Autor Tópico: Dilma lança cruzada pela educação  (Lida 10663 vezes)

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
Dilma lança cruzada pela educação
« Online: 01 de Maio de 2013, 22:35:32 »
Dilma diz que não descuida da inflação e lança cruzada pela educação

BRASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff aproveitou o discurso em comemoração ao Dia do Trabalho, feito em rede de rádio e TV, para dizer que a luta contra a inflação "é constante, imutável e permanente". E que, a partir de agora, vai privilegiar como nunca a educação, "o instrumento que mais amplia o emprego e o salário." A inflação virou ativo nos discursos de oposição.

Para tanto, afirmou a presidente no programa de cerca de 12 minutos, continuará insistindo para que todos os royalties, participações especiais do petróleo e recursos do pré-sal sejam usados na educação. Disse que acabou de assinar um projeto de lei prevendo o repasse do dinheiro para a educação. Na terça-feira, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, provável candidato à Presidência da República, mandou à Assembleia Legislativa proposta que vincula todos os royalties do petróleo à educação.

No discurso, Dilma chegou a sugerir que os brasileiros façam pressão sobre os governos, as empresas, as Igrejas e os sindicatos para que trabalhem mais para a educação. E que "incentivem o seu deputado e o seu senador" para que eles votem a favor do projeto que destina à educação toda a verba proveniente do petróleo.

"Somente assim poderemos gritar, em uma só voz, uma nova marca de fé e amor para nosso País. Poderemos gritar, do fundo do nosso coração: Brasil, pátria educadora".

Enaltecendo os dez anos de governo do PT, Dilma disse que nesse período foram criados 19,3 milhões de empregos com carteira assinada, e o salário mínimo cresceu mais de 70% em termos reais. "Somente nos dois anos do meu governo foram criados 3,9 milhões de novos empregos." Ela disse ainda que o Fundo Monetário Internacional (FMI) pôs o Brasil numa situação privilegiada no mundo, ao anunciar que foi o País que mais reduziu o desemprego entre 2008 e 2012, em cerca de 30%.

A presidente disse ainda que os direitos trabalhistas estão avançando e as dívidas sociais histórias estão sendo resgatadas. Como exemplo, citou a recente aprovação da emenda constitucional que estende os direitos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) aos trabalhadores domésticos.

http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,dilma-diz-que-nao-descuida-da-inflacao-e-lanca-cruzada-pela-educacao,152505,0.htm

Dilma, eu quero acreditar.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Dilma lança cruzada pela educação
« Resposta #1 Online: 01 de Maio de 2013, 22:57:33 »
O problema do programa de incetivo à educação é o mesmo da saúde: os executores são os estados e municípios que possuem liberdade de gestão. Na saúde, pelo menos, os novos repasses estão condicionados ao alcance de metas e resultados, regularização dos serviços e construção de redes. Espero que na educação haja algo similar.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 01 de Maio de 2013, 23:01:47 »
[...]
Dilma, eu quero acreditar.

Vai se decepcionar.
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 01 de Maio de 2013, 23:56:51 »
Espero que isso seja referente a educação básica, e não de criar mais vagas na faculdade, a serem abastecidas na base de cotas/afrouxmanto de admissão.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #4 Online: 02 de Maio de 2013, 09:11:17 »
Foi constrangedor assistir ao interminável protótipo de propaganda eleitoral feito pela Dilma ontem.

Pareceu o Galvão Bueno narrando jogo da seleção. O narrador parece assistir a outro jogo, não ao que está ocorrendo na hora, tudo está ótimo e só existem pontos positivos, porém, humildemente, ele sabe que ainda é pouco e mais deve ser feito para superar ainda mais as glórias já alcançadas.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #5 Online: 02 de Maio de 2013, 13:39:08 »
Foi na hora em que o Grêmio estava com um a menos em campo e empatava o jogo. Eu só ouvi o pessoal que estava ouvindo rádio falando "vai tomar no teu **, Dilma!" :lol:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 02 de Maio de 2013, 20:30:21 »
Foi constrangedor assistir ao interminável protótipo de propaganda eleitoral feito pela Dilma ontem.

Pareceu o Galvão Bueno narrando jogo da seleção. O narrador parece assistir a outro jogo, não ao que está ocorrendo na hora, tudo está ótimo e só existem pontos positivos, porém, humildemente, ele sabe que ainda é pouco e mais deve ser feito para superar ainda mais as glórias já alcançadas.

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #7 Online: 03 de Maio de 2013, 08:24:37 »
 :biglol:

Só para me precaver e tentar evitar alguma acusação mágica, digo que embora tenha achado negativa a intervenção em cadeia nacional da Dilma para o protótipo de propaganda eleitoral, eu sou a favor da destinação dos recursos resultados da exploração do petróleo para a educação de base.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #8 Online: 03 de Maio de 2013, 08:52:20 »
Espero que isso seja referente a educação básica, e não de criar mais vagas na faculdade, a serem abastecidas na base de cotas/afrouxmanto de admissão.

Isso mesmo não vamos melhorar o acesso de jeito nenhum.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #9 Online: 03 de Maio de 2013, 09:14:35 »

Facilitar o acesso é diferente de melhorar o acesso, mkaay?

De resto, esse discurso da Dilma é vazio: pura propaganda eleitoral descartável. Qualquer outro político no lugar dela diria as mesmas platitudes. De agora até o final da contagem dos votos, todo discurso político - da situação e da oposição, vai ser "de mentirinha", coisas que os marqueteiros acham que o povo quer ouvir.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 03 de Maio de 2013, 09:17:53 »

Pra mim não muda nada... :?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #11 Online: 03 de Maio de 2013, 09:23:47 »

Exemplo: o uso do ENEM como critério de admissão melhorou o acesso às universidades, pois permitiu que alunos de um estado possam entrar numa universidade em outro estado sem precisar fazer um vestibular. O PROUNI melhorou o acesso de alunos carentes à universidade - sem o uso de cotas. Simples. Cotas são uma solução demagógica e preguiçosa para um problema complexo.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 03 de Maio de 2013, 09:33:43 »

Exemplo: o uso do ENEM como critério de admissão melhorou o acesso às universidades, pois permitiu que alunos de um estado possam entrar numa universidade em outro estado sem precisar fazer um vestibular. O PROUNI melhorou o acesso de alunos carentes à universidade - sem o uso de cotas. Simples. Cotas são uma solução demagógica e preguiçosa para um problema complexo.

Pra mim tudo isso facilita ou melhora o acesso, continuo sem entender a diferença. E eu acho as cotas benéficas, uma atitude corajosa diante de uma parte da população que pensa como você ( Não estou desmerecendo sua opinião).

E já discutimos bastante sobre cotas, por isso não precisamos entrar no mérito, né? Vamos ficar só na opinião, pra não desviar o tópico.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 03 de Maio de 2013, 09:40:19 »
O problema da educação no brasil não é recursos. É gestão. É desperdício. É fazer menos com muito mais.

Ao invés de aumentar os valores para alimentar uma corja de ineficiência, deveriam reduzir o valor, contratar gente mais capacitada, aumentar o salário de professores, e colocar metas de desempenho de educação aos professores.

Os que não conseguirem entregar as metas, deveriam ser demitidos.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 03 de Maio de 2013, 10:28:06 »
Acho que deveriam visitar uma escola de periferia. O problema não é apenas de gestão.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 03 de Maio de 2013, 10:29:43 »
Derfel, escola de periferia foi meu nome durante boa parte da minha vida.

E minha mãe e meu pai eram professores, assim que vi escolas estaduais minha vida inteira.

Sim o problema é de gestão.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #16 Online: 03 de Maio de 2013, 10:47:47 »
Agnóstico, concordo com você.

Porém, o dinheiro é parte da solução, se é que estão querendo realmente solucionar alguma coisa.

É preciso mais dinheiro para, em massa e rapidamente, capacitar os gestores, tornar péssimos professores em professores bons, pagar melhores salários aos funcionários, equipar as escolas, facilitar esquema de transporte especialmente pro pessoal da zona rural e que envolve questões além do fornecimento de ônibus e vans, já que em diversos lugares no interior, quando chove, não adianta ter veículo pra transporte, já que as estradas terríveis de terra não permitem a passagem, e etc e etc.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 03 de Maio de 2013, 10:49:01 »
Agnóstico, as coisas mudaram muito desde a sua época. Gestão é um problema, mas não éo único problema (talvez nem o principal hoje)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 03 de Maio de 2013, 10:50:31 »
A propósito, também acho que dinheiro não é o principal problema (mas também é um problema)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 03 de Maio de 2013, 10:58:00 »
A propósito, também acho que dinheiro não é o principal problema (mas também é um problema)

Eu já acho que o dinheiro é fundamental. E por mais que reclamem de pagar muito imposto ( e pagam) os recursos per capita ainda são baixos para se ter uma resolução adequada, na minha opinião. Mas eficiência ajudaria muito, sem dúvida.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 03 de Maio de 2013, 11:43:25 »
O problema não é dinheiro, é apenas gestão. O gasto por estudante que temos no brasil é similar a países que estão melhores do que nós, mas moído pela máquina de corrupção estatal e pela mão de Sadim do funcionalismo Brasileiro.

Mais uma vez, não se pode esperar do funcionalismo público (gerido por políticos, tocado por pessoas inabilitadas em gerir com a corrupção de sempre) que gerasse outro resultado que não esse.

Nossa educação é apenas outra das instituições falidas geridas pelo estado.

http://data.worldbank.org/indicator/SE.XPD.PRIM.PC.ZS

« Última modificação: 03 de Maio de 2013, 11:45:31 por Agnóstico »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 03 de Maio de 2013, 11:44:56 »
Agnóstico, as coisas mudaram muito desde a sua época. Gestão é um problema, mas não éo único problema (talvez nem o principal hoje)

Como no SUS, onde as pessoas não ligam para gestão, indicadores, entrega de projetos, etc..?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 03 de Maio de 2013, 12:05:59 »
O problema não é dinheiro, é apenas gestão. O gasto por estudante que temos no brasil é similar a países que estão melhores do que nós, mas moído pela máquina de corrupção estatal e pela mão de Sadim do funcionalismo Brasileiro.

Mais uma vez, não se pode esperar do funcionalismo público (gerido por políticos, tocado por pessoas inabilitadas em gerir com a corrupção de sempre) que gerasse outro resultado que não esse.

Nossa educação é apenas outra das instituições falidas geridas pelo estado.

http://data.worldbank.org/indicator/SE.XPD.PRIM.PC.ZS

Quais são os países que estão melhor que nós e que tem o mesmo gasto per capita?

Repare que você postou o gasto relativo ao PIB percapita e não relativo ao montante total por cada aluno. Assim podemos gastar mais que a Alemanha de modo relativo, mesmo assim significa que cada aluno de lá recebe várias vezes o investimento dos daqui.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 03 de Maio de 2013, 12:29:12 »
Sim, PIB per capita é importante, porque dá de uma maneira geral, uma visão do país. Gastar 10K na alemanha , onde o professor custa 12K, é diferente do que gastar 8K no Brasil.

Achei bom esse gráfico por isso.

Quanto aos países melhores, só olhar nas primeiras linhas que você encontra argentina.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Leotelles

• Nível 09
  • *
  • "Vamos explodir essa porra toda"
« Resposta #24 Online: 03 de Maio de 2013, 12:51:01 »
Essa Dilma tá marketeira demais. Diz que não é pra eleição, o que duvido muito. Até agora não vi uma mudança significante no governo dela além da mentira da conta de energia. Mas não adianta colocar 10% do PIB em educação se não houve uma reforma completa e eficaz no sistema educacional brasileiro atual.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!