Vale a pena ver o vídeo:
Joice Hasselman
http://veja.abril.com.br/multimidia/video/bndes-transparencia-em-cinquenta-tons-de-cinza-escuro
O grosso dos empréstimo do BNDES para o exterior foram para cinco países e cinco empreiteiras.
Porque usar como referência uma fonte desonesta e manipuladora como a Veja.com do Grupo Abril?
Tem a ver com o principio do "inimigo do meu inimigo é meu amigo", ainda que o inimigo use táticas moralmente questionáveis?
A parte descritiva da reportagem está correta ou não?
A parte descritiva é um samba do criolo doido. Como de costume, é uma mistura de dados reais e erros (propositais) de julgamento (ou mentiras, se o senhor preferir)
Exemplo: O trecho em que eles mencionam Cuba (à partir de 11m58s):
Joice Halsselmann: Que garantias daria um governo como o de Cuba, né? Vou oferece aqui a minha filha, minha mãe e meu cachorro. Não dá né, gente? Então, quando você tem um dinheiro que corre...
Carlos Graieb: Um país que não tem economia.
Joice Halsselmann: Sim. ...que corre o risco de não chegar, logo o juro é mais alto. É assim que funciona o mercado.
Hein? Cuba é um país que não tem economia? Um país com um PIB de US$ 72 bilhões, que exporta remédios, produtos agricolas, bebidas e outros não tem economia?
https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/geos/cu.htmlEm seguida vem uma declaração falaciosa (à partir de 14m53s):
Carlos Graieb: Ah, então... a conta curiosa, né? Esses 640... esses 682 milhões de dólares é... despejados em Cuba, eu fiz a conta aqui é... conta
Joice Halsselmann: Conta de Padaria.
Carlos Graieb: De Padaria. Exatamente... Daria mais ou menos 2 bilhões de Reais. Com esses 2 bilhões de Reais você poderia construir 14 hospitais com 250 leitos ou 1400 UPAs, as tais unidade de atendimento para áreas carentes, certo? Você tá dando dinheirinho a preço camarada pro exterior e você tá deixando de investir em coisas que são preciosas pro Brasil. Pra privilegiar 5 grandes emprenteiras, que a gente sabe aí no que elas tão metidas, certo? Pra privilegiar governos amigos. Então é uma história... é mais uma daquelas histórias tristes.
Joice Halsselmann: Você prefere aí o Porto de Mariel em Cuba ou você prefere 14 hospitais novinhos, ãhn?
Por favor... Novamente o uso da tríade escolas, (nesse caso) hospitais e casas populares para avaliar se um investimento é bom ou mau?
Nada impede o governo de investir 2 bilhões de Reais em hospitais enquanto também investe no porto de Cuba. Esse comparativo não cola. É uma tática sem-vergonha para mexer no sentimento alheio, e que visa tão somente associar o investimento no dito porto à precariedade do sistema de saúde pública do país, enquanto que esse
não é o caso.
Tocando no mérito da omissão de informações, na qual o Grupo Abril tem PhD, ainda há a declaração feita por Joice Halsselmann (em 14m15s) sobre o "coleguismo do governo do PT com os bolivarianos, com os governos ditadores", em que ela convenientemente (é claro!) deixa de citar a aproximação do governo dos E.U.A.,[sarcasmo on] o grande modelo de desenvovlmento das americas [sarcasmo off], com Cuba.
Se até os americanos estão na linha de reaproximação, realmente deve ser uma péssima idéia investir na infraestutura de Cuba pra manter uma boa relação com aquele país.
(Sim. Eu sei que durante a revolução Cubana investimentos estrageiros foram retidos e das consequências dessa ação. Porém, esse fato ocorreu na década de 50, já estamos aí duas gerações à diante e a abertura da economia do país é iminiente. Salvo sobre apresentação de evidência contrária, não há indicação de que Raul Castro ou Miguel Díaz-Canel (cotado com sucessor de Raul) queiram repetir a dose e arriscar outro embargo.)
E por aí vai.
Então... Qualquer coisa que venha do Grupo Abril, para mim, deve ser tomado com um quilo de sal.
Ou melhor: Reserva-se ao grupo um bem merecido ostracísmo.