Autor Tópico: A Terra é plana como diz o corão, diz estudo de físico iraquiano  (Lida 18704 vezes)

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
Re:A Terra é plana como diz o corão, diz estudo de físico iraquiano
« Resposta #100 Online: 16 de Agosto de 2017, 06:02:45 »
O argumento definitivo que derruba a hipótese globalista é a existência de triângulos não-euclidianos sobre a superfície supostamente curva. A divisão da Terra "redonda" com meridianos perpendiculares ao equador formam triângulos cuja soma interna dos ângulos é superior a 180o, forçando a humanidade admitir que o universo precisa de 2 geometrias quando todos sabem que a geometria euclidiana é a única que funciona no mundo plano.

A G.e. não é única, mas esse parágrafo mimetiza a estupidez dos argumentos terrachatistas que via de regra provam aquilo que se pretende negar. Triângulos com ângulos internos que não somam 180 são traçados na superfície da Terra e isso é facílimo verificar. Se tal é impossível em um plano logo se conclui que...

A TERRA É PLANA!!!

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #101 Online: 16 de Agosto de 2017, 10:54:56 »
Triângulos com ângulos internos que não somam 180 são traçados na superfície da Terra e isso é facílimo verificar.
Não tome a pergunta como tentativa de sacanagem: não tenho conhecimentos maiores de topografia...
Tem alguma maneira viável de "traçar" triângulos na superfície de sorte que dentro da precisão instrumental de hoje seja verificável a elipsidade desses :?:
Claro que eu sei que o Gauß tentou &c.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 16 de Agosto de 2017, 15:01:18 »
Triângulos com ângulos internos que não somam 180 são traçados na superfície da Terra e isso é facílimo verificar.
Não tome a pergunta como tentativa de sacanagem: não tenho conhecimentos maiores de topografia...
Tem alguma maneira viável de "traçar" triângulos na superfície de sorte que dentro da precisão instrumental de hoje seja verificável a elipsidade desses :?:

Se você se refere à elipsidade dos triângulos da teoria das cônicas poliédricas de onde surgem também os triângulos parabolóides e hiperbólicos, é possível. Na Terra plana a elipsidade descrita nas leis de Kepler não faz sentido porque remete ao globalismo copernicano, porém, na topografia pode ser aplicável considerando as irregularidades do terreno. Apenas teodolitos geoplanos com correção de desvios de natureza cônica conseguem medir com precisão a elipsidade dessas triangulações com precisão poliédrica alpha-normal.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #103 Online: 17 de Agosto de 2017, 04:23:12 »

Eu também não manjo nada de topografia. Aliás não manjo nada de nada, mas apenas leve 2 terrachatistas ao lago Michigan: partindo do mesmo ponto, um veleja 30 km em direção norte e o outro 40 km para leste.

Então um deles vai em linha reta em direção ao outro obtendo a distância percorrida com um GPS. Por que o teorema de Pitágoras não está funcionando para esse triângulo?

Porque todos os GPS foram adulterados pela NASA.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #104 Online: 17 de Agosto de 2017, 11:16:24 »
Então um deles vai em linha reta em direção ao outro obtendo a distância percorrida com um GPS. Por que o teorema de Pitágoras não está funcionando para esse triângulo?
No causo não se aplicaria porque o algoritmo do GPS se baseará numa superfície elíptica (WGS): circularidade.
Idem quanto a coordenadas (la, lo)

Justo isso é m/dúvida: se existe (deve existir, claro...) meios de se traçar um triângulo sobre a superfície (de qq. planeta, claro) e constatar que Σ > π
 :?:
Note que eu não estou me referindo ao desnível VERTICAL que obviamente eu sei que é usado na topografia (junto c/a correção da refração). Estou pensando é num triangulo bidimensional mesmo na superfície ("gaussiana", say...).

QUE FANTÁSTICA FALHA ESTE SÍTIO NÃO PERMITIR QUE SE ESCREVA EM HTML :!:
:ira:
« Última modificação: 17 de Agosto de 2017, 19:05:32 por Gorducho »

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #105 Online: 17 de Agosto de 2017, 21:18:43 »
No causo não se aplicaria porque o algoritmo do GPS se baseará numa superfície elíptica (WGS): circularidade.
Idem quanto a coordenadas (la, lo)

Justo isso é m/dúvida: se existe (deve existir, claro...) meios de se traçar um triângulo sobre a superfície (de qq. planeta, claro) e constatar que Σ > π
 :?:
Note que eu não estou me referindo ao desnível VERTICAL que obviamente eu sei que é usado na topografia (junto c/a correção da refração). Estou pensando é num triangulo bidimensional mesmo na superfície ("gaussiana", say...).

QUE FANTÁSTICA FALHA ESTE SÍTIO NÃO PERMITIR QUE SE ESCREVA EM HTML :!:
:ira:

Não devo estar compreendendo o que o sir quer dizer, porque para mim isso parece de constatação imediata.

Se a distância foi medida pelo GPS ou de qualquer outra forma não faz diferença. O barco poderia ir de A para B com velocidade V e a distância seria dada por V.t.

O que importa é que há uma relação trigonométrica específica entre estas distâncias e os ângulos tomados como direção, no plano.

Se os terrachatos se afastaram do ponto inicial traçando trajetórias perpendiculares temos um ângulo de 90º, logo os outros dois ângulos formados pelo percurso seriam complementares ( caso a superfície da água fosse mesmo plana ). Portanto 40/cos(arctg(3/4) = 30/sin(arctg(3/4) = 50.

Mas a distância medida por qualquer artifício não será 50 km. Por conseguinte não é possível nem que a superfície seja plana e nem que tais ângulos sejam complementares.

Imagine que você se encontra sobre a linha do equador e daí parte perpendicularmente a esta em direção ao norte: vai alcançar o exato centro do Pólo Norte. Outro viajante fazendo o mesmo e partindo de qualquer outro ponto da linha do equador irá se encontrar contigo nesse vértice do que seria a versão esférica de um triângulo isósceles. Note que os outros dois vértices sobre a linha do equador são de 2 ângulos de 90º.  Segue disso que Σ > π.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #106 Online: 17 de Agosto de 2017, 22:12:13 »
 :ok:
É isso então. Num dia de calmaria total d'água e vento (Vv = 0) ali no lago a partir duma boia com radio navega 3h rumo verdadeiro N;
depois 4h Rv E;
depois aproa a boia pelo rádio.
Sempre com velocidade em relação à água rigorosamente constante, claro.
Não vai fechar o teorema de Pitágoras.

Seja A [42N  86,6W]
30NM N
40NM E
C [42,5N 87,5042278W]
d(C,A) = 50,227NM

Claro: o terraplanista poderia pensar em alegar que como a proa está mudando continuamente significa que o barco está percorrendo uma curva mesmo na superfície do lago e então não é mesmo um triângulo. Mas sendo que o barco estará sempre aproando o sinal de rádio ("ADF" say) da boia, terá que explicar isso também.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2017, 08:49:21 por Gorducho »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #107 Online: 18 de Agosto de 2017, 00:37:18 »
Calma. Acho que vocês ainda não entenderam...

O espaço é plano, mas o espaço-tempo não é. Quando se mede distâncias, mede-se espaço. Quando se mede distâncias com corpos em deslocamento, mede-se espaço-tempo. A primeira vem da geometria (seja ela qual for) e a segunda vem da Teoria Geral da Relatividade.

O experimento relatado acima não leva em consideração a curvatura do espaço-tempo causada pela massa irregular da Terra Plana ao longo do percurso do deslocamento. Daí a diferença que nos faz equivocadamente pensar que a Terra é redonda.

O experimento fica claro se for realizado entre a abóboda (que sustenta o Sol, a Lua e as estrelas) e o assoalho da Terra plana. Se fizermos um triângulo de lasers, a soma interna dos ângulos desse triângulo vai variar de acordo com a proximidade dos discos do Sol e da Lua que se movem na abóbada, deformando o espaço-tempo conforme Einstein concluiu para o Universo Plano, conforme explicado pela revista Scientific American:

What I do want to talk about here is what it is that is supposed to be flat.

When cosmologists say that the universe is flat they are referring to space—the nowverse and its parallel siblings of time past. Spacetime is not flat. It can’t be: Einstein’s general theory of relativity says that matter and energy curve spacetime, and there are enough matter and energy lying around to provide for curvature. Besides, if spacetime were flat I wouldn’t be sitting here because there would be no gravity to keep me on the chair. To put it succintly: space can be flat even if spacetime isn't.
https://blogs.scientificamerican.com/degrees-of-freedom/httpblogsscientificamericancomdegrees-of-freedom20110725what-do-you-mean-the-universe-is-flat-part-i/

Portanto a Terra é plana, mas o espaço-tempo não é necessariamente plano.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #108 Online: 18 de Agosto de 2017, 01:39:46 »
A proa não muda de direção. Não se o capitão estiver sóbrio.

Em uma análise rápida é normal a intuição incorrer nesse equívoco, mas já mostrei aqui, em um esboço de experimento, que em uma superfície esférica é possível se deslocar de qualquer ponto A para qualquer ponto B sem mudar de direção. E essa será sempre a menor distância entre A e B, o equivalente a uma linha reta no plano.

Não cheguei a postar aqui, mas depois incluí o cálculo da refração e fiz uns desenhos com o SketchUp para ilustrar essa demonstração.

Como tô no celular não irei colocar os desenhos, mas vou demonstrar de outra forma bem simples :  3 pontos no espaço definem um plano da mesma forma que 2 pontos no plano definem uma reta. Para A e B quaisquer na superfície da esfera há um único plano que contém ABC, sendo C o centro dessa esfera. Da interseção desse plano com a esfera resulta uma circunferência que contém AB e tem obviamente o mesmo raio R da esfera, sendo concêntrica com esta. O barco indo de A a B seguindo essa circunferência tem direção sempre tangente a ela, e seu centro de gravidade sempre radial com a Terra.

Para qualquer um na embarcação parece que ela está se movendo em linha reta sobre uma superfície plana. É a menor distância possível entre A e B, o tipo de rota que navios e aeronaves costumam fazer.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #109 Online: 18 de Agosto de 2017, 08:40:47 »
A rota great circle implica mudança contínua de proa (rumo).
Não sei se as aeronaves longo curso usam GC entre os waypoints (m/carteira é de PP).
Agora mudou muito as coisas e o conceito de aerovias está a ser extinto e não estou a par disso. Mas aerovias são por rumo (loxodromicas).
Mas suponho que os navegadores (inercial, GPS) modernos permitam isso (navegar numa rota ortodromica).

No caso da m/adaptação do seu exemplo (Chicago):
DEP C RV = 126,46°
ARR A RV = 127,07°
Citação de: Sr. Reis
incluí o cálculo da refração
o valor dessa correção sendo 0,57 pé multiplicado pelo quadrado da distância em milhas
Os Princípios & Prática de Agrimensura: Agrimensura avançada

por Charles Breed, 1908.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2017, 10:52:14 por Gorducho »

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #110 Online: 18 de Agosto de 2017, 21:35:18 »
A rota great circle implica mudança contínua de proa (rumo).

Fui dar uma olhada agora nessa coisa de loxodromia e ortodromia que até então era idioma grego pra mim.

Você está falando com um velho marujo que já singrou destemidamente as águas turvas da baía de Guanabara a bordo de seu veleiro Optimist, um barquinho que parece um caixote de bacalhau com uma vela. Mas eu nunca precisei de bússola nem sextante em minhas aventuras marítimas e só tinha uns 10 anos na época.

Portanto fiquei confuso com essa coisa da rota "GC" precisar de mudança contínua de rumo, porque geometricamente parecia não fazer sentido.

O que parece é que esta mudança de rumo é náutica, cartográfica, porque essa rota não mantém ângulo constante com os meridianos e portanto a bússola irá indicar diferentes direções para o norte ( em relação ao barco ) durante o percurso.

Daí usarem rotas loxodrômicas, que mantém "rumo" constante. Como parece indicar a figura abaixo. ( Só lembrando que sou neófito nisso, é a 1ª vez que vejo estes termos. ).

Ou seja, a rota de "rumo" constante ( em relação ao referencial náutico ), na verdade é a que implica em mudança de rumo real.

E a rota ortodrômica, dita com correção de rumo, é aquela onde se mantém o rumo. Que é uma aparente linha reta para quem percorre a superfície do globo terrestre.

No nosso experimento mental temos que utilizar rotas ortodrômicas para traçar os catetos e hipotenusa de nosso triângulo imaginário. Quer dizer, navegamos com o leme do barco travado. Após longa distância percorrida a bússola indicaria mudança de rumo, quando na verdade estamos sempre no mesmo rumo e eventualmente retornaríamos ao mesmo ponto de partida dado uma volta inteira ao mundo.

Citação de: Gorducho
o valor dessa correção sendo 0,57 pé multiplicado pelo quadrado da distância em milhas
Os Princípios & Prática de Agrimensura: Agrimensura avançada

por Charles Breed, 1908.

Foi bom trazer esse dado porque eu só tinha encontrado isso em uma vídeo aula de topografia, e o cara dá esses números em metros. Vou fazer a conversão e conferir pra ver se bate.

Porque esse dado é em relação a uma média, e a minha dúvida é se essa média vale pra qualquer lugar ( ex: lugares mais quentes, mais frios... ).

Porque há uma história curiosa em relação a isso: o cara que fundou a Sociedade de Astronomia Zetética e ressuscitou o mito da Terra plana no século 19, em dias de condições meteorológicas especiais, costumava levar pessoas a um canal nas proximidades de Londres e ali demonstrar que a Terra era mesmo plana.

A refração tende a curvar os raios luminosos em direção à superfície da Terra, e portanto opticamente o fenômeno atenua a percepção da curvatura. Para um determinado índice de refração a Terra parecerá efetivamente plana para uma longa distância. ( E a refração pode até fazer com que pareça côncava! )

Esse fenômeno, responsável inclusive por estranhas miragens como barcos que parecem flutuar e icebergs  que são vistos a kms de onde realmente estão, é mais comum em regiões muito frias. Então o sujeito ( que agora me foge o nome ) explorava essa eventualidade para atrair incautos para a sua Sociedade Zetética.

Esse indivíduo acabou sentenciado a uma pena de prisão. Não por questionar a esfericidade do planeta, mas por fazer fortuna vendendo elixir da eterna juventude e da vida eterna para os membros da Sociedade de Astronomia Zetética.

Mais tarde um dos seus pupilos continuou ganhando dinheiro com o mesmo golpe, publicando desafios de apostas em jornais, alegando ser capaz de demonstrar ( para que se dispusesse a apostar ) que a Terra era plana. Repetindo o mesmo experimento, nesse mesmo canal.

Até que o Alfred Russel Wallace - um dos pais da Teoria da Evolução - aceitou a aposta e ficou com o dinheiro do vigarista. Apenas tomando simples providências para minimizar o efeito da refração.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #111 Online: 19 de Agosto de 2017, 08:04:07 »
Ou seja, a rota de "rumo" constante ( em relação ao referencial náutico ), na verdade é a que implica em mudança de rumo real.
E a rota ortodrômica, dita com correção de rumo, é aquela onde se mantém o rumo.
"Rumo" é um termo técnico (cai nas provinhas) de navegação.
"Rumo verdadeiro" Rv é o angulo entre o Norte verdadeiro e a rota.
1:55
E a rota ortodrômica, dita com correção de rumo, é aquela onde se mantém o rumo.
OXYMORON  :!:
E a rota ortodrômica, dita com correção de rumo, é aquela onde se mantém o rumo. Que é uma aparente linha reta para quem percorre a superfície do globo terrestre.
é aquela onde se mantém o rumo. Que
No nosso experimento mental temos que utilizar rotas ortodrômicas para traçar os catetos e hipotenusa de nosso triângulo imaginário.
E aí teve um furo mesmo: não se pode ir pro leste depuis B  :'(
Mas os terraplanistas concordariam com a navegação proposta: 30 milhas rumo norte seguida de 40 rumo E ⇒ 90°.
E do retorno aproando sempre o ADF da boia acredito que não possam discordar.
Então teria que fechar c/Pitágoras de qq. sorte.
Quer dizer, navegamos com o leme do barco travado. Após longa distância percorrida a bússola indicaria mudança de rumo,
:no:
quando na verdade estamos sempre no mesmo rumo e eventualmente retornaríamos ao mesmo ponto de partida dado uma volta inteira ao mundo.
:no:
Porque esse dado é em relação a uma média, e a minha dúvida é se essa média vale pra qualquer lugar ( ex: lugares mais quentes, mais frios... )
Claro que não vai bater. Justo citei um manual de 1908 a título de curiosidade histórica.
Mesmo dentro da imensa America não será o mesmo nas pradarias que no Mojave...
Mas acho que na prática dentro da America usam essa média. Talvez haja manuais europeus, japoneses, russos &c. com outra recomendação.
Dados brasileiros duvido que hajam...

CORREÇÃO COMBINADA CURVATURA + REFRAÇÃO
60 milhas ⇒ 2065,8'

Σ ∠
Δ1" em 200km2

« Última modificação: 19 de Agosto de 2017, 11:51:18 por Gorducho »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #112 Online: 20 de Agosto de 2017, 12:34:24 »
Quando eu estava vendo outros vídeos apareceu esta sugestão no canto direito da tela:

Respondendo a comentários: A TERRA É PLANA?? KKKKKKKKK

Palhaça

A youtuber é uma moça que se maquia de palhaça, e ela é muito espirituosa.  Neste vídeo ela analisa um site de terraplana.   :hihi:

« Última modificação: 20 de Agosto de 2017, 12:39:43 por JJ »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #113 Online: 20 de Agosto de 2017, 13:48:09 »
O engraçado é que ela tem que pintar a cara para defender o globalismo, como se tivesse vergonha de admitir que está errada.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #114 Online: 20 de Agosto de 2017, 21:11:53 »
Procurando fazer mais certo o problema mental e indo pro leste mesmo:
A saída da ponta do "píer" de Chicago  [41,9°N 87,6°W]
30NM N perna great circle: + 30' latitude
B [42,4°N 87,6°W]
40NM E = -40/cos(42,4°)' = - 54,167' de longitude (-0,9°)
C = [42,4°N 86,7°W]
Retorno ao píer via rádio sinal (great circle):
proa inicial 233°27'25"
proa na chegada 232°51'10"

SOMATÓRIA DOS ANGULOS
90° +

ângulo em C
+269°59'60"
-233°27'25"
   36°32'35"

ângulo na chegada
+232°51'10"
-180°00'00"
   52°51'10"
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
+36°32'35"
+52°51'10"
   89°23'45"
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Δ -36'15"
Grande e a menos. Mas porém a perna rumo leste não é geodésica.
VISUALIZAÇÃO & CÁLCULOS
« Última modificação: 20 de Agosto de 2017, 21:30:47 por Gorducho »

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #115 Online: 20 de Agosto de 2017, 21:59:43 »
Caraca Gorducho, quando eu já estava começando a entender esse seu dialeto aeronauta você vem e me complica. O vídeo ajudou muito, mas agora vou ter que fazer um curso e tirar brevê.

A princípio não tinha entendido aqueles polegares pra cima e pra baixo, mas depois de ver o vídeo acho (acho!) que sei sobre o que você estava falando.

De fato, no Lago Michigan, não se poderia seguir 30km rumo N, virar 90° E e continuar por 40 km rumo verdadeiro E sem mudança de proa ("leme travado"), pois para leste não se estaria seguindo uma por uma rota ortodrômica. O barco estaria na rota de um paralelo, ou a rota seria paralela a um paralelo (oxímoro?). Mas como este é um experimento mental e puramente geométrico, a embarcação é apenas ilustrativa para criar uma imagem que facilite a prova.

Mas eu pensei em uma outra adaptação do experimento mental, sem estes tecnicismos aeronáuticos, mais acessível aos leigos em navegação aérea: o barquinho com o terra-cabeça-chata parte de um ponto A e viaja 30 km rumo norte na linha de um meridiano qualquer até alcançar a linha do equador em um ponto B. Ali vira 90° para leste e se desloca mais 40 km sobre o equador até um ponto C. De C retorna ao ponto A por uma rota "GC".

Para quem está no barco parece que foi traçado um triângulo retângulo: ele "subiu" 30 km sem "mudar a proa" para o N, virou 90° para E e navegou mais 40 km sem mudar a proa, e então retornou em uma aparente linha reta ( com o leme travado ) para o ponto de partida.

No entanto as distâncias aferidas não iriam verificar o Teorema de Pitágoras, demonstrando ao mais cabeça dura dos terra-cabeça-chata que ele não navegou por uma superfície plana.

Vamos apenas abstrair problemas como correntes e ventos e correções de deriva, pois afinal, lembre-se, este é um experimento mental. E claro, este triângulo hipotético pode ser transladado e rotacionado para ser posicionado em qualquer outro ponto do planeta. Apenas o que nos está obrigando a "subir" por um meridiano seguido de um deslocamento para leste sobre o equador, é que tendo o N verdadeiro como uma referência arbitrária, estas duas rotas são tanto loxodrômicas quanto ortodrômicas.

Obviamente podemos traçar este mesmo triângulo em qualquer lugar da esfera, provando que não é plana, porém no lago Michigan por exemplo, seria impossível virar 90° para leste e seguir por uma rota Great Circle com a bússola mostrando o tempo todo que se estaria indo para o leste. O que levaria o terraplanista a pensar que o barco estaria traçando uma curva. Concorda?

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #116 Online: 20 de Agosto de 2017, 23:50:04 »
De fato, no Lago Michigan, não se poderia seguir 30km rumo N, virar 90° E e continuar por 40 km rumo verdadeiro E sem mudança de proa ("leme travado")
Falar "km" em navegação dói nos tímpano :chorao:
pois para leste não se estaria seguindo uma por uma rota ortodrômica. O barco estaria na rota de um paralelo, ou a rota seria paralela a um paralelo
Na rota de um paralelo. Existem infinitos incontáveis (contínuos) paralelos, tantos quantos (mesma cardinalidade) são os n°s reais.
o barquinho com o terra-cabeça-chata parte de um ponto A e viaja 30 km rumo norte na linha de um meridiano qualquer até alcançar a linha do equador em um ponto B. Ali vira 90° para leste e se desloca mais 40 km sobre o equador até um ponto C. De C retorna ao ponto A por uma rota "GC".

Para quem está no barco parece que foi traçado um triângulo retângulo: ele "subiu" 30 km sem "mudar a proa" para o N, virou 90° para E e navegou mais 40 km sem mudar a proa, e então retornou em uma aparente linha reta ( com o leme travado ) para o ponto de partida.

No entanto as distâncias aferidas não iriam verificar o Teorema de Pitágoras, demonstrando ao mais cabeça dura dos terra-cabeça-chata que ele não navegou por uma superfície plana.
Neste único causo particular porque a perna é sobre o equador :!:
Mas o terraplanista veria a proa sendo reajustada continuamente pelo auto-pilot GPS e alegaria que se está a fazer uma curva.
Por isso essencial o radiofarol...
Vamos apenas abstrair problemas como correntes e ventos e correções de deriva, pois afinal, lembre-se, este é um experimento mental. E claro, este triângulo hipotético pode ser transladado e rotacionado para ser posicionado em qualquer outro ponto do planeta. Apenas o que nos está obrigando a "subir" por um meridiano seguido de um deslocamento para leste sobre o equador, é que tendo o N verdadeiro como uma referência arbitrária, estas duas rotas são tanto loxodrômicas quanto ortodrômicas.
Obviamente podemos traçar este mesmo triângulo em qualquer lugar da esfera, provando que não é plana, porém no lago Michigan por exemplo, seria impossível virar 90° para leste e seguir por uma rota Great Circle com a bússola mostrando o tempo todo que se estaria indo para o leste. O que levaria o terraplanista a pensar que o barco estaria traçando uma curva. Concorda?
Rota GC (geodésica) não faz sentido pro terraplanista. Mas se for-se pro leste — claro que não por um GC (perceba que lá naquela região ele entorta bastante pro norte...) — o terraplanista não poderia reclamar. Tanto os rumos N (360) quanto L (090) ele teria que concordar serem "retos" (na cabeça dele, claro). E o retorno por isso eu fiz questão de propor a necessidade dum rádio pois então o barco voltaria sempre aproando essa antena ("radiofarol"). Claro que a proa vai mudando neste caso, mas como ele (o terraplanista) poderia reclamar de se seguir direto pra fonte dum sinal de rádio :?:
E não vai fechar Pitágoras igual, como mostrei.
Descontado o erro de +/- 4' que o cara anuncia pra fórmula, temos 50,058NM
Δ +354 pés
« Última modificação: 21 de Agosto de 2017, 09:50:42 por Gorducho »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #117 Online: 21 de Agosto de 2017, 14:05:28 »
Começou agora essa palhaçada de eclipse-show yankee. É evidente que isso foi produção da administração Trump que vai ter que gastar um fortuna para esconder a Lua real e ocultar o Sol com uma Lua fake. Para o "eclipse" dar certo terão que reforçar com holofotes nas bordas por trás da Lua fake para enfatizar a sombra no momento da ocultação. Imagino que a conta extra de energia elétrica seja de alguns milhões de dólares para os quase 3 minutos previstos de show. Quem paga a conta? Evidente que é o povão através dos impostos que também incluem as taxas sobre a receita da venda de óculos "especiais" para a observação do "fenômeno".  O modelo globalista é de manutenção cara....muito cara. Os terraplanistas há muito tempo vêm denunciando essas enganações.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #118 Online: 21 de Agosto de 2017, 16:37:17 »
Começou agora essa palhaçada de eclipse-show yankee. É evidente que isso foi produção da administração Trump que vai ter que gastar um fortuna para esconder a Lua real e ocultar o Sol com uma Lua fake. Para o "eclipse" dar certo terão que reforçar com holofotes nas bordas por trás da Lua fake para enfatizar a sombra no momento da ocultação. Imagino que a conta extra de energia elétrica seja de alguns milhões de dólares para os quase 3 minutos previstos de show. Quem paga a conta? Evidente que é o povão através dos impostos que também incluem as taxas sobre a receita da venda de óculos "especiais" para a observação do "fenômeno".  O modelo globalista é de manutenção cara....muito cara. Os terraplanistas há muito tempo vêm denunciando essas enganações.

Esse tópico está muito bom, muito bom mesmo.   

:histeria:

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #119 Online: 21 de Agosto de 2017, 16:40:15 »
O engraçado é que ela tem que pintar a cara para defender o globalismo, como se tivesse vergonha de admitir que está errada.

Bem pensado, aí tem coisa.  Ela precisa disfarçar as expressões para não entregar que na verdade é uma agente dos globalistas, que está sendo paga para desmoralizar os terraplanistas.

Mas, a verdade está lá fora.

« Última modificação: 21 de Agosto de 2017, 16:43:32 por JJ »

Offline Sdelareza

• Nível 15
  • *
« Resposta #120 Online: 24 de Agosto de 2017, 22:43:20 »
Com uma Terra plana, seria possível enxergar as luzes de outros continentes. No Brasil, veríamos as luzes do continente africano. :lol:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #121 Online: 25 de Agosto de 2017, 11:05:02 »
Com uma Terra plana, seria possível enxergar as luzes de outros continentes. No Brasil, veríamos as luzes do continente africano. :lol:

Aquilo que chamamos de Via Láctea é o reflexo das luzes de outros continentes na abóbada celeste. Antigamente as luzes eram muito tênues e a mancha da Via Láctea no céu era a de um riacho. Com o tempo, foi se expandindo à medida que as cidades se tornaram mais iluminadas.

A faixa brilhante e sinuosa da Via Láctea instiga a curiosidade humana desde a antiguidade. Pelo fato de se estender por todo o céu, a galáxia foi tida como análoga a rios, como no caso de lendas antigos egípcias, em que era comparada ao Rio Nilo, contudo corria nas áreas habitadas pelos espíritos. Na China e no Japão, a galáxia também recebe a denominação de Tien Ho (Rio celestial ou rio prateado), enquanto que, para os hindus, a Via Láctea representa o "curso do Ganges celestial". Há referências em outras culturas da Via Láctea como sendo um rio que conduziria à imortalidade.

Note que ela era apenas um "caminho"ou uma "estrada". Não tinha a exuberância que tem hoje.

De fato a maior parte das lendas concebe a galáxia como sendo um caminho ou uma estrada. Segundo algumas crenças de povos esquimós, dentre outros, a faixa brilhante forma o "caminho das cinzas". Em culturas africanas esta crença provém da lenda de uma menina que marcou seu caminho para que seu povo pudesse encontrá-la. Para os cheyennes e outras tribos das grandes planícies dos Estados Unidos, a Via Láctea é a trilha de poeira deixada pela corrida entre o búfalo e o cavalo.

Wiki

As auroras boreais são "via lácteas" dinâmicas que refletem a luz das cidades em flocos de gelo no ar das bordas norte da Terra plana.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #122 Online: 25 de Agosto de 2017, 11:33:07 »
Acredito que a luz acumulada proveniente da costa da África — supondo o observador (say) em cima do Corcovado... — se dissipa na atmosfera. As luzes provindas de trás são detidas pelos acidentes naturais, sobrando praticamente só as da costa ou próximas.
Então além da dissipação pelo quadrado da distância, a integral dessa luminescência se dissipa na atmosfera oceânica.
E.g.: dali da costa de Luanda [...] Lobito até Recife são 2800 milhas náuticas. Não tem integral de pontos luminíferos que consiga cruzar toda essa atmosfera :P

« Última modificação: 25 de Agosto de 2017, 11:59:23 por Gorducho »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #123 Online: 25 de Agosto de 2017, 14:13:27 »
Lobito até Recife são 2800 milhas náuticas. Não tem integral de pontos luminíferos que consiga cruzar toda essa atmosfera :P

No caso da luz, apenas lasers conseguem cruzar sem dificuldade como as ondas de rádio. Se a Terra fosse redonda, as ondas curtas de rádio jamais funcionariam pois exigiriam antenas em torres extremamente altas. No entanto, o BBC World Service chega a partir de Londres em todas as partes do mundo há mais de cem anos com total clareza de transmissão.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #124 Online: 25 de Agosto de 2017, 14:23:54 »
Acredito que a luz acumulada proveniente da costa da África — supondo o observador (say) em cima do Corcovado... — se dissipa na atmosfera.

O clarão da luz dos fogos da festa de encerramento das Olimpíadas de Pequim 2008 foi avistado por centenas de pessoas no Corcovado mas é um evento raro que depende muito das condições atmosféricas no momento. Evidentemente, a notícia não foi publicada, assim como também não é publicado nada em Pequim quando a luz dos desfile das escolas de samba no RJ chega até lá.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!