Evidências, estudos e estatísticas para comprovar o quê?
Que o racismo existe, em diferentes graus e formas? Se for isto, não precisa citar porque todos por aqui concordam que o racismo existe, incluindo aquele que os pró-cotas parecem não admitir, que é o de negro contra branco.
Mas se for para comprovar de que o racismo é o principal motivo pelo qual negros e pardos tem uma diferença significativa a menor na escala social, então não, vários de nós não concordam com a proposição, pelos motivos já exaustivamente expostos.
E mais importante, que cotas realmente corrigem os problemas, em especial cotas nas faculdades, em especial cotas raciais.
Nós, a favor das cotas, não usamos uma pessoa negra e sim comunidade negra no geral.
Vocês sim, às vezes aparecem com um Morgan Freeman, Tyson, etc...
O argumento vindo de negros tenta apenas escapar da desqualificação por ataque ad hominem, para ser então trocado por ad populum.
Uma "comunidade" (e "negros" não são uma "comunidade", tal como brancos não são uma "comunidade", exceto talvez se estivermos falando de quilombos ou eventuais vilarejos neonazistas) ser favorável a algo que tenha a aparência superficial de beneficiá-la não significa que é realmente o melhor.
Ainda faz sentido para a democracia, que visa aproximação de um consenso político, mas não para a discussão sobre essa coisa democraticamente aceita/preferida ser funcional.
Que tal, bolsa-negro em vez de cotas? Ou adicionalmente? Será que os ativistas seriam a favor ou contra? Talvez bolsa-pobre de outras cores também, mas com bolsa-negro sendo extendida a um grupo mais amplo, menos pobre.
Ou isenções de impostos para negócios tocados por negros, ou para contratação de negros.
Ou atendimento médico preferencial na saúde pública.
Ou acréscimo de horas na escola, no ensino básico, só para negros.
Se eu disser: a comunidade negra tem a percepção de que é discriminada devido a sua cor.
É uma falácia?
O branco/amarelo simpático à comunidade negra é que inventou esse ativismo, os negros em geral negam que haja racismo, é isso?
Quem realmente sugeriu isso? Por que estamos de novo discutindo "se" existe racismo? Será que não dá para nos atermos aos verdadeiros argumentos?
SEMPRE tem a assunção implícita: "racismo é a causa das disparidades raciais, e cotas racialmente discriminadoras no sentido inverso resolvem".