Juca, você certamente não usa transporte coletivo, tem plano de saúde privado e se tem filhos estes não estudam em escola pública.
Fato irrelevante. Você está me tendo como alienado à questões pertinentes das quais eu já cansei de discutir aqui. O fato de alguém ser usuário de um serviço privado não o faz ignorante da qualidade do serviço público, acho que até o contrário.
No Brasil, se você depende do SUS a probabilidade de você morrer à míngua é grande;
Certamente que o SUS é muito falho em muitas questões, mas qual essa probabilidade em relação ao serviço privado? O quanto ela é maior para afirmar que é grande?
se seus filhos estudam em escola pública a chance de eles conseguirem acesso aos cursos universitários um pouco mais concorridos é muito pequena;
Sem dúvida, concordo. Em relação às escolas privadas o ensino público é muito deficiente.
se você não instalar grandes de segurança, câmera e pagar segurança particular, a chance de você não encontrar seus bens intactos após voltar de um dia de trabalho é grande
Nesse caso tenho muitas dúvidas, acho que a paranóia é maior do que de fato é a chance de ser assaltado. Embora a criminalidade seja realmente um grande problema.
Se alguma vez você for roubado, tiver um parente seu morto, estuprado, etc... a chance de que o crime seja solucionado e o culpado seja condenado é pequena, e mesmo sendo identificado, basta somente livrar o flagrante e continuar praticando crimes livremente.
Depende bastante também, não sou especialista, tampouco vivo o dia a dia de uma delegacia, mas crimes não resolvidos costumam ser principalmente aqueles relacionados às guerras do tráfico e às classes mais baixas, que é onde principalmente incide a violência.
Não é por acaso que a criminalidade é absurda, as pessoas (ainda bem que não a maioria) estando partindo para a vingança privada diante da falência da justiça estatal.
É como eu disse, os únicos que costuma fazer "justiça" com as próprias mãos são traficantes.
O estado faz de conta que presta serviços públicos e nós fazemos de conta que os usamos. Na verdade pagamos duplamente pelos serviços públicos básicos, saúde, segurança e educação. Pagamos pela alta carga tributária e pagamos de novo quando contratamos de um particular.
O Estado não faz de conta que presta serviços públicos, ele presta. Disca o 190 agora mesmo, ou 192 para ver se me poucos minutos não tem um agente do serviço público batendo em sua porta. Se você precisar de uma vacina qualquer, ou um atendimento ambulatorial, existe um posto a poucos quarteirões de sua casa. Se precisar de uma cirurgia de emergência, você vai ter. Se precisar processar seu patrão que não pagou seu salário, o Estado lhe fornece um advogado e um sistema judiciário exclusivo, etc.
Não estou dizendo que seja bom ou ruim, estou dizendo que existe um serviço público atuante, determinante e vital para o funcionamento social. Tampouco estou contente com a qualidade oferecida por ele, mas acho que passa bem longe do que você quer dar a entender.
Juca, na prática só usa serviço público quem não tem condições de pagar (diretamente, porque já mais que pagamos indiretamente por meio dos tributos) pelo privado. Você sabe disso. Você pode até divergir, e eu respeito seu ponto de vista, mas pra mim isso não é serviço público de verdade, no mínimo um arremedo de serviço público. Vou dar só um exemplo. Em uma das poucos vezes que recorri aos SUS, isso acerca de uns quatro meses atrás, foi para marcar algumas sessões de fisioterapia. O pessoal do centro de reabilitação pegou meus dados e ficou de me ligar assim que houvesse surgisse vaga para atendimento. Resultado, até hoje espero por essa ligação. Se fosse algo sério, algum problema inabilitante, estaria aleijado.
Quanto à questão da segurança pública, vivemos uma verdadeira guerra civil tácita nesse país. Agora há pouco vi na TV que bandidos tentaram invadir o fórum do Rio para libertar um comparsa que estava sendo ouvido. Resultado: um policial e uma criança de nove anos, que saia da escola e não tinha nada com a história, mortos.
Talvez por viver em uma cidade tranquila você tenha essa falsa impressão de segurança. Procure pesquisar um pouco e você vai descobrir que a vingança privada só aumenta porque ninguém acredita mais na justiça desse país. É muito comum casos de policiais que de saco cheio de tanto prender reiteradas vezes o mesmo criminoso acabam matando o marginal; e se não sai na mídia fica por isso mesmo porque para a sociedade é um problema a menos. Aqui na minha região esse tipo de coisa é normal, todo mundo sabe e quem mais sabe são as autoridades, mas para elas esse tipo de coisa é mais que conveniente.
Lembro de um caso ocorrido em uma cidade aqui próximo em que um preso revoltado por ter sido torturado pelo delegado, armou duas emboscadas juntamente com alguns parentes. Numa delas mataram um policial e na outra o delegado. E sabe o que aconteceu? O alto-comando da PM aqui do estado simplesmente (autorizou) se encarregou de matar todos os autores e envolvidos no caso. Todo mundo na cidade do ocorrido sabe disso. Ninguém foi preso, todos os envolvidos mortos. Será porquê?