E você continua ignorando a manipulação de informações.
Qual seria o resultado final, para a população, se for considerado o custo financeiro do juro subsidiado que o BNDES oferta?
Beleza, eu considero sua pergunta justa, mas gostaria de saber qual a relação lucro x custo de juro subsidiado?
E realmente isto é importante?
Não basta saber que o banco empresta dinheiro a juro subsidiado (ou seja, a diferença é paga pela população) que favorecem empresas, sejam particulares ou não, e, o que é pior, outros países, incluindo especialmente os que não são democráticos?
E nem estou considerando o dinheiro desviado em propinas para beneficiar os atuais 'donos do poder'.
A princípio essas operações do banco são superavitárias, mas o custo do financiamento pode muito bem provar o contrário, eu gostaria de saber quais são.
Eu também. E para isto é necessário conhecer todo o conteúdo dos contratos que, como sabemos, não é permitido sob a esdrúxula desculpa de 'proteção da instituição'. Quase todo mundo sabe que o verdadeiro motivo não é este. A exceção vem daqueles que vivem em estado de negação ideológica.
Ainda qual a relação entre o fomento x indução da economia e como se dá seu impacto sobre o lucro das empresas que são financiadas e o desenvolvimento econômico como um todo?
Não sei. Os dados que são fornecidos NUNCA, repito, NUNCA são contrapostos com o impacto negativo proveniente da drenagem de recursos da população para subsidiar as empresas, sejam elas particulares ou não. Além disto, todos os beneficiados esquecem - de forma conveniente - que além da diferença do juro subsidiado, a sociedade ainda arca com o pagamento de juros para os credores pelo Tesouro Nacional, porque este emite títulos da dívida pública para abastecer de dinheiro o BNDES. Além disto, comumente, bancos deste tipo são um 'cabide de empregos' e um 'escoadouro de propinas'. Por fim, o sistema bancário nacional é estruturado o suficiente para fornecer créditos para todo o setor produtivo.
Esse fomento é nocivo às empresas financiadas?
É claro que não.
Que a Odebrecht, a Petrobrás e outras que o digam.
Ele é nocivo para a sociedade (nós!), que financia os subsídios e a 'orgia da propinagem petista'.