O problema não é dinheiro, é apenas gestão.
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Com leitura rápida pelo Google, se descobre que dinheiro
não é mais o principal problema.
Gestão é o problema e não somente na educação. E, analisado um pouco mais profundamente, o problema da educação não passa apenas por gestão e dinheiro, a treta é muito mais grossa incluindo a família no bolo, infraestrutura e a questão em voga aqui no fórum sobre a criminalidade e, na maior parte desses outros aspectos, eu acredito que nós ainda não chegamos num ponto sofisticado o suficiente pra ter um problema único enraizado na gestão.
Sobra dinheiro em alguns pontos e falta dinheiro onde deveria ser alocado.
O Brasil tem aumentado significativamente o investimento na educação e sendo praticamente o maior aumento entre os países, mas o valor comparado ao PIB ainda é inferior à média dos países da OCDE.
Segundo estudo da OCDE(1), o Brasil progride bem na questão do investimento quando se trata do ensino superior. Porém, pode-se observar que os indicadores de educação não melhoraram no mesmo nível que o investimento, já que o Brasil ficou, sem surpresa, no 53º lugar em avaliação de qualidade do ensino em estudo da mesma OCDE.
É claro que o
problema maior é da gestão do governo:
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Daniel Cara, coordenador geral da Campanha Nacional Pelo Direito à Educação, cita um exemplo. Segundo parâmetros estipulados pelo MEC, a construção de uma escola deveria custar 1,5 milhão de reais. Na prática, porém, a maioria delas não sai por menos de 4 milhões. "Se multiplicarmos isso pelo número de escolas que são construídas a cada ano, temos a dimensão do desastre”, diz Cara.
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A dificuldade em aplicar apropriadamente os recursos provoca um efeito devastador em outro indicador importante: o gasto por aluno. De acordo com o relatório da OCDE divulgado nesta terça-feira, o investimento per capita (ou melhor, por aluno) ainda é muito inferior ao praticado, em média, pelas nações desenvolvidas. Entre os 35 países analisados, o Brasil ocupa a 31ª posição, com 2.405 dólares por aluno do ensino fundamental. Na OCDE, o valor é de 7.719 dólares. No ensino médio, a comparação é ainda mais chocante: 2.235 dólares ante 9.312 dólares, respectivamente.
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Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/com-mais-dinheiro-educacao-brasileira-decepciona
Não adianta adicionar dinheiro a uma máquina que não sabe aplica-lo. Porém, dinheiro é necessário para se fazer a transformação, mesmo que durante um momento. Como se fosse para provocar uma
glide path.
(1) -
http://www.oecd.org/brazil/48670822.pdf