Uma pergunta: pelo pouco que eu entendo de economia, sempre me pareceu que a sobrevivência da petrobrás no futuro depende de um preço do petróleo alto, ou sempre aumentando. Isso é correto?
Não necessariamente embora um preço elevado do petróleo traga maior lucro para quem o produza.
Não necessariamente. Ok. Mas é um fator importante, não?
Se sim, caso o preço despenque por qualquer motivo, a empresa corre o risco de "quebrar"?
Não. O Estado e o governo não permitiriam. Eles usariam o dinheiro do contribuinte e do Tesouro (que é o nosso dinheiro) para salva-la.
Isso eu já imaginava, por isso o quebrar entre aspas. Mas se fosse uma empresa privada, esse fator de queda de preço pode ser fatal para a empresa?
Acho que eu devo explicar melhor minha duvida:
A exploração na área do pré-sal é, que eu saiba, muito mais cara do que a exploração comum. Como a empresa parece estar direcionando todo o seu investimento na área de extração para os campos profundos, esse investimento só se paga com um preço do petróleo acima de um patamar, patamar esse que, pelo menos hoje, é satisfeito.
Mas se em um futuro próximo o preço do barril cair por qualquer motivo, a empresa estará em maus lençóis correndo o risco de "quebrar"( embora o governo não deixe).
Eu estou tomando o que eu escrevi acima como verdadeiro e gostaria de saber se os mais entendidos concordam com isso.
Mais uma pergunta: Quais são as perspectivas de preço para o petróleo no futuro? Em outras palavras, qual é o risco que a petrobrás está assumindo?