“Vocês acham que eu ia atrás desses caras (os políticos) para oferecer grana a eles?”, disparou, ressentido, o presidente da OAS, Léo Pinheiro. Amigo pessoal do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos tempos de bonança, ele descobriu na cadeia que as amizades nascidas do poder valem pouco atrás das grades.
Isso é a única coisa que dá para acreditar no meio de mentiras que esses FDP vivem. Quem corrompe é quem contrata, quem tem a grana. Ainda que ele realmente oferecesse a grana para o governo, ele não poderia constrangê-lo para aceitá-lo, mas o contrário é verdadeiro. O governo pode excluir uma empresa do mercado que não se sujeita à sua corrupção.
Então, os bandidos mesmo são aqueles quem sempre soubemos, o núcleo mais alto do PT e seus coligados.
Ainda curioso para ver se o núcleo petista do fórm mudou de opinião e se não mudaram, o que fariam eles mudarem.
Sabe quando um dos advogados de defesa envolivido com a Lava Jato declarou à imprensa que não se colocava nem um paralelepípedo em uma pequena cidade sem propina? Pois é, sei bem como é isso.
Antes de meu atual emprego eu trabalhava para uma pequena empreiteira no interior da Bahia (sou engenheiro) e, além de serem escolhidas a dedo as empresas que participariam das concorrências, se declarava,
em secreto, o valor alocado para a obra (para que a vitoriosa não
estourasse o orçamento). Em várias obras um empreiteiro concorria com três empresas dele mesmo (uma quente e duas laranja), o que garantia a vitória e a
lisura do processo (três era o número mínimo para carta convite). Os escolhidos para a concorrência (quando não tinham suas três empresas) trabalhavam em sistema de rodízio, onde a cada três obras um deles ganhava- não é preciso dizer que às vezes haviam controvérsias, já que sempre tinha um espertinho que queria mais de uma obra.
Agora, a cereja do bolo: quem não estava disposto a deixar uma gorjeta na tesouraria da prefeitura para o chefe de licitações, o tesoureiro, o secretário de obras e o prefeito, nem era cadastrado no sistema da prefeitura para ser considerado apto a concorrer. Simples assim.
O advogado só falou uma verdade! É assim que funciona. Veja que em uma minúscula prefeitura, em uma cidade de 25.000 habitantes, a coisa já é assim, imaginem na esfera estadual e federal!
Saudações