Bom, para mim não importa, o que importa é se há ou não vida após a morte com algúm tipo de castigo pós-mortem (mesmo que temporário). Deus sem isso não significa nada. E isso pode existir sem Deus, pelo menos sem o Deus judaico-cristão.
Acredito que o castigo pós-mortem, só pode ser justificado com a existência de deus...
Budistas tenderão a discordar de vc
Acho que não! Os budistas acreditam em vida pós-morte, porém não se diz castigo e sim frutos do seu comportamento refletem na sua vida posterior... (não sei ao certo se é isso).
Mas não uma punição ou castigo.
O que quiz dizer é que Budistas acreditam em vida após a morte, em sofrimento após a morte, porém são totalmente indiferentes com relação a Deus.
Abs
Felipe
Para os Budistas, a outra vida é uma continuação desta daqui, assim o sofrimento lá será semelhante aos que temos aqui, com a elevação da consciência, passamos a sofrer menos em detrimento de outras coisas.
Mas essa visão já pode ser aplicada aqui mesmo, como disse o psicólogo Aron Beck: "Não somos afetados pelas coisas, mas sim pelo que pensamos das coisas." Ou seja, se amplio minha consciência em relação a algo, tendo a sofrer menos com ela... (compliquei?).
E realmente não necessito de deus nenhum para isso... Mas estávamos falando de
castigo pós-mortem, não de sofrimento... Lembra?