É muito engraçado, eu mostro o problema da razão, eu sei que na verdade a maioria de vocês acaba vendo esses buracos conceituais, mas dão uma balançadinha e logo voltam a operar dentro da razão de novo: "É pode ser que tudo seja uma ilusão, pode ser que não tenhamos a verdade, mas aqui onde estamos, seja ilusão ou não é o melhor que nós temos, o mais confiável, estamos bem firmes em nossas certezas, melhor não pensar muito sobre que fede..."
Veja, é claro que a ciência aqui onde estamos e se é estamos é mais provável que as ideias religiosas em si, e é claro que se fico doente vou a um médico. Mas pode ser que não, e a razão não da conta de provar sua própria validade sem recorrer a leis racionais que devem ser aceitas a priori. Essa por exemplo de dizer: "Se estamos num sonho, prove" já é operar dentro de uma regra da racionalidade inventada de que quem afirma deve provar. Se eu questiono a própria racionalidade como vou aceitar estar dentro dela aceitando essa regra que visa provar sobre aquilo mesmo que duvido. Vocês não veem o paradoxo??
Eu poderia fazer a mesma pergunta pra vocês:
-Provem a realidade?
-A ciência prova!
-Prove a ciência?
-A observação e regularidade provam!
-Prove que existe um observador?
E assim vai...
Mas enfim, já falei lá trás, faz tempo a diferença entre nós. Ceticismo não é um só. Vocês são céticos científicos ou seja duvidam de tudo, TUDO QUE A CIÊNCIA NÃO POSSA COMPROVAR. Mas não são céticos quanto a própria ciência tomada a priori como ferramenta de conhecimento de verdade. Eu sou um cético filosófico questiono a própria ideia de conhecimento e de verdade, então não vai ser um método como o científico que vai me convencer de verdades que ele já aceita para funcionar e eu não.
Falamos em Budismo, então pode ser que o cientista não seja mais que o cara que descobre sobre a estrutura do sansara, mas jamais vai poder falar sobre o que está além da ilusão... Se é que isso é uma ilusão, também não afirmo que seja, senão seria uma afirmação de verdade minha, coisa que não possuo, certezas...
Se tudo pode ser, eu tomo sim cuidado com as atitudes que tomo no mundo, para ver se não estou me baseando apenas em ideais científicas que ainda que sirvam para muitas coisas não se provam como afirmação de verdade absoluta em todos os casos...