[...]
Então, você não sabe se o BNDES da lucro ou prejuízo ao tesouro,
[...]
Dá prejuízo porque até pode devolver o valor emprestado mas não repõe a diferença a menor de captação do valor no mercado (
spread na venda de títulos públicos).
não sabe se o lucro supera ou não a "perda" com juros subsidiados,
Não, não supera porque o
spread é negativo e a remuneração deste é suportado pelo Tesouro.
Além disto há vários casos documentados de dinheiro emprestado a 'fundo perdido'.
não sabe o quanto o fomento do banco gera em empregos, impostos e divisas,
O quão difícil é para você entender que estes benefícios supra não são sustentáveis, se é que realmente existem? Se fossem, bastaria que TODOS os governos 'mundo afora' fizessem operações semelhantes e os problemas econômicos deles estariam resolvidos.
fica com mimimi quanto ao banco financiar obras em países que você não gosta ( por questões puramente ideológicas),
Você está com dificuldade de compreensão de texto?
[...]
Não basta saber que o banco empresta dinheiro a juro subsidiado (ou seja, a diferença é paga pela população) que favorecem empresas, sejam particulares ou não, e, o que é pior, outros países, incluindo especialmente os que não são democráticos?
[...]
Eu critiquei o empréstimo para todos os países e não apenas para aqueles que fazem parte do rol dos amigos da atual caterva.
cujos insumos e empresas são brasileiros, ajudando na cadeia produtiva dentro do país,
Cujos lucros são pagos pela população, ao mesmo tempo que várias das empresas beneficiadas são aquelas que pagam 'propinas' para os atuais políticos 'donos do poder'.
que você afirma serem ruins para o tesouro, mas que não sabe o quanto é ruim ou mesmo se é ruim de fato.
É claro que não é ruim para o Tesouro. Afinal de contas captar dinheiro a 11% ao ano e repassar a 4% é um ótimo negócio.
Quanto ao banco abrir seus contratos, eu estou de acordo.
Finalmente algo que concordamos.