonte: http://correcotia.com/soja/soja-feldman.htm
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Atheist

  • Visitante
Re: Re.: Argumentos de vegan "proselitista"
« Resposta #54 Online: 19 de Agosto de 2005, 17:36:49 »
Citação de: Angelo Melo
Citação de: Euzébio
Citação de: tóim
ahhh tem um limite. mas imagina comer carne sabendo que é de mentira? mesmo que o gosto, textura, tudo fosse igual, eu ainda iria querer comer a original. sangrando.


Em verdade te digo que isto já existe e é saboroso: 'Carne' de soja, ou seja, proteína de soja texturizada.

É bom!...

 :tarado:
Hehe...
Como eu adoro postar este texto em réplica aos "comedores de soja", lá vamos nós de novo...
Como é feita carne de soja:
Citar
Em primeiro lugar, retira-se da soja moída o seu óleo e o seu carboidrato, através de solventes químicos e alta temperatura. Em seguida, mistura-se uma solução alcalina para separar as fibras. Logo após, submete-se a um processo de precipitação e separação utilizando um banho ácido. Por último, vem um processo de neutralização através de uma solução alcalina. Segue-se uma secagem a altas temperaturas e à redução do produto a um pó. Este produto, altamente manipulado, possui seu valor nutricional totalmente comprometido. As vitaminas se vão, mas os inibidores da tripsina permanecem, firmes e fortes! (Rackis JJ et al The USDA trypsin inhibitor study. I. Background, objectives and procedural details. Qual Plant Foods Hum Nutr, volume 35, pág. 232).

E como é feito o leite de soja:
Citar
Primeiro, deixa-se de molho os grãos em uma solução alcalina, de modo a tentar neutralizar ao máximo (mas não totalmente) os inibidores da tripsina. Depois, essa pasta passa por um aquecimento a mais de 100 graus, sob pressão. Esse processo neutraliza grande parte (mas não a totalidade) dos antinutrientes, mas em troca, danifica a estrutura das proteínas, tornando-as desnaturadas, de difícil digestão. (Wallace GM Studies on the Processing and Properties of Soymilk. J Sci Fd Agric volume 22, páginas 526-535). Além disso, os fitatos remanescentes são suficientes para impedir a absorção de nutrientes essenciais.

A propósito, aquela tal solução alcalina onde a soja fica de molho é a base de n-hexano, nada mais que um solvente derivado do petróleo, cujos traços ainda podem ser encontrados no produto final, que vai para a sua mesa, e que pode gerar o aparecimento de outras substâncias cancerígenas. Este n-hexano reduz, também, a concentração de um aminoácido importante, a cistina. (Berk Z Technology of production of edible flours and protein products from soybeans. FAO Agricultural Services Bulletin 97, Organização de Agricultura e Alimentos das Nações Unidas, página 85, 1992).

fonte: http://correcotia.com/soja/soja-feldman.htm


 :lol:

Isso torna a refinação de açúcar brincadeira de criança...

Offline Hrrr

  • Nível 17
  • *
  • Mensagens: 470
  • own goal
Re.: Argumentos de vegan "proselitista"
« Resposta #55 Online: 20 de Agosto de 2005, 00:14:43 »
boa analise lógica, marcelo.. no entanto, so contesto a coisa do "sentimento antropomórfico". Eles sofrem sim, e têm sentimentos comuns aos humanos (assim como os cachorros sentem alegria, tristeza, etc.).

A minha opiniao eh que eh impossivel acabar com o onivorismo humano. Algo possivel, no entanto, eh reduzir pelo menos ao minimo possivel as atrocidades do matadouro que sao denunciadas

hm.. imagino uma coisa: o que uma sociedade brasileira vegetarianizada, por exemplo, faria com os quase 300 milhoes de reses de corte depois do fim do consumo de carne e couro?



Eh questao de necessidade alimentar, aí eh algo francamente distinto de rodeios, casacos de pele e outras porcarias dispensaveis e combativeis.
so num te dou outra pq

Offline Euzébio

  • Nível 27
  • *
  • Mensagens: 1.311
  • Sexo: Masculino
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
Re: Re.: Argumentos de vegan "proselitista"
« Resposta #56 Online: 20 de Agosto de 2005, 17:08:05 »
Citação de: Marcelo Terra
Citação de: Euzébio
Se você não vê um único motivo para nos livrarmos dos grilhões da cadeia alimentar, pense na ética.


A ética que você alega está baseada em uma visão antropoformizada dos animais.


A ética que eu alego é a única que eu conheço - e serve tanto para mim, quanto para ti, quanto para qualquer outro ser vivente.

Se o problema é saciar a fome, melhor um animal morto do que uma criança morta.

Mas este não é o nosso problema, não é mesmo?
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Offline Euzébio

  • Nível 27
  • *
  • Mensagens: 1.311
  • Sexo: Masculino
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
Re: Re.: Argumentos de vegan "proselitista"
« Resposta #57 Online: 20 de Agosto de 2005, 17:10:36 »
Citação de: tóim
Citação de: Euzébio
Em verdade te digo que isto já existe e é saboroso: 'Carne' de soja, ou seja, proteína de soja texturizada.

É bom!...

 :tarado:


mentira! hehe
eu já me atrevi a comer carne de soja uma vez...  :enjoo:


Citação de: Atheist

É muito ruim...

Ou você enche de tempero para ficar com um gosto razoável, ou não dá pra comer...


O paladar é um sentido ALTAMENTE educável. Antes de me tornar vegetariano, não suportava alguns legumes, hoje como todos com o maior prazer!
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Offline Euzébio

  • Nível 27
  • *
  • Mensagens: 1.311
  • Sexo: Masculino
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
Re: Re.: Argumentos de vegan "proselitista"
« Resposta #58 Online: 20 de Agosto de 2005, 17:17:55 »
Citação de: Atheist
O sonho do Euzébio é vivermos num mundo como o do filme "Equilibrium", sem emoções...


Não.

O sonho do Euzébio é vivermos num mundo sem violência, sem guerras, sem injustiças, sem fome, sem miséria, sem ricos e sem pobres, sem ignorância, sem vingança, sem medos, sem ilusão, sem lágrimas de tristeza e sem sorrisos de escárnio.

Quem não gosta de emoções são os budistas, heheheh...

 :D
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Offline Hold the Door

  • Editores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.656
  • Sexo: Masculino
Re: Re.: Argumentos de vegan "proselitista"
« Resposta #59 Online: 20 de Agosto de 2005, 17:18:54 »
Citação de: Euzébio
Citação de: Marcelo Terra
Citação de: Euzébio
Se você não vê um único motivo para nos livrarmos dos grilhões da cadeia alimentar, pense na ética.


A ética que você alega está baseada em uma visão antropoformizada dos animais.


A ética que eu alego é a única que eu conheço - e serve tanto para mim, quanto para ti, quanto para qualquer outro ser vivente.

Se o problema é saciar a fome, melhor um animal morto do que uma criança morta.

Mas este não é o nosso problema, não é mesmo?
Euzébio, você acha mesmo que a ética que você segue é a única correta e válida, que todas as outras visões sobre ética estão erradas e que tudo que é feito deve ser julgado de acordo com seu ponto de vista?

E você acha mesmo que todos os seres viventes devem seguir esta ética? E os que não seguem, são animais "anti-éticos"?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Euzébio

  • Nível 27
  • *
  • Mensagens: 1.311
  • Sexo: Masculino
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
Re: Re.: Argumentos de vegan "proselitista"
« Resposta #60 Online: 20 de Agosto de 2005, 17:31:57 »
Citação de: Atheist
Caramba!!! Nem tinha prestado atenção neste trecho... Quer dizer que matar uma criança é menos bárbaro do que matar uma ovelha para comer?

Agora, se vamos determinar quem se pode ou não matar pela capacidade do cérebro, o autor deste texto não deve ser o último a morrer...  :lol:


Ao contrário, o autor está alertando para a brutalidade de se matar um animal que tem um entendimento das coisas superior ao de uma tenra criança.
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Offline Euzébio

  • Nível 27
  • *
  • Mensagens: 1.311
  • Sexo: Masculino
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
Re: Re.: Argumentos de vegan "proselitista"
« Resposta #61 Online: 20 de Agosto de 2005, 17:35:23 »
Citação de: Angelo Melo
Hehe...
Como eu adoro postar este texto em réplica aos "comedores de soja", lá vamos nós de novo...
Como é feita carne de soja:


Não importa como é feita a soja, afinal, tem tanto LIXO que comemos por aí, tais como refrigerantes, margarinas, salgadinhos, e muito mais, e ainda assim achamos saborosos!

O importante de se consumir a soja (o que nem é tão necessário assim), é exatamente se evitar o consumo de vidas preciosas.
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Offline Euzébio

  • Nível 27
  • *
  • Mensagens: 1.311
  • Sexo: Masculino
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
Re: Re.: Argumentos de vegan "proselitista"
« Resposta #62 Online: 20 de Agosto de 2005, 17:47:36 »
Citação de: Hrrr
A minha opiniao eh que eh impossivel acabar com o onivorismo humano. Algo possivel, no entanto, eh reduzir pelo menos ao minimo possivel as atrocidades do matadouro que sao denunciadas

hm.. imagino uma coisa: o que uma sociedade brasileira vegetarianizada, por exemplo, faria com os quase 300 milhoes de reses de corte depois do fim do consumo de carne e couro?


Este fim de consumo se daria a longo prazo, ao cabo de várias gerações, eu penso. O interessante seria não renovar a "frota" de gado. Mas isto é de somenos.

Não acho que seja impossível acabar com o onivorismo humano. Acho sim, difícil convencer o homem a abandonar o seu voraz apetite.
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Offline Euzébio

  • Nível 27
  • *
  • Mensagens: 1.311
  • Sexo: Masculino
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
Re: Re.: Argumentos de vegan "proselitista"
« Resposta #63 Online: 20 de Agosto de 2005, 17:53:58 »
Citação de: Angelo Melo
Citação de: Euzébio
A ética que eu alego é a única que eu conheço - e serve tanto para mim, quanto para ti, quanto para qualquer outro ser vivente.


Euzébio, você acha mesmo que a ética que você segue é a única correta e válida, que todas as outras visões sobre ética estão erradas e que tudo que é feito deve ser julgado de acordo com seu ponto de vista?


Eu disse que esta é a única ética que eu conheço, e não que é a melhor de todas.

Citação de: Angelo Melo
E você acha mesmo que todos os seres viventes devem seguir esta ética? E os que não seguem, são animais "anti-éticos"?


A minha ética é a da Não-Violência, o que pode ser melhor do que isto?
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Re.: Argumentos de vegan "proselitista"
« Resposta #64 Online: 20 de Agosto de 2005, 18:35:32 »

Offline Euzébio

  • Nível 27
  • *
  • Mensagens: 1.311
  • Sexo: Masculino
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
Re: Re.: Argumentos de vegan "proselitista"
« Resposta #65 Online: 20 de Agosto de 2005, 21:00:18 »
Citação de: Fernando
Carne Vermelha é recomendada por médicos


Reportagem nada imparcial.

Depois de dez anos sem comer carne, a produtora Tânia Miller, de 57 anos, precisou rever sua decisão, convencida por seu médico. "Tive uma anemia muito séria e ele disse que era essencial que eu voltasse a comer carne." Os bifes a ajudaram a recuperar a saúde.

Ok, teve uma séria anemia por não comer mais carne, mas será que ela substituiu a dieta carnívora de forma correta? O texto não diz.

Será que ela não estava pensando apenas em emagrecer, e para isso passou a comer bem menos do que precisava? O texto não diz.

Provavelmente o texto é direcionado para aqueles que se tornam vegeterianos apenas para manter um corpo magro.
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Re.: Argumentos de vegan "proselitista"
« Resposta #66 Online: 21 de Agosto de 2005, 13:15:33 »
Quer um texto imparcial vindo da Veja? Putz...

E isso foi só um exemplo que a reportagem deu, irrelevante portanto.

Offline Hrrr

  • Nível 17
  • *
  • Mensagens: 470
  • own goal
Re.: Argumentos de vegan "proselitista"
« Resposta #67 Online: 21 de Agosto de 2005, 14:43:02 »
fernando, na verdade a Veja eh o templo da parcialidade jornalistica no brasil
so num te dou outra pq

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Re.: Argumentos de vegan "proselitista"
« Resposta #68 Online: 21 de Agosto de 2005, 16:38:38 »
Corrigido.

Offline Hold the Door

  • Editores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.656
  • Sexo: Masculino
Re: Re.: Argumentos de vegan "proselitista"
« Resposta #69 Online: 21 de Agosto de 2005, 17:09:27 »
Citação de: Euzébio
Citação de: Angelo Melo
Hehe...
Como eu adoro postar este texto em réplica aos "comedores de soja", lá vamos nós de novo...
Como é feita carne de soja:


Não importa como é feita a soja, afinal, tem tanto LIXO que comemos por aí, tais como refrigerantes, margarinas, salgadinhos, e muito mais, e ainda assim achamos saborosos!

O importante de se consumir a soja (o que nem é tão necessário assim), é exatamente se evitar o consumo de vidas preciosas.
Será este o mesmo Euzébio que abriu um tópico para nos alertar dos "malefícios do açucar" (sic)?

Só porque a soja é o xodó dos vegetarianos deve-se fazer vista grossa aos métodos de fabricação e continuar consumindo? Não seria mais sensato criticar a proteína de soja por esses métodos de fabricação, da mesma forma que se criticam os outros alimentos industrializados que estão na "lista negra" natureba pelo mesmo motivo?

E o que tem a ver o consumo de soja com o consumo de carne? Soja nunca foi essencial em uma dieta vegetariana, é apenas moda mal copiada do oriente.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Hold the Door

  • Editores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.656
  • Sexo: Masculino
Re: Re.: Argumentos de vegan "proselitista"
« Resposta #70 Online: 21 de Agosto de 2005, 17:17:42 »
Citação de: Euzébio
Citação de: Angelo Melo
Citação de: Euzébio
A ética que eu alego é a única que eu conheço - e serve tanto para mim, quanto para ti, quanto para qualquer outro ser vivente.


Euzébio, você acha mesmo que a ética que você segue é a única correta e válida, que todas as outras visões sobre ética estão erradas e que tudo que é feito deve ser julgado de acordo com seu ponto de vista?


Eu disse que esta é a única ética que eu conheço, e não que é a melhor de todas.
Mas você não hesita em dar à única ética que você conhece um caráter universal e absoluto, ao dizer que ela serve tanto para você quanto para qualquer ser vivente.

Citação de: Euzébio
Citação de: Angelo Melo
E você acha mesmo que todos os seres viventes devem seguir esta ética? E os que não seguem, são animais "anti-éticos"?


A minha ética é a da Não-Violência, o que pode ser melhor do que isto?
Sim, mas o que eu perguntei é se você acha que todos os seres viventes devem seguir essa ética. Ou seja, o leão é um animal anti-ético? Afinal ele não segue a "não-violência".

Ademais, existem vários graus de não-violência e várias interpretações. E se eu te dissesse que você é violento demais por matar vários seres (plantas) para se alimentar ao invés de um único (animal).
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Hold the Door

  • Editores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.656
  • Sexo: Masculino
Re: Re.: Argumentos de vegan "proselitista"
« Resposta #71 Online: 21 de Agosto de 2005, 17:22:48 »
Citação de: Euzébio
Citação de: Fernando
Carne Vermelha é recomendada por médicos


Reportagem nada imparcial.

Depois de dez anos sem comer carne, a produtora Tânia Miller, de 57 anos, precisou rever sua decisão, convencida por seu médico. "Tive uma anemia muito séria e ele disse que era essencial que eu voltasse a comer carne." Os bifes a ajudaram a recuperar a saúde.

Ok, teve uma séria anemia por não comer mais carne, mas será que ela substituiu a dieta carnívora de forma correta? O texto não diz.

Será que ela não estava pensando apenas em emagrecer, e para isso passou a comer bem menos do que precisava? O texto não diz.

Provavelmente o texto é direcionado para aqueles que se tornam vegeterianos apenas para manter um corpo magro.
O texto é apenas um caso de uma mulher que se deu mal tentando ser vegetariana.

Mas reportagens parciais não deveriam ser problema para os vegetarianos, afinal nunca vi uma única reportagem pró-vegetarianismo que fosse imparcial. Todas invariavelmente costumam alegar a superioridade do regime vegetariano comparando dietas vegetarianas equilibradas com dietas onívoras desequilibradas.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Atheist

  • Visitante
Re: Re.: Argumentos de vegan "proselitista"
« Resposta #72 Online: 21 de Agosto de 2005, 21:22:30 »
Citação de: Euzébio
Citação de: Marcelo Terra
Citação de: Euzébio
Se você não vê um único motivo para nos livrarmos dos grilhões da cadeia alimentar, pense na ética.


A ética que você alega está baseada em uma visão antropoformizada dos animais.


A ética que eu alego é a única que eu conheço - e serve tanto para mim, quanto para ti, quanto para qualquer outro ser vivente.

Se o problema é saciar a fome, melhor um animal morto do que uma criança morta.

Mas este não é o nosso problema, não é mesmo?


Não existe moral/ética absoluta. Tudo é dependente da cultura. A que você venera é fruto da religião cristã ocidental. Outros povos têm outras atribuições morais. Tomar a sua por verdade absoluta é demais.

Offline Marcelo Terra

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.126
  • Sexo: Masculino
Re: Re.: Argumentos de vegan "proselitista"
« Resposta #73 Online: 22 de Agosto de 2005, 10:51:24 »
Citação de: Euzébio
Citação de: Marcelo Terra
Citação de: Euzébio
Se você não vê um único motivo para nos livrarmos dos grilhões da cadeia alimentar, pense na ética.


A ética que você alega está baseada em uma visão antropoformizada dos animais.


A ética que eu alego é a única que eu conheço - e serve tanto para mim, quanto para ti, quanto para qualquer outro ser vivente.


Pronto! Eis que temos "Euzébio, o parâmetro vivo da ética absoluta".

Repito minha afirmação, sua ética se baseia em atribuir "direitos humanos" aos animais em uma visão dos mesmos de forma humanizada.

Offline Euzébio

  • Nível 27
  • *
  • Mensagens: 1.311
  • Sexo: Masculino
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
Re: Re.: Argumentos de vegan "proselitista"
« Resposta #74 Online: 22 de Agosto de 2005, 16:39:35 »
Citação de: Angelo Melo

E o que tem a ver o consumo de soja com o consumo de carne? Soja nunca foi essencial em uma dieta vegetariana, é apenas moda mal copiada do oriente.


Agora você resumiu tudo... Soja não é essencial numa dieta vegetariana.
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!