Já disse, debater com pós-modernistas é masturbação........ Tudo poderá ser nada e nada poderá ser tudo...... a existência não existe, a verdade pode não ser verdadeira....... Ta...... e aí, qual a utilidade desse debate?
Bem, nem tudo precisa ter uma utilidade, mas olhe que nesse caso tem. É simples é ter a percepção de que isso é mero modelo para poder questioná-lo e descobrir seus limites... Para quê? Porque se esse é o modelo que defini tudo o que somos é no minimo algo interessante se questionar até onde ele pode ir... Cogitar ao menos, o que poderia existir para além dele.
Me desculpe, mas é a dúvida que move a humanidade e a ciência que tanto prezam... Então fica até feio se perguntar o porquê de uma dúvida que está sendo empreendida honestamente e que ainda que questione o modelo racional está se valendo dele sim para se construir... Vocês podem não perceber ou não querer assumir, mas o que digo contra a razão é construído sobre argumentos logicos...
Por favor, se este argumento que estou colocando não é lógico me ajudem a ver o erro:
1 - Num sonho uma pedra me parece real, ainda que não seja quando acordo.
2 - Eu acredito que vivo num mundo real cotidianamente.
3 - No que chamo de mundo real as leis da física, tais como a gravidade me parecem reais e válidas.
4 - SE o mundo real for uma ilusão, todas as minhas certezas e verdades científicas podem ser apenas ilusórias como é o caso da pedra no sonho...
Agora se alguém afirma, MAS NÃO É ILUSÃO QUE PORQUE EU SEI DISSO... Tudo bem, ótimo, o nome disso é fé...
Não é questão de alguém afirmar ser real ou não, a questão é que se é é real ou não é indiferente já que não temos como comprovar ou desaprova. Ta, vamos assumir que isso é um sonho e que as leis sao relativas apenas a esse sonho. Temos como saber se é ou não é? Se não, é inútil ficar discutindo isso, não leva a lugar nenhum e não gera nenhum conhecimento.
Simples assim, não temos como afirma a razão por ela própria. E isso tem MUITAA importância, porque nos faz ver que vivemos cegos no mundo e não queremos perceber isso. Adoramos demais esse mundo baseado nas ideais de verdadeiro de falso e isso só causa problemas e exclusão. Se em ultima analise a ciência pode estar tão errada quanto a religião, porque eu vou fazer uma cruzada contra todas as religiões? Porque vo querer impor meu método racional que não pode ser comprovado como verdade ultima para todo mundo? Claro, podemos e devemos lutar contra coisas especificas, por exemplo lutar contra os fundamentalismos bestas das religiões porque esse nos afeta. Agora, pra lutar contra, por exemplo, uma pessoa da nova era como é a questão deste tópico se ela, por exemplo não for xiita e só tem as viagens dela lá?
Pra que ridicularizar, tomar como mais burro, mais infantil alguém que tem alguma crença se agente em ultima analise percebe que todos os modelos de conhecimento são incomprováveis? Pra que eu vou ficar querendo saber e definir o que é homem o que é mulher se pela razão não posso afirmar nem a ideia de uma realidade??
Entende, se você pensa a fundo no que significa descobrir os limites do conhecimento toda a sua relação com o mundo muda. Então ser homem ou mulher são meros conceitos, de uma realidade que é mero conceito de um EU que é mero conceito. Então passo a ver o mundo de forma prática, se não sei o que é homem e o que é mulher, vou pensar no que é melhor para o mundo apenas, para que estes seres sejam, talvez, mais felizes, ou ao menos para que sejam menos restringidos.
Entre nascer inscrito numa categoria de pensamento que me define homem e nascer inscrito numa categoria de pensamento que não me define nada a priori, esta segunda me possibilita muito mais coisas e formas de ação e de ser no mundo. Então luto por isso, sem me preocupar se DE FATO EXISTE UMA VERDADE QUE DEFINE O QUE É HOMEM E O QUE É MULHER...
Entende, isso é um exemplo, mas toda uma relação com o mundo muda se um dai a grande maioria das pessoas se aperceberem que vivem numa prisão conceitual que é a razão nos seus moldes antigos. Não que ela será superada como já disse, eu mesmo estou aqui percebendo que ela é ficção, mas estou a usando para escrever e criar encadeamentos lógicas... Mas ao perceber sua falha a razão deixa de assumir lugar de DEUS da modernidade, de verdade ultima e inquestionável da qual só podemos correr atrás...E isso tem muitaaaa diferençaaa...