A venezuela vai exportar ônibus para o mundo... e provou que além de levar muita gente contra a vontade, eles são os mais rápidos... ah o povo deve voltar a pé. 
A despeito de sua ironia, há dois fatos, inegáveis no meu entender: O senhor Chávez tinha uma boa popularidade em seu país e uma parte expressiva da população era manipulada.
Geo, nao estaria voce caindo no mesmo script dos esquerdistas mais fanaticos, ao dizer que a populacao nao aceita o socialismo por estar "alienada pelo sistema"?
Talvez.
Mas a minha crítica reside no fato de que a população venezuelana (e, talvez, quase todas as demais no planeta em condições que se assemelham) é, em parte, manipulada para fins eleitoreiros em regimes populistas. E uma evidência conspícua é atacar o EUA, sob a forma claro de um espantalho, ainda que a Venezuela dependa muito dos estadunidenses, porque a maior parte do comércio é feito com eles.
Apesar de minha repulsa ao Chavez e a tudo que ele representa, nao nego que houveram avancos sociais significativos durante os seus governos.
Nao que eu ache que esses avancos serao duradouros, mas eles existiram.
Eu não tenho nenhuma fonte segura para avaliar a sua convicção, mas tenho algumas informações de uma fonte anedótica que é um amigo engenheiro que trabalha edificando casas populares e algumas estradas lá.
O Chávez implementou um programa ambicioso de construção de casas populares, fortemente subsidiada pelo Estado. De um lado é muito bom que esta população mais carente tenha uma moradia mais decente, dando-lhe um grande reforço na autoestima. No entanto, ao não investir uma parte expressiva da receita da venda do petróleo em uma economia mais diversificada que a mera venda de uma
commoditie, a Venezuela está 'cavando o seu próprio túmulo', porque o petróleo é um recurso finito.