Enquete

Existe algum seguimento político ou ideológico que monopoliza a divulgação de notícias para o Brasil?

Sim, a elite econômica tem interesses comuns portanto privilegia os mesmos tipos de informação
Sim, a bancada do governo tem tantos donos de Jornais e TVs que cada vez mais conseguem dominar a pauta
Não,  diversos interesses paralelos concorrem pelos consumidores de modo a gerar todo tipo de oferta. Em geral,  há profissionalismo.
Não,  diversos interesses paralelos concorrem pelos consumidores de modo a gerar todo tipo de oferta. Em geral,  não há profissionalismo.
Não,  diversos interesses paralelos concorrem pelos consumidores de modo a gerar todo tipo de oferta. Em geral,  há profissionalismo,  mas mais comum no sul e sudeste.
Sim, mas há diversos casos de viés e são mais comuns na esquerda
Sim, mas há diversos casos de viés e são mais comuns na direita

Autor Tópico: afinal, quem domina a mídia brasileira?  (Lida 28707 vezes)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:afinal, quem domina a mídia brasileira?
« Resposta #325 Online: 01 de Novembro de 2013, 12:09:57 »

Juca, na prática só usa serviço público quem não tem condições de pagar (diretamente, porque já mais que pagamos indiretamente por meio dos tributos) pelo privado. Você sabe disso. Você pode até divergir, e eu respeito seu ponto de vista, mas pra mim isso não é serviço público de verdade, no mínimo um arremedo de serviço público. Vou dar só um exemplo. Em uma das poucos vezes que recorri aos SUS, isso acerca de uns quatro meses atrás, foi para marcar algumas sessões de fisioterapia. O pessoal do centro de reabilitação pegou meus dados e ficou de me ligar assim que houvesse surgisse vaga para atendimento. Resultado, até hoje espero por essa ligação. Se fosse algo sério, algum problema inabilitante, estaria aleijado.

Quanto à questão da segurança pública, vivemos uma verdadeira guerra civil tácita nesse país. Agora há pouco vi na TV que bandidos tentaram invadir o fórum do Rio para libertar um comparsa que estava sendo ouvido. Resultado: um policial e uma criança de nove anos, que saia da escola e não tinha nada com a história, mortos.

Talvez por viver em uma cidade tranquila você tenha essa falsa impressão de segurança. Procure pesquisar um pouco e você vai descobrir que a vingança privada só aumenta porque ninguém acredita mais na justiça desse país.  É muito comum casos de policiais que de saco cheio de tanto prender reiteradas vezes o mesmo criminoso acabam matando o marginal; e se não sai na mídia fica por isso mesmo porque para a sociedade é um problema a menos. Aqui na minha região esse tipo de coisa é normal, todo mundo sabe e quem mais sabe são as autoridades, mas para elas esse tipo de coisa é mais que conveniente.

Lembro de um caso ocorrido em uma cidade aqui próximo em que um preso revoltado por ter sido torturado pelo delegado, armou duas emboscadas juntamente com alguns parentes. Numa delas mataram um policial e na outra o delegado. E sabe o que aconteceu? O alto-comando da PM aqui do estado simplesmente (autorizou) se encarregou de matar todos os autores e envolvidos no caso. Todo mundo na cidade do ocorrido sabe disso. Ninguém foi preso, todos os envolvidos mortos. Será porquê?

West, só pra deixar claro, existem profundos problemas dentro da nossa sociedade e eu compartilho esses problemas, eu vivo em uma cidade do interior de SP, e nem tão tranquila assim, mas já vivi  também em SP capital, e conheço muito bem como funciona as coisas e as mazelas. O que eu não compartilho e quero deixar claro, são as generalizações e os exageros. Existe muitos "lugares comuns" dentro de algumas opiniões majoritárias das quais eu não compartilho, uma dessas é essa que você colocou.  Embora existam grandes problemas, nossa sociedade funciona e avança, as vezes não como talvez gostaríamos.

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #326 Online: 01 de Novembro de 2013, 13:32:51 »
Que caos? Só vejo caos quando ligo a TV.

Errr, bem quando vou pra SP e fico preso num engarrafamento também vejo o caos.  :P

Você está sendo influenciado pelo tom otimista do Agnóstico, Fernando Silva e outros... :biglol:
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #327 Online: 01 de Novembro de 2013, 15:30:20 »
P... _Juca_!

O que eu quero é que você se coloque, por alguns momentos, no lugar de quem perdeu um patrimônio arduamente comprado por causa da ação criminosa de um bando de vagabundos.

Mas se você, em nome de sua definição elástica de 'justiça social', não consegue perceber isto, esqueça o que eu escrevi e siga no seu mundo.
Na boa, tenho saudade da sua polidez e senso crítico apurado de algum tempo atrás.

Obrigado. Mas ambos não foram perdidos e nem deixados de lado.

Mas você quer provar que o país está um caos com isso?

Não. Eu não quero provar que a situação é caótica com isto porque não estamos em situação similar ao do Iraque ou de outras áreas convulsionadas.

O Baratta colocou o ponto aí em cima. Acontece que o West defende o ponto de vista que o país está um caos devido aos protestos.

Exatamente. E eu discordo desta visão extrema.

Explico adiante.

Eu ando pra baixo e pra cima, em grandes cidades, pequenas cidades, zonas rurais e está tudo bem normal, beeemmm normal. Não há quebra da ordem, não há quebra jurídica, nem social.

Discordo em parte. Esta'normalidade' não existe há muito tempo e há frequentes quebras de ordem jurídicas. Basta ver as greves cíclicas que prejudicam milhões de pessoas e as invasões e depredações de propriedades sob o pretexto de "luta social".

A polícia e o exercito não estão nas ruas, as pessoas continuam indo para o trabalho, as instituições estão normais, etc, etc, etc. Os protestos se dão dentro da ordem democrática e polícia repreende os excessos.

Dentro da ordem democrática?

É mesmo?

Incendiar veículos e imóveis e depredar fazendas e prédios estão inseridos na 'ordem democrática'?

E são apenas casos isolados?

ONDE ESTÁ O CAOS???????????

Para você que não foi atingido, ele não existe. Para centenas de milhares de pessoas que foram prejudicadas, ele está aí.

E, para que fique bem claro, o "caos" a que você se refere seria uma condição de total desordem social e pública, típica de um contexto de 'guerra civil'. Isto não está ocorrendo. Mas o "caos" a que eu me refiro, que é a insegurança física e jurídica de pessoas comuns, ele está aí, no cotidiano.

Mesmo dentro dos protesto, as coisas tem hora pra começar e pra acabar, e eu acho que a maioria se deu de forma pacífica; e claro que qualquer pessoa que tenha seu patrimônio depredado vai achar muito ruim o fato.

Fico contente que você seja solidário com aqueles que tiveram o seu patrimônio destruído.

Agora usar esse espantalho grotesco na forma de apelo à emoção para defender o ponto de vista de que o Brasil está um caos é dose.  :hmph:

Já expliquei anteriormente e espero ter dissipado o 'nevoeiro' sobre a definição de "caos".
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #328 Online: 01 de Novembro de 2013, 21:41:16 »
É claro que o caos não é generalizado, falta MUITO para isso. O roubo e a incompetência são generalizados, sem dúvida.

A discussão que entendi que estava ocorrendo era: É justo que manifestantes depredem o patrimônio público para se manifestarem e defenderem suas idéias?

A resposta é não, ao menos no estágio que estamos.

Em minha visão, seria justo fazer acampamentos ruidosos, fétidos, demorados e inconvenientes ao extremos em Brasilia, no palácio dos bandeirantes, etc..  Isso sim seria adequado.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #329 Online: 02 de Novembro de 2013, 21:50:40 »
Citação de: Juca
O Estado não faz de conta que presta serviços públicos, ele presta. Disca o 190 agora mesmo, ou 192 para ver se me poucos minutos não tem um agente do serviço público batendo em sua porta. Se você precisar de uma vacina qualquer, ou um atendimento ambulatorial, existe um posto a poucos quarteirões de sua casa. Se precisar de uma cirurgia de emergência, você vai ter. Se precisar processar seu patrão que não pagou seu salário, o Estado lhe fornece um advogado e um sistema judiciário exclusivo, etc.

:histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

Bom lamentavelmente uma amiga minha estava em um desses arrastões que citei.  Bateu o carro tentando fugir e vai blindar o carro.

Ela ligou para a polícia citada pelo Juca
- ela (chorando) com 190: está tendo um arrastão na Pio XII
-policial :  Nossa tá tendo arrastão aí direto..
Silencio
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #330 Online: 02 de Novembro de 2013, 23:19:43 »
Lembro de um caso ocorrido em uma cidade aqui próximo em que um preso revoltado por ter sido torturado pelo delegado, armou duas emboscadas juntamente com alguns parentes. Numa delas mataram um policial e na outra o delegado. E sabe o que aconteceu? O alto-comando da PM aqui do estado simplesmente (autorizou) se encarregou de matar todos os autores e envolvidos no caso. Todo mundo na cidade do ocorrido sabe disso. Ninguém foi preso, todos os envolvidos mortos. Será porquê?

E isso recebeu alguma espécie de documentação na mídia, investigação jornalística, teve denúncia ao MP uo PF, algo assim, ou ficou só no "todo mundo sabe, mas meh"?

É como eu disse, se não sai na mídia tá tudo certo, principalmente para as autoridades que não se vêem obrigadas a dar explicação e para a sociedade também está tudo certo porque é um bandido, nesse caso praticamente uma quadrilha foi exterminada, a menos.

Você não diz nada que permita supor ser algo além de um boato. Pode desde a morte deles ter ocorrido em situação totalmente legítima, como até nem ter morrido ninguém, ser pura invenção, que todo mundo ouviu de segunda mão e "sabe que é verdade".

"Malhar" é apontar por que acha que o argumento está errado?

Coisa aliás, difícil de você fazer, né? Em vez de apontar onde está errado o argumento, somente usa a artimanha do sarcasmo ad infinitum.

Aparentemente, apontar a possibilidade de um viés, não conta como tal, é apenas "apelo emocional".

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #331 Online: 03 de Novembro de 2013, 00:24:31 »
Citação de: Juca
O Estado não faz de conta que presta serviços públicos, ele presta. Disca o 190 agora mesmo, ou 192 para ver se me poucos minutos não tem um agente do serviço público batendo em sua porta. Se você precisar de uma vacina qualquer, ou um atendimento ambulatorial, existe um posto a poucos quarteirões de sua casa. Se precisar de uma cirurgia de emergência, você vai ter. Se precisar processar seu patrão que não pagou seu salário, o Estado lhe fornece um advogado e um sistema judiciário exclusivo, etc.

:histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

Bom lamentavelmente uma amiga minha estava em um desses arrastões que citei.  Bateu o carro tentando fugir e vai blindar o carro.

Ela ligou para a polícia citada pelo Juca
- ela (chorando) com 190: está tendo um arrastão na Pio XII
-policial :  Nossa tá tendo arrastão aí direto..
Silencio
Serviços são diferentes de acordo com onde você está. Já tive experiência de acionar a pm em BH por causa de uma pessoa que havia entrado na casa e em poucos minutos havia uma viatura em casa que entrou parecendo um episódio da swat. Em Natal deve levar de 3 a 4 horas...

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
« Resposta #332 Online: 10 de Novembro de 2013, 01:02:56 »

Um ledo engano, por muita confusão, muito trabalho, etc... afinal a Folha é um jornal sério...

em tempo...

O que é Ledo Engano:

Ledo engano é um termo usado quando alguém cometeu um erro ou engano, geralmente de boa-fé, ou seja, quando a pessoa não tem a intenção de fazê-lo.  A palavra ledo vem do latim e significa risonho; alegre", portanto a expressão significa engano alegre.

Geralmente utiliza-se a expressão ledo engano quando uma pessoa não tem consciência do engano, pensa estar acertando e fazendo algo para o bem e sente-se feliz, apesar de enganada, por isso a palavra ledo acompanha o engano.

Segundo o dicionário Houaiss, ledo engano é aquele gerado sem malícia, de boa-fé, e é usadopara caracterizar com delicadeza algum erro notório.
http://www.significados.com.br/ledo-engano/

Ah! Só faltam virem com mais esse ledo engano (dos tantos milhares já cometidos) para justificar a palavra PIG... só ledos enganos...
« Última modificação: 10 de Novembro de 2013, 01:14:36 por Vento Sul »
.
.

.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #333 Online: 10 de Novembro de 2013, 08:43:29 »
Atenção: não estou defendendo a Folha!

Reconheço que a manchete ficou meio viciada, mas, no caso em questão, a frase reproduz as palavras do fiscal, pronunciadas em gravação. Talvez fosse o caso de colocar aspas na frase, para ficar mais implícita a citação.

Tecnicamente a manchete não implica em erro, no meu limitado conhecimento de jornalismo.

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
« Resposta #334 Online: 10 de Novembro de 2013, 09:55:56 »
apenas um ledo engano!
.
.

.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #335 Online: 10 de Novembro de 2013, 10:51:21 »
esta escrito em letras grandes logo abaixo da manchete a referencia ao auditor da gestão kassab que disse a frase.  Teoria conspiração. queria ver a petesada falar sobre a grana que estamos pagando para Dilma fazer campanha.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #336 Online: 10 de Novembro de 2013, 15:44:12 »
Será que é raro encontrar blogs e revistas se referindo ao "ex presidente Lula" como "presidente Lula"?

Acho que nos EUA falam quase que universalmente "presidente X" para qualquer ex-presidente, e ninguém tem piti por isso.

A conclusão é que os críticos do PiG acham que os "leitores" do jornal nem sabem ler/nem o lêem além das manchetes, e têm QI de ostra. Vêem a foto do ex-prefeito, mas atribuem o que está sendo falado ao prefeito atual. Talvez fosse mais o caso de atacarem mais a população burra do que os meios de comunicação que não dão tudo mastigadinho a ponto de uma criança de 5 anos entender inambiguamente em um minuto.

Se pensam isso dos [e]leitores, é estranho que se preocupem até com os jornais, com a mídia, deveria ser a última das preocupações. Vivemos num país onde as pessoas devem votar de acordo com o último santinho que dão para eles no caminho até as urnas, por terem simplesmente esquecido praticamente tudo que havia ocorrido até instantes atrás, e acreditado piamente no último cara que diz que esse é o melhor candidato, sendo suficiente dizer isso para dissuadir de votar no anterior, também motivado por outro cara ter dito a mesma coisa antes.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #337 Online: 10 de Novembro de 2013, 20:37:43 »
Será que é raro encontrar blogs e revistas se referindo ao "ex presidente Lula" como "presidente Lula"?

Acho que nos EUA falam quase que universalmente "presidente X" para qualquer ex-presidente, e ninguém tem piti por isso.

A questão central é: Está correto chamar de 'presidente' alguém que não é mais?
Foto USGS

Offline caerus

• Nível 15
  • *
« Resposta #338 Online: 10 de Novembro de 2013, 20:45:58 »
E o que é correto quando se fala em linguagem? É obvio que a direita vai tentar achar justificativas gramáticas ou qualquer outra coisa mas no fundo só não querem que a imagem de lula presidente seja reforçada, enquanto a esquerda vai achar suas justificativas, talvez apelando aos "EEUU", pois é apenas uma questão de conveniência, para chamar de presidente e não ex, se isso estiver acontecendo de fato.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #339 Online: 10 de Novembro de 2013, 21:51:00 »
E o que é correto quando se fala em linguagem? É obvio que a direita vai tentar achar justificativas gramáticas ou qualquer outra coisa mas no fundo só não querem que a imagem de lula presidente seja reforçada, enquanto a esquerda vai achar suas justificativas, talvez apelando aos "EEUU", pois é apenas uma questão de conveniência, para chamar de presidente e não ex, se isso estiver acontecendo de fato.

Não se trata de ideologia e há sim que se insistir no uso correto da linguagem.

Só pode ser chamado de presidente quem está no cargo (de presidente!).

Quem concluiu o mandato (ou renunciou ou foi excluído) não deve ser mais ser chamado de 'presidente'.

Isto vale para todos, incluindo os ex-presidentes do EUA.
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #340 Online: 21 de Novembro de 2013, 21:13:26 »
Nossa, essa mídia anti-petista capitaneada pela Globo está há uns 10 min descendo a lenha no PSDB, alguma coisa na conspiração está indo mal.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #342 Online: 21 de Novembro de 2013, 22:59:20 »
malditos burgueses capitalistas. Querem enganar a população de esquerda.

Viva noço lider!!!

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
« Resposta #343 Online: 07 de Dezembro de 2013, 21:52:39 »
Olha que coincidência randômica

Enquanto a notícia (escândalo da cocaina no aéciocóptero) é abafada, o governo de minas exibe em cadeia nacional com a Takai em praticamente todos intervalos comerciais propaganda do governo de Minas... Ah realmente a isenção da mídia brasileira...

Afinal quem domina a mídia brasileira?  Uma boa resposta é:  Quem pagar mais no momento.
.
.

.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #344 Online: 07 de Dezembro de 2013, 22:00:14 »
O helicóptero transportando cocaína em questão não era de Aécio Neves, mas do pai de um cara do partido original de Dilma Rousseff. "Paulinho da Força" defendeu o filho do dono do helicóptero, dizendo ainda não haver provas de sua ligação com a cocaína.

Afinal quem domina a mídia brasileira?  Uma boa resposta é:  Quem pagar mais no momento.

O governo federal investe 55 milhões por ano em veículos como a Veja e a Globo.

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
« Resposta #345 Online: 07 de Dezembro de 2013, 22:27:39 »
O helicóptero transportando cocaína em questão não era de Aécio Neves, mas do pai de um cara do partido original de Dilma Rousseff. "Paulinho da Força" defendeu o filho do dono do helicóptero, dizendo ainda não haver provas de sua ligação com a cocaína.

O governo federal investe 55 milhões por ano em veículos como a Veja e a Globo.
Imagina quanto estes do pó estão "investindo" ?  Ou foi cortesia da casa?
.
.

.

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
« Resposta #347 Online: 08 de Dezembro de 2013, 00:21:50 »
"Quais" são os "do pó"? As FARC? Quem mais?

quem? quem? quem será, ah, não deu no JN, ninguém sabe ...
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2013, 00:23:59 por Vento Sul »
.
.

.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #348 Online: 08 de Dezembro de 2013, 00:45:07 »
Olha que coincidência randômica

Enquanto a notícia (escândalo da cocaina no aéciocóptero) é abafada, o governo de minas exibe em cadeia nacional com a Takai em praticamente todos intervalos comerciais propaganda do governo de Minas... Ah realmente a isenção da mídia brasileira...

É assim mesmo, dólar na cueca de assessor de petista e cocaina com assessor de pedetista não tem dono.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #349 Online: 08 de Dezembro de 2013, 00:46:12 »
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!