Primeiro, não disse nada dele ser invejado. Isso não existe, porque um sistema de saúde deve ser uma construção local. Eu sei que por causa ideológica é difícil você entender que defender políticas de estado e/ou governo não significa que você tenha que ter uma carteira partidária. O SUS é uma construção antiga e, ao contrário do que você possa achar, não foi criado pelo PT e é defendido por uma ampla gama política. Existem defensores do SUS do DEM ao PC do B e estados e municípios governados por outros partidos, que não o PT, aderem a políticas do SUS (sim, porque é uma adesão a maioria das políticas do SUS, inclusive o MM). Se você conseguir ler meus posts verá que poucas vezes defendi o PT (a não ser quando há uma demonização do partido), minhas defesas foram em relação a políticas adotadas pelo governo ou pelo estado. Não teria nenhum problema em me declarar petista se o fosse. Já fiz pecado maior aqui que foi declarar meu voto em Dilma. O que vejo é que, hoje, existem dois tipos principais de antipetistas: o anticomunista, que acredita que o PT é um partido comunista que deseja implantar uma ditadura do proletariado comedora de criancinhas no Brasil (e este sempre foi antipetista), e o desiludido, que acreditava e se iludia achando que o PT fosse o pilar da moralidade e, quando viu que era um partido como qualquer outro, ficou decepcionado e a decepção consigo mesmo levou ao ódio.