Price,
Analise o balanço da empresa e seu plano de investimentos ( e programas para investir o máximo na nossa caríssima industria nacional) que vc vai enxergar direitinho o nada que vc fala que a empresa dá para o Brasil. Aliás, retire a PBR do Brasil e tente visualizar os impactos macroeconômicos. Não vá tão longe : somente simule o que ocorreria em caso de Privatização.
Vamos ver se vc sabe mesmo : Cite os problemas do refino no Brasil.
Abs
Felipe
Investimentos feitos hoje vão surtir efeitos em vários anos, talvez em décadas. Isso deveria estar sendo feito desde sempre.
"que vc vai enxergar direitinho o nada que vc fala que a empresa dá para o Brasil" Essa frase não faz o menor sentido.
Eu sei razoávelmente o que aconteceria em um cenário de privatização, já falei isso por aqui e em outros tópicos. Seria bom se você demonstrasse como a privatização seria ruim, para equilibrar.
Ola Price,
Vc está errado em todos os pontos :
1 - Investimentos não são feitos "desde sempre" na área de refino. Principalmente se vc é uma empresa integrada, onde o investimento em refino disputa recurso com investimentos em Exploração e Produção de Petróleo;
2 - O investimento em uma refinaria trará efeitos a partir do momento em que a refinaria entrar em operação, não em décadas. Tudo vai depender de quanto o mercado superou sua capacidade de produção e a capacidade da refinaria que vc está construindo. A PBR ficou sem investir em refino (novas refinarias, pois investiu nas ja ecsitentes para fazer adequação das refinarias ao óleo nacional - para entender melhor, teria que voltar no tempo e contar a história da construção e aquisição das refinarias da PBR), priorizando o investimento em E&P.
3 - A frase faz total sentido. Pesquisando o que falei, vc irá verificar o $$ do subsidio que a empresa dá para o país, e os valores que são investidos no pais diretamente (em outras fontes,vc poderá encontrar o efeito multiplicador destes investimentos). E esse é o nada ao qual vc se refere.
4 - Paridade com o mercado internacional, redução brusca do plano de investimentos e fim de incentivo à nossa cara e ineficiente indústria. Como reflexo : inflação, PIB, emprego, etc.
Abs
Felipe