Algo antes dessa origem (seja um "ser" ou algum outro tipo de objeto matematico/informacional/computacional/o que for) é, por definição, atemporal e não local (claro, estou partindo do pressuposto que o Big-Bang está correto e o universo não é cíclico - o que parece ser o caso, com as evidencias atuais).
Com relação a lógica, ela também serve para extrapolar e vrificar as consequências dos modelos/teorias que propomos. É neste ponto que falo que a exsitência de um criador (ou não) sem necessidade ou que nos sejamos incapazes de explicar, pelo menos dentro da linguagem do nosso universo é uma possibilidade lógica dentro do modelo atual.
Vc falou em outro post seu sobre a questão da petição de princípio. Eu jápostei anteriormente aqui: na ciência aceitamos algumas petições sem nem nos darmos conta e usamos as mesmas em debates como estes tranquilamente, sem nem nos questionarmos tb. Então, não vejo grande problema (até pq, a questão da causa não causada não é petição, mas antes o fato desta causa ser atemporal e não local).
Tenho a impressão de que nós não conseguiremos explicar exatamente o que aconteceu, pois não conseguimos raciocinar uma ação (ou não ação) independentemente do fator tempo.
O que tenho comigo é que, se não havia tempo, então não havia antes e muito menos princípio. Sendo assim a matéria/energia sempre existiu em um passado que não existia passado (?). Enfim, não tem como tentar explicar isso nem mesmo por frases, posto que até mesmo frases possuem verbos, que dão idéia de tempo.
Sobre existir um Criador?
Ele pode existir ou não - tanto faz - se considerarmos que a matéria/energia que conhecemos , que forma o universo, sempre existiu.