Se qualquer terraplanista responder a qualquer uma das perguntas abaixo eu mesmo me converto ao terrachatismo.
1 - Antigas civilizações que imaginavam uma Terra plana acreditavam que o sol, todos os dias, dava uma inteira volta ao redor do plano da Terra. Ao emergir no horizonte o sol trazia o dia mas ao descer abaixo da linha do horizonte a superfície da Terra não mais era banhada pela luz solar até que ele surgisse radiante no lado oposto inaugurando um novo dia. Essa era, inclusive, a visão cosmogônica dos antigos hebreus registrada nos textos bíblicos.
Portanto o terrachatismo do séc. XXI contradiz a própria Palavra de Deus ao sustentar que o sol na verdade SEMPRE "flutua" a cerca de 4 mil km da superfície plana da Terra, girando como um cavalinho no carrossel.
Podemos constatar que os antigos terraplanistas eram um pouco mais observadores que os atuais e jamais conjecturariam semelhante "non sense" por duas razões muito simples:
A primeira é que se o sol está sempre "alto" no céu ele nunca se põe e deveria poder ser visto todo o tempo. A justificativa inventada pra tapar esse "furo" é que em algum momento durante sua trajetória o sol está muito longe para que você possa vê-lo ( mesmo usando um telescópio! ). Mas até isso contradiz outro absurdo terrachatista, que é o de supor que as estrelas são pequenos ( comparados com o sol ) pontos de luz fixados no domo girante. Ora, se não podemos ver o sol à noite porque está muito longe, como então passamos a ver a luz das estrelas que seriam muito menores e menos brilhantes, e ainda por cima bem mais distantes da superfície da Terra que o próprio sol?
A segunda razão é ainda mais desconcertante... É possível, do alto de uma montanha, ver o sol nascendo ou se pondo no mar e o observador estará olhando para baixo. Como poderia alguém sobre o plano da Terra, em uma montanha de apenas mil metros de altura, TER QUE OLHAR PARA BAIXO para ver o que supostamente está a 4 milhões de metros ACIMA da sua cabeça?
2 - Se JJ e Gigaview estiverem em pé na mesma sala, olhando um belo quadro na parede retratando a lua cheia, como um poderia estar vendo o quadro de cabeça para cima e outro vendo o mesmo quadro de cabeça para baixo? Só se um deles estiver admirando o quadro enquanto planta bananeira, de cabeça para baixo em relação ao outro.
Pois observem as fotografias tiradas da lua na Laponia ( pólo norte ) e em Ushuaia, extremo sul da América do Sul. Como a lua poderia ser vista de cabeça para baixo no hemisfério sul se nem hemisférios existem e a Terra é plana?
A lua fotografada próximo do Pólo Sul.
Agora a visão de alguém próximo ao Pólo Norte.
E antes que o terraplanista diga que estas são fotos da NASA, adulteradas pela NASA, photoshop e coisa e tal... qualquer um pode agora mesmo "googlar" bilhões de fotos da lua obtidas por centenas de milhões de pessoas comuns, e a lua sempre vai aparecer em inclinações diferentes em diferentes latitudes.
Estariam os fotógrafos inclinados uns em relação aos outros, ou é a lua que mexe quando percebe que vai ser fotografada para exibir seu melhor ângulo?
Depois eu trago mais questões interessantes para desafiar a criatividade terralunática. E já que mostramos uma bela foto tomada em Ushuaia a próxima poderia ser justamente sobre Ushuaia...