Mas em plena era da informação ...
Ah, mas esse é o problema! " Era da informação" é apenas um slogan. Porque o mesmo canal que serve para levar a informação também poder ser usado para disseminar a desinformação.
Na mídia tradicional há um controle maior do que o que seria desejável. Relativamente poucas pessoas e empresas informam e formam opinião massificada. Mas nesse contexto o filtro se realiza muito mais pelo que NÃO se diz, pelo que se evita discutir, pela falta de aprofundamento como certos temas são apresentados, do que pela desinformação, pela mentira propriamente dita. Embora eu não esteja dizendo que a mídia convencional não divulga deliberadamente mentiras, no caso de uma empresa de comunicação ela tem responsabilidade pela informação que veicula, a imagem e a credibilidade da empresa são ativos importantes em uma empresa de comunicação.
Um exemplo recorrente é a tão atacada Rede Globo. Entre outras coisas esta empresa já esteve envolvida em um esquema para fraudar as eleições para governador no RJ ( e suspeita-se que a fraude tenha ocorrido em outros estados ), já tentou esconder o movimento das diretas já no seu início...
São coisas graves, a empresa carrega um ônus por isso. No caso das diretas já a Globo foi obrigada a voltar atrás e apoiar o movimento. Em 2013 eu estava no centro do Rio quando aconteceram aquelas manifestações gigantescas e até então praticamente pacíficas. Em casa vi que os telejornais da Globo estavam pintando um quadro que não existia. Eram vândalos queimando a cidade toda!
A reação do público foi imediata e indignada. Foi uma avalanche de críticas, a Globo quase que pediu desculpas por aquilo.
Mas na internet,ao contrário, a pessoa pode ser totalmente irresponsável. Raramente há consequências.
Portanto a era da informação está aumentando a desinformação. Depois do advento da internet comercial aumentou o número de pessoas que acreditam em arca de Noé, que o holocausto nunca aconteceu... e agora até que a Terra é plana. Tá sendo despejado todo tipo de baboseira e antes havia poucos canais para isso.
Você pode pesquisar no Google, mas se você taca lá "terra esférica" vão te retornar o mesmo número de páginas "ensinando" que a Terra é plana.
Não sei... prevejo que daqui a uns vinte anos já veremos alguns humanos comendo capim.