Autor Tópico: Alienígenas do Passado - Tópico de refutações.  (Lida 48036 vezes)

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
Re:Alienígenas do Passado - Tópico de refutações.
« Resposta #400 Online: 08 de Outubro de 2019, 15:50:31 »
Dois mil e quinhentos quilos não é tanto peso assim se vc tiver um grupo de umas dez pessoas para arrastar.

Já levantei um peso de 1.200 kg apenas com a ajuda de um primo e fizemos uma máquina de ferro fundido subir um degrau de 30 cm com alavancas, calços de madeira e roletes.

E foi fácil.

O detalhe é que era a Era do Bronze, não existia nada de ferro naquele tempo. Provavelmente, nem sequer haviam cordas...

Mais impressionante que a montanha de pedras era o subterrâneo (era não, É!), tudo escavado em rocha bruta, com ângulos perfeitos, sem o auxílio luxuoso da luz elétrica, de ferramentas de precisão, de dinamite...
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #401 Online: 08 de Outubro de 2019, 16:03:08 »
Desculpe, Metraton, mas eu me referia exatamente às "teorias" malucas de aliens e civilizações perdidas...não há "mistérios" nas pirâmides, há apenas fatos que ainda não foram elucidados...veja que até hoje ainda se acham fósseis, múmias e artefatos pelo mundo.

E os cientistas da atualidade dispõem de mais recursos do que os cientistas do século passado, e menos do que os do próximo século...e sim, o tempo é o senhor de tudo, e ele tudo revela.

Me desculpe eu, Brienne. Ultimamente ando com uma certa deficiência interpretativa. Entendi mal a sua colocação...

Mas fiquei curiosa: de qual "mistério" você fala?  :)

Como assim "de que mistério"? As pirâmides de Gizé são - na minha opinião - o maior mistério (insolúvel) que a Humanidade enfrenta nos dias de hoje...

Como assim jamais saberemos? Uma IA ou  outro meio com capacidade  suficiente de  processamento pode ser a resposta  para  estes  e  muitos  outros mistérios..

Isto é cientificismo, ou seja, crer que as ciências sabem ou saberão de tudo. Não acredito que encontraremos a solução para o mistério da construção das pirâmides de Gizé, não pelos meios científicos modernos.

Nesse caso, como em outros, só tem um jeito de saber: Viagens no Tempo. Somente voltando no tempo e assistindo in loco sua construção é que obteremos as respostas.

A minha opinião sobre esse tema acho que todos já sabem: Civilizações superavançadas a construíram antes de desaparecer, e o povo nômade que as encontrou se apoderaram delas. Até tentaram imitá-las, quando atingiram certo grau de desenvolvimento, mas - devido a alguns fracassos, logo abandonaram a ideia das pirâmides. Porém, com o seu esforço conseguiram dominar a técnica de construção de obeliscos, pilares e esculturas gigantes...
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #402 Online: 08 de Outubro de 2019, 16:07:50 »
Provavelmente, nem sequer haviam cordas...

As cordas são usadas pelo ser humano desde a época das cavernas, more...
http://www.plasmodia.com.br/option=com_content&view=article&id=88&Itemid=239

Mais impressionante que a montanha de pedras era o subterrâneo (era não, É!), tudo escavado em rocha bruta, com ângulos perfeitos, sem o auxílio luxuoso da luz elétrica, de ferramentas de precisão, de dinamite...

Conhece a cunha?

"unha
substantivo feminino

1.
    peça de metal ou madeira dura cortada em ângulo agudo, us. para fender pedra ou madeira, bem como para calçar, nivelar ou ajustar objetos.
    2.
    carpintaria
    peça que mantém na posição correta a lâmina existente em ferramentas como a plaina."
GNOSE

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #403 Online: 08 de Outubro de 2019, 16:09:12 »

Por isso mencionei o Papiro de Merer: é um diário minucioso do dia a dia da construção...

Esse papiro pode estar se referindo à reforma das pirâmides, não necessariamente sobre sua construção. Afinal - pelo que notei - não há uma linha sequer sobre os subterrâneos da Grande Pirâmide...

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #404 Online: 08 de Outubro de 2019, 16:11:10 »
Como assim "de que mistério"? As pirâmides de Gizé são - na minha opinião - o maior mistério (insolúvel) que a Humanidade enfrenta nos dias de hoje...

Na sua opinião, entendo...talvez seja por falta de informação...você leu o que foi postado alhures sobre o assunto? O Papiro ou Diário de Merer?

Discorra para nós o que você considera um mistério ou mistérios da Necrópole de Gizé...
GNOSE

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #405 Online: 08 de Outubro de 2019, 16:19:57 »

Queria poder ver os "egípcios" levantarem por até 130 metros blocos de granito com o peso médio de 2,5 toneladas com cordas feitas de "tendões e intestinos de animais, crina de cavalo, folhas e arbustos da bétula, do zimbro e do salgueiro, e mesmo de cabelos humanos", ia ser muito divertido.

Conhece a cunha?

Queria ver também escavarem a dura rocha do platô de Gizé com extrema precisão utilizando cunhas de bronze (material mole e quebradiço). Aliás, queria ver escavarem um desses túneis da Serra do Mar apenas com o uso de cunhas de bronze e cordas de tripas de animais, ia ser igualmente divertido...

Não tem como, Brienne, a construção das pirâmides de Gizé sempre serão um mistério para a Humanidade...

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #406 Online: 08 de Outubro de 2019, 16:22:15 »
Discorra para nós o que você considera um mistério ou mistérios da Necrópole de Gizé...

A pessoa ou o cientista que conseguir provar - mas PROVAR mesmo - como foram construídas as pirâmides (que estão longe de ser meros túmulos), estes sim merecerão um lugar na História.

Por que você não arrisca?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #407 Online: 08 de Outubro de 2019, 16:30:51 »
Desculpe, Metraton, mas eu me referia exatamente às "teorias" malucas de aliens e civilizações perdidas...não há "mistérios" nas pirâmides, há apenas fatos que ainda não foram elucidados...veja que até hoje ainda se acham fósseis, múmias e artefatos pelo mundo.

E os cientistas da atualidade dispõem de mais recursos do que os cientistas do século passado, e menos do que os do próximo século...e sim, o tempo é o senhor de tudo, e ele tudo revela.

Me desculpe eu, Brienne. Ultimamente ando com uma certa deficiência interpretativa. Entendi mal a sua colocação...

Mas fiquei curiosa: de qual "mistério" você fala?  :)

Como assim jamais saberemos? Uma IA ou  outro meio com capacidade  suficiente de  processamento pode ser a resposta  para  estes  e  muitos  outros mistérios..

Isto é cientificismo, ou seja, crer que as ciências sabem ou saberão de tudo. Não acredito que encontraremos a solução para o mistério da construção das pirâmides de Gizé, não pelos meios científicos modernos.

Ciências não sabem nada, quem sabe é quem pratica ciência.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #408 Online: 08 de Outubro de 2019, 16:31:37 »
Dois mil e quinhentos quilos não é tanto peso assim se vc tiver um grupo de umas dez pessoas para arrastar.

Já levantei um peso de 1.200 kg apenas com a ajuda de um primo e fizemos uma máquina de ferro fundido subir um degrau de 30 cm com alavancas, calços de madeira e roletes.

E foi fácil.

O detalhe é que era a Era do Bronze, não existia nada de ferro naquele tempo. Provavelmente, nem sequer haviam cordas...

É possível fazer muita coisa com bronze.

Você pode ver as cordas na imagem postada acima. Ela é autêntica.

É possível cortar pedras imensas em pedreiras apenas com a dilatação de pedaços de madeira enxarcados com água. O tópico tem explicações sobre isso.

A pirâmide não possui blocos cortados com a perfeição que você imagina. Vela o tour 4k que postei acima.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #409 Online: 08 de Outubro de 2019, 16:35:42 »
Queria poder ver os "egípcios" levantarem por até 130 metros blocos de granito com o peso médio de 2,5 toneladas com cordas feitas de "tendões e intestinos de animais, crina de cavalo, folhas e arbustos da bétula, do zimbro e do salgueiro, e mesmo de cabelos humanos", ia ser muito divertido.

Só leu o que te interessou? Please...no mesmo texto que você "pinçou" tinha isso...

"Foram, porém, os antigos egípcios , como demonstram algumas inscrições feitas nas tumbas dos faraós, a realizar cordas que, em muitos aspectos eram similares às atuais, compostas a partir de fibras do papiro trabalhado e trançado ao redor de um bastão. Foi justamente ao longo do Nilo que se desenvolveram também as primeiras e importantes aplicações mecânicas das cordas, que com grande probabilidade foram determinantes na construção das pirâmides."  :umm:

Não tem como, Brienne, a construção das pirâmides de Gizé sempre serão um mistério para a Humanidade...

Não, não serão. E eu espero que você e eu estejamos vivos para ver.  :ok:
GNOSE

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #410 Online: 08 de Outubro de 2019, 16:36:21 »

Conhece a cunha?

Queria ver também escavarem a dura rocha do platô de Gizé com extrema precisão utilizando cunhas de bronze (material mole e quebradiço). Aliás, queria ver escavarem um desses túneis da Serra do Mar apenas com o uso de cunhas de bronze e cordas de tripas de animais, ia ser igualmente divertido...

Já ouviu falar em rampas?

Tenho um pouco de experiência com pedreias. É mole tirar blocos imensos. Parece mágica para quem não conhece.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #411 Online: 08 de Outubro de 2019, 16:40:34 »
O mistério da pirâmide é a logistica da construção.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #412 Online: 08 de Outubro de 2019, 16:42:56 »

Nem tanto, mestre, nem tanto...

"Cidade Perdida – A experiência vem seguida de uma série de outras ocorridas no Platô de Gizé, onde desde 1988 o arqueólogo americano dr. Mark Lehner, presidente da Associação de Pesquisa sobre o Egito Antigo, vem realizando escavações no que ele chama de “Cidade Perdida das Pirâmides” de Gizé, um complexo de tamanho equivalente a seis campos de futebol. Acredita-se que cerca de 20 mil pessoas, muitas delas temporárias, trabalhavam em rotatividade na construção dos monumentos históricos. “O projeto de mapeamento do platô começou em 1984. O que encontramos foi inserido no computador e depois produzimos um modelo em terceira dimensão”, conta Lehner. Escavações revelaram um cemitério de operários, cujas tumbas, de acordo com Zahi Hawass, estão reescrevendo o que se sabe sobre a sociedade do Egito Antigo. “Nas tumbas dos operários descobrimos vários títulos de artesãos, projetistas. Estes títulos nos falam muito sobre os construtores das pirâmides e sobre como eles se organizavam numa força de trabalho tão impressionante”, explica Hawass.

Outro tesouro arqueológico vindo à tona foram as galerias onde se encontravam padarias, ruas pavimentadas, silos, prédios administrativos e alojamentos. Lehner acredita que havia enormes dormitórios com capacidade para até dois mil trabalhadores. Silos guardavam quantidades imensas de grãos para a produção de pães. “Os egípcios antigos devem ter criado algo como um centro urbano para apoiar essa multidão”, acredita o arqueólogo. Num trecho do especial do National Geographic Channel, produzido por John Bredar e exibido para a imprensa internacional no mês passado, câmeras vertiginosas flutuam sobre as galerias e utensílios domésticos que tanto fascinam Mark Lehner. “Eles mostram como os egípcios faziam o pão para alimentar centenas de milhares de trabalhadores das pirâmides. Nós, inclusive, tentamos reconstituir o jeito de eles fabricarem o pão, usando a mesma técnica, mas ficou um pouco azedo.” Nestas escavações, Hawass e Lehner ainda encontraram provas de que havia um pronto-socorro para atender emergências. “Achamos um crânio de uma pessoa que foi operada de câncer no cérebro e viveu mais dois anos”, empolga-se Hawass. Análises ainda revelaram tratamento de ossos quebrados e cicatrizados. Pelos estudos dos ossos, os operários não se alimentavam bem. Muitos eram anêmicos. A maioria ingeria pouquíssima carne. Mas eles comiam peixe, pão e tomavam cerveja."

Fonte: https://istoe.com.br/23865_RARIDADES+EXPOSTAS/
GNOSE

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #413 Online: 08 de Outubro de 2019, 16:46:00 »
Mais ou menos como Brasília...mil dias??? Só 2 anos??? Uma cidade inteira???

https://br.historyplay.tv/microsites/mil-dias--a-saga-da-construcao-de-brasilia
GNOSE

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #414 Online: 08 de Outubro de 2019, 17:40:01 »

Que pode estar relacionado não à construção do complexo de Gizé, mas sim, à sua reforma...

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #415 Online: 08 de Outubro de 2019, 17:51:31 »

Que pode estar relacionado não à construção do complexo de Gizé, mas sim, à sua reforma...

Até entendo sua posição com relação à isso, eu também li o Daniken, e foi a partir dele que eu fui atrás das "evidências" do que ele propôs, e achei apenas wishful thinking...

Inclusive, as teorias sobre outras civilizações ou alienígenas beira o racismo, por não admitirem a autoria e execução das obras para construção das pirâmides aos povos da África ou América...como se esses povos fossem inferiores a ponto de não conseguirem construir tais colossos sem ajuda externa... :no:
GNOSE

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #416 Online: 08 de Outubro de 2019, 17:55:41 »
Ciências não sabem nada, quem sabe é quem pratica ciência.

E?

É possível fazer muita coisa com bronze.

Eu não disse que não é, mas disse que escavar um subsolo rochoso APENAS com cunhas de bronze é pedir demais. Acho engraçado que os teóricos da construção das pirâmides NUNCA citam o subsolo, apenas do solo para cima...

Você pode ver as cordas na imagem postada acima. Ela é autêntica.

É autêntica mas é posterior a Gizé.

É possível cortar pedras imensas em pedreiras apenas com a dilatação de pedaços de madeira enxarcados com água. O tópico tem explicações sobre isso.

A pirâmide não possui blocos cortados com a perfeição que você imagina. Vela o tour 4k que postei acima.

O mistério não está no corte das pedras, nem como foram transportadas. Estes são meros detalhes.

Só leu o que te interessou? Please...no mesmo texto que você "pinçou" tinha isso...

"Foram, porém, os antigos egípcios , como demonstram algumas inscrições feitas nas tumbas dos faraós, a realizar cordas que, em muitos aspectos eram similares às atuais, compostas a partir de fibras do papiro trabalhado e trançado ao redor de um bastão. Foi justamente ao longo do Nilo que se desenvolveram também as primeiras e importantes aplicações mecânicas das cordas, que com grande probabilidade foram determinantes na construção das pirâmides."  :umm:

Não existem inscrições feitas nas "tumbas dos faraós" em Gizé. Egípcios podem ter sido os primeiros a usar cordas, mas não foi ali. E, ainda assim, "fibras de papiro" para erguer 2,5t a altura de mais de 130 metros? Risível...

Não, não serão. E eu espero que você e eu estejamos vivos para ver.  :ok:

Como disse antes, jamais saberemos. Ou melhor, saberemos quando pudermos assistir in loco...

Já ouviu falar em rampas?

Tenho um pouco de experiência com pedreias. É mole tirar blocos imensos. Parece mágica para quem não conhece.

E escavar um subsolo rochoso, dezenas de metros, é mole também?

Dos mistérios, o menor...

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #417 Online: 08 de Outubro de 2019, 17:55:56 »

Não acredite, as descobertas independem de nossas crenças. Mas veja:

"O time da ScanPyramids usou três tecnologias de muografia diferentes e todas indicam presença do espaço na mesma posição e no mesmo tamanho.

Sébastien Procureur, especialista da Universidade de Paris-Saclay, destaca que a muografia só detecta grandes espaços, e que o time não estava apenas obtendo simples porosidade dentro do monumento.

"Com muons você mede a densidade integrada", ele explica. "Se há buracos por toda parte, a densidade geral será a mesma, mais ou menos, em todas as direções, porque a reflexão de partículas será média. Mas se você tem excesso de muons, significa que há um espaço maior - o que não acontece em uma estrutura que se assemelhe a um queijo suíço."

A questão que surge agora é como aprofundar as investigações.

Jean-Baptiste Mouret, do Inria, um instituto nacional francês para ciência computacional e matemática aplicada, diz que o time teve uma ideia de como fazer a pesquisa, mas primeiro as autoridades egípcias precisam aprová-la.

"A ideia é fazer um furo minúsculo para explorar monumentos como esse. O objetivo é introduzir um robô que consiga passar por um buraco de 3 cm de diâmetro. Estamos trabalhando com pequenas máquinas capazes de voar", disse ele.

A pesquisa da Grande Pirâmide de Gizé por meio da muografia foi publicada na edição desta semana da revista científica Nature. "

GNOSE

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #418 Online: 08 de Outubro de 2019, 18:00:00 »

Até entendo sua posição com relação à isso, eu também li o Daniken, e foi a partir dele que eu fui atrás das "evidências" do que ele propôs, e achei apenas wishful thinking...

Não acho que seja "wishful thinking". Acho que seja "pensar fora da bolha" das Ciências.

Penso, logo existo.

Inclusive, as teorias sobre outras civilizações ou alienígenas beira o racismo, por não admitirem a autoria e execução das obras para construção das pirâmides aos povos da África ou América...como se esses povos fossem inferiores a ponto de não conseguirem construir tais colossos sem ajuda externa... :no:

Não há racismo. Eu concordo que os antigos ergueram templos fabulosos, ergueram estátuas colossais, criaram obeliscos inimagináveis. Só não concordo que a tecnologia da época fosse capaz (e não era) de erguer Gizé - só isso.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #419 Online: 08 de Outubro de 2019, 18:02:14 »
Não há racismo. Eu concordo que os antigos ergueram templos fabulosos, ergueram estátuas colossais, criaram obeliscos inimagináveis. Só não concordo que a tecnologia da época fosse capaz (e não era) de erguer Gizé - só isso.

Foi exatamente ISSO que chamei de racismo. |(
GNOSE

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #420 Online: 08 de Outubro de 2019, 18:50:54 »

Essa é uma das teorias, de que aquilo que está lá hoje foi feito sobre o que já havia antes, facilitando as coisas. Pelo menos, parece que isso aconteceu com a Esfinge.

Robert M. Schoch mostra que a Esfinge é mais antiga do que se supõe. Ele defende a idéia que as marcas no corpo do monumento foram provocadas pela chuva, numa época em que a região tinha vegetação exuberante. E quando isso aconteceu?

Ele acredita que parte da Esfinge foi construída sobre um monumento mais antigo, que era originalmente um leão sentado olhando o horizonte. A dica da idade do monumento foi supor que na época da construção a constelação do leão se punha no horizonte de fronte para o monumento. Isso não acontece nos dias atuais, mas é possível constatar que isso acontecia a cerca de 12.000 anos atrás com qualquer programa de planetário.

A teoria reforça essa idéia que uma civilização neolítica, com tecnologia para lidar com pedras e construção de monumentos, esteve no Egito e deixou algumas coisas por lá que foram reaproveitadas. Seria um ótimo tema de ficção se não tivessem descoberto o sítio arqueológico de Göbekli Tepe na Turquia, da mesma época (~10.000 AC) de uma civilização com tecnologia numa época e local dominado por caçadores e coletores que ainda desconheciam a agricultura. Esso pode ser um bom tema para outro tópico.

https://en.wikipedia.org/wiki/G%C3%B6bekli_Tepe

O curioso nessas teorias é que combinam com os efeitos do cataclisma de Younger Dryas (mudança de clima no Egito/destruição da mata).

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #421 Online: 08 de Outubro de 2019, 19:17:27 »
Será que esse tal assume que  há 12 mil anos os elementos que represetavam as constelações(se é  que  haviam) eram os  mesmos de agora?
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #422 Online: 08 de Outubro de 2019, 19:38:36 »
Eu não disse que não é, mas disse que escavar um subsolo rochoso APENAS com cunhas de bronze é pedir demais. Acho engraçado que os teóricos da construção das pirâmides NUNCA citam o subsolo, apenas do solo para cima...

Ele não escavaram nada com cunhas de bronze. É muito mais simples do que isso e ainda é feito do mesmo modo nos dias atuais. Bastam cunhas de madeira, rampas, cordas e força humana.

Existem evidências que já se usava cordas há 40.000 atrás, então tire esse argumento furado da sua lista.

https://www.sciencedaily.com/releases/2016/07/160722093459.htm

O mistério não está no corte das pedras, nem como foram transportadas.

Essa é a parte fácil e amplamente documentada. Não há dúvidas, as pedras eram transportadas conforme descrito aqui no tópico.

Não existem inscrições feitas nas "tumbas dos faraós" em Gizé.

Até existe, mas acham que são recentes, falsas.

Egípcios podem ter sido os primeiros a usar cordas, mas não foi ali. E, ainda assim, "fibras de papiro" para erguer 2,5t a altura de mais de 130 metros? Risível...

Nota zero em engenharia. Você estava pensando em guindastes?  :histeria:

Rampas. Fácil.

E escavar um subsolo rochoso, dezenas de metros, é mole também?

Existem muitos tipos de rochas...umas são muito duras outras são fáceis de escavar. Eles não escavaram basalto (nem tinha lá, era trazido de longe...trouxeram blocos até da Turquia)

Só escavaram o que era possível escavar com as ferramentas que tinham, lógico né? Basicamente arenito (sandstone) e calcário (limestone).

Os blocos de pedra das pirâmides eram de calcário, que é basicamente calcita (CaCO3) que, segundo a escala de dureza de Mohs, tem dureza absoluta 9, só perdendo para a gipsita e o talco. Isso significa que pode ser riscado pelo cobre. https://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_de_Mohs

Para você ter uma idéia...... granito é cerca de 100 vezes mais duro que o calcário, a pedra dos blocos das pirâmides.

« Última modificação: 08 de Outubro de 2019, 19:59:34 por Gigaview »

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #423 Online: 08 de Outubro de 2019, 19:41:23 »

E foi fácil.

Partem as pedras com cunhas de madeira molhada, até hoje é usado.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #424 Online: 08 de Outubro de 2019, 19:44:27 »
E sobre as pedras com ângulos retos? Eu uso areia e água para retificar uma pedra de afiar metais, levo uns dez minutos para desgastar um abrasivo tão duro que  desgasta aço temperado.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!