Daí mesmo que eu não concorde com qualquer cota que seja, porque raios o governo tem que colocar a variável de cor da pele aí no meio?
Por que os negros pobres sofrem mais preconceitos do que os brancos pobres, inclusive na hora de serem contratados(na empresa do Geo não!!!)
O que não tem nada a ver com ganharem desconto para entrar na faculdade, ou assento preferencial no ônibus.
O que seria argumentável então nesse caso são
cotas para empregos em contratações.Mais negros/pardos/índios diplomados não fará com que menos negros/pardos/índios sejam discriminados em contratações, fará com que mais negros/pardos/índios sejam discriminados em contratações, mesmo que um número absoluto maior seja contratado no fim das contas.
São mais perseguidos, mais mortos e isso também se traduz em desvantagem em comparação aos brancos pobres.
Várias dessas coisas se aplicam muito mais significativamente a negros e pardos do que a índios, no entanto as cotas são para índios também. Já é a segunda vez que você os EXCLUI do discurso.
Negros não são mais mortos por preconceito (eles são largamente mais mortos por ações criminosas sem ligação com preconceito, não são crimes de ódio racial, linchamentos), e
isso não é absolutamente em nada remediado com cotas para entrar em faculdades!As cotas raciais de qualquer forma não são para pessos com familiares vítimas de violência ou que morem em zonas mais violentas, são raciais. Os que mais se beneficiarão das cotas raciais são justamente os com menores chances de serem vítimas de violência, enquanto nada é feito para reduzir as chances dos outros serem vítimas de violência.
E depois ainda vem com smileyzinho irônico quando eu aponto que cotas raciais não tem qualquer relação com os problemas apontados como resolvidos por elas.
Não sei o que seria serem "perseguidos". Bullying, como serem zoados pela aparência? Eu gostaria de algum indício de que isso seja mais generalizado do que por outros traços físicos. Talvez aquela modelo negra em propaganda de revista falando que "o que mais gosta é o seu cabelo liso" seja um caso? E outro aquela mulher que ouviu de alguém que tinha um cabelo diferente (meio "black power") e pediram para tocar? É o tipo de coisa que chega a ser apontado como "racismo" hoje em dia. Não estou dizendo que não tenha caso de gente que seja simplesmente xingada por ser negro (como com "branquelos"), mas essas coisas chegam a um nível questionável em se tratando de significância e suposta disparidade. E sm, mesmo sendo branco me vejo capaz de empatizar e ver situações onde o insulto racial é pior, e onde não é mais grave do que outro qualquer.
E novamente não é algo remediado com cotas, mas com indenizações e punição por injúria, racial, que seja, quando for algo mesmo defensável como tal.
dificuldade em se classificar aqueles pardos mais branquinhos, aquele caso mais boderline não deve servir de desculpa para não se fazer nada. Os pardos também sofrem muito preconceito.
Os que são considerados brancos se dizem vítmas de preconceito por isso.
Se não me engano os pardos são no Brasil mais associados à violência e criminalidade, por todos os grupos raciais e sociais.