Crianças de nove anos, ante um estímulo padrão, adotam comportamentos diferentes uma das outras. Uma máquina, em igual circunstâncias sempre farão a mesma coisa... isto se chama iniciativa - ou falta de ....
No inicio da formação da Terra os elementos que contribuíram para o surgimento da vida estavam sob a forma mineral, ou, digamos, inorgânica. No entanto a vida que surge vem de compostos orgânicos com base em Carbono, Nitrogênio, Fósforo, Oxigênio e Hidrogênio... sempre este conjunto. Nada de Silicatos.
Vale a pena conferir, ../forum/topic=1831.150.html#msg986671
De fato o texto abre perspectivas de grande avanço na robótica, mas é reticente no que tange à autoconsciência, que é o ponto chave para confrontar uma IA com a inteligência humana.
Avanços graduais estão sendo alcançados mas diante do que se busca, estes ainda não tem grande relevância.
Sergio, o que vou dizer para você qualquer ateu ou cético diria, não é nada extraordinário:
"a diferença entre um cético e um teísta é que o cético admite que a ciência tem potencial para obter todas as respostas, com o tempo, inclusive na área de IA.
O Teísta, pela natureza de sua filosofia, acredita que a ciência tem limites e nem tudo está sob sua jurisdição." Uma inteligência artificial, por mais avançada seja, que se equipare à humana seria um limite bem determinado para tais avanços.
Sou um admirador da Ciência e gosto de temas relacionados à bioquímica e é espantoso o avanço da ciência nesta área.
Quando se analisa a ação de um fármaco qualquer sobre o organismo humano, as trocas químicas, os bloqueadores, antagonistas, receptores, marcadores, etc, dá-se conta do quanto se caminhou nesta área. Parece ficção científica.
Ontem noticiou-se a descoberta de um tratamento e cura para o câncer, independente de qual seja este. A explicação dos cientistas de como se dará o tal tratamento, mostra para nós, leigos, o quanto se conhece a respeito de drogas e do funcionamento do nosso corpo..
Apenas um resumo: usarão um bacteriófago, que é na verdade um vírus que infecta uma bactéria para transformá-la num marcador para a toxi-proteína, esta, o agente da cura. Evidente que é muito mais complexo que isto, mas é o que deu para entender... se é que entendi.