PELAMORDEDEUS longe de mim atribuir juízo de valor como "preguiçosas". irresponsáveis vai lá, pode ser devido a ignorância mesmo.
Quando eu falei ciência foi pra argumentar a HIPÓTESE de todos se acharem no direito e decidirem ter 30 filhos cada e assim por diante, teoricamente o planeta com seus recursos limitados não suportaria e desencadearia um processo de MORTALIDADE tremendo para a natureza voltar ao seu equilíbrio. somente isso, acho que isso é científico, não é?
Procure ser mais claro nas suas perguntas. Sobre a questão citada acima, outros já sugeriram você dar uma olhada em Malthus. Porém, da forma como você colocou, a questão fica tão especulativa que se torna irrelevante ("e se todas as pessoas resolvessem se vestir de preto?" "e se todas as pessoas resolvessem tomar LSD?" etc.) Ora, é óbvio que se todas as pessoas desejassem ter 30 filhos, haveriam problemas. Porém, no mundo real, o número médio de filhos por casal reflete um dado contexto sócio-econômico: as culturas que estimulam os pais a terem muitos filhos geralmente são agrícolas, com alta taxa de mortalidade infantil. Nesse caso, faz sentido ter uma prole grande. Em outras culturas o imperativo pode se outro: existem culturas de nômades primitivas que, devido aos recursos limitados de que dispõem, tentam limitar o número de filhos através da abstinência sexual e do infanticídio. Fora isso, existem as pessoas que, mesmo num ambiente que desestimule as famílias grandes, ainda assim têm muitos filhos, seja por escolha pessoal, seja por ignorância. Mas essas já se tornaram minorias aqui.
Mas minha opinião repito, que não me parece justo. Apenas isso, mas eu tambem tenho outros valores que transcendem o fato de achar ou não justo, não vou sugerir matar ninguem e me preocupa o sofrimento daqueles que sofrem em condições desumanas.
Como demonstrei no post anterior, no contexto da ética utilitária, é justo sim. Se pensarmos que o bem maior a ser buscado é o da sociedade como um todo. Em resumo: quem tem mais dá uma quantia que, do seu ponto de vista, vale pouco, para aqueles para quem essa quantia vale muito. Se existe uma fração de recipientes que, de acordo com alguma definição, não a merecem, o saldo ainda será positivo se essa fração for menor do que a dos que realmente necessitam de ajuda. Se você usar apenas os valores nominais que são trocados, trata-se de um jogo de soma zero. Se você pensar em termos de valores marginais, trata-se de um jogo de soma positiva.