Quando a coisa apertar tentarão jogar a culpa em um inimigo fictício como sempre fazem, depois começa a caça às bruxas para manter a rotina.
A Venezuela vai experimentar uma fase de messianismo mais intenso do que na era Chávez, pois o sucessor dele é muito mais populista. E perigoso.
Eu diria que dentro de algum tempo, se a coisa descambar de vez, que pode até acontecer uma guerra civil por lá.
O Chapolim Colorado tinha aparelhado o estado e tb tinha apoio dos militares, depois comprou os pobres do mesmo modo que o Lulla fez. O Maduro nunca foi militar e se meter os pés pelas mão talvez não tenha apoio nem deles e nem da população.
A população apóia até a fome apertar, depois disso já era.
O problema da problemática é que tanto a fome não apertou, como ela ainda diminuiu na Venezuela, então os bolivarianos continuam bem populares pelas bandas de lá.
E Eles continuam sentados na maior reserva jamais igualada em todos os tempos de petróleo, então, meu conselho é, aprenda a viver com o legado populista do Chávez, porque até mesmo a oposição andou prometendo governar como ele governou.
Hmmm isso me lembra um certo cara que quase quebrou o pescoço com uma bolinha de papel.
Agora falamos sobre as questões técnicas, sendo que a indústria venezuelana está sucateada, não tem investimentos estrangeiros (muitas estatizações), dependem praticamente do petróleo e até essa indústria está quebrada.
O povão não tem conhecimento técnico para analisar a questão como um todo, se tiver com a barriga cheia é o que interessa.
E pra quem acha que a vitória foi uma grande coisa, basta ver a pequena margem de diferença mesmo com o chavismo em alta. Se o Maduro não fizer o trabalho certo (manter os venezuelos de barriga cheia), é provável que a oposição vença na próxima.
Você está certo, mas a coisa não era diferente antes de Chavez. Não existia industria e eles importavam tudo do mesmo jeito, os únicos investimentos eram na área petrolífera, a diferença de Chavez foi "encher" a barriga dos mais pobres.
O cara estava desde 1999 no poder e só fez piorar e muito a economia da Venezuela. E as pioras não foram devidas aos momentos conturbados, mas a medidas típicas de idiotas; as estatizações são exemplos.
Dizem que os níveis de analfabetismo melhoraram muito, entre outros fatores, só que fazem isso da maneira errada, usando grana do petróleo de maneira descabida.
O Maduro com o chavismo em alta não perdeu por muito pouco, mesmo tendo na mão quase tudo, inclusive tempo astronômino na TV. Se nem os chavistas vêem nele uma liderança, é provável que a oposição vença a próxima eleição. A não ser que o Maduro comece a trabalhar a própria imagem, mas sei lá, o imagem de Chavez era muito forte e não deu abertura para qualquer outro, ele não formou um sucessor porque ele não queria um sucessor, ele iria comandar a Venezuela igual ao Coma Andante, mas não chegou lá.