Autor Tópico: BNDES  (Lida 7849 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
BNDES
« Online: 25 de Setembro de 2012, 11:33:12 »
Benefícios de atuação do BNDES superam os custos

No primeiro semestre, o desempenho do BNDES decepcionou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, com a liberação de apenas R$ 53,5 bilhões – um terço do previsto. O número isolado insinua um papel menor do banco no enfrentamento da crise. Engano.

No período de 2000-2010, o desembolso do BNDES para os investimentos produtivos aumentou em média 18% a.a., o que contribuiu para impulsionar o aumento da taxa de investimento em proporção ao PIB, de 16,5% em 2000 para 19% em 2010. O impacto foi um aumento da taxa de crescimento médio do PIB de 3,5% a.a. entre 2000-2010, superior ao 1,5% da década anterior.

O dado é parte do estudo inédito O papel dos bancos públicos no Brasil: uma análise da atuação do BNDES, assinado pelo professor Antônio Corrêa de Lacerda (PUC-SP) e pelo economista Alexandre da Silva Oliveira (USP), antecipado ao Poder Econômico e que será divulgado hoje em palesta, às 17h30, na PUC-SP.

“O custo da atuação do banco gerado para o Tesouro Nacional é muito menor do que os benefícios criados”, concluem os autores em resposta à crítica mais comum feita à atuação do banco.

Os benefícios verificados por Lacerda e Oliveira são a maior demanda agregada, ampliação da arrecadação do governo e o aumento dos dividendos pagos pelo BNDES ao Tesouro.

Uma curiosidade: o BNDES, com US$ 222 bilhões em ativos, só é superado pelo Bird (com US$ 275 bilhões) e pelo banco de desenvolvimento da China (com US$ 546 bilhões). Mas tem o maior lucro líquido.

http://colunistas.ig.com.br/poder-economico/2012/09/24/beneficios-de-atuacao-do-bndes-superam-os-custos/

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:BNDES
« Resposta #1 Online: 25 de Setembro de 2012, 15:49:49 »
Ou seja, o Brasil tem o terceiro maior banco de desenvolvimento do mundo, com o maior lucro, e é estatal.

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #2 Online: 25 de Setembro de 2012, 18:03:47 »
Esperando um comentário do Arcanjo falando dos petralhas em 5, 4, 3...   :hihi:
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 25 de Setembro de 2012, 19:01:55 »
No primeiro semestre, o desempenho do BNDES decepcionou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, com a liberação de apenas R$ 53,5 bilhões – um terço do previsto. O número isolado insinua um papel menor do banco no enfrentamento da crise. Engano.

No período de 2000-2010, o desembolso do BNDES para os investimentos produtivos aumentou em média 18% a.a., o que contribuiu para impulsionar o aumento da taxa de investimento em proporção ao PIB, de 16,5% em 2000 para 19% em 2010. O impacto foi um aumento da taxa de crescimento médio do PIB de 3,5% a.a. entre 2000-2010, superior ao 1,5% da década anterior.

Falso.

O crescimento "elevado" do PIB no período 2000-2010 foi maior que no período 1990-2000 principalmente porque o mundo teve um crescimento grande, em especial o de "dois dígitos" da China, o que puxou para cima o preço das commodities, das quais o Brasil é um grande exportador.

O dado é parte do estudo inédito O papel dos bancos públicos no Brasil: uma análise da atuação do BNDES, assinado pelo professor Antônio Corrêa de Lacerda (PUC-SP) e pelo economista Alexandre da Silva Oliveira (USP), antecipado ao Poder Econômico e que será divulgado hoje em palesta, às 17h30, na PUC-SP.

Sem ler detalhadamente não é possível tirar nenhuma conclusão sobre a qualidade do estudo.

“O custo da atuação do banco gerado para o Tesouro Nacional é muito menor do que os benefícios criados”, concluem os autores em resposta à crítica mais comum feita à atuação do banco.

Repito: Sem ver o trabalho deles não há como avaliá-lo.

Os benefícios verificados por Lacerda e Oliveira são a maior demanda agregada, ampliação da arrecadação do governo e o aumento dos dividendos pagos pelo BNDES ao Tesouro.

O aumento na arrecadação não implica necessariamente que ela tenha sido maior que os juros pagos para elevar o ativo do banco.

E o pagamento de dividendos ao Tesouro pelo BNDES é algo esdrúxulo, porque é um ente público pagando a outro ente público um valor que é proveniente, em última instância, de uma atividade da sociedade.

Uma curiosidade: o BNDES, com US$ 222 bilhões em ativos, só é superado pelo Bird (com US$ 275 bilhões) e pelo banco de desenvolvimento da China (com US$ 546 bilhões). Mas tem o maior lucro líquido.

E o ativo não é realmente do BNDES e sim do Tesouro Nacional. Em outras palavras, é o nosso dinheiro.
Foto USGS

Offline ss

• Nível 05
  • *
  • Skeptical
« Resposta #4 Online: 25 de Setembro de 2012, 19:34:34 »
Nosso dinheiro? seria nosso dinheiro se os bancos não somente o BNDES (que não é banco pra pessoas físicas) aplicarem juros descentes, pois os juros brasileiros além de serem altos, são um absurdo sem igual, este banco promove o desenvolvimento das empresas que ele empresta o dinheiro e visa o lucro a este ponto? como pode um país aquecer a economia e aumentar o consumo vendendo bens com juros de 1,99%/mês enquanto outros países 1a2%/ano, os bancos desenvolvem o país no momento que os mesmo ofereçam preços descentes aos empréstimos e quem controla isto em parte é o governo, se um país não souber jogar o jogo do capitalismo sempre será um país de poucos.
Somos uma espécie de macaco!!!
Qual o problema nisso?

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #5 Online: 16 de Fevereiro de 2015, 18:48:50 »

Offline Alucinado psicopata

• Nível 11
  • *
« Resposta #6 Online: 16 de Fevereiro de 2015, 20:22:22 »

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 17 de Fevereiro de 2015, 00:14:37 »
Esperando um comentário do Arcanjo falando dos petralhas em 5, 4, 3...   :hihi:

Nem precisei, o tempo provou que eu estava certo.

Novamente.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #8 Online: 27 de Maio de 2015, 00:34:40 »
Ou seja, o Brasil tem o terceiro maior banco de desenvolvimento do mundo, com o maior lucro, e é estatal.

:histeria:

http://www.istoe.com.br/reportagens/404506_A+CAIXA+PRETA+DO+BNDES?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage

Ontem o STF deu o primeiro passo pra abrir a caixa preta. O congresso pode derrubar o veto da Dilma para manter o sigilo.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 27 de Maio de 2015, 08:14:46 »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 27 de Maio de 2015, 08:23:38 »
E você continua ignorando a manipulação de informações.

Qual seria o resultado final, para a população, se for considerado o custo financeiro do juro subsidiado que o BNDES oferta?
Foto USGS

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #11 Online: 27 de Maio de 2015, 08:52:55 »
O Juca negará a realidade até que venha o BNDESão igual ao Petrolão. Aí ele se calará e não dará um pio, igualzinho hoje [sobre a Petrobras].

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 27 de Maio de 2015, 09:22:34 »

Qual seria o resultado final, para a população, se for considerado o custo financeiro do juro subsidiado que o BNDES oferta?

Beleza, eu considero sua pergunta justa, mas gostaria de saber qual a relação lucro x custo de juro subsidiado? A princípio essas operações do banco são superavitárias, mas o custo do financiamento pode muito bem provar o contrário, eu gostaria de saber quais são.

Ainda qual a relação entre o fomento x indução da economia e como se dá seu impacto sobre o lucro das empresas que são financiadas e o desenvolvimento econômico como um todo? Esse fomento é nocivo às empresas financiadas?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 27 de Maio de 2015, 09:24:17 »
O Juca negará a realidade até que venha o BNDESão igual ao Petrolão. Aí ele se calará e não dará um pio, igualzinho hoje [sobre a Petrobras].

Na verdade não, eu acho que como na BR deve existir coisa errada no BNDES e acho que o banco deveria abrir todas suas contas que não tenham contratos sigilosos. E a BR continua dando lucro.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 27 de Maio de 2015, 12:11:27 »

Na verdade não, eu acho que como na BR deve existir coisa errada no BNDES e acho que o banco deveria abrir todas suas contas que não tenham contratos sigilosos. E a BR continua dando lucro.

Enquanto estiver dando lucro, podem roubar à vontade que está tudo ok! O petróleo é nosso!
"Deus prefere os ateus"

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 27 de Maio de 2015, 12:40:44 »

Enquanto estiver dando lucro, podem roubar à vontade que está tudo ok! O petróleo é nosso!

Quem acha isso?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #16 Online: 27 de Maio de 2015, 12:45:51 »

Quem acha isso?
Alguém que posta uma coisa dessas...

http://www.istoe.com.br/reportagens/404506_A+CAIXA+PRETA+DO+BNDES?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage

Ontem o STF deu o primeiro passo pra abrir a caixa preta. O congresso pode derrubar o veto da Dilma para manter o sigilo.

E continua dando lucro gordo.

http://exame2.com.br/mobile/negocios/noticias/lucro-do-bndes-em-nove-meses-sobe-51-para-r-7-399-bilhoes
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 27 de Maio de 2015, 13:30:12 »

Como praticamente quase todas as demais petrolíferas.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 27 de Maio de 2015, 13:49:40 »

Beleza, eu considero sua pergunta justa, mas gostaria de saber qual a relação lucro x custo de juro subsidiado?

E realmente isto é importante?

Não basta saber que o banco empresta dinheiro a juro subsidiado (ou seja, a diferença é paga pela população) que favorecem empresas, sejam particulares ou não, e, o que é pior, outros países, incluindo especialmente os que não são democráticos?

E nem estou considerando o dinheiro desviado em propinas para beneficiar os atuais 'donos do poder'.

A princípio essas operações do banco são superavitárias, mas o custo do financiamento pode muito bem provar o contrário, eu gostaria de saber quais são.

Eu também. E para isto é necessário conhecer todo o conteúdo dos contratos que, como sabemos, não é permitido sob a esdrúxula desculpa de 'proteção da instituição'. Quase todo mundo sabe que o verdadeiro motivo não é este. A exceção vem daqueles que vivem em estado de negação ideológica.

Ainda qual a relação entre o fomento x indução da economia e como se dá seu impacto sobre o lucro das empresas que são financiadas e o desenvolvimento econômico como um todo?

Não sei. Os dados que são fornecidos NUNCA, repito, NUNCA são contrapostos com o impacto negativo proveniente da drenagem de recursos da população para subsidiar as empresas, sejam elas particulares ou não. Além disto, todos os beneficiados esquecem - de forma conveniente - que além da diferença do juro subsidiado, a sociedade ainda arca com o pagamento de juros para os credores pelo Tesouro Nacional, porque este emite títulos da dívida pública para abastecer de dinheiro o BNDES. Além disto, comumente, bancos deste tipo são um 'cabide de empregos' e um 'escoadouro de propinas'. Por fim, o sistema bancário nacional é estruturado o suficiente para fornecer créditos para todo o setor produtivo.

Esse fomento é nocivo às empresas financiadas?

É claro que não.

Que a Odebrecht, a Petrobrás e outras que o digam.

Ele é nocivo para a sociedade (nós!), que financia os subsídios e a 'orgia da propinagem petista'.
« Última modificação: 27 de Maio de 2015, 22:32:38 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 27 de Maio de 2015, 18:03:03 »

Beleza, eu considero sua pergunta justa, mas gostaria de saber qual a relação lucro x custo de juro subsidiado? A princípio essas operações do banco são superavitárias, mas o custo do financiamento pode muito bem provar o contrário, eu gostaria de saber quais são.

Ainda qual a relação entre o fomento x indução da economia e como se dá seu impacto sobre o lucro das empresas que são financiadas e o desenvolvimento econômico como um todo? Esse fomento é nocivo às empresas financiadas?

Juca.. vou te ajudar.. você está vendo torto novamente.

O BNDES só pode ter lucro porque ele se capta com MEU e o SEU dinheiro em impostos, tirando dinheiro que poderia construir hospitais e dando para grandes empresas.

SE o BNDES tivesse que se captar no mercado, ele estaria ferrado.. mas esse governo rouba a população para dar dinheiro para o filho do deus Lula e grandes empresas.

E mesmo assim... ter lucro não significa nada. Você tem que ver indicadores de endividamento, patrimônio líquido, rentabilidade etc..

Por exemplo, a Petrobras deu lucro e seus indicadores são uma merda.. você não pode dizer que a Petrobras está boa por causa que deu lucro.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 27 de Maio de 2015, 18:54:43 »

E continua dando lucro gordo.

http://exame2.com.br/mobile/negocios/noticias/lucro-do-bndes-em-nove-meses-sobe-51-para-r-7-399-bilhoes

Até onde vc pode confiar nesses números sabendo que o governo maquiou as contas da Petrofraude e dos outros setores?

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #21 Online: 27 de Maio de 2015, 20:42:08 »

Meu Deus do céu...

No ano passado a PTbras estava em 30ª posição do ranking das maiores empresas do mundo e despencou quase 400 posições neste ano.

O "lucro" do primeiro trimestre deste ano da PTbras foi inflado (não foi de 5,3 bilhões, mas de 4 bilhões de reais): http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/05/1631256-lucro-da-petrobras-no-1-tri-e-inflado-em-r-13-bi-por-artificio-contabil.shtml

Veja a dívida da empresa (351 bilhões de reais) : http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,divida-da-petrobras-bate-recorde,1674273

Pensando numa maneira bem simplória: se a PTbras lucrar todo trimestre o mesmo que lucrou de maneira maquiada e a dívida dela se manter estável, levará mais de 16 anos para pagá-la.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 27 de Maio de 2015, 21:04:34 »
Agora que li. O Juca... defendeu... a PETROBRAS... dizendo.. que .. deu.. lucro..  :stunned: :stunned:

Juca existe algum limite para tolerância dos desmandos petistas? Algum... tipo.. estupro em massa, aí você conseguiria criticar o PT?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 28 de Maio de 2015, 08:39:29 »
A Petrobrás teve lucro porque o preço do combustível subiu, e como não podemos escolher pagar de outra petrolífera, aí fica fácil.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline DDV

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 28 de Maio de 2015, 11:32:31 »
A Petrobrás teve lucro porque o preço do combustível subiu, e como não podemos escolher pagar de outra petrolífera, aí fica fácil.

Dizer que a Petrobrás teve lucro é quase como dizer que a Receita Federal teve arrecadação.
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!