Deixa eu ver... a liderança do PT desviou dinheiro público para comprar o apoio de parlamentares. Serve essa?
E mesmo depois dessa dita liderança ter sido capturada, julgada e presa, ainda é tratada como um grupo de heróis pelo partido.
E que tal ter aparelhado o estado, colocando milhares de petistas em cargos comissionados numa escala sem precendentes? Prática que agora, como se viu, permitiu o uso da máquina pública para novamente desviar dinheiro para comprar apoio político.
Pior: querer tratar toda essa sujeira ora como um "mal necessário" para o futuro bem da nação, ora com a justificativa de "todo mundo faz". Isso polui e perverte o discurso político e ajuda a perpetuar práticas criminosas como o caixa 2.
Não vou nem falar das tentativas de controlar a imprensa, da prática arraigada de fabricar dossiês fajutos, de querer ligar a imagem do estado ao partido, da política externa guiada por ideologia, etc. Querer misturar partido com estado por si só já é algo que mina a democracia. Não estou dizendo que o PT planeja um golpe ou queira suprimir outros partidos, mas está claro para mim que do ponto de vista da sua liderança e de parte da sua militância, a democracia é apenas o meio para um fim, que é o poder.
EDIT: E antes que se diga: é Claro que todo partido almeja o poder. Mas todo partido tem que se submeter às leis. E no momento em que militantes de um partido organizam protestos contestando um julgamento de corruptos pelo STF, percebe-se uma falta de disposição destes para se submeter a leis que os desagradam.