Autor Tópico: A Terra é plana como diz o corão, diz estudo de físico iraquiano  (Lida 18701 vezes)

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
Re:A Terra é plana como diz o corão, diz estudo de físico iraquiano
« Resposta #25 Online: 04 de Novembro de 2016, 23:02:54 »
Opa, eu já sabia que os gregos tinham conhecimento da Terra esférica.

Quis dizer que o raciocínio dela, sem considerar as observações, algo meio idealístico, se parece com o dos gregos. O Aristóteles mesmo achava que objetos mais pesados caíam mais rápido, e achava que ao arremessar uma pedra, o que mantinha ela em movimento era uma conexão de energia entre a mão e a pedra.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #26 Online: 05 de Novembro de 2016, 00:39:29 »
Na verdade ele atribuía a continuidade do movimento ao contato com o ar, que em sua tendência natural de se afastar do centro do cosmos, acabava arrastando consigo os objetos suspensos durante algum tempo.

Os filósofos gregos eram alheios à experimentação da forma como entendemos hoje, que subentende a manipulação de objetos para a simulação de condições encontradas no ambiente natural. A observação sem esse tipo de interferência, por outro lado, era bastante utilizada, embora o conhecimento proveniente dela tivesse um status menor que o obtido de forma exclusivamente apriorística/dedutiva.

Offline Freya

• Nível 13
  • *
« Resposta #27 Online: 05 de Novembro de 2016, 01:35:31 »
Muitos filósofos gregos usavam um raciocínio similar ao dela. E o conceito de gravidade como uma força que não somente atrai massa, mas também nos dá a noção de cima e baixo, não é algo simples.

Sim, é compreensível que as pessoas pensem assim, pois da perspectiva de quem está na Terra é impossível enxergar a curvatura, visto que cada grau de curvatura tem muitos quilômetros.
Mas em plena era da informação a pessoa sair repetindo qualquer asneira que ouve por aí (falando como se fosse uma criança de 5 anos), e não se dignifica a pesquisar e entender a respeito daquilo que ela está discordando, sinceramente... é vergonhoso. Garanto que facebook ela sabe usar, então porque não sabe usar o google?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 05 de Novembro de 2016, 08:55:30 »
E, como já foi dito, estamos supondo que o vídeo não seja uma montagem para gerar celeuma.
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 05 de Novembro de 2016, 17:21:29 »
Impossível assistir a esse vídeo e não sentir vergonha alheia...  :vergonha:
Torço para que seja fake, mas parece ser real.

https://www.youtube.com/watch?v=TblEtvvQ2Yk

Vocês riem, mas o que os cientistas dizem hoje? Que o universo é plano, e o espaço, infinito. Apenas se tirou o planocentrismo da Terra e se extendeu a todo universo.

...

Se isso é fingido, é muito boa a atriz. É até difícil estimar a idade. Até falou teriam voltado da Lua, que na verdade seria a Sibéria, por estar muito quente lá. Eu não consigo saber se isso seria uma piadinha sarcástica da pessoa que realmente acredita que a Terra é plana, ou uma crença, seja como personagem de uma atriz, ou de verdade.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #30 Online: 05 de Novembro de 2016, 18:10:38 »

Mas em plena era da informação ...

Ah, mas esse é o problema! " Era da informação" é apenas um slogan. Porque o mesmo canal que serve para levar a informação também poder ser usado para disseminar a desinformação.

Na mídia tradicional há um controle maior do que o que seria desejável. Relativamente poucas pessoas e empresas informam e formam opinião massificada. Mas nesse contexto o filtro se realiza muito mais pelo que NÃO se diz, pelo que se evita discutir, pela falta de aprofundamento como certos temas são apresentados, do que pela desinformação, pela mentira propriamente dita. Embora eu não esteja dizendo que a mídia convencional não divulga deliberadamente mentiras, no caso de uma empresa de comunicação ela tem responsabilidade pela informação que veicula, a imagem e a credibilidade da empresa  são ativos importantes em uma empresa de comunicação.

Um exemplo recorrente é a tão atacada Rede Globo. Entre outras coisas esta empresa já esteve envolvida em um esquema para fraudar as eleições para governador no RJ ( e suspeita-se que a fraude tenha ocorrido em outros estados ), já tentou esconder o movimento das diretas já no seu início...

São coisas graves, a empresa carrega um ônus por isso. No caso das diretas já a Globo foi obrigada a voltar atrás e apoiar o movimento. Em 2013 eu estava no centro do Rio quando aconteceram aquelas manifestações gigantescas e até então praticamente pacíficas. Em casa vi que os telejornais da Globo estavam pintando um quadro que não existia. Eram vândalos queimando a cidade toda!

A reação do público foi imediata e indignada. Foi uma avalanche de críticas, a Globo quase que pediu desculpas por aquilo.

Mas na internet,ao contrário, a pessoa pode ser totalmente irresponsável. Raramente há consequências.

Portanto a era da informação está aumentando a desinformação. Depois do advento da internet comercial aumentou o número de pessoas que acreditam em arca de Noé, que o holocausto nunca aconteceu... e agora até que a Terra é plana. Tá sendo despejado todo tipo de baboseira e antes havia poucos canais para isso.

Você pode pesquisar no Google, mas se você taca lá "terra esférica" vão te retornar o mesmo número de páginas "ensinando" que a Terra é plana.

Não sei... prevejo que daqui a uns vinte anos já veremos alguns humanos comendo capim.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #31 Online: 05 de Novembro de 2016, 18:24:26 »
Mas a menina é simpática. Gostei dela.

Ela é inteligente e na verdade só está fazendo tipo. Entrou nesse personagem tatibitati pra ser paparicada feito uma criancinha.

Embora às vezes dê vontade mata-la.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #32 Online: 05 de Novembro de 2016, 18:52:31 »
Quem é mais inteligente: a garota ou o cachorrinho?

Offline Freya

• Nível 13
  • *
« Resposta #33 Online: 05 de Novembro de 2016, 19:57:12 »
Vocês riem, mas o que os cientistas dizem hoje? Que o universo é plano, e o espaço, infinito. Apenas se tirou o planocentrismo da Terra e se extendeu a todo universo.

Ah, mas veja bem a diferença abissal entre as duas coisas: os cientistas cogitam hipóteses, com base nos dados disponíveis que a atual tecnologia proporciona, sobre coisas muito difíceis de se entender/conhecer, como o cosmos. E mesmo assim eles não são taxativos nessas afirmações, ao contrário, seguem estudando e investigando e não têm problema algum em mudar de ideia caso nova evidências mais fortes venham a surgir.  Já essa menina, usa um celular, a internet, um GPS ao mesmo tempo que nega a esfericidade da Terra para acreditar em conspirações da "NASA Illuminati maçônica que forja imagens do espaço no photoshop pq na verdade o homem nunca saiu do domo".   :umm: É no mínimo muita preguiça mental, para não dizer coisa pior.

Se isso é fingido, é muito boa a atriz. É até difícil estimar a idade. Até falou teriam voltado da Lua, que na verdade seria a Sibéria, por estar muito quente lá. Eu não consigo saber se isso seria uma piadinha sarcástica da pessoa que realmente acredita que a Terra é plana, ou uma crença, seja como personagem de uma atriz, ou de verdade.

Eu também tenho dúvidas sobre a veracidade desse vídeo e, conforme eu disse, eu desejo do fundo do meu coração que seja apenas uma encenação para zoar os terraplanistas, mas tenho a triste sensação de que parece ser verdadeiro. E pelo o que entendi, ela começa dizendo que o homem não foi à lua, ele viajou para algum lugar, possivelmente a Sibéria, para forjar as fotos (e o "calor siberiano" seria pura ignorância de quem não faz ideia de onde seja a Sibéria, suponho). E depois ela emenda a terra plana para explicar o porquê seria impossível o homem ter ido à lua, porque essa é a explicação sustentada pelos terraplanistas, que existe um domo que segura tudo e nos protege, e o sol está dentro desse domo e ninguém jamais saiu dele.

Offline Freya

• Nível 13
  • *
« Resposta #34 Online: 05 de Novembro de 2016, 20:09:00 »

Mas em plena era da informação ...

Ah, mas esse é o problema! " Era da informação" é apenas um slogan. Porque o mesmo canal que serve para levar a informação também poder ser usado para disseminar a desinformação.
(...)

Sim, eu reconheço esse problema, é um mar de (des)informação, é difícil separar o lixo do aproveitável, principalmente quando a pessoa é um analfabeto funcional. Mas às vezes me dá raiva da seletividade dessas pessoas, que sequer buscam uma informação contrária antes de apenas repetir as asneiras que ouvem por aí. E essa moça, se realmente não estiver encenando, é até humilde na defesa do que ela acredita ser verdade, posto que está nitidamente envergonhada e insegura quanto ao que fala, mas pior ainda são os terraplanistas arrogantes, negacionistas e/ou mal intencionados.

Já visitaram essa página no facebook? Não entendo o porquê de o facebook não retirar do ar como 'material inapropriado'. É um verdadeiro absurdo de tanta desinformação! Dá vontade de chorar ao ler alguns comentários. E se você apenas questionar as "provas" deles, te banem imediatamente. Quem está ali é porque acredita, ali estão formando um exército de seres não pensantes, como se já não tivéssemos zumbis suficientes.  https://www.facebook.com/aterraeplana/?fref=ts

Quem é mais inteligente: a garota ou o cachorrinho?

Se for mesmo verdade, a porta desse canil é mais inteligente que a garota.   |(
« Última modificação: 05 de Novembro de 2016, 20:13:17 por Freya »

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #35 Online: 05 de Novembro de 2016, 20:46:41 »

Já visitaram essa página no facebook?

Até outro dia nunca tinha ouvido falar nesse movimento da terra plana.  Mas agora eu já vi e me diverti com muita coisa.

Tem essa outra página aqui que combate a página que você linkou.

https://www.facebook.com/detonandoaterraplana/

Eles sacaneiam muito esses débeis mentais. Você dá muita risada.  :biglol:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 05 de Novembro de 2016, 22:09:34 »
Algum de vocês céticos conheceria um bom resumo quanto ao pensamento humano sobre o tamanho do Sol e da Lua?

Imagino que resumidamente na pré-história as pessoas geralmente estivessem preocupadas de mais com coisas de maior importãncia prática, até que talvez os Egípcios tivessem constatado serem do mesmo tamanho, e então talvez algum grego tenha tido uma sacada genial sobre as enormes diferenças de tamanho, apesar de ainda errar feio, até que, sei lá, talvez nos anos 60 ou 70, com raios laser e daquelas contas com letras, descobriram os tamanhos de verdade dessas coisas.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #37 Online: 05 de Novembro de 2016, 22:20:47 »
Algum de vocês céticos conheceria um bom resumo quanto ao pensamento humano sobre o tamanho do Sol e da Lua?

Imagino que resumidamente na pré-história as pessoas geralmente estivessem preocupadas de mais com coisas de maior importãncia prática, até que talvez os Egípcios tivessem constatado serem do mesmo tamanho, e então talvez algum grego tenha tido uma sacada genial sobre as enormes diferenças de tamanho, apesar de ainda errar feio, até que, sei lá, talvez nos anos 60 ou 70, com raios laser e daquelas contas com letras, descobriram os tamanhos de verdade dessas coisas.

Sei que isso é gozação mas o primeiro cálculo da distância até a lua é atribuído a Hiparco.  No séc. 2 A.C.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #38 Online: 06 de Novembro de 2016, 20:14:09 »
Aristarco de Samos calculou os tamanhos e distâncias do Sol e da Lua no século III a.C., baseado em observações de eclipses e na estimativa dos ângulos de visada dos astros. Apesar do raciocínio matematicamente correto, os valores a que ele chegou foram bem errados por causa das observações com baixa precisão. Ele concluiu que o Sol tinha diâmetro cerca de 20 vezes maior que o da Lua e estava a uma distância também 20 vezes maior. E que o diâmetro da Terra era cerca de 2,5~3 vezes o da Lua. Ele aparentemente também foi o primeiro a propor um modelo heliocêntrico do sistema solar.

Hiparco refinou as observações e chegou a resultados mais acurados cerca de 150 anos depois.

Vale dizer ainda que, na época de Aristarco, era apenas possível calcular esses valores em relação ao raio ou ao diâmetro da Terra (que era desconhecido), e não em valor absoluto. Apenas com Eratóstenes, décadas depois, o raio da Terra passou a ser conhecido.
« Última modificação: 06 de Novembro de 2016, 20:19:49 por Lakatos »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 06 de Novembro de 2016, 20:40:02 »
Os gregos antigos sempre me fazem pensar em coisas sobre se não tem mesmo um fundo de verdade que só usamos N% do cérebro ou se não sofremos uma considerável disgenia. E então hoje estamos aí, com os EUA decidindo entre Hillary Clinton e Donald Trump, parece que vivemos literalmente a véspera da idiocracia.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #40 Online: 06 de Novembro de 2016, 21:39:49 »
A História filtra os medíocres.

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #41 Online: 06 de Novembro de 2016, 21:42:04 »
Os gregos antigos sempre me fazem pensar em coisas sobre se não tem mesmo um fundo de verdade que só usamos N% do cérebro ou se não sofremos uma considerável disgenia. E então hoje estamos aí, com os EUA decidindo entre Hillary Clinton e Donald Trump, parece que vivemos literalmente a véspera da idiocracia.
E eu levava o filme "Idiocracy" na brincadeira...
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Freya

• Nível 13
  • *
« Resposta #42 Online: 09 de Novembro de 2016, 04:03:24 »

Já visitaram essa página no facebook?

Até outro dia nunca tinha ouvido falar nesse movimento da terra plana.  Mas agora eu já vi e me diverti com muita coisa.

Tem essa outra página aqui que combate a página que você linkou.

https://www.facebook.com/detonandoaterraplana/

Eles sacaneiam muito esses débeis mentais. Você dá muita risada.  :biglol:

Existem várias páginas que se dedicam a refutar a terra plana, e outras de pura zoeira mesmo e que inclusive ficam discutindo entre si, cada qual querendo impor seu formato de terra.  :hihi:

https://www.facebook.com/Terra-Cogumelo-F%C3%ADsica-Zet%C3%A9tica-1504912013158689/?fref=pb&hc_location=profile_browser
https://www.facebook.com/A-Terra-N%C3%A3o-Tem-Eixo-A-Rota%C3%A7%C3%A3o-%C3%A9-Uma-Mentira-443822235823715/
https://www.facebook.com/terratoroidal/
https://www.facebook.com/A-Terra-Quadrada-976474945747679/?rc=p
https://www.facebook.com/Terra-Bunda-Fisica-Zet%C3%A9tica-947148625365937/
https://www.facebook.com/A-Terra-%C3%A9-Escrotal-1014019135338311/?rc=p
https://www.facebook.com/terraxota/
https://www.facebook.com/Aterraeassim/?fref=ts
« Última modificação: 09 de Novembro de 2016, 04:09:12 por Freya »

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #43 Online: 03 de Dezembro de 2016, 11:37:47 »
Esse daí é o mesmo "cientista" que afirmou que mulheres não devem dirigir porque as vibrações do carro criariam um "estado de excitação" nos órgãos femininos, e isso é "haram"? :umm:

E muito menos fazer equitação... Há muitos anos atrás uma menina me confessou esse "estado de excitação"....Talvez só cavalgar "à amazona", que acham? :idea:

Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Sdelareza

• Nível 15
  • *
« Resposta #44 Online: 03 de Dezembro de 2016, 18:26:26 »
Além da observação da sombra da Terra sobre a Lua, os gregos também perceberam, que quando um navio se afastava no horizonte,
o mastro era a última coisa a sumir.

Até hoje em dia, tem muita gente desinformada que acreditam, que na Idade Média, as pessoas pensavam a Terra ser plana
ou que Galileu foi um dos primeiros cientistas a pensar que a Terra era esférica.(sic)
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2016, 18:44:38 por Sdelareza »

Offline Sdelareza

• Nível 15
  • *
« Resposta #45 Online: 03 de Dezembro de 2016, 18:43:56 »
Foi um físico iraquiano que disse aquilo?

Li que o estado islamico baniu as aulas de física e química nos territórios ocupados, porque consideram uma blasfêmia descobrir as leis da natureza.

Como um estado vai se sustentar sem engenheiros ou técnicos e com pessoas cientificamente analfabetas?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 03 de Dezembro de 2016, 20:16:46 »
Por que os "céticos" precisam revisar todas as evidências que refutam teorias visivelmente absurdas? Por que perdem tempo com isso?Simples.  Os "céticos" precisam ter certeza de que essas evidências refutam as teorias visivelmente absurdas (ou parte delas) que eles intimamente desejam acreditar que fossem verdadeiras, mesmo que eles não tenham plena consciência disso.

Vamos lá "céticos", provem que a Terra não é Plana.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline fantoche

• Nível 06
  • *
  • Acredite se Puder
« Resposta #47 Online: 03 de Dezembro de 2016, 23:11:12 »

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #48 Online: 20 de Dezembro de 2016, 14:12:23 »
Eles falam que a Terra é plana, mas nunca viram uma imagem de satélite da Terra, por acaso? Será que eles não entendem que corpos muito grandes, com gravidade suficiente, tendem a se tornar uma esfera, como os planetas? A Terra pode ser plana, porém, apenas como uma projeção cartográfica (que permitisse ver toda a superfície de uma só vez mais o interior), não na vida real. A não ser se, talvez, a Terra vista por um ser multidimensional tenha uma forma diferente, mas aqui, na nossa realidade tridimensional, ela é esferoide. Se aqui na dimensão tridimensional ela fosse plana, não seria necessário construir foguetes para ir até o espaço, bastaria chegar até o limite da Antártida e pronto, poderíamos pular pra fora da Terra!

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 20 de Dezembro de 2016, 14:17:25 »
Eles falam que a Terra é plana, mas nunca viram uma imagem de satélite da Terra, por acaso? Será que eles não entendem que corpos muito grandes, com gravidade suficiente, tendem a se tornar uma esfera, como os planetas? A Terra pode ser plana, porém, apenas como uma projeção cartográfica (que permitisse ver toda a superfície de uma só vez mais o interior), não na vida real. A não ser se, talvez, a Terra vista por um ser multidimensional tenha uma forma diferente, mas aqui, na nossa realidade tridimensional, ela é esferoide. Se aqui na dimensão tridimensional ela fosse plana, não seria necessário construir foguetes para ir até o espaço, bastaria chegar até o limite da Antártida e pronto, poderíamos pular pra fora da Terra!

São pessoas tão simples que não devem nunca ter saído de suas cidades. Se tentarem ir para a Antartica, com certeza não conseguirão pois não tem avião de linhas aéreas que leve até lá, e isso seria o suficiente para provar a conspiração.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!